Conheça os 7 principais tipos de gestão para sua empresa

tipos de gestão
16 jun 2023

Com o surgimento de novos modelos de negócios, houve também a necessidade de desenvolver diferentes tipos de gestão. Atualmente, existem várias abordagens, como a gestão democrática, meritocrática, autoritária, centrada em resultados ou processos.

A característica da empresa precisa ser levada em consideração na hora de escolher um modelo de gestão.

Gestão significa gerenciamento, e é a prática de administrar uma instituição, uma empresa, ou uma entidade social. O objetivo dessa ferramenta é usar todos os recursos de um negócio da melhor forma possível a fim de que ele prospere.

Existem vários tipos de gestão que uma empresa pode seguir. Cada modelo tem sua abordagem e estratégias específicas, ajudando o negócio a ter um foco de ação. No entanto, muitos ainda desconhecem todas as possibilidades, gerando assim desencontros, desperdícios e perda de oportunidades. 

Evite problemas em seu negócio! Descubra neste artigo os 7 principais tipos de gestão que podem ser adotados na sua empresa.

Afinal, qual o conceito de gestão?

Gestão é o nome dado a conjunto de atividades relacionadas às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Em outras palavras, é a prática de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias de uma corporação, sempre alinhados a um objetivo específico.

A equipe que assume a tarefa de gerir, fica responsável por definir caminhos, criar metas e identificar questões que precisam ser resolvidas ou melhoradas dentro de uma empresa, a fim de alcançar suas metas. Seu desafio é utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível para alcançar os objetivos com o mínimo de despesas.

Para isso acontecer, a equipe precisa dominar algumas competências, como pensamento estratégico e espírito de liderança. Além disso, ele deve saber analisar indicadores, dar feedback e tomar decisões. Porque uma gestão eficaz está diretamente relacionada a utilização dessas competências e da implementação correta dos princípios-chave da gestão.

Basicamente, a área de gestão de pessoas trabalha para:

  • Atrair talentos qualificados para as posições e cargos;
  • Identificar projetos e encontrar um colaborador que corresponda com as necessidades que a função exige, de forma que consiga alcançar as metas propostas;
  • Aumentar a competitividade da marca em relação aos seus concorrentes;
  • Alinhar ações à missão, valores e visão da empresa.

Gestão de diferentes áreas

A gestão empresarial contempla diferentes áreas. De acordo com a Teoria Geral da Administração, de Jules Henri Fayol, ela pode ser dividida em seis setores.

  • Gestão administrativa: o profissional fica responsável por coordenar a administração como um todo. Ele é encarregado por todas as outras áreas de gestão da empresa;
  • Gestão financeira: o gestor fica imcubido pela administração dos recursos financeiros da empresa, compra de materiais, investimentos, etc;
  • Gestão de contabilidade: fica a frente das responsabilidades fiscais, tributárias, folhas de pagamentos e outras necessidades do setor contábil;
  • Gestão de produção: está encarregado a coordenar e sistematizar a produção da empresa, bem como seu desempenho;
  • Gestão de segurança: é delegado a ele todas as ações e políticas criadas e implementadas para garantir a segurança do trabalho, da produção e das pessoas, tanto na empresa como fora dela (viagens, transporte de produtos, atividade externa, ida/vinda à empresa);

  • Gestão comercial: o gestor é responsável pelas vendas no varejo, atacado e relacionamento com cliente.

Qual a importância da gestão de pessoas para a empresa?

O avanço da tecnologia tem otimizado processos cada vez mais, mas a mão-de-obra humana ainda é essencial para o funcionamento de uma empresa. Logo, pessoas são determinantes para uma corporação se manter competitiva no mercado.

Mas isso só acontece de fato quando elas se sentem estimuladas a desenvolver seu trabalho com toda eficiência necessária. Para que isso se concretize, é importante que haja responsáveis criando soluções nesse sentido, para garantir o engajamento e a motivação dos funcionários da empresa, isso se chama gestão de pessoas.

A gestão de pessoas busca, portanto, agregar melhorias aos processos internos e identificar soluções eficazes para tornar processos, pessoas e recursos o mais eficaz possível. As atividades realizadas por está área estão pautadas em 5 pilares:

  1. Motivação; 
  2. Comunicação interna;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Gestão por competência; 
  5. Treinamento e desenvolvimento. 

A gestão de pessoas, portanto, envolve todos os aspectos relacionados aos colaboradores de uma organização, sendo essencial para garantir a qualidade de vida desses profissionais e criar um ambiente de trabalho saudável e motivador, de modo que eles acessem todos os recursos necessários para executar um bom trabalho e ser produtivos.

7 Principais Tipos de Gestão para a Empresa

Nenhum negócio funciona sem organização e planejamento, sem ter suas rotinas e regras bem definidas. Caso contrário, cada pessoa envolvida pode seguir um norte diferente e, desta forma, gerar conflitos, confusões e desperdícios para a empresa.

Por isso é imprescindível estabelecer uma norma geral para orientar o caminho e funcionamento da organização — e muitas vezes esse guia é o modelo de gestão adotado na empresa.

Basicamente, uma gestão empresarial é um conjunto de estratégias que define as ações, foco e atividades do negócio, tudo para melhorar seus resultados. Existem vários modelos que podem ser implantados em uma organização, cada um com suas características, vantagens, limitações e possibilidades.

Não é simples ou fácil decidir qual tipo de gestão seguir na empresa, pois não existe uma fórmula ou norma definitiva para essa escolha: é preciso considerar a realidade e necessidades da organização antes de investir em qualquer um dos modelos.

Confira os 7 principais tipos de gestão — suas características, vantagens e desvantagens — e escolha a mais adequada para o momento que sua empresa vivência ou para o caminho que se deseja seguir: 

1- Gestão Centralizadora

Esse modelo busca agregar as decisões mais importantes em apenas um núcleo da empresa, como os diretores. Geralmente este tipo tem uma estrutura hierárquica rígida, com um grupo de pessoas chefiando as áreas estratégicas.

A gestão centralizadora tem como vantagem o potencial de contar com decisões rápidas, já que dependem de poucas pessoas ou até uma só para serem tomadas. No entanto, essa mesma situação faz com que as ações sejam limitadas e possam não considerar questões importantes antes de serem realizadas. Afinal, uma única pessoa dificilmente consegue enxergar todos os cenários de uma situação. 

Além disso, enquanto uma gestão centralizadora pode acabar garantindo uma certa continuidade das ideias por trás das ações, há um grande risco de se tornar autoritária — e isso seria prejudicial tanto por limitar as estratégias, quanto para o clima interno. Os colaboradores e demais envolvidos podem se sentir excluídos e desvalorizados ao não participarem das decisões. 

2- Gestão Democrática

Ao contrário do tipo anterior, a gestão democrática incentiva e valoriza a participação dos colaboradores e demais envolvidos nas decisões e estratégias a serem tomadas. Em vez de centralização, há o compartilhamento das responsabilidades e liberdade para outros talentos brilharem.

No entanto, por terem tantas mãos envolvidas, esse modelo pode resultar em dificuldade e lentidão para tomar decisões. Em casos que exigem maior velocidade de resposta, nem sempre é essa a melhor opção.

Também é importante para esse modelo contar com profissionais comprometidos e capacitados para participar desse tipo de gestão, afinal a liberdade precisa vir acompanhada da responsabilidade pelas escolhas e ações.

Existem outros modelos que também seguem uma linha de pensamento parecida, como a gestão horizontal, que possibilitam maior participação dos colaboradores nas decisões internas. 

3- Gestão por Processos

Nesse modelo o foco da gestão não são as decisões, mas sim os processos que envolvem a empresa. Esse tipo busca implantar e gerenciar procedimentos que sejam eficientes e bem sucedidos.

Em vez de operações desorganizadas, procura-se padronizar e otimizar cada processo para gerar mais resultados ao negócio. Todavia, o problema desse tipo de gestão é o excesso, seja na questão do perfeccionismo exacerbado que limita as ações e inovações ou em se ignorar outros fatores que são essenciais a uma empresa, como as pessoas.

A criação e controle de processos é algo importante: mesmo que não seja o foco da gestão, deve-se atentar a esta questão para otimizar operações e reduzir custos na organização.  

4- Gestão por Resultados

Toda empresa quer e precisa ter bons resultados — e este é o foco desse modelo de gestão. O que importa é o atingimento de metas, uma filosofia seguida por muitos negócios.

O lado positivo da gestão por resultados é o esforço em se alcançar um alvo fundamental para o funcionamento e sucesso da empresa, além da liberdade propiciada aos colaboradores: afinal, não é o processo que importa, mas sim o resultado entregue ao final. 

No entanto, é preciso ter cuidado para que o anseio por atingir a meta não prejudique o clima e os relacionamentos internos, gerando estresse e conflitos — que irão prejudicar a produtividade e qualidade do serviço.

5- Gestão por Cadeia de Valor

O foco desse modelo é gerar valor para o cliente. Tudo feito na empresa é para alcançar esse objetivo: dos processos internos ao atendimento do público.

Uma das vantagens da gestão por cadeia de valor é justamente o potencial para satisfazer os clientes, conquistando e fidelizando o público. Além disso, esse modelo permite maior flexibilidade em diversas questões, já que o desejo e necessidades dos consumidores variam.

Todavia, isso demanda adaptabilidade dos colaboradores e dos processos adotados, que deverão se reinventar de acordo com aquilo que é considerado de valor pelos clientes. 

6- Gestão Comportamental

Diferentemente dos outros, o foco desse modelo é o comportamento dos colaboradores. Esse tipo de gestão busca entender o perfil comportamental dos funcionários da empresa, pensando em formas de aproveitar seus talentos para aumentar o desempenho do departamento. 

Nesse sentido, a organização investe na melhoria dos seus colaboradores para que gerem mais resultados. O lado positivo da gestão comportamental é o reforço da equipe, contando com profissionais mais habilidosos do ponto de vista social. No entanto, é preciso cuidar para não se esquecer de outras questões importantes para o funcionamento da empresa, como os processos e resultados. 

7- Gestão por Competências

Os funcionários continuam sendo o foco, mas, desta vez de outro ponto de vista: a gestão de pessoas por competências trabalha com os conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários para atingir os objetivos da empresa e melhorar seus resultados. 

Assim, busca-se alinhar as qualidades da equipe com as metas do negócio, lidando tanto com as capacidades técnicas quanto às habilidades subjetivas. Assim como em outros casos, é importante não se esquecer de outros pontos importantes para a empresa. 

Mas, esse trabalho deve começar desde o recrutamento, encontrando os profissionais mais qualificados para somar ao departamento. 

Como escolher o melhor modelo de gestão para a minha organização?

É preciso ter em mente que não existe um modelo de gestão pré-determinado para cada empresa. Cada uma precisa levar em consideração aspectos que são singulares a elas, como o tipo de atividade desempenhada, quantidade de profissionais, nicho de atuação, cultura organizacional, além da missão, visão e dos valores.

Uma empresa pode, por exemplo, implementar diferentes modelos de gestão ao mesmo tempo, mesclando elementos de cada um. São infinitas as possibilidades. Então para tomar qualquer decisão sábia, é importante levar em consideração dois aspectos:

As características da sua empresa

Saiba dizer qual é o estilo da sua empresa e identificar a fase que está passando. Se ela está em fase de crescimento e expansão, o modelo de gestão mais adequado é diferente de outra instituição que esteja com problemas de absenteísmo e alta taxa de rotatividade, por exemplo.

Os objetivos e as expectativas

Depois de ter certeza que sabe quais as características da empresa e sua fase atual, é mais fácil identificar o que ela precisa e quais objetivos ela deve alcançar. A partir disso, você provavelmente saberá qual modelo de gestão facilitará esse processo.

Gostou deste artigo? Toda semana há conteúdo novo para você acompanhar. Assine nossa newsletter e seja informado das principais novidades.

Qual o conceito de gestão?

Gestão é o nome dado a conjunto de atividades relacionadas às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. Em outras palavras, é a prática de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias de uma corporação, sempre alinhados a um objetivo específico.

Qual a importância da gestão de pessoas para a empresa?

A gestão de pessoas busca, portanto, agregar melhorias aos processos internos e identificar soluções eficazes para tornar processos, pessoas e recursos o mais eficaz possível. As atividades realizadas por está área estão pautadas em 5 pilares:

- Motivação; 
- Comunicação interna;
- Trabalho em equipe;
- Gestão por competência; 
- Treinamento e desenvolvimento. 

Como escolher o melhor modelo de gestão para a minha organização?

É preciso ter em mente que não existe um modelo de gestão pré-determinado para cada empresa. Cada uma precisa levar em consideração aspectos que são singulares a elas, como o tipo de atividade desempenhada, quantidade de profissionais, nicho de atuação, cultura organizacional, além da missão, visão e dos valores.
Uma empresa pode, por exemplo, implementar diferentes modelos de gestão ao mesmo tempo, mesclando elementos de cada um.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo