Tipos de competências profissionais que você deve valorizar

05 dez 2019
Jornada da Gamificação

Ter uma equipe habilidosa é o sonho de todo líder. Porém, para isso acontecer não basta contratar os melhores funcionários, é preciso treiná-los em determinadas áreas para que tragam mais resultados para a empresa. Existem alguns tipos de competências profissionais que são essenciais para os colaboradores tenham um desempenho melhor e, desta forma, contribuam para o sucesso do negócio.

Neste artigo vamos listar os tipos de competências importantes de serem desenvolvidas na sua equipe, para que ela se torne mais eficiente e traga mais resultados para a sua empresa.

Tipos de Competências Profissionais

Tipos de Competências Profissionais

Em resumo, as competências são um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes que as pessoas apresentam ou que podem ser desenvolvidas. Elas podem partir tanto dos indivíduos, quanto serem características de funções ou de organizações.

Na vida profissional esses elementos podem influenciar o desempenho dos funcionários, ajudando-os a serem mais eficientes e se relacionarem melhor com os colegas. Esse assunto é tão importante dentro das empresas que existe a gestão de pessoas por competências, uma estratégia que busca usar esse conjunto de habilidades para atingir os objetivos empresariais e aumentar os resultados da organização. 

Por isso investir no desenvolvimento das competências dos colaboradores é fundamental para garantir uma equipe de qualidade. E o RH tem um papel central nesse processo, implementando estratégias para despertar essas qualidades nos funcionários.

Confira abaixo os tipos de competências profissionais que a sua empresa deve desenvolver nos colaboradores para que tragam mais resultados.

Criatividade e Inovação 

Em mundo corporativo cada vez mais competitivo, saber se destacar dos concorrentes é fundamental para que uma empresa tenha seu espaço no mercado. Uma das formas de fazer isso é investir em uma cultura de inovação: o que passa tanto pela questão material, processos a até a gestão de pessoas.

Desenvolver a criatividade e inovação nos colaboradores significa dar liberdade e autonomia para que testem novas maneiras de fazer aquilo que é feito da mesma forma há eras. Significa também dar margem para erros, afinal, somente assim é possível descobrir o que dá certo. 

Essas características podem ajudar seus colaboradores a aprimorar processos internos, pensar em melhores formas de atendimento aos clientes e até a terem insights de novos produtos/serviços. Não é à toa que as maiores empresas mundiais investem nestas competências. 

Resiliência

A vida profissional em uma empresa é desafiadora: entre erros e acertos; mudanças e exigências, muitos bons profissionais podem se sentir sobrecarregados com o desgaste emocional que — especialmente em algumas áreas — o dia a dia corporativo traz.

Por isso investir em treinamentos para que os seus funcionários saibam lidar com as pressões, frustrações, estresse e desafios de sua função ou segmento de mercado é fundamental para não deixar os talentos irem embora nos momentos difíceis. 

Além disso, ainda mais nos setores de maior demanda, é importante adotar estratégias para motivar a equipe constantemente, despertando o seu engajamento na empresa.

Empatia

Essa qualidade é bastante buscada tanto na vida pessoal, como na profissional. A empatia é importante nas empresas para lidar com os clientes, sabendo se colocar em seu lugar para lhe oferecer os produtos/serviços mais adequados, e para manter um bom relacionamento entre os colegas.

Ainda mais em tempos onde a diversidade está começando a ser valorizada, a empatia ajuda os colaboradores a trabalharem bem uns com os outros, evitando prejudicar o clima interno — o que, consequentemente, influencia no desempenho dos funcionários. 

Trabalho em Equipe

O espírito colaborativo tem muito a agregar a uma empresa: esta qualidade ajuda a criar um ambiente de maior inovação e troca de conhecimento. Atualmente, muitas organizações investem em equipes multidisciplinares para desenvolver projetos, reunindo talentos diferentes para conseguir resultados inéditos.  

Porém, nem sempre é fácil lidar com pessoas diversas, ainda em um cenário de pressão. Por isso é fundamental adotar estratégias que fomentem a qualidade de saber dialogar, resolver conflitos e trabalhar em equipe

Mesmo que o colaborador seja o único em seu setor, ele faz parte de um grupo e deverá saber se relacionar com os outros departamentos e sentir que todos estão trabalhando juntos pelo mesmo objetivo. Isso aumenta o senso de pertencimento e engajamento com a empresa

Autonomia e Proatividade

Nenhuma equipe vai para frente se o líder tiver que ficar toda hora indicando o que os colaboradores deveriam fazer. Assim como os outros profissionais, ele também tem suas tarefas e responsabilidades, e não está 100% do tempo com seus liderados.

Os funcionários precisam ter autonomia para realizar suas atividades e tomar decisões, além de um espírito de proatividade para resolver os desafios do dia a dia, propor novas ideias e evitar problemas. Isto irá ajudá-los a ter um desempenho melhor, trazendo soluções inovadoras para a organização.

Motivação

Uma das características mais importantes para uma equipe é a motivação. Sem essa competência, uma bola de neve de problemas pode surgir: os funcionários não irão se dedicar como deveriam, não rendendo ou tendo a mesma qualidade como antes. Isso prejudica a entrega do produto/serviço ao cliente, consequentemente impactando negativamente as vendas. 

Além disso, a desmotivação pode gerar um aumento da rotatividade da equipe, seja pelo desligamento voluntário ou não do funcionário. De qualquer forma, essa situação traz prejuízos financeiros, intelectuais e produtivos, sendo um grande problema para a empresa. 

Para resolver este desafio, é preciso investir em treinamentos motivacionais e outras estratégias como a gamificação para despertar esta competência na sua equipe.

Vontade de Aprender/se Aprimorar

Quem não se mexe, perde a vez — e isto também vale para a vida profissional. Quem não investe em aprimoramento, acaba parando no tempo, inclusive afetando sua produção na organização. Essa qualidade deve ser estimulada pela empresa, promovendo treinamentos e outras ações educativas para capacitar seus colaboradores.

Investir no aprendizado dos funcionários só tem vantagens: eles se tornam mais qualificados tecnicamente; melhoram sua produtividade; são capazes de trazer novas soluções e, desta forma, ajudam a empresa a inovar e a ficar à frente da concorrência. 

Uma forma de fazer isso é investir em ações de educação corporativa. Mas, não adianta adotar metodologias tradicionais que não irão motivar os seus colaboradores a se aprimorarem,e acabem só gerando gastos. Descubra como engajar seus funcionários nessa estratégia com o artigo Fuja do comum, crie um treinamento inovador para a sua equipe!

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Como identificar competência profissionais de um colaborador?

Para identificar as competências, vários aspectos precisam ser considerados. A avaliação de desempenho geralmente é usada, que relaciona as principais realizações do trabalho por habilidade, mas outras ações devem ser tomadas antes dela.

Quais os tipos de competência profissionais?

- Criatividade e Inovação 
- Resiliência
- Empatia
- Trabalho em Equipe
- Autonomia e Proatividade
- Motivação
- Vontade de Aprender/se Aprimorar


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