Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT
jornada-da-gamificacao

A experiência gamificada está cada vez mais presente na vida das pessoas. Possivelmente, ao menos um app de gamificação você conhece — mesmo que nem saiba o que significa esta palavra ou entenda a metodologia. 

O que você vai ver neste artigo:

Neste artigo vamos mostrar 9 aplicativos conhecidos que usam a lógica da gamificação em sua dinâmica, e como essa ferramenta pode beneficiar diversas áreas — da vida pessoal aos negócios e educação.

Gamificação: uma tendência mundial

Quando uma metodologia começa a ganhar força não apenas em uma região, mas a se espalhar pelo globo, pode-se considerá-la bem-sucedida, não? Esse é o caso da gamificação — uma metodologia que vem garantindo o seu espaço em diferentes contextos no mundo inteiro, em áreas como saúde, política, marketing de educação e em diversos outros processos de empresas.

Em resumo, a gamificação usa elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Recursos como avatares, storytelling e pontuação são adotados para motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades e até a mudarem comportamentos, gerando assim um impacto positivo em suas vidas. 

Apesar de usar elementos comuns, há uma grande diferença que separa a gamificação de um jogo: o segundo tem como finalidade apenas o entretenimento, mesmo que algo em si também gere efeitos favoráveis fora da atividade (como expandir o vocabulário em outra língua ou socializar, por exemplo), enquanto o primeiro tem como foco trazer resultados positivos concretos na vida de quem participa da sua dinâmica. 

Mais do que diversão, a gamificação propicia benefícios como o aumento do conhecimento e da capacitação profissional, motivação, engajamento, desenvolvimento de habilidades subjetivas, entre outros; por meio de uma dinâmica que aproveita o melhor dos jogos para além do entretenimento. 

Imagine participar de uma atividade em que se recebe pontos e medalhões, pode-se montar um personagem da forma que quiser, derrotar vilões e cumprir missões — tudo isso para te motivar a estudar um idioma estrangeiro, realizar o treinamento de integração em uma nova empresa e até praticar exercícios físicos. 

Legal, não? E tudo isso está mais próximo das nossas vidas do que se imagina. 

9 apps de gamificação conhecidos

As experiências gamificadas são bastante conhecidas no exterior, aplicadas nos mais diversos contextos, desde em campanhas políticas a plataformas de saúde física e mental, ajudando a aliviar o sofrimento de pessoas que enfrentam dores crônicas, câncer, depressão e até doenças terminais. 

No Brasil, a gamificação ainda está ganhando força, tendo um oceano de oportunidades para explorar no país. Mas, alguns aplicativos conhecidos já trazem a lógica dos jogos em suas dinâmicas. 

Descubra 10 apps ou plataformas com gamificação que você já deve, ao menos, ter ouvido falar e descubra um pouco do potencial dessa metodologia em diversos contextos: 

1- Nike (diversos aplicativos)

Otimizacao-1_-Nike

Uma das marcas mais famosas vem apostando em um estilo inspirado nos elementos dos jogos em um projeto de fidelização de clientes. A Nike fez vários projetos gamificados: em um dos primeiros, o app acompanhava o desempenho dos usuários em atividades de corrida, comparando seus resultados com o de seus amigos para estimular uma competição saudável. 

Em 2018 lançou o NIke Plus Unlocks, uma campanha em que os clientes usavam o app de exercícios da marca para acumular pontos e trocá-los por recompensas especiais. Era possível conseguir benefícios com parceiros, que incluíam desde playlists, acesso à atividades de meditação, créditos para academias e, para os melhores colocados no ranking, a oportunidade de concorrer a pares de tênis das linhas mais recentes da marca. 

Esses dois exemplos usam alguns elementos comuns da gamificação — pontuação, competição e recompensa — para motivar as pessoas a realizarem atividades benéficas à sua saúde e fortalecerem seu relacionamento com a marca. 

2- Waze

Otimizacao-1_-Waze-1024x597

Um dos aplicativos mais usados no mundo também adota uma lógica gamificada em sua dinâmica. O Waze tem um sistema de GPS em que os usuários reportam problemas no trânsito para que o app modifique o trajeto dos outros motoristas, evitando engarrafamentos e demais situações negativas nas corridas.

