Entenda como a gamificação melhora os processos de avaliação de funcionários!
Negócios

Entenda como a gamificação melhora os processos de avaliação de funcionários!

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Gamificação é um termo derivado da palavra da língua inglesa "gamification" e vem sendo cada vez mais usada nas pequenas e grandes corporações com o intuito de engajar a motivar funcionários. Além desses objetivos, a gamificação é muito usada em processos de avaliação de funcionários que já estão trabalhando na organização.

O objetivo é acompanhar seu progresso dentro da empresa e fazer a gestão de carreira de cada um. Ainda, por meio da gamificação, é possível diminuir a rotatividade de funcionários. Ficou interessado?

Neste post, trouxemos alguns argumentos que comprovam como o uso da gamificação pode melhorar os processos de avaliação dos seus funcionários. Confira!

O que são as técnicas de gamificação?

Gamificação é o ato de tornar qualquer coisa um jogo? Errado! O nome, apesar de ser derivado do inglês "gamification", acaba levando a esse falso conceito. Gamificação é uma metodologia que se utiliza de técnicas psíquicas e científicas para promover e/ou exaltar comportamentos e habilidades de qualquer pessoa, então porque não os funcionários da sua empresa?

Ela pode ser usada em todo e qualquer ambiente, mas nas organizações seu foco está voltado a definir objetivos de negócio e engajar e motivar colaboradores e clientes. A gamificação pode ser utilizada até nos ambientes corporativos mais formais e os resultados são sempre positivos.

Há três formas de implementar a gamificação na sua empresa:

  • Técinicas Analógicas: aplicação dos conceitos em um ambiente físico ou falado, geralmente com interação presencial e coletiva como desafios em eventos, dinâmicas de grupo, etc.
  • Técnicas Digitais: Uso de plataformas digitais recheadas de técnicas para o ambiente virtual, geralmente proporcionando interação remota, e individual ou coletiva, como metas a serem batidas no decorrer do mês, campanhas de incentivo, etc.

O ciclo da gamificação

Assim como qualquer negócio ou produto, a gamificação tem um ciclo que deve ser entendido. E ele é composto por três categorias:

  • Desafios dentro da capacidade de seus usuários, para envitar a frustração a aumentar o engajamento.
  • Feedback rápido e detalhado de ações e progressão na dinâmica.
  • Recompensa e valorização dos usuários, seja ela na forma material ou moral.

A melhor forma de engajar e incentivar a concentração dos colaboradores é desafiá-los. Dessa forma, eles se tornam mais criativos e criam um senso de competição saudável, com foco em uma meta em comum.

Após desafiá-los, um feedback contínuo e rápido é a forma mais correta de mostrar para os seus colaboradores onde eles precisam melhorar. Com isso, é importante acompanhar de perto o progresso de cada um e observar suas dificuldades.

Na hora de dar a recompensa, uma pontuação trivial ou medalhas como conquista são uma oportunidade real de crescimento profissional. O colaborador sente que a empresa está interessada no desenvolvimento da sua carreira e habilidades.

Como a gamificação pode melhorar o processo de avaliação de funcionários?

A gamificação está ajudando empresas a lidar com as dificuldades na gestão de desempenho, dando feedbacks muito rápidos e específicos. A seguir, trouxemos alguns benefícios da gamificação nos processos de avaliação de funcionários. Confira!

Gera avaliações mais transparentes

Podendo ser alinhada a ferramentas de gestão de desempenho, plataformas digitais de gamificação possibilitam uma aproximação mais objetiva e baseada em dados, classificando a todos de maneira mais justa.  

Atua diretamente no engajamento dos funcionários

Não somente beneficia a gestão de conhecimento: a gamificação também é muito utilizada para reforçar uma cultura organizacional positiva, trazendo recompensas que dão uma bonificação por colaboração, proatividade em dar ideias inovadoras ou até mesmo presença em serviços de voluntariado, por exemplo.

Melhora os feedbacks

A gamificação é uma excelente maneira de dar feedbacks de desempenho para os funcionários. Por meio de um storytelling com seu personagem em protagonismo, de um painél de índices de produtividade ou de um histórico de conquistas, ele será capaz de avaliar melhor sua performance.

Dessa forma, ele consegue visualizar de uma forma divertida quais conhecimentos ele ainda precisa adquirir e quais atitudes ele precisa mudar. Além disso, é muito importante que a empresa reconheça os funcionários que exercerem as tarefas com maestria.

Alinhamento aos objetivos da empresa

Um dos maiores benefícios da gamificação é a possibilidade de alinhar os objetivos e necessidades da empresa com as do funcionário. Gestores já estão acostumados a fazer a ligação entre as metas individuais com as da corporação. Porém, para funcionários que não estão em nível de gerência essa atividade é mais difícil.

Os colaboradores estão acostumados a ver suas tarefas com ordens a serem cumpridas como “faça isso”, “organize aquilo”. Dessa forma, é muito complicado fazê-los compreender os objetivos da empresa e o resultado disso: os funcionários dificilmente dão o máximo de si para realizar aquela tarefa.

Por meio de técnicas de gamificação, é possivel empoderar os funcionários e mostrar como a sua colaboração é importante e valorizada.

Nova forma de fazer gestão de carreira

Partindo de plataformas de gamificação, as organizações conseguem criar planos de carreira transparentes e baseados em tarefas, como os níveis de um jogo, onde se encontram os passos que os colaboradores devem seguir para alcançar novas posições dentro da organização. Assim, é possível experimentar e sempre adapatar o seu plano de carreira sem correr riscos reais. Afinal, essas atividades funcionam como uma simulação/ exemplo em um ambiente controlado e seguro.

Desenvolvimento de habilidades

Que seres humanos são fascinados por jogos, isso não é novidade (é ciência!). A ideia de desenvolver certa característica é um dos pontos essenciais do cumprimento e bem-estar no local de em que se trabalha.

Qual a importância da valorização e do acompanhamento?

Contratar um novo funcionário é mais caro do que oferecer treinamentos e processos de desenvolvimento da carreira daquele que já está trabalhando na empresa. Além disso, muitas corporações vêm sofrendo com a alta rotatividade de funcionários. Dois dos maiores motivos são: desmotivação com a carreira e desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Um dos principais benefícios de se implementar a gamificação são os ganhos não somente coletivos, mas também individuais. Ou seja, é possível melhorar as habilidades dos funcionários em troca do seu empenho.

Portanto, acompanhar o desenvolvimento de carreira dos colaboradores é tão importante quanto valorizar seus esforços, tanto para a empresa quanto para o próprio funcionário. Ainda mais, quando os funcionários se sentem satisfeitos e se divertem durante todo esse processo. Mas para obter bons resultados, é importante que você implante métodos ou uma plataforma de gamificação confiável em sua empresa!

Vimos, neste post, o que é e como pode ser benéfico aplicar a gamificação para melhorar os processo de avaliação de funcionário. Entre em contato conosco e saiba como!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin