Como Utilizar a Gamificação para Engajar em Investimentos e Finanças

19 fev 2024

A gamificação pode ser uma grande aliada no setor financeiro, ajudando a engajar diferentes públicos em assuntos relacionados a investimentos e finanças. Essa metodologia é especialmente poderosa ao ser aplicada em ações educativas, como treinamentos corporativos, desenvolvimento de pessoas e ensino em geral — fortalecendo assim a aprendizagem em assuntos dessa temática. 

A Gamificação no Mercado Financeiro

Há tempos a gamificação vem sendo usada em áreas tradicionais como saúde, política, segurança, marketing, educação e negócios, ajudando a otimizar, dinamizar e até mesmo tornar mais amigável segmentos e operações consideradas rígidas ou distantes. 

Nesse sentido, a gamificação também tem muito a contribuir para instituições financeiras e demais negócios nesta área.

Estratégias de Engajamento com Gamificação

Uma das principais vantagens que a gamificação oferece a qualquer estratégia é a sua capacidade de motivar e engajar o público-alvo. Os elementos lúdicos atraem e retêm a atenção das pessoas mesmo em atividades que elas não tenham tanto interesse ou entusiasmo em participar, tornando tarefas maçantes em experiências dinâmicas e divertidas. 

É possível usar essa metodologia na educação corporativa dos profissionais da empresa para capacitá-los em relação a diversos assuntos financeiros e sobre investimentos. A gamificação consegue transformar conteúdos densos e complexos em materiais mais acessíveis e fáceis de serem memorizados. 

Também pode-se criar uma dinâmica até para educar clientes, parceiros e outros públicos relevantes para a organização, expandindo o seu conhecimento em finanças e investimentos para fortalecer sua confiança e relacionamento com a companhia.   

Casos de Sucesso: Exemplos no Setor Financeiro

Há vários casos de sucesso do uso da gamificação por instituições financeiras em diversos contextos. 

A fintech Listo, por exemplo, desejava criar um lugar para os treinamentos de todos os seus funcionários, levando em consideração suas diferentes áreas de atuação e necessidades de desenvolvimento. Em parceria com a Ludos Pro, foi desenvolvida a plataforma gamificada Sou Listo, um ambiente lúdico e tecnológico no qual cada colaborador era encaminhado para conteúdos específicos voltados ao seu perfil. 

Foram oferecidas mais de 16 mecânicas de jogos, divididas em diferentes trilhas de aprendizagem, aplicando recursos como pontuação, ranking, moedas, loja e medalhas para incentivar o progresso dos participantes nas atividades. 

Qual foi o resultado da ação? Mais de 400 colaboradores treinados e uma taxa superior a 88% de performance média de aproveitamento. 

Já a cooperativa de crédito Sicredi tinha o desafio de padronizar a ferramenta de gestão de contas para todas as suas unidades pelo Brasil, precisando de uma plataforma capaz de engajar e educar os gestores. Em parceria com a Ludos Pro, foi desenvolvido o CRM Play, uma solução gamificada lúdica e com storytelling que treinou mais de 1.200 pessoas, teve um engajamento de 100% e uma avaliação positiva de 91%. 

Esses são apenas dois exemplos práticos de como a gamificação pode beneficiar negócios da área financeira. 

Implementação de Gamificação em Investimentos

Para se alcançar resultados como estes, é preciso saber como aproveitar o melhor da gamificação nesse contexto. 

Passos para Introduzir a Gamificação em Treinamentos Financeiros

Primeiramente, deve-se definir os objetivos da ação: qual o público que deverá ser treinado? Quais temas serão abordados e qual a profundidade desse ensino? O que ficará de fora? O que é fundamental? 

Também é importante entender em profundidade o perfil das pessoas que irão participar dos treinamentos. É necessário conhecer detalhes como hábitos, desejos, necessidades, dores, expectativas e referências desse público para desenvolver soluções gamificadas que realmente lhe sejam atraentes.

Nesse sentido, pode-se contar com uma empresa especializada em gamificação para desenvolver as plataformas usadas nos treinamentos e ações. Essa parceira tem domínio sobre a metodologia e tecnologias essenciais para criar e manter a estratégia adotada, com os melhores resultados possíveis. 