E todas essas ações são motivadas com mecanismos da gamificação: os usuários ganham pontos com suas interações, também estimulando o senso coletivo de que um motorista pode ajudar o outro — o que contribui para o app oferecer uma experiência melhor a todos. 

Assim, o senso de colaboração que também pode ser adotado em outras estratégias de gamificação, além da tradicional pontuação e competição, estimula a interação dos usuários e a própria melhoria do sistema.

3- Duolingo

Otimizacao-1_-Duolingo-1024x683

Um dos maiores e mais conhecidos exemplos de gamificação aplicada à educação: o Duolingo é uma plataforma de ensino de línguas, que oferece atividades nos mais diversos idiomas — de inglês, chinês, esperanto, navajo, guarani, a linguagens fictícias, como klingon e alto valiriano — tudo de forma gratuita. 

Os usuários realizam exercícios que se aplicam às conversas cotidianas da língua escolhida, são ensinados vocabulário, regras de gramática e frases comuns em uma dinâmica que usa elementos como pontuação, níveis e moedas virtuais. 

Desta forma, recursos tradicionais da gamificação ajudam a estimular as pessoas a fazerem as atividades educativas e a aprenderem novos idiomas, em uma plataforma intuitiva e divertida de ensino.

O Duolingo vem contribuindo para a aprendizagem de milhões de pessoas no mundo todo, sendo conhecido fortemente pela sua metodologia, mascote — um passarinho verde — e sua estratégia de comunicação diferenciada. Tudo devido ao uso da gamificação, que alinha ciência e tecnologia para melhorar a vida das pessoas. 

4- Fitocracy

Otimizacao-1_-Fitocracy-1.1

Voltado para a saúde, o Fitocracy é um aplicativo que estimula a atividade física. A plataforma utiliza a metodologia gamificada porque conta com uma série de desafios e conquistas que o participante deve passar.

O usuário da tecnologia inicia no nível um e conforme conquista a quantidade de pontos necessária, vai avançando para os próximos níveis. Diferente de outros aplicativos que acompanham o nível de IMC, este foca na pontuação e nos níveis que podem ser alcançados. No caso, cada fase dispõe diferentes valores que são baseados na dificuldade e no esforço de cada exercício exigido.

O aplicativo Fitocracy também dispõe de uma comunidade on-line que visa auxiliar e incentivar a prática de exercícios físicos. Ou seja, a plataforma une diversos elementos da metodologia gamificada, como o programa de pontuação e nível, e, ainda, a rede social, que no caso é a comunidade que o participante pode adentrar.

5- Mindbloom Tree

Otimizacao-1_-Mindbloom-Tree-1.1

O Mindbloom Tree é conhecido por ser uma plataforma on-line que visa organizar a vida de uma pessoa, trazendo equilíbrio em vários aspectos: finanças, estilo, saúde, relações, carreira, espiritualidade, criatividade e outros.

O usuário precisa inserir suas preferências e metas na plataforma para que ela sugira possíveis ações que levem a conquista desses interesses inicialmente mencionados.

Ele é uma ferramenta interativa que busca ajudar o usuário a alcançar os objetivos através de lembretes diários e com uma interface que se assemelha ao jogo e ao gráfico de progresso.

A plataforma conta com o design de uma árvore como metáfora para a vida. Cada galho representa uma área que o sujeito pode melhorar. Digamos que o usuário escolha a área de saúde, e coloca como objetivo fazer 15 flexões por dia, ao completar a tarefa, a árvore cresce, caso contrário, ela permanece atrofiada.

A metodologia gamificada está presente nesse aplicativo porque o usuário é motivado a realizar suas tarefas para que a árvore cresça, sendo, portanto, uma ferramenta que visa ajudar as pessoas a serem eficazes em suas metas.

6- Zombies, Run!

Otimizacao-1_-Zombies-Run-512x1024

Outro aplicativo voltado para o mundo fitness, o “Zombies, Run!” utiliza recursos da gamificação para incentivar o usuário a correr. 

