A gamificação pode oferecer uma série de benefícios para as empresas de telecomunicações, como aumentar os resultados da capacitação das equipes, por exemplo. Essa metodologia ajuda a motivar os funcionários ao longo dos treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento de pessoas, tornando-as mais engajadoras e produtivas.
O que você vai ver neste artigo:
- 1. Transformando Treinamento em uma Experiência Divertida
- 2. Motivando a Aprendizagem Contínua
- 3. Melhorando o Desempenho e a Retenção de Informações
- 4. Reforçando a Colaboração entre Equipes
- 5. Avaliando o Progresso e Identificando Gaps de Conhecimento
- Acompanhando o Desenvolvimento com Gamificação
Mas, essa é apenas uma noção geral dos impactos positivos desse método na gestão de pessoas em uma organização da área de telecomunicação.
É fundamental investir em treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento de pessoas com os profissionais de uma empresa de telecomunicações. Esse cuidado ajuda a aumentar as competências, habilidades, jogo de cintura, motivação, engajamento dos funcionários, além de melhorar o clima interno — e a gamificação é uma metodologia que tem muito a agregar nesse contexto:
1. Transformando Treinamento em uma Experiência Divertida
Não é fácil despertar a vontade genuína dos colaboradores de investir seus esforços e tempo em capacitações. Inclusive, há profissionais que têm uma grande rejeição por essas atividades, especialmente ao terem lidado apenas com métodos tradicionais e que tenham sido pouco efetivos no seu cotidiano.
Porém, a gamificação é uma metodologia que pode quebrar essa barreira ao oferecer uma experiência interativa e imersiva de aprendizagem, que atrai e mantém a atenção do público ao longo de toda a jornada. Em vez de apenas escutar e anotar os conteúdos repassados nos treinamentos, é possível ter uma postura mais ativa nos processos educativos e aproveitar uma série de recursos diversificados que irão enriquecer os momentos de estudo.
No fim, o estilo lúdico — com o uso de elementos como pontuações, avatares e storytelling, por exemplo — ajuda a tornar a experiência de aprendizagem mais divertida e, desta forma, melhora índices como o aproveitamento e a retenção dos funcionários nas capacitações.
A própria gamificação, de forma geral, também contribui para tornar o ambiente de trabalho mais leve e dinâmico, algo que é importante especialmente para os profissionais da área de telecomunicações.
2. Motivando a Aprendizagem Contínua
O aumento do engajamento nas estratégias de educação corporativa também vai estimular de forma geral a aprendizagem contínua dos colaboradores, que terão maior interesse em investir no seu crescimento na carreira e com a própria empresa ao obterem resultados positivos com a gamificação.
Algumas plataformas oferecem recompensas lúdicas como forma de incentivar a realização das atividades e até mesmo o envio de feedbacks a respeito da dinâmica, permitindo assim com que os funcionários tenham mais motivação em investir no seu aprendizado e tenham uma postura ainda mais ativa neste processo.
Além disso, a metodologia também possibilita promover uma dinâmica com níveis e trilhas que se adaptam ao patamar do participante. Isso significa que as atividades serão mais alinhadas às necessidades e etapas em que o colaborador se encontra, sendo mais assertivas e incentivando o aprimoramento individual.
3. Melhorando o Desempenho e a Retenção de Informações
Ao aproveitarem mais os conteúdos dos treinamentos, os funcionários terão ganhos na sua produtividade e qualidade do serviço. A empresa então contará com profissionais de alto desempenho e dedicação nas suas equipes.
O estilo lúdico também ajuda a aumentar a fixação das informações abordadas nas capacitações ao aliar os conteúdos a estímulos positivos. Dessa forma, os colaboradores terão mais facilidade de lembrar e praticar no dia a dia o que aprenderam nos treinamentos.
Detalhes do produto ou serviço oferecidos pela empresa que são ligados ao perfil dos compradores, soluções de telecomunicação disponíveis, abordagens especiais aos clientes insatisfeitos… se os profissionais tiverem na ponta da língua as informações estratégicas de suas funções, estarão preparados para lidar positivamente com as situações do dia a dia e aumentarão seus resultados.
4. Reforçando a Colaboração entre Equipes
Uma atividade gamificada pode ser adotada para despertar e fortalecer algumas habilidades sociais, como o espírito de cooperação, por exemplo. Pode-se desenvolver uma dinâmica em que é preciso formar uma equipe ou unir-se a um colega para atingir as missões e conquistar os objetivos e recompensas.
Essa qualidade contribui para estimular com que os funcionários tenham uma postura mais colaborativa na equipe, ajudando os seus pares e, assim, alcançando melhores resultados juntos. Além disso, esse espírito contribui para tornar o clima interno mais saudável e aumentar o engajamento dos profissionais.
5. Avaliando o Progresso e Identificando Gaps de Conhecimento
Ainda mais quando se adota plataformas gamificadas, é possível coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos colaboradores nas atividades de forma prática, ágil e confiável.
Essas informações podem ser usadas para identificar problemas e oportunidades de aprimoramento nas estratégias de educação corporativa de forma geral. Também pode-se descobrir quais funcionários estão com dificuldades em determinados temas, fortalecendo as ações nesses tópicos para superar suas lacunas de conhecimento e desenvolvimento profissional.
Ou seja, esses dados providenciam informações valiosas para basear a tomada de decisões para melhorar os treinamentos e a aprendizagem dos funcionários e, consequentemente, a sua produtividade e qualidade na empresa.
Acompanhando o Desenvolvimento com Gamificação
Assim como em qualquer estratégia, é importante definir as métricas corretas para medir o desempenho da ação e do público-alvo nas atividades, descobrindo quais são os pontos que precisam ser aprimorados e quais estão gerando os impactos desejados.
Neste sentido, uma plataforma gamificada é capaz de facilitar o acompanhamento da evolução dos colaboradores, principalmente por contar com ferramentas de gestão de dados que irão coletar e tratar essas informações de forma prática, rápida e eficiente.
Métricas de Sucesso
Existem alguns indicadores essenciais de serem medidos ao se adotar a gamificação na capacitação de equipes. Alguns deles são a média de aprendizagem dos colaboradores, taxa de abandono, tempo investido na plataforma, nível e pontuações recebidos na dinâmica, além dos feedbacks diretos dos participantes.
Também é importante verificar as mudanças na produtividade e qualidade do serviço dos profissionais que participaram das capacitações, avaliando se os treinamentos efetivamente se converteram em impactos positivos para o negócio.
Mas, para isso ocorrer, é essencial investir em uma solução gamificada alinhada com as necessidades e realidades dos funcionários e da própria organização: descubra como a Ludos Pro pode ajudar sua empresa de telecomunicações e fortaleça os talentos da sua equipe!