Gamificação e Metaverso são duas estratégias que podem ser combinadas para fortalecer o aprendizado e as ações educacionais nos mais variados contextos. É possível adotar ambas na educação, inclusive no âmbito corporativo — potencializando ferramentas como o treinamento empresarial.
Use a tecnologia em favor dos processos de aprendizagem: saiba como adotar a gamificação e o metaverso em suas ações educativas!
O que você vai ver neste artigo:
O que é Gamificação?
A gamificação é uma metodologia que usa elementos e lógica comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Por meio de uma atividade gamificada, é possível estimular as pessoas para que realizem determinadas tarefas ou mudem certos comportamentos com o objetivo de atingir metas que terão impactos positivos concretos em suas vidas.
Áreas como saúde, política e educação passaram a aplicar esse método para aumentar o engajamento de seus públicos em diferentes estratégias. Nas empresas, a gamificação vem sendo adotada nos mais variados processos e projetos, sendo aplicada desde para atrair a atenção do público-alvo e engajá-los a se tornarem clientes até para fortalecer as ações de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
Assim, a gamificação é uma estratégia flexível, que pode ser adotada em diferentes contextos, objetivos e públicos, especialmente para motivar os participantes durante ações educativas — seja para aprenderem conteúdos escolares ou de capacitação profissional.
Além disso, a gamificação também é flexível por ser uma metodologia que pode ser combinada com outras estratégias para potencializar seus resultados: e uma das mais inovadoras opções nesse sentido é o metaverso.
O que é Metaverso?
De forma concisa, o metaverso é um ambiente virtual na qual os participantes podem realizar diversas atividades nesse universo digital, mas sem ter que enfrentar as barreiras do espaço físico e geográfico. Essa tecnologia adota ferramentas como a realidade aumentada e a realidade virtual em sua dinâmica, oferecendo uma experiência inovadora e voltada para a imersão dos usuários.

O metaverso foi desenvolvido com a proposta de propiciar um espaço virtual no qual fosse possível realizar diversas ações do mundo “real”. Algumas atividades que podem ser feitas nesse ambiente são: visitar museus e outros lugares; jogar; estudar; fazer compras; participar de eventos (inclusive shows) e até mesmo realizar reuniões.
As possibilidades desse ambiente chamaram a atenção de empresas de diferentes segmentos. Organizações como Gerdau, Leroy Merlin, Bayer, Heineken, Avon e Senai investiram nessa solução em vários contextos, inclusive para promover atividades imersivas e engajadoras com seus colaboradores.
Muitas empresas adotaram essa tecnologia especialmente com o boom do home office e do regime híbrido, fortalecendo o contato com os profissionais em trabalho remoto e promovendo atividades como o treinamento corporativo — porém, em uma experiência inovadora e dinâmica.
Tanto a gamificação quanto o metaverso oferecem novas possibilidades para as estratégias de ensino e aprendizagem de instituições e empresas. Enquanto a primeira metodologia já possui resultados concretos, ainda há um universo de oportunidades a serem exploradas com o segundo conceito.
Como a Gamificação e Metaverso podem contribuir no aprendizado?
O uso da tecnologia no ensino — seja na educação básica, superior ou profissionalizante — é um tema consagrado. A variedade de recursos disponíveis nas ferramentas eletrônicas enriqueceu os processos de aprendizagem, permitindo que as pessoas pudessem diversificar os materiais e ter uma experiência mais dinâmica de estudo, além de aproveitar os conteúdos no formato que lhe forem mais agradáveis e até de melhor assimilação das informações.
As soluções tecnológicas ainda ajudaram a superar barreiras geradas pelas limitações físicas e geográficas, permitindo com que os estudantes acessem os materiais educativos em qualquer horário e local, tornando assim o ensino mais democrático.
Todas essas possibilidades também são contempladas em estratégias como a gamificação e o metaverso. Ambas representam avanços na experiência dos usuários nas plataformas, oferecendo interfaces e atividades mais atraentes e engajadoras em comparação às soluções adotadas mais comumente, como EAD e lives.

Mas, cada uma também oferece suas vantagens particulares. A gamificação é uma metodologia na qual já foi comprovado seus impactos positivos nos processos de aprendizagem, inclusive em diferentes contextos e faixas etárias. O uso dos elementos lúdicos atrai e retém a atenção do público nas atividades, além de ajudar a fortalecer a fixação das informações transmitidas. Recursos como storytelling, pontuação e recompensas contribuem para engajar os participantes na dinâmica e a fortalecer seus conhecimentos.
A gamificação também permite com que os estudantes tenham um feedback instantâneo do seu desempenho nas atividades, possibilitando que rapidamente entendam quais conteúdos precisam se aprofundar para reforçar seus conhecimentos. Além disso, as plataformas costumam coletar os dados da performance dos participantes para o controle dos responsáveis pela ação, ajudando-os a identificar os pontos de melhoria na estratégia e nos resultados de cada usuário.
No caso do metaverso, pode-se oferecer um espaço inovador e atrativo para a aprendizagem dos estudantes. Ele propõe uma experiência mais imersiva do que a de muitas outras plataformas usadas na educação em geral, estimulando o envolvimento dos participantes nas atividades. Vários recursos podem ser adotados nesse espaço virtual, como reuniões e transmissões de vídeo, por exemplo.
Inclusive, é possível promover atividades gamificadas no metaverso, combinando as duas tecnologias para oferecer uma experiência ainda mais engajadora para o público-alvo da ação educativa.
Assim, as duas podem potencializar os resultados uma da outra, fortalecendo as estratégias educacionais da empresa ou instituição de ensino.
O que esperar da Gamificação e do Metaverso para o futuro?
Apesar de serem estratégias que funcionam bem juntas, as duas ferramentas se encontram em fases diferentes de aceitação nas organizações. O metaverso ainda está em um momento inicial, onde investimentos estão feitos inclusive para torná-lo mais acessível para a população em geral.
Mesmo assim, uma série de soluções educacionais voltadas para o metaverso já estão em funcionamento e, com o passar do tempo, é natural que novos e melhores produtos e serviços sejam desenvolvidos. Estar atento a estas inovações é algo importante para aproveitar o melhor da tecnologia e não deixar as oportunidades passarem.
Já a gamificação é uma metodologia consagrada, aplicada concretamente em escolas, universidades, instituições e empresas para fortalecer suas ações educacionais. No último caso, essa ferramenta é capaz de potencializar os resultados das estratégias de educação empresarial — como os treinamentos corporativos, por exemplo — aumentando o engajamento, aprendizagem e desempenho dos colaboradores nas atividades.
Descubra como utilizar a gamificação no treinamento corporativo e aproveite o melhor da tecnologia na gestão de pessoas da sua empresa!