Gamificação é um termo derivado da palavra da língua inglesa "gamification" e vem sendo cada vez mais usada nas pequenas e grandes corporações com o intuito de engajar a motivar funcionários. Além desses objetivos, a gamificação é muito usada em processos de avaliação de funcionários que já estão trabalhando na organização.
O objetivo é acompanhar seu progresso dentro da empresa e fazer a gestão de carreira de cada um. Ainda, por meio da gamificação, é possível diminuir a rotatividade de funcionários. Ficou interessado?
Neste post, trouxemos alguns argumentos que comprovam como o uso da gamificação pode melhorar os processos de avaliação dos seus funcionários. Confira!
O que são as técnicas de gamificação?
Gamificação é o ato de tornar qualquer coisa um jogo? Errado! O nome, apesar de ser derivado do inglês "gamification", acaba levando a esse falso conceito. Gamificação é uma metodologia que se utiliza de técnicas psíquicas e científicas para promover e/ou exaltar comportamentos e habilidades de qualquer pessoa, então porque não os funcionários da sua empresa? Ela pode ser usada em todo e qualquer ambiente, mas nas organizações seu foco está voltado a definir objetivos de negócio e engajar e motivar colaboradores e clientes. A gamificação pode ser utilizada até nos ambientes corporativos mais formais e os resultados são sempre positivos. Há três formas de implementar a gamificação na sua empresa:- Técinicas Analógicas: aplicação dos conceitos em um ambiente físico ou falado, geralmente com interação presencial e coletiva como desafios em eventos, dinâmicas de grupo, etc.
- Técnicas Digitais: Uso de plataformas digitais recheadas de técnicas para o ambiente virtual, geralmente proporcionando interação remota, e individual ou coletiva, como metas a serem batidas no decorrer do mês, campanhas de incentivo, etc.
O ciclo da gamificação
Assim como qualquer negócio ou produto, a gamificação tem um ciclo que deve ser entendido. E ele é composto por três categorias:- Desafios dentro da capacidade de seus usuários, para envitar a frustração a aumentar o engajamento.
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- Feedback rápido e detalhado de ações e progressão na dinâmica.
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- Recompensa e valorização dos usuários, seja ela na forma material ou moral.