A gestão de equipes começa com um grande líder, e para isso, é preciso saber como aplicar a melhoria contínua na empresa!

No artigo de hoje, separamos 5 dicas fundamentais para que você alcance grandes resultados com o seu time!

Ficou interessado? Então, veja só!

  • Humanidade em primeiro lugar;
  • Planejamento é o pilar dos seus projetos;
  • Comunicação com ruídos leva a falhas;
  • Ninguém é igual a ninguém;

Esses tópicos serão de grande valia para o desenvolvimento de uma gestão cada vez mais eficiente na sua empresa. São temas que farão toda a diferença, e que tratamos em mais detalhes logo abaixo.

A Gestão de Equipes requer humanidade em primeiro plano!

Estamos quase na segunda década do Século XXI. Hoje, as pessoas não aceitam mais ser tratadas como apenas alguns números e ferramentas para suas empresas.

Como empresários, sabemos que, ao final do dia, o que realmente paga as contas dos colaboradores, dos fornecedores e mantém a empresa de pé são os resultados. Mas, para alcançá-los, é preciso de muito mais do que dinheiro.

Pessoas capazes são recursos inestimáveis, e preservar a humanidade, os direitos e atender necessidades deve ser a prioridade máxima em qualquer companhia.

Mesmo quando falamos de empresas que compram de empresas, elas são representadas por pessoas, e saber construir relacionamentos poderosos, lucrativos e transparentes é a melhor opção.

Cuidar dos seus colaboradores e aplicar a melhoria contínua significa estar atento às suas crescentes necessidades, alinhar suas expectativas e estar pronto para atendê-las.

Priorize soluções, não problemas

Quando os desentendimentos acontecem, é fundamental focar em como resolver a situação, ao invés de simplesmente apontar culpados.

Essa prática eleva o senso de responsabilidade da equipe, fazendo com que os próprios colaboradores assumam suas falhas e dêem o seu melhor para resolver a situação. É esse tipo de comportamento que deve ser encorajado entre as equipes!

O planejamento é essencial para obter resultados

A gestão de equipes também precisa cuidar para que o time que integra o planejamento seja composto por mentes brilhantes, como colaboradores com grande capacidade analítica e adaptativa. O planejamento precisa ser muito preciso para gerar os resultados corretos e deve conter método.

Resultados alcançados sem métodos são meros golpes de sorte, e seus clientes podem cobrar isso de você.

Um bom planejamento requer uma análise minuciosa dos riscos, das restrições e das expectativas das partes interessadas. O cliente beneficiado com o planejamento, a empresa em questão e todos que fazem parte precisam ter suas expectativas atendidas.

Por isso, reuniões de planejamento e alinhamento são indispensáveis. Sem isso, você corre riscos de cometer erros bobos de planejamento, perder dinheiro, tempo e gastar a energia dos seus colaboradores com processos que não levam a lugar algum.

Mantenha tudo documentado

Melhoria contínua só acontece quando existem registros. É preciso entender o que foi feito, como foi feito e o que poderá ser realizado para melhorar os processos, os métodos e a execução dos trabalhos como um todo.

Além disso, a documentação é a sua melhor – e única – defesa, caso o cliente opte por um caminho diferente do que foi planejado. Assim, você garante que todas as partes estavam cientes dos cenários possíveis e decidiram continuar mesmo assim.

Esclareça ruídos de comunicação

Comunicação com ruídos pode levar a falhas graves na execução do trabalho e gerar cancelamentos e disputas com os clientes. Por isso, seus colaboradores precisam ter uma comunicação 100% alinhada em todos os departamentos. O cliente precisa ter um ponto de contato fixo.

Garanta que a voz que representa a sua empresa compreende as expectativas, necessidades e desejos dos seus clientes, bem como as limitações e possibilidades dos seus departamentos. É preciso ter alguém com habilidades de comunicação excepcionais e a capacidade de negociar soluções de forma estratégica.

Lembre-se: comunicação não se trata do que você fala, mas do que a outra pessoa entende. É preciso compreender suas limitações. Transmita instruções claras e objetivas. Garanta que a outra parte compreenda a importância disso e não permita que ruídos sejam gerados.

Explore o trabalho em equipe

Individualidade precisa ter os seus limites. A gestão de equipes deve saber trabalhar a compreensão e a integração dos colaboradores em prol dos melhores resultados. Assim, você forma times poderosos e unidos.

É preciso compreender as habilidades e limitações de cada membro da equipe para conseguir alcançar o máximo da performance de cada um. Por isso, a gestão de equipes deverá conhecer os projetos e a sua extensão, como a participação de cada departamento deverá funcionar e também como se dá a alocação de recursos para os projetos.

Planejar e executar projetos consome tempo, energia e recursos, e tudo isso deve estar dentro do escopo e do orçamento original. Por isso, crie equipes produtivas e incentive a colaboração no dia a dia da empresa, já que isso irá preparar os colaboradores para trabalharem juntos.

Valorize as diferenças

Pessoas com capacidades e conhecimentos diferentes podem fornecer pontos de vista diferenciados e complementares para projetos. Assim, você consegue ter um panorama mais amplo para o Planejamento e a execução das tarefas.

Valorize as capacidades únicas de cada colaborador e incentive o compartilhamento do conhecimento com o restante da equipe. Isso ajuda na integração e cria um time mais completo e mais forte, ao mesmo tempo que menos dependente das habilidades de um único indivíduo.

É parte importante da gestão de equipes conseguir equilibrar essa questão da importância do colaborador. Ele nunca deverá ser insubstituível, a ponto de quando faltar, prejudicar as operações da empresa. Os membros do time, ao mesmo tempo, não podem sentir-se irrelevantes e considerados apenas como ferramentas.

Lembre-se de sempre valorizar os colaboradores e praticar ações que fazem a diferença, tanto no que diz respeito ao emocional e psicológico quanto no trabalho em si.

Agora que você sabe como a melhoria contínua é fundamental para manter e melhorar os resultados da sua empresa, chega a hora de colocar os conceitos em prática. Quer saber como fazer isso? Nós podemos ajudar! Fale com um de nossos consultores.