A integração entre funcionários conhecida também como onboarding é um dos processos de inserção de colaboradores recém-contratados em uma instituição; além do momento de introdução e assimilação do ambiente, o novo profissional precisa conhecer os integrantes da equipe que irá trabalhar e todos os demais funcionários. 

Normalmente todo esse trâmite de integração é bem definido pelo setor de RH e está muito relacionado a cultura empresarial adotada, mas em meio a uma pandemia do coronavírus (Covid-19), que obrigou a implementação do sistema home office, surge a dificuldade de estabelecer o processo de integração, principalmente entre funcionários.

Mesmo em meio a essa pandemia, as empresas precisam continuar com suas rotinas e isto inclui os processos de contratações e de onboarding, ações que antes eram feitas de forma presencial e que nas circunstâncias atuais passaram a ser de forma on-line.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre essa nova forma de integrar funcionários, compartilhando dicas de como manter o processo efetivo mesmo na modalidade digital. Se você tem interesse em descobrir como garantir a integração entre funcionários mesmo na pandemia, então é só conferir os próximos tópicos.

Integração entre funcionários e sua importância

No decorrer do processo de recrutamento e seleção, a equipe de Recursos Humanos busca apresentar informações sobre a cultura e os valores da organização, isso porque seu objetivo é captar candidatos que se identifiquem com as características da empresa.

Mas só esses momentos não são suficientes para identificar de fato como a empresa é, apenas depois que finalizado o processo de recrutamento e seleção que o contratado consegue fazer uma imersão total a e saber, de fato, como é a cultura da instituição.

E é por isso que todo processo de integração – até entre funcionários – é fundamental, porque é neste momento que o novo profissional passa pelo ritual de entrada e incorpora a filosofia da corporação, entendendo melhor sobre a visão, a missão e os valores da sua nova empresa.

Ao longo dessa trajetória conhecida como integração, o colaborador consegue ir se familiarizando com o ambiente de trabalho, as ferramentas, os colegas, os setores e vai conhecendo melhor esse novo universo e ao mesmo tempo se preparando para desempenhar sua função naquele ambiente.

Esses são pontos importantes para identificar o porquê da existência da empresa, onde ela pretende chegar e o que ela busca alcançar, assim como informações cruciais para estimular o comprometimento e maior entrega ao trabalho que irá desempenhar.

À corporação, a integração também tem muito a agregar, pois assim como o colaborador tem pouco contato com a cultura da empresa, o profissional de Recursos Humanos também não consegue descobrir  tudo sobre o novo contratado já no processo de recrutamento e seleção

Então esse momento passa a ser uma oportunidade para acompanhar e descobrir mais sobre o recém-contratado, como por exemplo os traços de sua personalidade que são determinantes e influenciam no comportamento.

As relações de trabalho em meio a pandemia

O onboarding é um processo importante e proveitoso que gera expectativas em todas as partes participantes do processo: empresa, funcionários e o novo colaborador; por parte dos já contratados, a novidade causa expectativa, curiosidade e empatia.

Porém, este é mais um trâmite da corporação que foi afetado pelo coronavírus, isso porque muitas empresas tiveram que adotar a prática do home office para continuarem ativas mesmo nesse tempo de isolamento social. Algumas passaram a operar total ou parcialmente em home office e todas foram afetadas pelas circunstâncias, o que mudou drasticamente o relacionamento das empresas com seus funcionários.

Assim as atividades e toda interação começaram a ser desenvolvidas exclusivamente com o apoio de programas de comunicação ou ferramentas específicas da empresa, como e-mails, Skype, Google Drive e outros. Nisso os profissionais tiveram que se acostumar à nova rotina, estabelecendo novos costumes e regras de modo que a interação, a motivação e a produtividade permanecessem mesmo nesse momento.

Dicas para garantir a integração entre os funcionários na pandemia

Todo processo de onboarding que a empresa realiza no sistema tradicional deve ser mantido na integração digital, é claro que de forma adaptada para o momento que vivemos, o fato de a corporação estar se adaptando à uma nova realidade não a isenta de sua responsabilidade em promover o processo de onboarding de forma adequada. 

Para garantir que sua empresa tenha as ferramentas certas para isso, confira algumas dicas que vamos compartilhar.

Tenha tudo planejado

O processo de integração entre os funcionários não se dará da mesma forma que antes, então é preciso ter detalhado quais serão as novas ações que você irá implementar para que ele continue mesmo assim. 

Converse com todos da equipe do RH e permita que tragam sugestões sobre o assunto, a ideia é que vocês façam um brainstorm e depois vão selecionando as melhores alternativas, tendo como base a visão, a missão e os valores da empresa. Não precisa ser opções mirabolantes, pequenas ações já são suficientes para promover a integração e uma conversa entre os funcionários.

Invista em ferramentas de comunicação

Não há interação se não houver comunicação, por isso invista em ferramentas de comunicação que facilitem esse processo. Mesmo em meio a uma pandemia é possível fazer encontros on-line, você somente dependerá de boas ferramentas para isso. E com o desenvolvimento da tecnologia, o que mais existe são recursos de comunicação, tanto pagos como gratuitos:

Zoom – plataforma de videoconferência com opção gratuita, ela permite reuniões de até 40 minutos e aceita até 100 participantes na mesma chamada;

Google Hangouts Meet – outra opção de videoconferência, mas nesta podem participar até 250 colaboradores. A criação do Google não requer que os participantes tenham o aplicativo instalado, todos podem acessá-lo através de um único link;

Slack – ferramenta que se assemelha ao WhatsApp, permite que haja comunicação entre equipe de forma diária. Nela é possível separar as conversas pelo setor da organização, sendo excelente para a integração entre profissionais da mesma área.

Mesmo em meio a circunstância atual, a tecnologia propicia que a integração entre os funcionários seja tão eficaz quanto quando feita de forma presencial, basta desenvolver uma estratégia e encontrar a ferramenta que mais se adeque às suas necessidades.

Outra necessidade que surgiu com essa pandemia foi encontrar soluções para continuar treinando a equipe mesmo no trabalho remoto, por isso, nós desenvolvemos um texto específico para te ajudar também nessa circunstância, confira: Continue treinando sua equipe mesmo no trabalho remoto.