Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Comportamento / Metas Smart: entenda, defina e aplique!

Metas Smart: entenda, defina e aplique!

Metas Smart: entenda, defina e aplique!
27 jan 2020

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Definir objetivos é sempre uma forma de motivar os colaboradores a alcançarem resultados melhores. Mas, estipular esse alvo não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois há sempre o risco de acabar desmotivando os funcionários. Existem fórmulas que ajudam as pessoas nessa questão — e uma delas é o método das Metas Smart.

Neste artigo vamos explicar como funcionam as Metas Smart e o que elas podem fazer pelas equipes da sua empresa!

A Importância das Metas


Estabelecer objetivos é fundamental para as rotinas dentro das organizações, ainda mais no ritmo acelerado do dia a dia. Sem elas, os funcionários podem se perder nas tarefas e naquilo que realmente deveria ser prioridade, impactando negativamente a produtividade e desempenho da empresa. 

Pode parecer fácil, mas na verdade definir objetivos é uma tarefa que exige um certo grau de planejamento e reflexão. Não basta lançar uma meta abstrata, sem ter ideia de como alcançá-la, é preciso afunilar esse alvo para que ele seja atingido. 

Não adianta estipular que o departamento precisa melhorar o atendimento ao cliente sem pensar em várias questões-chave: avaliar como fazer isso; quais são as lacunas nesse processo e quais são os recursos disponíveis para atingir esse projeto, por exemplo.

Sem estes pontos a equipe pode ficar confusa e tentar — cada colaborador ao seu modo — solucionar a questão com base em suas experiências pessoais, gerando resultados dos mais diferentes tipos, mas que dificilmente serão alinhados aos desejos/necessidades da empresa.

Se bem elaboradas, as metas funcionam como um direcionamento às equipes para alcançarem aquilo que realmente trará bons resultados à organização. Elas ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores ao estimular seu esforço para atingir algo concreto. 

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar os colaboradores, líderes e RH a estipularem e atingirem os objetivos, facilitando esse processo de definição dos alvos. Entre elas, está o método das Metas Smart.

O que são as Metas Smart?

Esse método foi criado para ajudar a definir as metas de forma eficiente, com objetivos que podem ser compreendidos e atendidos. Ela é formada por uma lista de cinco elementos, formando a sigla S-M-A-R-T, em inglês.  

Vamos conhecer esses cinco pilares?

S — Specific / Específico

Toda meta precisa ser específica para ser alcançada. Objetivos abstratos e muito amplos não funcionam na realidade do cotidiano, como uma pessoa que deseja estudar (qual seria o assunto específico?) ou uma empresa que queira vender mais (vender quanto?), por exemplo.

Esse tipo de meta confunde os colaboradores e não traz um plano concreto para atingir o resultado desejado. 

Por isso, antes de definir um objetivo, é preciso se perguntar:

  • O que se quer com a meta? (Aumentar as vendas em x%)
  • Quem será o responsável por ela? (vendedores/setor de vendas)
  • Onde ela será realizada? (em um setor específico? Durante qual período? No canal online, off ou em ambos?)
  • Como ela será conquistada? (Com descontos? Treinamento para a equipe de vendas?)
  • Por que ela deverá ser seguida? (Para alavancar o lucro em x%)

Assim seus colaboradores terão uma clara ideia do que precisa ser alcançado, além de ajudar os responsáveis a traçar as estratégias para atingir essa meta.

M — Measurable / Mensurável

A coleta de dados e quantificação dos resultados são tendências que vieram para ficar, ainda mais em tempos de canais online, que facilitam esse controle. Imagine investir em uma estratégia e não saber se ela teve impacto e de quanto foi: será essa a melhor postura ao lidar com sua empresa?

Antes de definir uma meta é preciso estipular qual método será usado para saber se ela foi alcançada ou não e, caso negativo, se a diferença entre o atingido e o esperado foi muito relevante. 

Voltando ao exemplo das vendas: é preciso analisar o comportamento financeiro esperado para aquela época e criar indicadores para medir se houve aumento nas vendas devido a campanha realizada. Pense em:

  • Qual o resultado esperado?
  • Quanto tempo será necessário para atingir a meta?
  • Quais indicadores posso usar para medir o resultado?

Assim haverá o controle sobre as estratégias adotadas, verificando se estão funcionando e quais pontos precisarão de aprimoramento.

A — Attainable / Alcançável

Não adianta estipular uma meta que não seja realisticamente possível. Definir um objetivo desse tipo só irá gerar problemas, como frustrar e desmotivar a equipe, o que por sua vez afeta o clima interno e pode até mesmo impactar negativamente a relação do colaborador com o líder e empresa. 

Por isso é preciso pensar em:

  • Qual o histórico da área? 
  • Qual a projeção para o período?
  • Qual resultados podemos ponderar que são alcançáveis a partir desses dados?

Desta forma analisa-se o passado para entender como, sem nenhuma ação diferenciada, será o futuro. A partir disso, deve-se considerar as estratégias utilizadas para alavancar os números (como treinamentos específicos para os colaboradores) e definir um valor realista com o segmento de mercado e época do ano. 

R — Relevant / Relevante

Para ser motivadora e trazer resultados à empresa, uma meta deve ser relevante. Isso significa que ela deve ter impactos diretos na organização e seus setores, além de ser uma prioridade. O aumento das vendas e melhora da satisfação dos clientes são dois exemplos de objetivos que se encaixam nessa etapa.

Uma meta que não é tão importante assim dificilmente despertará o interesse dos colaboradores, especialmente quando existirem outras situações — e de maior impacto — que mereçam sua atenção.

T — Time Based / Temporal

O último elemento essencial para definir as metas da empresa é o tempo esperado para que os objetivos sejam alcançados. Não adianta pensar em aumentar as vendas sem estipular o prazo para que isso aconteça. 

O objetivo deve ser cumprido nesse período —  uma semana? Um mês? Seis? Um ano? Esse prazo deve levar em conta se ele é alcançável ou não. Não pense em melhorar o atendimento do cliente em apenas um dia ou vender em uma semana o equivalente a três meses, em um período normal. 

Metas Smart: conclusão

Adotar a metodologia das Metas Smart é uma ótima forma de definir objetivos com maior assertividade, contribuindo com que sua empresa consiga atingi-los e tenha um desempenho melhor. 

Porém, existem outras estratégias que também podem ajudar a sua organização a garantir seu espaço no mercado. Confira mais dicas de gestão e negócios no nosso blog e alavanque os resultados da sua empresa!

Comportamento

Materiais gratuitos

Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
8 Pilares da Motivação
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
A gamificação no processo de seleção de colaboradores

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
3 passos para descobrir suas habilidades interpessoais
Educação Geral
Como a tecnologia educacional mudou o processo de aprendizagem
Como utilizar a gamificação em processos seletivos?
Geral Negócios
Como utilizar a gamificação em processos seletivos?
Geral Treinamento e desenvolvimento
Fuja do comum, crie um treinamento inovador para sua equipe!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência