A criação do ensino a distância causou uma revolução na educação: pessoas que não tinham tanto acesso a este recurso puderam aproveitar a flexibilidade do modelo para investir na sua educação, seja para fins pessoais ou profissionais. A importância do EAD nos dias de hoje ainda é grande – e há um enorme mar de oportunidades para essa metodologia no futuro.

Descubra nesse artigo a importância do EAD nos dias de hoje e o que o futuro reserva para esse método, seja para adotá-lo em instituições educacionais ou nas empresas.

A Revolução do EAD: o Passado

O modelo estritamente expositivo dominou o ambiente educacional por muito tempo. Um professor ou instrutor, escrevendo com giz ou canetão em um grande quadro, usando livros e apostilas como material de apoio, falando durante um longo período de tempo para estudantes sentados e copiando as informações transmitidas – assim se baseia a experiência de aprendizagem da grande maioria das pessoas. Apesar de suas inúmeras e inegáveis qualidades que a mantiveram por tantos séculos, essa metodologia apresenta lacunas e limitações que ficam mais aparentes nos dias atuais.

Por diversos motivos – como falta de tempo e recursos financeiros ou problemas de mobilidade – muitas pessoas não conseguem dar continuidade ou investir em seus estudos com o modelo presencial. As delimitações físicas e temporais não ajudam os indivíduos a buscar aprimoramento educacional em seu dia a dia corrido; e acabam também representando um gasto significativo às empresas e instituições de ensino, que devem oferecer ou alugar espaços e organizar horários e agendas dos professores/instrutores. 

O surgimento do EAD foi um marco que tornou a educação mais acessível: agora as pessoas podem estudar em qualquer hora e local, usando até mesmo dispositivos móveis, beneficiando quem tem pouco tempo para estudar; os gastos com as operações são reduzidos, algo positivo para as instituições de ensino, empresas e estudantes, que não precisam pagar caro para investir no aprendizado. Tudo isso aproximou esse privilégio da realidade de muitos. Não é à toa que essa metodologia teve bastante aceitação no Brasil, se tornando cada vez mais presente na vida da população. 

Mas isso foi só o início…

A Importância do EAD nos Dias Atuais: o Presente

Tornar a educação mais acessível e flexível não foi a única vantagem dessa metodologia. Com mais avanços tecnológicos, o ensino a distância descobriu um mar de oportunidades e foi ficando ainda mais clara a importância do EAD nos dias atuais.

No mundo hiperconectado em que vivemos, o nível de concentração das pessoas está diminuindo a cada ano. É preciso levar isso em consideração nos processos educacionais, desenvolvendo metodologias ativas de aprendizagem que prendam a atenção dos estudantes. O EAD estimula a autonomia dos participantes, que podem estudar de acordo com o seu ritmo e disponibilidade. Assim, eles precisam ter uma postura mais proativa para adquirir o conhecimento, o que aumenta o seu engajamento com os estudos e, consequentemente, melhora os seus resultados.

As inovações tecnológicas desenvolvidas para o EAD aprimoraram as plataformas, possibilitando mais recursos de aprendizagem e o aumento da interação, valorizando ainda mais a experiência dos usuários e trazendo melhores resultados.

Além do EAD tradicional, estratégias como o Rapid Learning foram criadas para promover o conhecimento sem demandar muito tempo ou concentração dos estudantes – e sem deixarem de serem efetivas. Desta forma, novos formatos mais adaptados às necessidades dos dias atuais e comportamentos das pessoas foram desenvolvidos e estão ganhando as empresas e instituições de ensino, tornando essa metodologia ainda mais popular.

Porém, a cada inovação tecnológica, um universo de novas possibilidades se abre.

As Inovações no EAD: o Futuro 

O modelo do EAD continuará relevantes nos próximos anos. O Censo EAD.BR 2017 da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), último estudo da entidade, apresenta um panorama dessa modalidade no país.

Comparando os dados de 2015 a 2017, em quase todos os níveis de estudo (do ensino fundamental ao doutorado) aumentou o número de cursos integralmente EAD regulamentados no Brasil. Isso também ocorreu com os cursos livres corporativos de treinamento operacional, atualização profissional e para desenvolvimento de habilidades sociais/comportamentais

Esses dados demonstram como o EAD vem crescendo no país, tanto considerando o ensino tradicional quanto a educação empresarial. E esta tendência só tende a se consolidar, especialmente com novas tecnologias sendo agregadas a modalidade. Apesar de já fazerem parte de alguns setores, essas inovações vão ganhar ainda mais espaço no futuro. 

A realidade aumentada/virtual é uma inovação que vem sendo adotada em diversas áreas, desde saúde, engenharia e entretenimento. Na educação a distância, essa tecnologia traz recursos para tornar a aprendizagem mais prática e dinâmica: os dispositivos ajudam a tornar mais palpável a experiência, oferecendo um método interativo e imersivo para aumentar o engajamento e os resultados das aulas/treinamentos. 

O uso de dados é uma tendência que também está mudando a aprendizagem. As ferramentas analytics educacionais ajudam a acompanhar com maior praticidade e agilidade o progresso dos estudantes nas atividades, identificando com maior facilidade os pontos que precisam ser aprimorados e os conhecimentos que estão sendo bem assimilados. 

Outra inovação que está sendo implementada em diversas áreas, é a gamificação. Essa estratégia usa elementos comuns aos jogos – como storytelling, pontuação e recompensas – 

para motivar os participantes a realizarem determinadas ações ou mudarem certos comportamentos – como estudar e aumentar seu engajamento nas atividades.

Tanto a educação tradicional quando a corporativa podem adotar essa metodologia no seus processos de aprendizagem, pois ela é acessível a todas as idades e temas de estudo. Assim, instituições de ensino e empresas conseguem se beneficiar da gamificação em seu dia a dia, até combinando-a a outras estratégias, como o EAD, para trazer mais resultados.

Essa metodologia torna o aprendizado uma experiência mais dinâmica, imersiva e interativa, fortalecendo o engajamento dos alunos/colaboradores nas atividades, fixando melhor os conteúdos ao associar os estudos a estímulos positivos e, consequentemente, melhorando o desempenho dos estudantes. 

As plataformas gamificadas ainda oferecem relatórios detalhados da performance dos participantes, assim como as ferramentas analytics, permitindo um controle maior por parte dos professores, equipe pedagógica e RH sobre os processos de aprendizagem e seus resultados. 

Quer saber mais sobre a gamificação? Converse conosco e descubra como essa estratégia pode mudar o jogo na sua instituição de ensino ou empresa.