A metodologia de squads comprova que o mundo está mudando e isso inclui a forma organizacional das instituições empresariais. É comum adentrar em uma corporação e ver que cada setor é dividido pela área de especialização dos colaboradores: a equipe de marketing, o grupo de vendas, o pessoal de designer, entre outros. 

Nesse modelo conhecido como cascata, cada parte do projeto, serviço ou feature é realizado por uma equipe, de modo que para iniciar uma fase, a anterior precisa necessariamente estar finalizada e validada por meio de documentações.

Dessa forma, há pouca comunicação entre as áreas, pois se em algum momento houver a necessidade de consultar alguma ação realizada pela equipe anterior, existe o documento que detalha os processos já feitos, não necessitando que interações entre áreas sejam realizadas.

Diferente da metodologia tradicional, o método de squads tem como objetivo formar grupos multidisciplinares que desenvolvam o projeto do começo ao fim. 

Nesse artigo você entenderá como funciona esse sistema e porque aplicá-lo garante benefícios que o modelo tradicional não pode proporcionar.

Metodologia de squads: o que é?

Squad é um termo em inglês que na tradução literal significa esquadrão. Seu conceito se relaciona ao âmbito militar, o qual segmenta uma unidade militar em um pequeno grupo de soldados, cada um com diferentes especialidades (um médico, um atirador de elite, um comandante) para ser autônomo e capaz de executar missões de forma independente.

Trazendo ao contexto empresarial, o método de squads é uma alternativa inovadora e surge como contraste ao modelo tradicional atual. Nessa metodologia, o objetivo é compor grupos de até 8 integrantes, sendo eles multifuncionais.

Nesse novo ambiente, ao invés de cada setor conter profissionais de uma única área, grupos com especialistas de diversas áreas são formados. Ou seja, o especialista em vendas trabalha juntamente com o programador, o designer e o marketing. Todos eles cumprem tarefas que correspondem ao início do projeto até o seu lançamento.

A metodologia de squads, portanto, permite que todo o grupo tenha autonomia para estabelecer as tarefas, processos e tomem decisões e estabeleçam prioridades que estejam dentro do objetivo macro da organização empresarial. Nesse aspecto, os membros são considerados gerentes de produtos, nenhum é visto como um membro mais importante do esquadrão.

Autonomia Squad

A metodologia explora bastante a autonomia total, em que o squad tem poder de decisão acerca de todas as funcionalidades que precisam ser desenvolvidas, por exemplo: a metodologia que será utilizada para o gerenciamento do projeto e os recursos necessários para a execução. 

Esse senso de responsabilidade total, além de dar liberdade a escolha de como se dará o desenvolvimento do projeto, também traz autonomia aos membros do grupo de executarem todas as etapas, de modo a realizarem o projeto do começo ao fim.

Aqui no Brasil, empresas como Natura e Magazine Luiza são adeptas a metodologia. Outras grandes corporações conhecidas no mundo todo, como Google, Toyota e Spotify, também a utilizam como principal modelo organizacional.

Essas empresas ressaltam que a autonomia incentivada na metodologia de squad dá velocidade para empresa, porque as tomadas de decisão saem do contexto geracional e ocorre no contexto squad, eliminando assim, trâmites que envolvam aprovação de comitê.

Como aplicar a metodologia

Antes de considerar implementar a metodologia de squads porque empresas de sucesso utilizam, é importante lembrar que cada corporação é diferente da outra, o que significa que não é porque o sistema funciona para um que de certa forma funcionará para sua instituição.

Mais do que uma metodologia, o squad é visto por essas instituições como uma cultura, portanto, o ambiente de trabalho e de gestão anterior a implementação da metodologia squad já deve trazer indícios de que a personalidade da empresa corresponda com as características do modelo.

Uma característica de extrema importância nesse ambiente e, portanto, deve ser realizada com exatidão, antes de pensar em implementar a metodologia, é a comunicação.

A metodologia squad requer que pessoas de diversas áreas se comuniquem para realizar o mesmo projeto. Todos os membros devem trazem sua percepção em todas as etapas do projeto. Isso é ser multifuncional e demanda uma comunicação assertiva para que o trabalho seja feito com exatidão..

Organização Squads

Se todos os pontos ressaltados acima são bem trabalhos em sua empresa e você acredita que a metodologia só tem a agregar, então você precisa conhecer mais profundamente como funciona a estrutura da metodologia squads.

A metodologia squad não se limita ao pequeno grupo de 8 membros. Há também a formação de chapters, tribes e guilds. Composição que auxiliará no processo de comunicação e manterá alinhado os objetivos macros da instituição.

Chapters é o termo utilizado para referir-se às linhas que percorrem todos os squads, interligando todos os profissionais de uma mesma área. A linha significa que todos os especialistas do setor de marketing, por exemplo, estarão alinhados com relação ao que acontece em cada squad.

Enquanto tribes é um vocábulo para mencionar a junção de dois ou mais squads que têm objetivos parecidos e, portanto, necessitam estar em maior comunicação. Por fim, a expressão guilds trata-se de grupos compostos por pessoas de diversas áreas que possuem um interesse em comum e se unem para garantir a comunicação.

Por que aplicar a metodologia de squads

Cada um dos pequenos grupos compostos não ultrapassa dez pessoas que trabalham com um objetivo em comum. Essa multidisciplinaridade permite que todos os processos, inclusive soluções de problemas aconteçam de maneira mais ágil. 

A metodologia ainda preza pela descentralização, pois a finalidade do squad é trabalhar de modo a propor soluções multidisciplinares para os problemas. Então todo membro do grupo, independentemente de sua área de conhecimento, tem sua relevância e pode contribuir com sua opinião acerca de todo processo realizado no squad.

E mesmo que não haja um líder ou gestor, existe um Product Owner, quem estabelece as prioridades a respeito do projeto desenvolvido pelo squad em questão.

Se você tem interesse em melhorar a cultura comunicacional de sua empresa para implementar a metodologia de squad, veja como que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz na promoção de treinamento profissional, seja ele qual for, até para alinhar a comunicação: Confira agora: O que é Gamificação? Conheça esta tendência de aprendizagem.