Medindo o Impacto da Gamificação nos Investimentos

Também é importante definir indicadores para acompanhar a evolução do público-alvo na ação e o desempenho da estratégia como um todo. Métricas como a taxa de adesão, de engajamento, média de aprendizagem, performance nas avaliações, abandono, além de feedbacks diretos, são essenciais para se ter uma noção dos pontos que precisam ser aprimorados nas atividades.

Dessa forma, é possível melhorar continuamente os treinamentos gamificados, obtendo mais resultados com a ação. 

Mas, além disso, também é possível definir alguns indicadores para avaliar como a estratégia está impactando outras áreas do negócio, se está gerando um melhor aproveitamento dos investimentos feitos, por exemplo — tudo depende dos objetivos e métricas usadas na ação. 

Benefícios da Gamificação em Finanças

Existem vários impactos positivos em se adotar a gamificação na área e em questões financeiras, especialmente em ações voltadas à educação nesse tema. 

Aumento do Engajamento e Retenção de Informações

Como dito anteriormente, a gamificação tem o grande poder de despertar e reter a atenção das pessoas mesmo em atividades pouco interessantes ou complexas. É possível então motivar e engajar o público-alvo em treinamentos e ações voltadas à área financeira e investimentos, facilitando a compreensão mesmo dos conteúdos e temas mais densos dessa temática e mantendo o interesse dos indivíduos ao longo da atividade. 

Além disso, o uso de elementos lúdicos contribui para outra questão: tudo aquilo que é associado a estímulos positivos costuma ser melhor fixado na memória. Isso significa que aplicar os recursos que tornam a gamificação tão motivadora e engajadora para as pessoas ajuda a reforçar os conteúdos, competências e habilidades desenvolvidas nas atividades.

Ter mais facilidade de lembrar de questões técnicas da área financeira é bastante importante, especialmente ao tomar decisões estratégicas no contexto que se está inserido (ao se realizar um investimento, por exemplo). Dessa forma, os profissionais estarão mais preparados para atuar na área e o público preparado a lidar com esses serviços, além de mais fidelizados à empresa. 

Desenvolvimento de Habilidades Financeiras

Lidar bem com finanças e investimentos não é algo que depende apenas do conhecimento técnico. Existem algumas habilidades que fazem a diferença nessa dinâmica, como disciplina, visão estratégica, avaliação de riscos, análise de dados, além de inteligência emocional, boa comunicação, entre outras — e algumas dessas competências podem ser trabalhadas por meio de soluções gamificadas, despertando e fortalecendo aptidões específicas com as atividades certas. 

A solução gamificada ideal para a instituição financeira é aquela que é capaz de transmitir os conteúdos técnicos com qualidade e ainda trabalhar as soft skills necessárias para os profissionais atuarem com eficiência e os demais públicos da ação fazerem boas escolhas e terem mais confiança na organização. 
Quer a solução mais adequada para a sua empresa? Descubra o melhor da gamificação para instituições financeiras com a Ludos Pro!

Banner-teste-gratis-artigo
Como a gamificação pode ser útil no setor financeiro, de acordo com o texto?

A gamificação pode ser uma aliada poderosa no setor financeiro, especialmente em atividades educativas relacionadas a investimentos e finanças. Ela ajuda a engajar diferentes públicos, tornando tarefas maçantes mais dinâmicas e divertidas, além de facilitar a compreensão de conteúdos densos e complexos.

Quais são os benefícios da gamificação em treinamentos financeiros?

A gamificação aumenta o engajamento e a retenção de informações, despertando e mantendo o interesse das pessoas em atividades relacionadas a finanças e investimentos. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades financeiras e técnicas, facilitando a aplicação prática desses conhecimentos.

Quais são os passos sugeridos para introduzir a gamificação em treinamentos financeiros?

Os passos sugeridos incluem definir objetivos claros para a ação, entender o perfil do público-alvo, contar com uma empresa especializada em gamificação para desenvolver as plataformas, e medir o impacto da gamificação por meio de indicadores como taxa de adesão, engajamento e feedbacks.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo