Investir em educação empresarial é uma estratégia que vem ajudando negócios de todos os portes e segmentos de mercado a melhorarem seus resultados ao capacitar seu maior ativo: os funcionários. De tantas metodologias, o uso da gamificação no treinamento corporativo vem ganhando destaque no mundo inteiro.

Descubra as vantagens e como adotar a gamificação em seu treinamento empresarial e dê um UP na sua gestão de pessoas!

Treinamento Corporativo: por que não inovar?

A importância dos colaboradores nos desempenho de uma empresa nunca foi tão clara como na atualidade: afinal, são eles os responsáveis por diversos processos da organização, da produção dos produtos e execução dos serviços ao atendimento ao cliente.

Nesse sentido, ter colaboradores competentes é uma grande vantagem competitiva, pois eles acabam tendo maior produtividade e qualidade no trabalho. Além de fazer um ótimo recrutamento e seleção, é importante investir em ações de treinamento corporativo para atualizar os conhecimentos dos funcionários, preencher lacunas em seus saberes e formação e prepará-los para as novidades no setor. 

Uma estratégia de treinamento empresarial não deve ser ignorada pelo RH, não importa o porte ou segmento do negócio. No entanto, algumas metodologias adotadas podem não trazer os resultados desejados, por gerarem pouco engajamento dos participantes. 

Seus funcionários irão absorver os conhecimentos adequadamente se ficarem um bom período de tempo sentados, apenas escutando um instrutor? Com a constante diminuição da capacidade de atenção das pessoas a cada ano que passa, possivelmente a resposta será negativa.

Assim, em vez de aprender, os colaboradores pouco irão aproveitar os treinamentos. Para resolver esse problema, muitas empresas estão investindo em metodologias engajadoras e ativas de aprendizagem, como a gamificação!

Essa estratégia inovadora vem sendo adotada por organizações mundiais, trazendo resultados impressionantes para a gestão de pessoas. 

As Vantagens da Gamificação no Treinamento Corporativo

Adotar métodos inovadores nas ações educativas de uma empresa pode fazer a diferença nos resultados da estratégia. Entre tantas opções, a gamificação se tornou uma grande tendência — e isso não é à toa!

Em resumo, a gamificação é uma metodologia que usa elementos, lógica e design de jogos para alcançar objetivos que não sejam apenas o do entretenimento. Recursos como storytelling, missões e pontuação são aplicados para motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades e até mesmo mudar alguns comportamentos. 

Essa metodologia vem sendo adotada nos mais diferentes processos nos negócios — da atração de clientes às estratégias de educação empresarial — trazendo resultados impressionantes ao engajar pessoas e otimizar tarefas.

No caso do treinamento corporativo, a gamificação pode ajudar a tornar o momento de aprendizagem mais engajador, dinâmico e efetivo, por diversos motivos:

  • Motivação: os jogos despertam naturalmente a curiosidade e atenção das pessoas e essa metodologia aproveita essa inclinação para motivar os colaboradores a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade, aumentando o seu ânimo;
  • Fortalecimento do conhecimento: tudo que é aprendido com estímulos lúdicos é mais fácil de ser gravado na memória. Isso ajuda os funcionários a aplicar melhor os aprendizados dos treinamentos em seu dia a dia;
  • Metodologia ativa: um jogo sempre demanda proatividade dos participantes. Nessa dinâmica os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem, não meros ouvintes;
  • Método moderno: as pessoas estão familiarizadas com o uso da tecnologia em seu dia a dia e adoção desse tipo de ferramenta aproxima os colaboradores das atividades do treinamento corporativo, quebrando algumas barreiras e modernizando esse processo; 
  • Combinação com outras metodologias: a gamificação é uma ferramenta flexível que pode ser adotada com outras possibilidades, como o EAD, potencializando o resultado das estratégias usadas;
  • Uso de dados: as plataformas gamificadas permitem com que o RH tenha relatórios automáticos do desempenho dos colaboradores, ajudando a identificar quais pontos do treinamento estão dando certo e quais precisam ser aprimorados. Esses dados confiáveis podem ser usados na tomada de decisões a respeito das ações educativas.

Com essas vantagens, a gamificação se torna uma ótima opção para melhorar os resultados do treinamento corporativo. No entanto, muitas empresas podem se questionar como adotar essa ferramenta na correria do dia a dia.

Como Utilizar a Gamificação para Treinamento Corporativo?

Adotar as plataformas gamificadas nas estratégias de educação empresarial é uma tarefa mais fácil do que se imagina. O primeiro passo, assim como em qualquer treinamento, é definir os objetivos da ação e conhecer o público-alvo: sem isso, dificilmente será desenvolvida uma solução que verdadeiramente engaje os funcionários e atinja os resultados desejados.

A pesquisa com os colaboradores deve entender quais são suas necessidades e expectativas, mas também as referências que possuem em relação aos jogos. Isso irá ajudar a planejar uma dinâmica que use essa familiaridade ao seu favor para despertar a atenção dos participantes. 

Após esse trabalho é o momento de desenvolver a plataforma gamificada. Uma dica especial é contar com parceiras especializadas nesse serviço, que irão fazer uma pesquisa completa com o público-alvo e avaliar os objetivos da estratégia para montar uma dinâmica que atenda às necessidades da empresa e desperte o engajamento dos funcionários. 

Essa empresa parceira sabe quais elementos usar para tornar a dinâmica lúdica, mas sem desviar o foco dos conteúdos que precisam ser aprendidos e das estratégias para incentivar a mudança de comportamento dos colaboradores. Além disso, ela domina a tecnologia necessária para tirar o planejamento do papel e concretizá-lo em uma plataforma atraente e intuitiva. 

Assim, tanto as etapas de planejamento e execução da gamificação se tornarão mais práticas e eficientes, facilitando a vida do RH e melhorando os resultados do treinamento corporativo. 

Ao implementar a gamificação no treinamento, essa parceria ainda ajudará o RH a acompanhar o progresso dos colaboradores, identificando pontos de melhoria na plataforma para que ela se torne cada vez mais engajadora e efetiva. 

A gamificação também pode ser usada em outras estratégias de educação empresarial, como o programa de integração. Neste caso, a ferramenta contribui na familiarização do recém-contratado na cultura, normas e história da organização — tudo de forma interativa, imersiva e divertida, quebrando o gelo do nervosismo dos novatos. 

Descubra como otimizar o onboarding de novos funcionários com a gamificação e dê um UP na sua gestão de pessoas!