O aplicativo simula um ataque zumbi e o usuário precisa seguir as ordens que são passadas para encontrar suprimentos, fugir e garantir a sobrevivência no apocalipse.

O usuário pode escolher entre caminhadas leves ou corridas. Além disso, ele também consegue criar uma playlist personalizada antes de começar o exercício, assim a história irá se desenrolar entre as músicas escolhidas. 

No meio delas, uma série de mensagens, dinâmicas e gravações de vozes aparecerão para engajar o usuário a continuar com a atividade física, além, é claro, dos sons de zumbis.

A gamificação está presente no aplicativo principalmente através do recurso de storytelling, pois o usuário é inserido no contexto de um mundo apocalíptico que, só garante a sua “sobrevivência” se cumprir as tarefas requeridas.

7- Proof

Otimizacao-1_-Proof

Proof é um aplicativo de ginástica em que os participantes podem desenvolver metas fitness personalizadas e rastrear todas as atividades de cardio. 

Ele se enquadra na metodologia gamificada porque conforme o usuário completa os desafios virtuais, seus pontos podem ser convertidos em vantagens comerciais.

O usuário, portanto, desenvolve as atividades propostas por instrutores e treinadores pessoais e, conforme seu progresso, ganha pontos que podem ser transformados em benefícios.

8- Brain Wars

Otimizacao-1_-Brain-Wars-1.1

Focado na competição sadia, o aplicativo Brain Wars é conhecido como um de inteligência. 

Ele é composto por quatro testes diferentes que analisam desde habilidades mentais a habilidades matemáticas. Cada teste tem a duração de 30 segundos e vence quem conquistar a melhor pontuação.

Os competidores estão espalhados pelo mundo, sendo possível desafiar qualquer pessoa para a dinâmica, sempre que o usuário é desafiado, ele recebe uma notificação para aceitar ou não testar sua habilidade de raciocinar rápido.

Conforme cada progresso obtido, o usuário recebe pontuação que fica visível no gráfico de conquistas pessoais e também nos rankings mundiais. Recursos da gamificação como avatares e pontuação estão presentes neste aplicativo para engajar as pessoas a desenvolverem os testes.

9- Foursquare

Otimizacao-1_-Brain-Wars

Conhecida como uma rede geosocial, o Foursquare possibilita encontrar pessoas que estejam próximas ao local em que você se encontra. Ele também pode fazer um check-in no Facebook, Twitter ou privado (que ficará registrado no perfil, mas não será visualizado pelos amigos).

A plataforma requer que o usuário faça login e a identificação do local, via GP. Para cada local registrado, pontos são acumulados. Esses pontos geram dois rankings, um destinado para você e sua rede de contatos e outro para todos os participantes da sua cidade.

O usuário que mais frequenta o local, é considerado o “prefeito” do lugar. Ser “prefeito” do lugar possibilita que a pessoa edite informações do lugar que estão disponíveis dentro do site. Assim, além de estimular a interação, o usuário, ainda, promove melhorias no sistema.

A plataforma consiste em receber BADGES, ou seja, medalhas que são ganhas conforme a realização de determinadas tarefas, como visitar 10 locais marcados como pizzaria. Ao realizar esse desafio, por exemplo, o participante recebe uma medalha de pizzaiolo.

Aproveite o melhor da gamificação

Esses são 9 exemplos de como a gamificação está mais próxima do nosso dia a dia do que se imagina. Seja no trânsito, no estudo individual de uma nova língua e na caminhada ou corrida, essa metodologia pode ajudar a dar aquele empurrãozinho para melhorar a sua vida. 

Porém, essa ferramenta ainda pode ser mais explorada em diversos contextos, como nas instituições de ensino e negócios. A gamificação tem um grande potencial ao ser adotada no aprendizado, seja formal ou corporativo, e em diversos processos de uma empresa

Quer conhecer mais exemplos dos benefícios da gamificação? Confira gratuitamente nossos casos de sucesso da aplicação dessa metodologia em diferentes finalidades e transforme sua empresa e instituição de ensino!

teste-gratis-por-7-dias

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível