Como a universidade corporativa pode ajudar na retenção de talentos?
Educação

Como a universidade corporativa pode ajudar na retenção de talentos?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você certamente já ouviu falar que a retenção de talentos é uma parte importante do crescimento de qualquer negócio. Mais do que processos e ferramentas, uma empresa precisa de colaboradores qualificados para alcançar níveis mais altos de qualidade e atender às demandas de seus clientes. Se você souber como investir em sua retenção, já estará à frente de vários concorrentes.

Um método que você deve levar em consideração é a criação de uma universidade corporativa. Se você ainda não conhece esse conceito, não se preocupe. Neste post explicamos o que ele significa e como você pode aplicá-lo em seu negócio. Confira!

O que seria uma universidade corporativa?

De forma bem simples, uma universidade corporativa é um espaço onde seus colaboradores podem buscar informações e aulas para melhorar o seu trabalho. Diferentemente de uma universidade tradicional, onde a formação é mais ampla, todas as lições são exclusivamente criadas para se encaixar nas demandas do seu negócio.

Essa universidade não precisa estar num espaço físico, e provavelmente não estará. Você pode criá-la por meio de uma plataforma gamificada online, o que vai poupar  tempo e recursos para transmitir certas lições a um grande número de colaboradores. É um investimento relativamente pequeno se comparado ao resultado que você pode obter em médio e longo prazo.

Como ela contribui com a retenção de talentos?

A princípio, uma universidade corporativa pode parecer apenas uma forma de aumentar a capacitação de seu time, mas ela também tem influência na sua retenção. Eis 4 exemplos de como ela beneficia seu negócio.

1. Compromisso com a equipe

Ter uma plataforma de ensino para sua empresa significa que ela tem o compromisso de sempre investir um pouco mais em seus colaboradores. Dessa forma, quando eles buscarem orientações ou quiserem se especializar, terão um caminho bem claro à sua frente.

2. Investimento na cultura da empresa

A forma como diferentes cursos são ministrados em sua universidade corporativa também se reflete na cultura empresarial. Aprimoramento constante, inovação e disciplina são características que qualquer negócio deve estimular em seus colaboradores. Sem sua iniciativa, não há como cultivar valores específicos em seu empreendimento.

3. Desenvolvimento de habilidades relevantes

Um dos principais fatores na retenção de talentos é o quão bem cada profissional consegue se adaptar e se desenvolver dentro da empresa. Mesmo os melhores colaboradores não vão continuar engajados por muito tempo caso não haja um investimento em competências relevantes para sua função.

Dentro de sua universidade corporativa, você poderá escolher quais habilidades serão trabalhadas de acordo com as necessidades específicas de cada setor.

4. Melhoria da reputação do seu negócio

Por fim, mas não menos importante, o investimento em uma plataforma de ensino de qualidade para seus colaboradores também contribui com a melhoria da imagem do seu negócio. Profissionais que veem como você investe em seus colaboradores já se sentem mais inclinados a continuarem na sua empresa.

Com essas informações, você já deve entender a importância da universidade corporativa para a retenção de talentos, assim como para o desenvolvimento de seus colaboradores.

Se você quiser tirar alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário logo abaixo e já, já responderemos.


Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin