Gamificação e treinamento corporativo: como engajar e transformar sua equipe

Gamificação e treinamento corporativo: como engajar e transformar sua equipe
24 set 2025

Adotar a gamificação no treinamento corporativo contribui para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários nessa estratégia, fortalecendo sua aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades importantes para sua função e para a empresa. 

Atualmente os métodos tradicionais de ensino vêm retendo menos a atenção dos colaboradores e, assim, reduzindo os impactos positivos da educação corporativa. Investir na inovação em treinamentos, como no caso da aprendizagem gamificada, pode mudar esse cenário e transformar os resultados da sua equipe.

Invista na aprendizagem corporativa inovadora: saiba como aproveitar o melhor da gamificação nos treinamentos da sua empresa!

O que é gamificação no contexto corporativo?

A gamificação é uma metodologia que está sendo adotada nas mais diferentes áreas – da saúde ao marketing. No caso das empresas, essa solução pode contribuir na melhora dos resultados de estratégias como o recrutamento e seleção, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, plano de carreira, tarefas cotidianas e, especialmente, treinamento corporativo e desenvolvimento de pessoas

Nesta situação, a gamificação utiliza elementos semelhantes aos jogos com o objetivo de motivar e envolver os funcionários no processo de aprendizagem. Ao incorporar esses elementos à educação corporativa, as organizações podem envolver e motivar seus funcionários de forma mais eficaz. 

Além disso, essa ferramenta  também pode ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e agradável, resultando em uma melhor retenção de conhecimento e melhor desempenho. Mas, os impactos positivos de se adotar a gamificação nas empresas não param por aí.

Por que inovar no treinamento de colaboradores? 

A importância dos colaboradores no desempenho de uma empresa nunca foi tão clara como na atualidade: afinal, são eles os responsáveis por diversos processos da organização, da produção dos produtos e execução dos serviços ao atendimento ao cliente.

Nesse sentido, ter colaboradores competentes é uma grande vantagem competitiva, pois eles acabam tendo maior produtividade e qualidade no trabalho, destacando seu negócio da concorrência.  

Além de fazer um ótimo recrutamento e seleção para ter talentos na equipe, é importante investir em ações de treinamento corporativo para atualizar os conhecimentos dos funcionários, preencher lacunas em seus saberes e formação e prepará-los para as novidades no setor. 

No entanto, algumas metodologias adotadas podem não trazer os resultados desejados, por gerarem pouco engajamento dos participantes. Seus funcionários irão absorver os conhecimentos adequadamente se ficarem um bom período de tempo sentados, apenas escutando um instrutor? Com a constante diminuição da capacidade de atenção das pessoas a cada ano que passa, possivelmente a resposta será negativa.

Assim, em vez de aprender, os colaboradores pouco irão aproveitar os treinamentos, desperdiçando o seu tempo e os recursos da organização. Para evitar isso, muitas empresas estão investindo em metodologias engajadoras e ativas de aprendizagem, como a gamificação. Essa estratégia inovadora vem sendo adotada por organizações mundiais, trazendo resultados impressionantes para a gestão de pessoas.

Vantagens da gamificação em treinamentos empresariais

Não é à toa que essas companhias estão investindo no treinamento gamificado: são vários os benefícios da gamificação nas empresas, especialmente para fortalecer a educação corporativa e o desempenho e engajamento dos colaboradores. 

Aumento do engajamento e retenção  

Os jogos despertam naturalmente a curiosidade e atenção das pessoas e a gamificação aproveita essa inclinação para motivar os colaboradores a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade, aumentando o seu ânimo.

Por meio de mecânicas e elementos lúdicos, os funcionários se engajam mais no treinamento gamificado, aproveitando melhor cada ensinamento e passando mais tempo na plataforma. Consequentemente, irão aprender mais e aplicar seus novos conhecimentos nas tarefas do dia a dia. 

Aprendizagem ativa e prática  

Um jogo sempre demanda proatividade dos participantes. Nessa dinâmica os colaboradores precisam ter uma atitude mais ativa nos treinamentos, se tornando protagonistas nos processos de aprendizagem, não meros ouvintes.

Além disso, pode-se incorporar atividades práticas no treinamento gamificado, estimulando ainda mais a proatividade dos funcionários e aproximando o ensino das demandas cotidianas. 

Desenvolvimento de competências comportamentais  

A gamificação também pode ser adotada para despertar várias competências comportamentais nos colaboradores – como o senso de trabalho em equipe, liderança, empatia, proatividade, entre outras –, que melhoram a dinâmica interna da empresa.

 Como aplicar a gamificação no treinamento corporativo

Adotar as plataformas gamificadas nas estratégias de educação empresarial é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Existem algumas etapas que vão guiar uma boa implementação dessa metodologia em negócios de todos os portes e segmentos.

Etapas de planejamento  

O primeiro passo, assim como em qualquer treinamento, é definir os objetivos da ação e conhecer o público-alvo: sem isso, dificilmente será desenvolvida uma solução que verdadeiramente engaje os funcionários e atinja os resultados desejados.

O que quer alcançar com essa estratégia? Deseja aumentar o engajamento, a motivação ou a lealdade dos funcionários? Ou quer aumentar as vendas ou o engajamento do cliente? Identificar suas metas e objetivos ajudará você a criar um programa de gamificação bem-sucedido.

Enquanto isso, a pesquisa com os colaboradores deve entender quais são suas necessidades e expectativas, mas também as referências que possuem em relação aos jogos. Isso irá ajudar a planejar uma dinâmica que use essa familiaridade ao seu favor para despertar a atenção dos participantes. 

Além disso, é importante definir itens como cronograma e orçamento, ajudando assim a otimizar os recursos e o tempo empregados na ação.

Ferramentas e plataformas indicadas  

Após esse trabalho é o momento de desenvolver a plataforma gamificada. Uma dica especial é contar com parceiras especializadas nesse serviço, que irão fazer uma pesquisa completa com o público-alvo e avaliar os objetivos da estratégia para montar uma dinâmica que atenda às necessidades da empresa e desperte o engajamento dos funcionários. 

Essa parceira sabe quais elementos usar para tornar a dinâmica lúdica, mas sem desviar o foco dos conteúdos que precisam ser aprendidos e das estratégias para incentivar a mudança de comportamento dos colaboradores. Além disso, ela domina a tecnologia necessária para tirar o planejamento do papel e concretizá-lo em uma plataforma atraente e intuitiva. 

Porém, é preciso pesquisar entre as diferentes soluções disponíveis no mercado para encontrar a plataforma gamificada ideal para seu negócio, que resolva as necessidades de treinamento da empresa e ofereça atividades engajadoras para seus colaboradores.

Monitoramento de resultados  

É importante adotar indicadores para acompanhar o andamento da estratégia, identificando pontos de melhoria e lacunas o mais cedo possível e, assim, corrigí-las rapidamente. Métricas como a taxa de adesão, retenção, engajamento, média de aprendizagem, ROI, entre outras, são essenciais nessa etapa

Uma parceira de confiança irá também ajudar nessa questão, oferecendo uma plataforma que faça a coleta, organização e análise dos dados do desempenho dos colaboradores nas atividades – isso com rapidez e praticidade. 

Exemplos reais de empresas que utilizaram gamificação  

Existe uma série de casos de sucesso que comprovam como, se adotada com planejamento, eficiência e parceria, a gamificação pode gerar resultados concretos nos treinamentos corporativos da empresa.

A Decathlon, por exemplo, desejava melhorar o atendimento de suas lojas e o relacionamento com os clientes ao oferecer uma experiência de encantamento na hora da compra. Por isso, com a ajuda da Ludos Pro, adotou uma plataforma gamificada de treinamentos para educar seus colaboradores a respeito dos produtos e esportes relacionados ao seu negócio, tornando-os verdadeiros especialistas em sanar as dúvidas e engajar o público.

Foram 1.500 funcionários capacitados com essa estratégia, desbloqueando mais de 13 mil conquistas na plataforma e obtendo mais de 95% de performance nos cursos. Isso foi possível ao promover treinamentos corporativos mais dinâmicos, estimulando a competitividade e engajamento dos colaboradores nas atividades.

Já o Grupo ADN desejava estruturar sua universidade corporativa para que fosse capaz de desenvolver os colaboradores e abrigar estratégias como onboarding, planejamento estratégico e treinamentos de desempenhos. 

Também contando com a expertise da Ludos Pro, mais de 40 cursos gamificados são oferecidos na plataforma, que registrou 95% de engajamento dos participantes, uma performance acima de 97% e mais de mil certificados emitidos.

A drogaria Globo também teve a parceria da Ludos Pro para gamificar sua universidade corporativa. Assim, oferece mais de 30 cursos para fortalecer o conhecimento técnico da equipe sobre as principais marcas de medicamentos do mercado e as orientações acerca de operações como o inventário da loja e o recebimento de mercadorias. 

Com essa aprendizagem corporativa inovadora, mais de 1.500 colaboradores foram treinados na plataforma e alcançaram uma performance de 98% nos cursos. 

Esses são apenas três cases que comprovam os benefícios da gamificação nas empresas de diferentes portes e segmentos, fortalecendo a capacitação e engajamento dos colaboradores. 

Principais dificuldades e como superá-las  

Porém, para alcançar resultados como estes, é preciso enfrentar alguns desafios:

  • Desconfiança dos colaboradores

Em um primeiro momento os funcionários podem não levar a estratégia tão a sério por conta do seu aspecto lúdico. Para quebrar esse gelo, o RH e as lideranças podem explicar como a gamificação funciona e até mesmo apresentar cases de sucesso para assegurar os profissionais sobre a credibilidade e eficiência da metodologia.

  • Estrutura e tecnologia

Para explorar todo o potencial da gamificação é importante investir em uma solução tecnológica de qualidade. Isso demanda recursos e uma estrutura adequada, que nem sempre as empresas possuem. Por isso, é fundamental contar com uma parceira especializada na metodologia para fornecer uma plataforma engajadora, inovadora e ideal para as necessidades da organização.

  • Encontrar a parceira certa

Existem várias empresas no mercado, porém é preciso escolher bem dentre as soluções gamificadas disponíveis para contar com uma verdadeira parceira, que vai sanar as necessidades da educação corporativa do seu negócio e gerar os resultados desejados. 

Conclusão: Invista em Treinamentos Mais Eficientes com Gamificação   

Ao implementar um treinamento gamificado em sua empresa você pode criar um ambiente divertido e envolvente que incentiva o engajamento, a motivação e a lealdade dos funcionários. Logo, a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio: por isso é importante considerar cuidadosamente as metas e objetivos que você deseja alcançar e escolher as mecânicas de jogo apropriadas para alcançá-los.

Porém, para atingir esses objetivos, é importante escolher uma parceira confiável para desenvolver uma plataforma de qualidade para seus colaboradores – felizmente, várias soluções oferecem testes gratuitos para que as empresas conheçam todas as possibilidades do seu software e, assim, tomem uma decisão mais certeira.

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Quais os principais fatores de gamificação para treinamento corporativo?

Alguns fatores incluem: conteúdo envolvente, objetivos claros, recompensas, desafios e variedades etc...

Porque é tão importante um bom desempenho dos colaboradores?

A importância dos colaboradores nos desempenho de uma empresa nunca foi tão clara como na atualidade: afinal, são eles os responsáveis por diversos processos da organização, da produção dos produtos e execução dos serviços ao atendimento ao cliente. Por isso de sua importancia e de seu bom desempenho constante.

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