Como utilizar gamificação para treinamento corporativo

gamificação treinamento corporativo
02 abr 2024

A gamificação para treinamento é utilizada com objetivo de engajar e motivar os funcionários a aprender ou melhorar suas habilidades. Ao invés de dinâmicas tradicionais, são utilizadas mecânicas de game para que todo processo de aprendizagem seja mais lúdico e, consequentemente, mais atrativo.

Investir em educação empresarial é uma estratégia que vem ajudando negócios de todos os portes e segmentos de mercado a melhorarem seus resultados ao capacitar seu maior ativo: os funcionários. De tantas metodologias, o uso da gamificação no treinamento corporativo vem ganhando destaque no mundo inteiro.

Descubra as vantagens e como adotar a gamificação em seu treinamento empresarial e dê um UP na sua gestão de pessoas!

Fatores principais da Gamificação

A gamificação está rapidamente se tornando parte integrante do treinamento corporativo. É um método que utiliza elementos semelhantes aos jogos, com objetivo de motivar e envolver os funcionários no processo de aprendizagem. É uma maneira eficaz de melhorar o engajamento dos colaboradores, a retenção de conhecimento e o desempenho geral do profissional.

7 principais fatores de gamificação para treinamento corporativo.

  • 1. Objetivos claros: Definir um objetivo e comunicá-lo de forma eficaz aos participantes é um elemento crítico da gamificação bem-sucedida. Os objetivos devem ser realistas e alcançáveis. O foco do jogo deve ser claramente delineado e comunicado aos participantes.
  • 2. Recompensas: As recompensas são uma ótima maneira de motivar os participantes a concluir o jogo e alcançar o resultado desejado. Elas devem ser adaptadas ao indivíduo e não devem ser muito fáceis ou muito difíceis. Também precisam ser tangíveis e relevantes para o jogo e as metas estabelecidas.
  • 3. Conteúdo envolvente: Para que a gamificação seja eficaz, ela precisa ser envolvente e interativa. O conteúdo deve ser variado e criativo para manter os participantes interessados e engajados. Também deve ser relevante para os objetivos de aprendizagem.
  • 4. Variedade: A variedade é a chave para a gamificação bem-sucedida. Diferentes tipos de atividades, desafios e tarefas devem ser usados para manter os participantes envolvidos e motivados durante todo o jogo.
  • 5. Desafios: Os desafios devem ser apropriados ao nível dos participantes. Eles devem ser difíceis o suficiente para motivar os participantes a tentar o seu melhor, mas não muito difícil para desencorajá-los.
  • 6. Trabalho em equipe: O trabalho em equipe é essencial para uma gamificação bem-sucedida. A comunicação entre os membros da equipe deve ser incentivada e as equipes devem ter a oportunidade de colaborar e competir para alcançar o resultado desejado.
  • 7. Feedback: O feedback é crucial para uma gamificação bem-sucedida. Os participantes devem receber feedback sobre seu desempenho durante o jogo. Isso os ajudará a entender o que fizeram de certo e errado, e, com base nisso,  melhorar o desempenho.

Ao incorporar esses elementos ao treinamento corporativo, as organizações podem envolver e motivar seus funcionários de forma mais eficaz. A gamificação também pode ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e agradável, resultando em melhor retenção de conhecimento e melhor desempenho.

No entanto, é importante garantir que a gamificação seja adaptada aos objetivos específicos de aprendizagem, e que o conteúdo seja apropriado para os participantes. Deve ser estruturado de forma a incentivar a colaboração e a competição, e as recompensas devem ser significativas e relevantes para o jogo. Finalmente, o feedback deve ser fornecido aos participantes para ajudá-los a entender e melhorar seu desempenho.

Treinamento Corporativo: por que não inovar?

A importância dos colaboradores nos desempenho de uma empresa nunca foi tão clara como na atualidade: afinal, são eles os responsáveis por diversos processos da organização, da produção dos produtos e execução dos serviços ao atendimento ao cliente.

Nesse sentido, ter colaboradores competentes é uma grande vantagem competitiva, pois eles acabam tendo maior produtividade e qualidade no trabalho. Além de fazer um ótimo recrutamento e seleção, é importante investir em ações de treinamento corporativo para atualizar os conhecimentos dos funcionários, preencher lacunas em seus saberes e formação e prepará-los para as novidades no setor. 

Uma estratégia de treinamento empresarial não deve ser ignorada pelo RH, não importa o porte ou segmento do negócio. No entanto, algumas metodologias adotadas podem não trazer os resultados desejados, por gerarem pouco engajamento dos participantes. 

Seus funcionários irão absorver os conhecimentos adequadamente se ficarem um bom período de tempo sentados, apenas escutando um instrutor? Com a constante diminuição da capacidade de atenção das pessoas a cada ano que passa, possivelmente a resposta será negativa.

Assim, em vez de aprender, os colaboradores pouco irão aproveitar os treinamentos. Para resolver esse problema, muitas empresas estão investindo em metodologias engajadoras e ativas de aprendizagem, como a gamificação!

Essa estratégia inovadora vem sendo adotada por organizações mundiais, trazendo resultados impressionantes para a gestão de pessoas. 

As Vantagens da Gamificação no Treinamento Corporativo

Adotar métodos inovadores nas ações educativas de uma empresa pode fazer a diferença nos resultados da estratégia. Entre tantas opções, a gamificação se tornou uma grande tendência — e isso não é à toa!

Em resumo, a gamificação é uma metodologia que usa elementos, lógica e design de jogos para alcançar objetivos que não sejam apenas o do entretenimento. Recursos como storytelling, missões e pontuação são aplicados para motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades e até mesmo mudar alguns comportamentos. 

Essa metodologia vem sendo adotada nos mais diferentes processos nos negócios — da atração de clientes às estratégias de educação empresarial — trazendo resultados impressionantes ao engajar pessoas e otimizar tarefas.

No caso do treinamento corporativo, a gamificação pode ajudar a tornar o momento de aprendizagem mais engajador, dinâmico e efetivo, por diversos motivos:

  • Motivação: os jogos despertam naturalmente a curiosidade e atenção das pessoas e essa metodologia aproveita essa inclinação para motivar os colaboradores a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade, aumentando o seu ânimo;
  • Fortalecimento do conhecimento: tudo que é aprendido com estímulos lúdicos é mais fácil de ser gravado na memória. Isso ajuda os funcionários a aplicar melhor os aprendizados dos treinamentos em seu dia a dia;
  • Metodologia ativa: um jogo sempre demanda proatividade dos participantes. Nessa dinâmica os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem, não meros ouvintes;
  • Método moderno: as pessoas estão familiarizadas com o uso da tecnologia em seu dia a dia e adoção desse tipo de ferramenta aproxima os colaboradores das atividades do treinamento corporativo, quebrando algumas barreiras e modernizando esse processo; 
  • Combinação com outras metodologias: a gamificação é uma ferramenta flexível que pode ser adotada com outras possibilidades, como o EAD, potencializando o resultado das estratégias usadas;
  • Uso de dados: as plataformas gamificadas permitem com que o RH tenha relatórios automáticos do desempenho dos colaboradores, ajudando a identificar quais pontos do treinamento estão dando certo e quais precisam ser aprimorados. Esses dados confiáveis podem ser usados na tomada de decisões a respeito das ações educativas.

Com essas vantagens, a gamificação se torna uma ótima opção para melhorar os resultados do treinamento corporativo. No entanto, muitas empresas podem se questionar como adotar essa ferramenta na correria do dia a dia.

Como Utilizar a Gamificação para Treinamento Corporativo?

Adotar as plataformas gamificadas nas estratégias de educação empresarial é uma tarefa mais fácil do que se imagina. O primeiro passo, assim como em qualquer treinamento, é definir os objetivos da ação e conhecer o público-alvo: sem isso, dificilmente será desenvolvida uma solução que verdadeiramente engaje os funcionários e atinja os resultados desejados.

A pesquisa com os colaboradores deve entender quais são suas necessidades e expectativas, mas também as referências que possuem em relação aos jogos. Isso irá ajudar a planejar uma dinâmica que use essa familiaridade ao seu favor para despertar a atenção dos participantes. 

Após esse trabalho é o momento de desenvolver a plataforma gamificada. Uma dica especial é contar com parceiras especializadas nesse serviço, que irão fazer uma pesquisa completa com o público-alvo e avaliar os objetivos da estratégia para montar uma dinâmica que atenda às necessidades da empresa e desperte o engajamento dos funcionários. 

Essa empresa parceira sabe quais elementos usar para tornar a dinâmica lúdica, mas sem desviar o foco dos conteúdos que precisam ser aprendidos e das estratégias para incentivar a mudança de comportamento dos colaboradores. Além disso, ela domina a tecnologia necessária para tirar o planejamento do papel e concretizá-lo em uma plataforma atraente e intuitiva. 

Assim, tanto as etapas de planejamento e execução da gamificação se tornarão mais práticas e eficientes, facilitando a vida do RH e melhorando os resultados do treinamento corporativo. 

Ao implementar a gamificação no treinamento, essa parceria ainda ajudará o RH a acompanhar o progresso dos colaboradores, identificando pontos de melhoria na plataforma para que ela se torne cada vez mais engajadora e efetiva. 

A gamificação também pode ser usada em outras estratégias de educação empresarial, como o programa de integração. Neste caso, a ferramenta contribui na familiarização do recém-contratado na cultura, normas e história da organização — tudo de forma interativa, imersiva e divertida, quebrando o gelo do nervosismo dos novatos. 

Como implementar a gamificação na sua empresa?

A gamificação tornou-se um conceito cada vez mais popular no mundo corporativo, oferecendo uma maneira única para as empresas envolverem seus funcionários e clientes. Desde aumentar a concorrência e a motivação até melhorar o desempenho dos funcionários, a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio.

Mas o que é gamificação e como você pode implementá-la em sua empresa?

O que é gamificação?

Gamificação é o processo de usar elementos de design de jogos e pensamento de jogo para envolver o público e resolver problemas. É a aplicação da mecânica de jogos e técnicas de design de jogos para contextos não relacionados a jogos. É frequentemente usado para melhorar o engajamento do usuário, motivar e recompensar clientes e funcionários, ou para aumentar as vendas ou a lealdade.

O objetivo da gamificação é melhorar a experiência e o engajamento do usuário, criando um ambiente divertido e envolvente. Ele usa mecânicas de jogo como pontos, níveis, recompensas e desafios para motivar os usuários e aumentar sua participação. A gamificação pode ser usada de várias maneiras, desde programas de fidelidade de clientes até treinamento e desenvolvimento de funcionários.

4 passos para implementar a gamificação na sua empresa

Para implementar a gamificação em sua empresa, você deve considerar as metas e objetivos que deseja alcançar. Considere que tipo de mecânica de jogo você deseja usar e como você pode usá-los para motivar seus funcionários ou clientes.

1. Definir metas e objetivos

O primeiro passo ao implementar a gamificação é definir suas metas e objetivos. O que você quer alcançar com a gamificação? Você deseja aumentar o engajamento, a motivação ou a lealdade dos funcionários? Ou você quer aumentar as vendas ou o engajamento do cliente? Identificar suas metas e objetivos ajudará você a criar um programa de gamificação bem-sucedido.

2. Escolha a mecânica de jogo apropriada

Depois de identificar suas metas e objetivos, é hora de escolher a mecânica de jogo apropriada. Há uma variedade de mecânicas que você pode usar, como pontos, níveis, recompensas, desafios e tabelas de classificação. 

Considere que tipo de mecânica de jogo melhor se adapta às suas metas e objetivos e será mais eficaz para o seu negócio.

3. Crie um ambiente gamificado

Criar um ambiente gamificado é essencial para implementar a gamificação. De decorações físicas a displays digitais, criar um ambiente divertido e envolvente é fundamental para envolver funcionários e clientes. 

Pense em maneiras de tornar seu ambiente mais parecido com um jogo, como ter um fliperama ou uma sala de jogos, ou introduzir elementos competitivos.

4. Monitorar e avaliar

Uma vez que seu programa de gamificação esteja funcionando, é importante monitorar e avaliar sua eficácia. Isso ajudará você a identificar áreas onde você pode fazer melhorias ou alterações. Você também deve recompensar funcionários ou clientes que participam do seu programa e garantir que eles estejam engajados e motivados.

Ao implementar a gamificação em sua empresa, você pode criar um ambiente divertido e envolvente que incentiva o engajamento, a motivação e a lealdade dos funcionários. Logo, a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio, por isso é importante considerar cuidadosamente as metas e objetivos que você deseja alcançar e escolher as mecânicas de jogo apropriadas para ajudá-lo a alcançá-los.

Descubra como otimizar o onboarding de novos funcionários com a gamificação e dê um UP na sua gestão de pessoas!

Banner-teste-gratis-artigo


Quais os principais fatores de gamificação para treinamento corporativo?

Alguns fatores incluem: conteúdo envolvente, objetivos claros, recompensas, desafios e variedades etc...

Porque é tão importante um bom desempenho dos colaboradores?

A importância dos colaboradores nos desempenho de uma empresa nunca foi tão clara como na atualidade: afinal, são eles os responsáveis por diversos processos da organização, da produção dos produtos e execução dos serviços ao atendimento ao cliente. Por isso de sua importancia e de seu bom desempenho constante.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo