A importância da comunicação empresarial e como melhorá-la
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A importância da comunicação empresarial e como melhorá-la

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Existem vários elementos que contribuem para o sucesso ou não de uma empresa: a habilidade da equipe; o planejamento estratégico; a qualidade do produto ou serviço oferecido; e até mesmo a imagem que o público externo e interno associa a marca podem impactar em seu resultado. Nesse sentido, a importância da comunicação empresarial se torna mais aparente no desempenho da organização, ganhando a atenção do RH, marketing e altos executivos.

Em um primeiro momento, a comunicação empresarial pode não parecer uma das áreas que mais precise de investimento e cuidado da diretoria. No entanto, essa concepção está equivocada, pois esse setor tem uma importância estratégica para a organização, tanto quanto diz respeito ao seu público interno - colaboradores, fornecedores, parceiros, etc - quanto ao seus clientes, potenciais consumidores e sociedade. Ao desenvolver um bom trabalho nessa frente, a empresa fortalece seus relacionamentos, aumenta sua credibilidade, reforça uma mensagem positiva sobre sua marca e, assim, ganha uma boa reputação - o que causa reflexos nas vendas e no lucro da companhia.  

Neste artigo vamos esclarecer como investir na comunicação empresarial pode ajudar no desempenho da sua empresa. Além disso, iremos trazer dicas para aprimorar esse processo no seu negócio. Vamos lá?

Afinal, o que é Comunicação Empresarial?

Basicamente, a comunicação empresarial é a maneira com que sua organização se comunica com as pessoas e como elas interpretam essa mensagem. Esse público pode abranger diversas esferas: desde clientes ou potenciais compradores; outras empresas; a sociedade em geral; fornecedores; parceiros; e inclusive seus colaboradores.

Por isso a comunicação empresarial se torna uma estratégia complexa e ampla, que engloba os esforços de setores como marketing, assessoria de imprensa, relações públicas, RH e altos executivos. Todos esses atores trabalham em conjunto para assegurar que as informações e valores transmitidos estão em sintonia e para reduzir o risco de mal interpretações por parte de diferentes públicos.

A comunicação empresarial pode ser subdividida em algumas categorias:

• Assessoria de Imprensa: é a parte especializada em divulgar de forma jornalística a empresa nos meios de comunicação, aparecendo como fonte confiável para as reportagens, além de ser responsável por criar estratégias em caso de crises na imagem da marca, como a falha de algum produto que causou um dano severo e foi divulgada pelos veículos e redes sociais, por exemplo.

• Redes Sociais e Marketing de Conteúdo: é a área que cuida dos materiais divulgados pela empresa na internet, como as postagens em redes sociais e blogs, redação das informações no site, entre outras modalidades.

• Comunicação Interna: essa categoria trabalha com o público interno, seja com os fornecedores, parceiros e colaboradores. Ao contrário das outras, o objetivo não é a venda do produto ou serviço, e sim em despertar o engajamento dessas pessoas com a empresa.

A comunicação interna pode ser feita com métodos como revistas institucionais, intranet, mural de avisos, reuniões e feedback. Até mesmo a gamificação pode contribuir para esse processo, pois fortalece o engajamento dos colaboradores e outros públicos com a empresa de forma dinâmica e interativa.

A importância da Comunicação Empresarial

Cada uma das estratégias possui sua importância, impactando diferentes públicos para tornar sua marca conhecida de forma positiva, tanto para o público externo quanto o interno.

A assessoria de busca construir uma imagem de credibilidade diante do público em geral e dar visibilidade à marca - o que, consequentemente, gera vendas. Já as redes sociais, marketing de conteúdo e outras estratégias do meio digital servem para construir um relacionamento mais profundo com o público-alvo, seja para quem nunca ouviu falar da sua empresa aos clientes mais fiéis. Essa estratégia visa engajar as pessoas para fidelizá-las, um processo mais barato do que conquistar novos compradores.

A comunicação interna é uma das estratégias usadas para engajar os colaboradores e outros públicos que fazem sua empresa funcionar corretamente, fazendo-os vestir a camisa para dar o melhor de si em suas responsabilidades, além de impactar positivamente o clima organizacional.

Quando há ruídos nesse processo, uma série de problemas acontece: desalinhamentos entre os projetos; atrasos nos prazos; problemas no relacionamento entre os colaboradores e líderes; entre outras situações negativas. Geralmente nesses casos, uma das partes envolvidas não compreende com clareza as expectativas da outra, seja entre os fornecedores e a organização, entre parceiros ou entre o funcionário e chefe – o que acaba prejudicando os trabalhos.  

Portanto, investir na comunicação empresarial é investir na imagem e credibilidade da organização, criando um relacionamento saudável com seu público interno para que, juntos, façam um trabalho de qualidade. Isso se torna uma vantagem competitiva para a marca, fortalecendo seu espaço e conquistando mais vendas.

Dicas para melhorar a Comunicação Empresarial

Agora que você já sabe a importância da comunicação empresarial no desempenho da empresa, é necessário criar uma estratégia eficiente ao implementar ou aprimorar esse processo na sua organização. Confira algumas dicas:

Conheça bem o público

Antes de mais nada é preciso sabem com quem você vai falar. Não adianta usar a mesma linguagem com públicos diversos, como usar termos técnicos que costumam ser tratados com os fornecedores para o público das redes sociais, por exemplo. Ou então acabar usando uma determinada palavra que possa ser considerada ofensiva, ainda mais na internet. Pesquise bastante sobre os receptores das mensagens para evitar problemas e para verdadeiramente engajá-los com a marca.

Alinhe as mensagens

Apesar de se comunicar com diferentes públicos, sua mensagem tem que ter coesão. Isso evita confusões ou mal-entendidos que podem prejudicar a reputação da organização. Todos os conteúdos produzidos pela empresa devem transmitir seus valores internos: só assim as pessoas poderão associá-los à sua instituição.

Transparência

Ainda mais nos dias atuais, é quase impossível esconder alguma situação negativa. Independentemente do canal trabalhado, o princípio da transparência e honestidade é fundamental em qualquer relação - e isso inclui todos os públicos envolvidos com sua empresa. Portanto, nada de varrer a sujeira para baixo do tapete! Saiba como lidar com as crises de forma responsável para que sua marca saia fortalecida dessas situações.

Análise de resultados

Assim como em todos os processos estratégicos, é fundamental fazer constantemente uma avaliação dos trabalhos que estão sendo realizados. Isso ajuda a identificar falhas que poderiam comprometer a imagem da empresa, encontrar oportunidades e alcançar melhores resultados.

Gamificação e Comunicação Empresarial

A tecnologia pode e deve ser usada nas mais diversas estratégias de comunicação empresarial. Metodologias como a gamificação trazem soluções inovadoras para atrair, engajar e se comunicar com os mais variados públicos.

A gamificação é uma forma de unir elementos lúdicos à objetivos reais, como fortalecer a comunicação com seu público interno, promover ações externas, realizar o treinamento corporativo e o onboarding de novos funcionários. Esse método propicia experiências interativas e imersivas para os usuários, auxiliando seus processos de aprendizagem e engajamento com a marca.

Descubra como a gamificação pode contribuir com os processos da sua empresa! Converse conosco e conheça os benefícios dessa metodologia.

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