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Home / Blog / Gestão / Como aplicar um treinamento em realidade virtual nas empresas

Como aplicar um treinamento em realidade virtual nas empresas

Como aplicar um treinamento em realidade virtual nas empresas
06 maio 2022

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Gamificação no onboarding de funcionários

Realizar treinamentos em realidade virtual é uma forma de inovar nessas ações, aumentando o engajamento e resultados dos colaboradores nas atividades. No entanto, muitas empresas e RHs ainda não sabem adotar essa ferramenta em suas estratégias de gestão de pessoas. 

O que você vai ver neste artigo:

  • Tecnologia e Empresas: uma parceria de sucesso
  • Treinamento em Realidade Virtual
  • Benefícios da Realidade Virtual em Treinamentos
  • Como aplicar um Treinamento em Realidade Virtual
  • RV e outras ferramentas de treinamento

A tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Confira neste artigo como aplicar um treinamento em realidade virtual em sua organização e melhore os resultados da educação corporativa!

Tecnologia e Empresas: uma parceria de sucesso

Negócios de todos os segmentos e portes podem se beneficiar ao adotar ferramentas tecnológicas em suas rotinas do dia a dia. De sistemas de gestão a chatbots, cada opção tem seu foco, ajudando a melhorar os resultados das mais variadas operações. 

Os benefícios dessa parceria são tantos que algumas organizações acolhem a tecnologia para além de uma ferramenta ou outra, sendo apenas uma ação pontual: pelo contrário, abraçam suas possibilidades como uma união estratégica quando adotam o conceito de Transformação Digital. Assim, otimizam diversos processos e melhoram a experiência de seus clientes ao usar os avanços tecnológicos nas mais variadas áreas do seu negócio. 

Seja aplicada em grande ou pequena escala, diversos setores são beneficiados na parceria com a tecnologia. E um deles é o RH: diferentes estratégias da gestão de pessoas podem ser aprimoradas ao aplicar ferramentas deste tipo — dos trabalhos burocráticos aos treinamentos corporativos. 

No caso da educação empresarial, certas estratégias podem ajudar a tornar as atividades mais engajadoras e, dessa forma, menos pesadas e mais produtivas aos colaboradores. Entre tantas opções, a realidade virtual (RV) vem sendo considerada uma forte tendência. 

Treinamento em Realidade Virtual

A realidade virtual é uma ferramenta que despertou a curiosidade e dúvida de muitos quando surgiu. Mas, aos poucos, a metodologia veio consolidando seu espaço em áreas como a educação empresarial, oferecendo uma experiência de aprendizado mais interativa e imersiva. 

A RV pode ser adotada especialmente em treinamentos mais práticos, colocando o colaborador em uma simulação de algo que ocorre em seu dia a dia, só que de forma lúdica e segura — e sem deixar de ser educativa e eficiente. 

Com um óculos ou aparelhos próprios para a atividade, o funcionário consegue visualizar um cenário (inclusive em 360 graus) desenvolvido para determinado treinamento. É possível incluir situações com interações, ícones, quizzes, entre outras possibilidades e elementos, para que o colaborador tenha diversas opções para aprofundar o conhecimento de uma forma mais ativa. 

Claro que a RV não é uma estratégia tão simples de ser aplicada na prática ou sem outras demandas específicas, diferentes daquelas dos métodos mais populares. No entanto, ela oferece algumas vantagens em relação às metodologias mais tradicionais de treinamento. 

Benefícios da Realidade Virtual em Treinamentos

Existem vários pontos positivos em se adotar a realidade virtual nos treinamentos empresariais. Alguns deles são: 

Recursos variados

A RV oferece uma experiência de aprendizagem diferenciada, inclusive com ações práticas e cenários lúdicos. Pode-se desenvolver situações do dia a dia para fortalecer conhecimentos e técnicas importantes nas rotinas — isso de forma imersiva e interativa.  

