Como fazer um levantamento das necessidades de treinamento (LNT)
Educação

Como fazer um levantamento das necessidades de treinamento (LNT)

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Sua empresa investe em educação corporativa? Essa ação é uma ótima estratégia para melhorar a qualidade da sua equipe, tanto na área profissional quanto pessoal. Porém, é preciso realizar alguns passos antes de começar a aplicar esse processo. Assim como em diversas operações, fazer um bom planejamento é fundamental para seu sucesso. Conheça agora o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) e não desperdice os esforços do seu RH e colaboradores!


O que é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)?


O LNT é uma ferramenta que ajuda a identificar as lacunas, dificuldades e oportunidades no desempenho dos colaboradores, avaliando as competências e habilidades da equipe. Esse processo analisa se há uma disparidade entre os conhecimentos e aptidões dos funcionários com os que seriam exigidos para seu cargo, auxiliando a empresa a descobrir os pontos que precisam ser melhorados e criar ações para suprir essas necessidades.


Assim como não é possível diagnosticar corretamente um paciente sem examiná-lo primeiro, construir uma casa sem ter uma planta ou abrir uma empresa sem ter qualquer tipo de planejamento, é fundamental adotar o Levantamento das Necessidades de Treinamento. A ferramenta permite com que o RH trabalhe da melhor maneira a educação corporativa e, desta forma, tenha os resultados desejados.


Por que investir em um Levantamento das Necessidades de Treinamento?


Não é possível saber quais são as necessidades específicas dos seus colaboradores sem investigar quais são os seus pontos fortes e os passíveis de melhora, não? E se seu treinamento foi direcionado a um assunto que já dominam? Ou se houver uma lacuna de conhecimento que não permite que realmente entendam determinado tema?


O LNT ajuda a identificar exatamente o que sua equipe precisa aprimorar e investir nesse ponto específico para aumentar sua performance, comportamento e qualidade de produção.


No entanto, é preciso que o Levantamento das Necessidades de Treinamento não seja apenas um procedimento padrão, que não faz a diferença na realidade da empresa. O LNT é uma excelente ferramenta, trazendo diversos benefícios, e deve ser bem aproveitada pelo RH - explorando todos os recursos disponíveis para transformar sua gestão de pessoas.


O LNT ajuda a otimizar os esforços da educação empresarial, descobrindo com maior assertividade o que precisa ser reforçado ou despertado nos colaboradores. Sem aplicar esse processo, a organização pode desperdiçar tempo e recursos desenvolvendo treinamentos que não serão bem aproveitados, como de temas já dominados pela equipe, assuntos avançados nos quais o time precisa de uma base mais sólida ou então que não fazem sentido algum para a função de alguns funcionários. Nesse sentido, a produtividade dos empregados também é prejudicada, pois deixaram de realizar suas tarefas para participar das atividades.


Não adianta investir nas mais inovadoras metodologias de educação corporativa, como LXP, mobile learning ou gamificação, porém desenvolver treinamentos que não atendam às reais necessidades da sua equipe.


Evite todo esse desperdício de recursos, tempo e esforços e oriente o RH a realizar o Levantamento das Necessidades de Treinamento com seus colaboradores, tendo assim melhores resultados com as estratégias de educação corporativa.


Como fazer o LNT?


O Levantamento das Necessidades de Treinamento é uma ferramenta que pode ser aplicada em diversos momentos na empresa, como após a contração de um funcionário, ao fazer planos de desenvolvimento de carreira, planejamento de sucessão ou então quando é visualizada falhas no desempenho dos colaboradores.


O RH pode fazer avaliações periódicas para monitorar a performance dos colaboradores, suas necessidades e também seu desempenho nos treinamentos. Desta forma, se estabelece uma cultura de aprimoramento contínuo com os funcionários.


Existem alguns pontos que podem ser levados em consideração no LNT para dar uma base ao levantamento:

1) Análise organizacional: verificar como a missão, visão e valores da empresa estão sendo assimilados pelos colaboradores;

2) Análise dos recursos humanos: identificar o perfil dos profissionais e as competências necessárias que eles devem ter para alcançar os resultados;

3) Análise da estrutura do cargo: considerando as descrições das funções, listar as habilidades que os funcionários deverão desenvolver para cumprir as atribuições dos cargos;

4) Análise do treinamento: definir os critérios de avaliação das atividades de educação corporativa.

Esses tópicos irão ajudar o RH a realizar um diagnóstico para saber como está a situação atual da equipe e as metas que serão propostas. Após essa definição, é necessário fazer o trabalho de pesquisa.

O RH pode adotar diversas ferramentas nessa etapa:

  • Observação: analisar os indicadores da área, como rotatividade de pessoal, faltas, baixo desempenho, etc.
  • Entrevistas individuais com os colaboradores, líderes e outros cargos: estar aberto a escutar os diferentes públicos internos, descobrindo suas percepções e considerações;
  • Questionários: assim como o item acima, permitindo compreender um pouco a visão do público interno, porém com respostas mais fechadas e dando maior privacidade aos entrevistados;
  • Grupos focais: tipo de pesquisa aplicada em um coletivo, útil especialmente para avaliar as equipes que precisarão de treinamentos similares;
  • Avaliação de desempenho: método para analisar a performance individual ou coletiva dos colaboradores;
  • Entrevista de desligamento: é possível aprender bastante sobre o que precisa ser melhorado na empresa ao conversar com um funcionário que está saindo, especialmente a respeito das falhas internas.

Após essa pesquisa, será possível entender quais são os pontos que precisam ser melhorados e os objetivos que precisam ser alcançados. Agora é a hora de escolher os métodos de aprendizagem mais adequados a realidade da sua empresa.

Nesse sentido, a tecnologia pode dar uma mãozinha. Os modelos eletrônicos de aprendizagem costumam ser mais dinâmicos e atraentes do que os tradicionais expositivos, tornando-os assim mais eficientes. Além disso, eles costumam oferecer, de forma prática e rápida, dados de desempenho dos colaboradores nas atividades.  

A gamificação, por exemplo, é uma estratégia que transforma processos como o treinamento corporativo em experiências imersivas e interativas, engajando e motivando os colaboradores a aprender e se desenvolver profissional e pessoalmente.


Essa metodologia usa elementos de jogos para incentivar a realização de ações concretas, ajudando a fortalecer os conhecimentos adquiridos ao associar o aprendizado a estímulos lúdicos. As plataformas gamificadas permitem que o RH acesse relatórios detalhados da performance dos colaboradores nos treinamentos, automatizando esse processo e facilitando a vida dos profissionais - que poderão usar as informações para aprimorar ainda mais a educação corporativa da sua empresa.


Saiba mais sobre como a gamificação pode contribuir com o treinamento corporativo da sua empresa! Converse conosco e descubra mais vantagens dessa estratégia.

No items found.
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook