Dispor de uma comunicação estratégica é fundamental para a empresa que quer se manter competitiva no mercado, conquistar clientes e gerar um bom relacionamento com eles. Isso porque a comunicação está por trás de todos os processos de uma corporação, tanto em níveis operacionais como mais táticos.

Isso significa que uma comunicação estratégica garante que os profissionais da empresa trabalhem de maneira conjunta e alinhada aos propósitos da corporação. Ela ainda pode gerar o sentimento de pertencimento nos colaboradores, aumentando o desempenho e criando defensores da sua marca. Mas só quando a comunicação é mesmo estratégica. 

O que você vai ver neste artigo:

Ao longo desse artigo vamos compartilhar com você o que de fato significa dispor de uma comunicação estratégica, como ela se dá e sua importância para o ambiente corporativo. Se interessou? Basta continuar com a leitura!

O que significa comunicação estratégica?

A comunicação estratégica é um conjunto de processos desenvolvidos para tornar a comunicação mais eficiente, em diferentes canais e públicos. 

No ambiente de trabalho, a comunicação se torna uma ferramenta que auxilia nos processos que envolvem toda a organização, afinal é a partir dela que os dados são compartilhados e interpretados.

Além disso, a comunicação estratégica no ambiente corporativo assume o papel de propagar a cultura empresarial e seus valores para profissionais que trabalham na organização, fornecedores, clientes e a quem possa interessar, ação essencial para promover a marca e mantê-la no auge no mercado.

A importância da comunicação estratégica

A comunicação estratégica contribui para o desenvolvimento do fluxo de trabalho, para que ele seja integrado e que todos os esforços e visões estejam de acordo com o propósito da empresa e sejam claros a todos os envolvidos.

Assim, a comunicação estratégica é essencial para garantir que a mensagem seja transmitida e compreendida por todo público-alvo, sem que haja ruído, mas que seja objetiva e transparente.

Etapas de uma comunicação estratégica

Confira as principais etapas que envolvem o processo de criação de uma comunicação estratégica.

Planejamento estratégico

A comunicação estratégica leva a adoção de uma cultura de planejamento estratégico, pois antes de estabelecer um objetivo é preciso criar um plano de ação para que metas sejam atingidas e o caminho percorrido seja correto.

Ambos os elementos, planejamento e comunicação, são fundamentais para explicar sobre o negócio nos momentos de prospecção, atração e retenção de clientes.

Se comunicar com stakeholders

O público de interesse da empresa não deve ser apenas os clientes, então a estratégia de comunicação da empresa precisa alcançar a todos. Até porque apenas ao identificar as necessidades dos colaboradores que sua empresa estará capacitada para oferecer soluções para seus clientes.

Desenvolvimento de objetivos e metas

Entender as dores dos clientes e dos colaboradores ajuda sua empresa a definir metas e objetivos. Então é importante saber o que está acontecendo na empresa para daí definir um plano direcionado aos consumidores.

Quando tiver as dores definidas, então poderá criar os objetivos. Uma dica é utilizar os objetivos SMART (metas específicas, mensuráveis, atingível, relevante e temporal).

Priorização de táticas e estratégias

Definir objetivos que precisam ser alcançados, estabelecer o tipo de mensagem que deve ser transmitida para o público e os canais que serão utilizados, definir um orçamento para impulsionar campanhas e identificar o melhor período para analisar os resultados são algumas das ações que devem ser consideradas para desenvolver uma comunicação estratégica na sua empresa.

Definição de métricas, prazos e responsabilidades

A comunicação estratégica é responsável por deixar claro quais são os planos de ação, como precisam ser realizados, quais são as métricas que devem ser analisadas, como serão apresentados os resultados e o motivo de tais ações gerarem os resultados que a empresa deseja alcançar.

Como implementar a comunicação estratégica na empresa?

Agora que você já entende o que significa comunicação estratégica e qual sua importância para o ambiente corporativo, veja práticas para implementar a fim de ter uma comunicação assertiva na sua empresa.

Reunir e analisar dados necessários

É importante identificar quais os objetivos de curto e longo prazo da empresa, saber o que diferencia o negócio dos concorrentes, entender quais as estratégias de marketing que vêm sendo utilizadas e como tem sido a percepção do público.

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Com essas e demais informações pertinentes à empresa, a equipe irá analisar quais os objetivos de comunicação e estratégias que devem ser implementadas para que a empresa os alcance.

Determinar qual a metodologia será usada

Com os dados anteriores, possivelmente sua equipe terá informações suficientes para traçar objetivos e estratégias de curto, médio e longo prazo. Os gestores então irão resgatar esses dados e se certificar que as metas e objetivos traçados fazem sentido para o estado atual da empresa.

Além disso, é preciso verificar se seus objetivos são específicos, alcançáveis e mensuráveis. Feito o check up geral da parte estratégica da empresa, o próximo passo deve ser definir qual é a metodologia, digamos: campanhas com influenciadores nas redes sociais. Essa é uma aposta que ajuda na implementação da comunicação estratégica para o público externo.

Delimitar um escopo

É preciso alinhar as expectativas, então crie um escopo antes de colocar sua comunicação empresarial em prática. Insira nele a data de entrega e as responsabilidades de cada colaborador da equipe.

Se possível, busque também desenvolver uma linha do tempo para que essa estratégia seja vista do começo ao fim, assim entenderá quando cada ação irá acontecer, quantas pessoas estarão envolvidas em cada momento e outras informações importantes sobre.

Métricas e possíveis correções 

Assim como qualquer estratégia, na de comunicação também é fundamental determinar a maneira que irá mensurar e gerar relatórios periódicos a fim de identificar se a estratégia até então aplicada vem dando resultados.

Há softwares específicos que ajudam nessa tarefa, eles integram os resultados de venda e engajamento para que possa ter uma visão maior sobre o que está ou não funcionando.

Assim que identificar possíveis erros, você pode desenvolver todo o processo novamente com objetivo de traçar novas práticas que ajudem a alcançar os objetivos que deseja. 

Digamos que no meio do processo você identifique que precisa promover mais ações para desenvolver melhor uma comunicação não violenta, esse é o momento para fazer tais mudanças.

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O que significa comunicação estratégica?

A comunicação estratégica é um conjunto de processos desenvolvidos para tornar a comunicação mais eficiente, em diferentes canais e públicos. 

Como implementar a comunicação estratégica na empresa?

– Reunir e analisar dados necessários
– Determinar qual a metodologia será usada
– Delimitar um escopo
– Métricas e possíveis correções