Lifelong Learning: Entenda o que é a educação  continuada na prática

22 abr 2024

O aprendizado não acaba no ensino formal. Para se destacar profissional e pessoalmente, é necessário investir em educação continuada para conhecer novas técnicas e desenvolver mais habilidades e aptidões. Porém, essa busca não beneficia somente os indivíduos: as empresas têm muito a ganhar com o lifelong learning e também podem ajudar esse processo para capacitar e aprimorar sua equipe.

Vamos entender as vantagens da educação continuada e como sua empresa pode despertar esse interesse nos seus colaboradores?

O que é Lifelong Learning?

É o termo em inglês para educação continuada, um conceito que pode ser resumido na frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”. Basicamente, o lifelong learning significa investir na formação pessoal ou profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, seja por motivos particulares ou para crescimento na carreira. Este tipo de postura traz inúmeras vantagens para o indivíduo, abrindo seus horizontes, permitindo novos conhecimentos e o ajudando a se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, para que esse processo seja eficiente é preciso considerar o estilo de aprendizagem de cada um, pois as pessoas podem ter mais facilidade em absorver determinados tipos de estímulos e, assim, compreender melhor os conteúdos ensinados dependendo da forma com que lhe são apresentados. Quando se trabalha com adultos, também é importante considerar algumas características específicas desta faixa etária, como o ocorre no Modelo 70/20/10.

Em resumo, Lifelong Learning significa não pensar a aprendizagem como um processo que se encerra após a educação formal ou ao completar um curso, e sim como uma jornada a ser realizada ao longo da vida.

Essa filosofia de educação continuada pode ser adotada para fins particulares, como aprender novos hobbies ou descobrir outras visões de mundo: tudo isso é feito de forma automotivada, ou seja, a pessoa busca determinados conhecimentos específicos como objetivo pessoal.

Entretanto, uma área que também é impactada positivamente pela educação continuada é a carreira deste indivíduo — mesmo que as habilidades adquiridas não sejam estritamente ligadas ao seu campo de trabalho. Fazer aulas de teatro para reduzir a timidez, que prejudica as apresentações e presença na empresa, é um exemplo desse caso. Porém, buscar conhecimentos técnicos traz inúmeras vantagens para a jornada profissional e torna o indivíduo mais especializado em seu ramo de atividade — beneficiando assim também a empresa.

Como desenvolver o Lifelong Learning?

Por não ser algo rígido e estruturado como uma escola de ensino básico ou uma graduação, mas sim uma trajetória flexível e individual, existem várias maneiras de se abraçar a educação continuada:

Invista tempo em cursos

Buscar formações diversas sempre é um passo importante para se manter atualizado e aumentar suas competências profissionais e pessoais. Uma série de cursos livres são ofertados por instituições e profissionais renomados, abarcando os mais diversos temas e possibilidades de aprendizagem — basta procurar e estar minimamente por dentro da área de interesse para encontrá-los.

Com o avanço das tecnologias, é possível fazer cursos livres, aulas avulsas, EAD, entre outras opções educativas, até mesmo de forma assíncrona. No entanto, é importante verificar a opinião e comentários de ex-estudantes e clientes para saber se as aulas e profissionais têm credibilidade e se as aulas se encaixam em seus propósitos particulares. 

Explore diversas fontes de aprendizado

Felizmente, existem outras possibilidades para aumentar suas competências e que não dependem diretamente de cursos e instituições. Várias opções estão disponíveis: conteúdos online; livros; documentários; eventos; palestras; grupos de estudos independentes… todos eles promovem a troca de informações e a consulta a outras fontes, ampliando a gama de conhecimentos e contatos adquiridos.

Estabeleça metas

Também não adianta realizar uma série de cursos ou participar de vários eventos se seus temas e áreas não estão alinhados aos seus objetivos profissionais e pessoais — e, pior, se nem se sabe quais são eles. 

Nesse sentido, é fundamental fazer uma autoavaliação para entender o que se deseja alcançar com a educação continuada e definir metas para chegar lá. Isso significa estabelecer objetivos como frequência de estudos semanais, tempo diário dedicado ao aprimoramento em geral, cursos e formações específicas, entre outros focos. 

Mantenha-se atualizado

A educação continuada não significa apenas explorar novas áreas, mas também se manter a par das novidades, tecnologias e das melhores práticas do mercado e do ramo de atuação. Eventos, palestras, cursos, reportagens, profissionais renomados… são várias as fontes de informação que podem agregar aos conhecimentos e habilidades dos indivíduos. 

Aprenda com a experiência também

A prática também tem muito a ensinar a qualquer profissional. Explorar novas funções, atividades, desafios e projetos na empresa ou trabalho permite desenvolver novas competências e adquirir conhecimentos que podem agregar à função atual ou até prepará-lo para assumir outros cargos na organização. 

Lifelong Learning e Carreira Profissional

Ninguém sabe de tudo — nem mesmo após terminar diferentes níveis da educação formal. É preciso estar em constante aprendizado para buscar as novidades de sua área profissional, enxergar tendências e mudanças de mercado, desenvolver novas habilidades e competências pessoais (como liderança, negociação, técnicas de vendas e comunicação interpessoal, por exemplo), para construir uma carreira sólida e crescer em sua ocupação e dentro da empresa.

Investir em lifelong learning significa investir no desenvolvimento pessoal e profissional, se destacando dos outros concorrentes e solidificando seu espaço na empresa e no mercado de trabalho.

Enquanto esse processo parte principalmente do indivíduo, as empresas podem e devem investir na carreira dos seus colaboradores, para torná-los mais eficientes, capacitados tecnicamente e também engajados na organização. Ou seja, o lifelong learning é uma postura vantajosa tanto para as companhias como para os profissionais e pessoas.

Educação Continuada e Empresas

Promover ações de educação continuada para seus colaboradores é uma estratégia que traz diversos benefícios para as empresas. Ao oferecer treinamentos e atividades de desenvolvimento profissional e pessoal, os funcionários estarão mais capacitados ao resolver os problemas do dia a dia, trarão novas soluções e visões para seu trabalho e para a organização em geral, estarão atualizados com as novidades e boas práticas de mercado e terão novas competências para serem aproveitadas pela companhia. Além disso, esse empregado se sentirá valorizado, o que ajuda sua motivação e engajamento — consequentemente melhorando seu rendimento.

Para incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, as organizações podem oferecer diversas modalidades e incentivos para quem busca uma educação continuada. Porém, isso não se restringe aos empregados que já têm esse movimento por conta própria: a postura do lifelong learning deve ser despertada em todos os funcionários, ao estimular esse comportamento por meio de recompensas e projetos estruturados, como plano de carreira.

Algumas maneiras de investir na educação da sua equipe é promover palestras, oficinas e outras atividades educacionais, incentivar a realização de cursos e formações e desenvolver atividades práticas e dinâmicas, além de apostar em métodos inovadores e tecnológicos, como o EAD e a Gamificação.

Benefícios da Educação Continuada no Treinamento Corporativo 

Esse investimento nos funcionários, aliados às estratégias de educação empresarial, gera uma série de impactos positivos para a organização:

Aumento de produtividade

Com essa estratégia sendo bem sucedida, os colaboradores irão buscar um aprimoramento constante tanto em suas habilidades técnicas quanto sociais e mesmo fora dos treinamentos ofertados pela empresa, o que vai impactar diretamente no seu trabalho e relação com a companhia. 

Profissionais mais competentes e engajados conseguem realizar suas tarefas com maior agilidade e qualidade, produzindo assim mais e melhor. Consequentemente, a produtividade individual e até geral irá aumentar na organização, impulsionando os seus resultados. 

Desenvolvimento de competências profissionais

Promover o espírito de lifelong learning nos funcionários incentiva com que eles aprimorem suas competências e habilidades, fortalecendo seus talentos e desenvolvendo aptidões novas ao longo de toda sua carreira.

Assim, a organização contará com pessoas mais qualificadas e produtivas em seu quadro de trabalhadores, elevando o resultado de todos e até mesmo incentivando com que os colegas também abracem a mentalidade de aprendizagem constante em suas vidas. 

Engajamento dos colaboradores

Ao entender que a empresa investe no seu desenvolvimento profissional e pessoal, os funcionários se sentirão valorizados e com a possibilidade de crescer na organização e em suas carreiras. 

Esse incentivo irá aproximá-los da companhia, criando um relacionamento mais positivo com ela — aumentando assim o engajamento dos profissionais e sua dedicação à empresa. 

Cultura e clima organizacional

Essa relação positiva com a companhia também irá impactar na dinâmica da equipe e no ânimo de cada profissional, ajudando a criar e manter um clima organizacional saudável. 

Além das formações em habilidades técnicas e sociais, as ações de aprimoramento também podem abraçar os valores e identidade da empresa, contribuindo assim para fortalecer a cultura interna e o senso de pertencimento dos colaboradores.

Lifelong Learning e Tecnologia

O avanço da tecnologia foi crucial para tornar a educação continuada mais acessível. Graças às inovações como a internet e a popularização dos dispositivos mobile, o aprendizado deixou de ser restrito às salas de aula e ao ensino formal. Atualmente é possível aprender sobre os mais variados temas — desde habilidades em culinária, programação em Java e línguas estrangeiras — tudo com apenas alguns cliques de distância, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Modalidades inovadoras ganharam espaço na vida das pessoas e nas empresas, provendo processos de aprendizagem mais acessíveis, dinâmicos e engajadores. Algumas soluções são oferecidas a preços justos e até mesmo de graça, além de trazerem resultados concretos para os estudantes que investem nessa metodologia e para as organizações que implementam essa estratégia em treinamentos corporativos e na integração de novos funcionários.

E uma das soluções mais inovadoras e eficientes disponíveis no mercado para as ações educativas de uma empresa é a gamificação.

Como as plataformas de Gamificação ajudam no processo de Lifelong Learning?

Essa metodologia pode ser aplicada nos mais diferentes contextos, como treinamentos corporativos, desenvolvimento de pessoas, integração de novos funcionários e até mesmo nas tarefas diárias. Ao utilizar elementos de jogos em finalidades que não são meramente entretenimento, atividades que podem ser maçantes e pesadas são transformadas em ações engajadoras e mesmo os conteúdos educativos mais densos se tornarem mais fáceis de serem assimilados.

A gamificação também desperta a motivação dos colaboradores, possibilita uma competição saudável entre os usuários e torna o ambiente mais leve e amigável. Além disso, em sua versão digital, a plataforma disponibiliza relatórios detalhados da performance dos funcionários na dinâmica, ajudando o RH a avaliar quais conhecimentos e habilidades devem ser reforçados e quais estão sendo bem assimilados pela equipe.

Descubra como a gamificação pode contribuir para a educação continuada da sua equipe! Converse conosco e conheça mais vantagens em adotar essa estratégia na sua empresa.

Banner-teste-gratis-artigo

Perguntas Frequentes:

O que é Lifelong Learning?

É o termo em inglês para educação continuada, um conceito que pode ser resumido na frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”

Quais os benefícios de promover ações de educação continuada?

Os funcionários estarão mais capacitados ao resolver os problemas do dia a dia, trarão novas soluções e visões para seu trabalho e para a organização em geral, estarão atualizados com as novidades e boas práticas de mercado e terão novas competências para serem aproveitadas pela companhia.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo