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Home / Blog / Gestão / Mailing: o que é e como construir a sua lista

Mailing: o que é e como construir a sua lista

03 nov 2022

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Mailing é a lista de contatos que uma empresa tem para realizar estratégias como Inbound Marketing, Inbound Sales e as vendas em geral. Um e-mail certeiro pode ajudar a atrair, converter e engajar as pessoas, gerando mais compras e fidelização.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é Mailing?
  • Como construir uma Lista de Mailing 
  • O que não fazer nas estratégias com Mailing?

Aproveite todo o potencial do Mailing: descubra o que é e como construir uma lista de contatos para seu negócio!

O que é Mailing?

Os e-mails ainda tem um grande potencial de comunicação entre as pessoas e até mesmo de vendas. Não é à toa que tantas empresas não largaram a mão deste canal: seja para enviar promoções, conteúdos engajadores ou para conhecer melhor quem está do outro lado da tela, esse meio pode ajudar a estreitar o relacionamento com o cliente e a fechar negócios. 

O Mailing nada mais é do que a lista de contatos de e-mail que uma empresa tem. Esses dados costumam ser bastante usados em estratégias como Inbound Sales e Marketing e em vendas em geral, que sabem usar esse meio de comunicação para estabelecer uma relação mais sólida com as pessoas. 

Dessa forma, existem diversas oportunidades de transformar esse canal em um meio estratégico para a empresa atrair, encantar, converter e fidelizar clientes. 

Pode-se usá-lo para envio de promoções, de conteúdos que tenham a ver com a área da empresa — como forma de criar autoridade para marca e despertar a confiança das pessoas —, para divulgar testes grátis do produto ou serviço, promover ações e campanhas ligadas à organização, estratégias de pós-vendas… são inúmeras as possibilidades para se aproveitar o melhor dessa ferramenta.

No entanto, de onde vem esses contatos? Como conseguir o e-mail do público-alvo do negócio?

Como construir uma Lista de Mailing 

Existem algumas formas de se conquistar o contato dos clientes em potencial da empresa. Dois dos principais caminhos são: 

Inbound Marketing

Nesse caso, usa-se uma “isca” para atrair e captar o e-mail dos contatos. Artigos de blog, e-books, infográficos, anúncios, gamificação voltada para marketing, entre outras ideias são produzidas para oferecer conteúdos e formatos que despertam o interesse das pessoas e, para acessá-los, eles devem informar alguns dados como nome, profissão/empresa e o seu endereço eletrônico. 

Tudo é feito de forma transparente e oferecendo algo que realmente seja relevante para a vida do público-alvo da ação. Dessa forma, eles trocam informações estratégicas por materiais ricos e voltados para suas necessidades. 

Teste Gratuito

Às vezes, essa isca pode ser o próprio produto ou serviço da empresa, disponível de forma limitada (em quantidade, recursos disponíveis ou tempo). A pessoa, assim, tem a chance de conhecer melhor a solução e como ela pode agregar à sua vida pessoal e profissional.

Nesse caso, muitas empresas desenvolvem uma estratégia em que, ao final do teste, o participante recebe o contato de um vendedor preparado para converter esse negócio gratuito em pago — isso sem pressionar demais a pessoa, como se fosse uma venda tradicional. 

Esse modelo é uma ótima opção para permitir com que o público veja como a oferta fará a diferença em suas vidas na prática, enquanto um vendedor prepara o terreno para fechar o negócio. 

No fim, pode-se pedir o e-mail dessa pessoa como login ou para acesso à página de teste e, a partir daí, construir uma estratégia para educar esse indivíduo sobre os benefícios do produto ou serviço, o que mais a empresa pode fazer por ele e enviar outros conteúdos de engajamento. 

Independentemente da metodologia adotada, é fundamental saber fazer uma triagem inteligente desses contatos, separando entre aqueles que realmente pertencem ao público-alvo e aqueles que não terão um genuíno interesse na marca — além de dividi-los de acordo com seus interesses. 

O que não fazer nas estratégias com Mailing? 

Um dos pilares do Inbound Marketing é que as pessoas recebam os comunicados por sua espontânea vontade e que se crie um relacionamento de confiança e benefício mútuo. Nesse sentido, algumas condutas — que infelizmente são praticadas por algumas empresas — vão de encontro a esses entendimentos e de qualquer estratégia de contato com o público. 

No fim das contas, elas acabam sendo um tiro no pé: em vez de atrair clientes, esse tipo de comportamento afasta as pessoas e acaba criando uma imagem negativa do negócio. 

1- Não comprar ou adquirir sem o consentimento o e-mail das pessoas

Essa é uma das principais lições em qualquer estratégia séria de marketing: se a pessoa, por livre vontade, não se inscreveu para receber os e-mails, ela certamente irá odiar receber mensagens que não foram solicitadas de um remetente que mal conhece ou confia. 

Comprar ou coletar o contato das pessoas sem elas explicitamente aceitarem receber suas mensagens pode parecer um bom negócio em um primeiro momento — mas não é e, pelo contrário, só vai fazer clientes em potencial pegarem raiva da sua empresa. 

2- Não fazer spam

Mesmo que a pessoa ame a marca, ela certamente irá passar raiva de receber todo santo dia um e-mail aleatório e que não é de um tema que ache relevante para sua vida. Por isso, existem duas regras principais ao lidar com Mailing:

  • Primeiro: não se pode mandar e-mails com tanta frequência, lotando a caixa de entrada das pessoas;
  • Segundo: deve-se mandar e-mails com assuntos que sejam do interesse do contato, não apenas de temas genéricos. 

Pensar na quantidade de e-mails mandados em um determinado período de tempo — além de agrupar os contatos de acordo com seu perfil — é importante para se ter uma estratégia assertiva. 

3- Não ter uma estratégia

Além do excesso, a falta também é um problema: não adianta muita coisa mandar um ou outro e-mail, apenas quando uma promoção ocorre. Pode ser que algumas vendas sejam concretizadas, mas, no fim das contas, todo o potencial do Inbound Marketing será desperdiçado em uma situação dessas. 

Ter uma estratégia bem definida é fundamental para ter resultados. Isso inclui pensar no tom de voz e linguagem das mensagens, temáticas abordadas, etapas até a conversão, outras metodologias associadas e outros tantos detalhes. 

Não importa o canal: todas as estratégias com o público devem ser bem planejadas e executadas para, além de realizar uma única venda, reter esse comprador na empresa e aumentar assim sua receita recorrente.
Por isso, é importante que a organização invista em ações de fidelização para conquistar o seu público de vez. Veja como mensurar e melhorar o engajamento dos clientes e não deixe essas vendas escaparem por entre seus dedos!

O que é Mailing?

O Mailing nada mais é do que a lista de contatos de e-mail que uma empresa tem. Esses dados costumam ser bastante usados em estratégias como Inbound Sales e Marketing e em vendas em geral, que sabem usar esse meio de comunicação para estabelecer uma relação mais sólida com as pessoas. 

O que não fazer nas estratégias com Mailing? 

Um dos pilares do Inbound Marketing é que as pessoas recebam os comunicados por sua espontânea vontade e que se crie um relacionamento de confiança e benefício mútuo. Nesse sentido, algumas condutas — que infelizmente são praticadas por algumas empresas — vão de encontro a esses entendimentos e de qualquer estratégia de contato com o público. 

No fim das contas, elas acabam sendo um tiro no pé: em vez de atrair clientes, esse tipo de comportamento afasta as pessoas e acaba criando uma imagem negativa do negócio.

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