Gerir é uma tarefa desafiadora, principalmente nos tempos modernos que o processamento de informação é ainda maior. Por isso, contar com o auxílio de ferramentas é essencial para garantir os resultados buscados pela organização. Nesse caso, software de gestão é o recurso que ajudará nessa tarefa.

Ele possibilita que gestores consigam registrar, organizar, consultar e analisar diversos dados e indicadores. Com essas informações, o profissional consegue tomar melhores decisões que afetarão positivamente a equipe e o negócio.

Se você quer migrar seus processos para algum sistema on-line e está em busca de um software de gestão que venha de encontro com as necessidades de sua empresa, que te atenda em suas ações, neste artigo você vai conferir:

  • O que é software de gestão?;
  • Principais softwares de gestão de processos;
  • Enterprise Resource Planning (ERP);
  • Customer Relationship Management (CRM);
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Software de controle de estoque;
  • Software de treinamento e desenvolvimento.

Continue a leitura e confira!

O que é software de gestão?

Software de gestão é um programa corporativo que busca organizar as práticas e documentos da instituição. Ele funciona de forma totalmente integrada aos setores e possibilita uma melhor administração dos recursos, produtos, estoque, exigências contábeis e da rotina do fluxo de trabalho em geral.

O objetivo do software é sincronizar todos os processos que envolvem o negócio, de modo que a empresa seja gerida através de uma única ferramenta. Ou seja, através da implementação de um software de gestão, o negócio consegue gerenciar todas as fases de produção, possibilitando ao gestor uma maior visão das atividades de toda cadeia e garantindo maior transparência para elas.

Além disso, ele possibilita a automatização de atividades manuais, diminuição de custos gerados pela alocação de equipes para essas tarefas e também redução de erros e falhas humanas. 

Mas para que entregue tudo o que a empresa precisa, ele precisa atender especificamente às demandas e necessidades da organização. Por isso há diferentes tipos de softwares disponíveis no mercado. Veja os principais.

Principais softwares de gestão de processos

Há diferentes tipos de softwares de gestão de processos, uns são voltados para a gestão de recursos empresariais, outros para a administração de clientes ou de colaboradores. Aqui você encontra uma lista dos principais deles.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP é um software de gestão que tem como finalidade unir em uma única plataforma os dados dos diversos setores presentes em uma empresa. Ele funciona como uma ferramenta para gerenciar as atividades da organização, da área administrativa até os processos operacionais.

Através da integração que o software realiza, diversas das atividades empresariais passam a ser automatizadas e a gestão facilitada. Para que isso seja feito de forma organizada, o gestor acessa a plataforma através dos módulos que ela disponibiliza. Cada módulo é responsável por um setor da empresa, como: financeiro; estoque; fiscal; faturamento;

comercial.

Esses módulos são conectados a um banco de dados para que as informações inseridas sejam acessadas e compartilhadas de qualquer setor. Esse modelo também possibilita que o fluxo das tarefas seja mostrado para todos os departamentos envolvidos.

Portanto, o ERP é um software de gestão de processos que contempla diferentes setores da empresa através de módulos. Com ele a tendência é que os processos da empresa sejam padronizados.

Apesar de ser básico – organizar dados de clientes, funcionários, fornecedores, produtos e demais processos e integrar essas informações -, o programa pode ser integrado a outros recursos para potencializar suas atividades.

Customer Relationship Management (CRM)

Conhecido no Brasil como Gestão do Relacionamento com o Cliente, o CRM é uma tecnologia que busca melhorar a interação com o público. O software armazena dados sobre clientes com objetivo de entender o comportamento dos consumidores e antecipar seus desejos e necessidades.

O programa armazena dados como nome, endereço, contato, classe social, histórico de interações, produtos adquiridos, última compra, entre outros. A partir disso, ele cruza informações e fornece para a empresa dados importantes que ajudem na criação de estratégias de vendas, mais precisamente na atração e retenção de clientes.

Esse software é focado para estreitar o relacionamento com o público, através deles é possível:

  • registrar e administrar informações acerca dos clientes;
  • compartilhar informações de clientes com os profissionais de vendas;
  • coletar informações de contato de clientes;
  • automatizar a interação com leads;
  • obter informações e insights para tomada de decisões.

Instituições organizacionais que buscam melhorar o atendimento com o público, o tornando de alto padrão, precisa investir em um CRM, porque ele não só facilita e aperfeiçoa essa interação, como eleva o nível de satisfação.

Gestão de Recursos Humanos

Um software de recursos humanos ajuda na gestão de pessoas. Através dele é possível melhorar processos de recrutamento de novos colaboradores e análise de desempenho dos profissionais após contratados, por exemplo.

Com ele diversas das tarefas burocráticas dessa área podem ser monitoradas, como:

  • monitorar a frequência e pontualidade através do ponto eletrônico;
  • cálculo da folha de pagamento;
  • e-Social;
  • gestão da segurança do trabalho.

Com esse recurso, os dados e informações são gerenciados de forma mais eficiente, possibilitando que a corporação define novas medidas de valorização e aperfeiçoamento dos profissionais.

Software de controle de estoque

Ter o controle do estoque é essencial para as empresas, cada material ou produto que entra e sai deve ser de conhecimento da organização, bem como os gastos com cada item e a quantidade de produto.

O software é uma ferramenta que auxilia a empresa a economizar, e como consequência lucrar mais, porque através dele é possível identificar itens com grande demanda, logo manter uma boa em estoque para não perder vendas. Assim como é possível observar aqueles que não saem tanto e, portanto, devem ser adquiridos em menor quantidade. Com isso será possível:

  • controlar entrada e saída de produtos;
  • identificar quando é necessária uma nova compra;
  • saber o valor gasto com materiais;
  • identificar quais itens saem mais e quais menos.

Software de treinamento e desenvolvimento

Com o mercado cada vez mais competitivo, dispor de profissionais preparados para desenvolverem suas atividades da melhor forma possível é crucial para que a empresa permaneça competitiva no mercado. 

Software de treinamento e desenvolvimento é uma ferramenta que auxilia nesse processo, ele ajuda na gestão, no engajamento, na motivação e na melhora da performance dos colaboradores.

Através desse software, a empresa consegue implementar treinamentos simples e complexos e, ainda, reduzir custos e tempo gastos com a elaboração de treinamento, garantindo a mesma ou até mesmo maior efetividade de assimilação de conteúdo. Através dele é possível:

  • Criar e implementar treinamento e desenvolvimento on-line;
  • Analisar desempenho e crescimento dos profissionais;
  • Entender quais gaps de competência e habilidades os colaboradores possuem;
  • Criar planos de novos treinamentos e desenvolvimento.

A Ludos Pro oferece solução para treinamento e desenvolvimento através da gamificação. Converse com um de nossos consultores e veja como ele funciona.

teste-gratis-por-7-dias

Perguntas Frequentes:

O que é software de gestão?

Software de gestão é um programa corporativo que busca organizar as práticas e documentos da instituição. Ele funciona de forma totalmente integrada aos setores e possibilita uma melhor administração dos recursos, produtos, estoque, exigências contábeis e da rotina do fluxo de trabalho em geral.

Quais são os Principais softwares de gestão de processos?

– Enterprise Resource Planning (ERP);
– Customer Relationship Management (CRM);
– Gestão de Recursos Humanos;
– Software de controle de estoque;
– Software de treinamento e desenvolvimento.