Combinar modelos variados de metodologias e recursos contribui para fortalecer o ensino de profissionais com diferentes estilos de aprendizagem, que assimilam as informações dependendo dos estímulos associados a elas. Assim, é possível enriquecer a estratégia e aumentar seus resultados.  

Aumento do engajamento

Inovar nas atividades de educação corporativa contribui para diversificar os momentos de aprendizagem, reduzindo o risco de se tornarem monótonas e, dessa forma, pouco engajadoras. Se os colaboradores tiverem mais motivação para participar das ações, irão aproveitar melhor os conhecimentos e técnicas ensinadas, usando-as em seu dia a dia .

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

A RV é uma metodologia imersiva, o que fortalece ainda mais a relação dos participantes com as atividades, reduzindo assim distrações e a desistência dos profissionais durante os treinamentos. 

Uso de dados

Os aparelhos usados nos treinamentos são capazes de coletar informações do desempenho dos colaboradores nas atividades. Isso ajuda o RH a identificar lacunas, pontos de melhoria e acertos nos treinamentos para fortalecer as ações e o aprendizado dos funcionários. 

É possível acompanhar a performance individual e coletiva, redesenhando as estratégias sempre que necessário para aprimorar os resultados. 

Ambiente seguro

Ainda mais no caso de treinamentos que envolvam cenários de risco — como de segurança do trabalho — ou a natureza do serviço tenha esses riscos e ameaças — com canteiro de obras, pilotagem de avião, entre outros — usar a RV se torna uma ótima opção para educar e avaliar os participantes sem expor ninguém à situações perigosas. 

Essas e outras vantagens justificam o uso da realidade virtual por empresas de diferentes segmentos de mercado, aproveitando os recursos tecnológicos para aprimorar suas ações de educação corporativa. 

Como aplicar um Treinamento em Realidade Virtual

Assim como em qualquer treinamento, é importante primeiramente fazer um levantamento das necessidades educacionais dos colaboradores para saber quais são as lacunas de conhecimento e desenvolvimento que precisam ser atendidas na equipe. Esse trabalho permite com que os conteúdos abordem os temas mais relevantes para o crescimento dos funcionários e, dessa forma, a estratégia seja mais assertiva. 

Nessa pesquisa também é indicado avaliar as metodologias que são mais adequadas para cada conteúdo. A RV é uma ferramenta que tem suas particularidades, demandas e lacunas: por isso é importante adotá-la com planejamento e parcimônia, evitando desperdícios e problemas posteriores. 

5 passos para gamificar sua empresa

Não é interessante aplicar esse método em cada um dos treinamentos corporativos feitos na organização. Deve-se ter equilíbrio e aproveitar outras possibilidades para enriquecer as ações de educação empresarial, usufruindo o melhor das opções disponíveis. 

Além disso, algo que é fundamental nessa estratégia é contar com uma empresa parceira para desenvolver as atividades em realidade virtual, usando sua expertise para explorar as oportunidades dessa ferramenta e criar as ações mais assertivas e engajadoras. 

Assim, é possível aproveitar o melhor da realidade virtual sem problemas ou desperdícios — sim em todas as possibilidades e benefícios que essa metodologia oferece. 

RV e outras ferramentas de treinamento

Enquanto usar a realidade virtual em treinamentos é uma ótima ideia, melhor ainda é aliar essa estratégia com outras para potencializar os resultados da ação. Assim, uma metodologia pode complementar a outra, fortalecendo os conhecimentos e abrindo o leque de possibilidades de atividades com o público-alvo. 

E uma das ferramentas que mais combina com a RV é a gamificação. Essa estratégia usa elementos de jogos para motivar as pessoas a realizarem tarefas com benefícios concretos em suas vidas, como estudar. As duas metodologias são mais do que tendências no mundo corporativo, sendo cada vez mais adotadas em companhias do mundo inteiro.

Quer saber mais sobre essa estratégia? Descubra como utilizar a gamificação para treinamentos e fortaleça sua gestão de pessoas!

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