Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Sala de guerra: trace um objetivo e atinja-o sob pressão

Sala de guerra: trace um objetivo e atinja-o sob pressão

08 jun 2020

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Conhece o termo "Sala de Guerra"? No tempo em que vivemos, onde tudo parece incerto, essa é uma estratégia do âmbito empresarial que pode ser utilizada como recurso para definir as próximas ações de sua corporação e garantir resultados mesmo na dificuldade.

A Sala de Guerra saiu literalmente desse ambiente, mais precisamente na Segunda Guerra Mundial. O então primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill, determinou o desenvolvimento de um bunker no subsolo de sua morada oficial. Esse ambiente era exclusivamente para criar e debater estratégias que pudessem deter o exército nazista.

Ali, apenas contribuintes, membros do governo e militares podiam estar. Todos eles passavam horas traçando rotas, unindo informações e coletando opiniões para chegar ao melhor resultado, o que pudesse combater o inimigo, Hitler. Foram mais de cinco anos nessa rotina.

Veja neste artigo o que é Sala de Guerra e como tal ambiente pode auxiliar sua impressa a traçar um objetivo e atingi-lo mesmo sob pressão do momento em que vivemos.

Sala de Guerra e sua contribuição para o ambiente corporativo

Sala de guerra é uma tradução literal do termo War Room. Como foi comentado aqui, quando surgiu, seu propósito era estabelecer um passo a passo que fosse efetivo na luta contra as tropas de Hitler na Segunda Guerra Mundial.

Mas esse termo se popularizou e chegou até os dias de hoje, sendo implementado em outros ambientes que se assimilam em partes com o ambiente da Segunda Guerra Mundial. A princípio, ele passou a ser utilizado na área de vendas, mas a crescente onda de resultados, tem tornado da Sala de Guerra um potencial para ser inserido em vários ambientes corporativos.

Isso porque, no ambiente corporativo, a sala de guerra cria um cenário mais lúdico que integra a equipe, bem como leva à discussão das alternativas e definição de ações estratégicas, com metas agressivas, por isso é ideal para o gerenciamento de projetos complexos.

Em síntese, a sala de guerra é, portanto:

  • Um ambiente onde são reunidas pessoas de diversas áreas (vendas, social mídia, designers e executivos de branding);
  • Um recurso com propósito de ajudar na definição de ações que tornem uma determinada meta alcançável ou na busca por soluções de problemas;
  • Uma sala composta com ferramentas e metodologias que estimulem a criatividade e propiciem uma tomada de decisão; e
  • Um local com suporte a toda tecnologia necessária para o recolhimento de informações.

No próximo tópico, nós vamos explicar como você pode introduzir a sala de guerra na gestão de equipes de vendas, para que possa alcançar de vez, seus objetivos mesmo sob pressão.

Criando uma sala de guerra

Escolha do ambiente

A escolha do ambiente é a primeira etapa na criação da sala de guerra porque ele não deve ser simplesmente uma sala comum. Primeiro, é aconselhável que seja um espaço que tenha uma certa liberdade de discussão que não atrapalhe os demais colaboradores da empresa. Afinal, provavelmente esses encontros não serão realizados de madrugada, por exemplo. Então precisa ser feito de modo a não atrapalhar o desempenho de ninguém.

Outro ponto é a preparação da sala. Nela é preciso que haja todas as ferramentas necessárias para a tarefa. Quais são elas, isso você irá determinar com sua equipe. Mas, a princípio, acesso a internet, notebooks, lousa, papel, canetas e canetão já são recursos suficientes.

Define um time estratégico

Quem está na sala de guerra faz toda a diferença para o resultado final, então essa segunda ação deve ser pensada estrategicamente. Quais pessoas e áreas fazem sentido estarem na sala? Profissionais de mídia, programadores, criativos, estrategistas de conteúdo, vendas, profissional de ti para dar assistência? O crucial aqui é ter todo capital humano fundamental para o objetivo que foi traçado.

Dispor de um representante de cada área, por exemplo, não faz sentido, pois pode dificultar o trabalho. A essência, aqui, é selecionar as pessoas certas. Mesmo que alguma equipe não componha o quadro da sala de guerra, ela pode estar a par do projeto, caso você precise.

Estabeleça papéis e responsabilidades a cada participante

Depois de escolhida o local que será implementado a sala de guerra e definido o time que irá trabalhar nela, é fundamental que cada participante tenha claramente definido a sua função na sala.

Se o objetivo que será discutido é relacionado ao time de vendas, então é interessante que o gerente do setor esteja ali para aprovar as decisões. Mas além do aprovador das ideias, também é necessário pensar nas funções dos outros colaboradores que farão parte da Sala de Guerra.

Digamos que o design que fará a campanha, o produtor de conteúdo para gerar um roteiro que envolva toda dramaturgia ali decidida, um representante de venda e mais. Como o propósito é sair com a solução pronta, é importante dispor de pessoas que auxiliem na rápida tomada de decisão e que saibam seu papel ali dentro.

Tenha diversos planos

O imprevisto é inevitável, mas se preparar para ele é fundamental. Mesmo que considere ter a melhor equipe do mundo, pode ser que na hora da execução, algum problema surja e ela não consiga resolver tão de imediato, então você precisa estar com outras alternativas em prontidão para executar.

Então não se limite em uma única alternativa, desenvolva o plano a, b e c, relacionando todos os cenários de erro possível.

Essas são as quatro características fundamentais para implementar a Sala de Guerra no seu contexto empresarial. Você viu, então, que o importante aqui é a organização. Deixar claro qual será o ambiente, as pessoas que farão parte, a finalidade de cada uma das pessoas que irão incorporar o ambiente, os recursos que serão usados e a importância de possuir vários planos. Portanto, não é necessário dispor de muitos recursos, sendo a Sala de Guerra interessante para qualquer instituição empresarial. Para potencializar os resultados que serão obtidos na Sala de Guerra, é importante que sua equipe tenha uma excelente comunicação, afinal, não basta apenas discutir, é preciso ter a mesma visão. Para isso, leia o artigo: A importância da comunicação empresarial e como melhorá-la.

Negócios

Materiais gratuitos

8 Pilares da Motivação
Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Transformação Digital na Educação Corporativa
Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

LGPD no RH
Geral
Saiba os impactos da LGPD no RH e como se adequar
Geral Negócios
Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ferramentas síncronas e assíncronas
Geral
Ferramentas síncronas e assíncronas: diferenças e como usar?
Comportamento Geral
Engajamento profissional: entenda a importância para a sua empresa

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Quero ser parceiro

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência