Entenda o Lifelong Learning e não fique para trás!
Educação

Entenda o Lifelong Learning e não fique para trás!

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O aprendizado não acaba no ensino formal. Para se destacar profissional e pessoalmente, é necessário investir em educação continuada para conhecer novas técnicas e desenvolver novas habilidades e aptidões. Porém, essa busca não beneficia somente os indivíduos: as empresas têm muito a ganhar com o lifelong learning e também podem ajudar esse processo para capacitar e aprimorar sua equipe.

Vamos entender as vantagens da educação continuada e como sua empresa pode despertar esse interesse nos seus colaboradores?

O que é Lifelong Learning?

É o termo em inglês para educação continuada, um conceito que pode ser resumido na frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”. Basicamente, o lifelong learning significa investir na formação pessoal ou profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, seja por motivos particulares ou para crescimento na carreira. Este tipo de postura traz inúmeras vantagens para o indivíduo, abrindo seus horizontes, permitindo novos conhecimentos e o ajudando a se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, para que esse processo seja eficiente é preciso considerar o estilo de aprendizagem de cada um, pois as pessoas podem ter mais facilidade em absorver determinados tipos de estímulos e, assim, compreender melhor os conteúdos ensinados dependendo da forma com que lhe são apresentados. Quando se trabalha com adultos, também é importante considerar algumas características específicas desta faixa etária, como o ocorre no Modelo 70/20/10.

Em resumo, Lifelong Learning significa não pensar a aprendizagem como um processo que se encerra após a educação formal ou ao completar um curso, e sim como uma jornada a ser realizada ao longo da vida.

Essa filosofia de educação continuada pode ser adotada para fins particulares, como aprender novos hobbies ou descobrir outras visões de mundo: tudo isso é feito de forma automotivada, ou seja, a pessoa busca determinados conhecimentos específicos como objetivo pessoal.

Entretanto, uma área que também é impactada positivamente pela educação continuada é a carreira deste indivíduo - mesmo que as habilidades adquiridas não sejam estritamente ligadas ao seu campo de trabalho. Fazer aulas de teatro para reduzir a timidez, que prejudica as apresentações e presença na empresa, é um exemplo desse caso. Porém, buscar conhecimentos técnicos traz inúmeras vantagens para a jornada profissional e torna o indivíduo mais especializado em seu ramo de atividade.

Lifelong Learning e Carreira Profissional

Ninguém sabe de tudo - nem mesmo após terminar diferentes níveis da educação formal. É preciso estar em constante aprendizado para buscar as novidades de sua área profissional, enxergar tendências e mudanças de mercado, desenvolver novas habilidades e competências pessoais (como liderança, negociação, técnicas de vendas e comunicação interpessoal, por exemplo), para construir uma carreira sólida e crescer em sua ocupação e dentro da empresa.

Investir em lifelong learning significa investir no desenvolvimento pessoal e profissional, se destacando dos outros concorrentes e solidificando seu espaço na empresa e no mercado de trabalho.

Enquanto esse processo parte principalmente do indivíduo, as empresas podem e devem investir na carreira dos seus colaboradores, para torná-los mais eficientes, capacitados tecnicamente e também engajados na organização. Ou seja, o lifelong learning é uma postura vantajosa tanto para as companhias como para os profissionais e pessoas.

Educação Continuada e Empresas

Promover ações de educação continuada para seus colaboradores é uma estratégia que traz diversos benefícios para as empresas. Ao oferecer treinamentos e atividades de desenvolvimento profissional e pessoal, os funcionários estarão mais capacitados ao resolver os problemas do dia a dia, trarão novas soluções e visões para seu trabalho e para a organização em geral, estarão atualizados com as novidades e boas práticas de mercado e terão novas competências para serem aproveitadas pela companhia. Além disso, esse empregado se sentirá valorizado, o que ajuda sua motivação e engajamento - consequentemente melhorando seu rendimento.

Para incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, as organizações podem oferecer diversas modalidades e incentivos para quem busca uma educação continuada. Porém, isso não se restringe aos empregados que já tem esse movimento por conta própria: a postura do lifelong learning deve ser despertada em todos os funcionários, ao estimular esse comportamento por meio de recompensas e projetos estruturados, como plano de carreira.

Algumas maneiras de investir na educação da sua equipe é promover palestras, oficinas e outras atividades educacionais, incentivar a realização de cursos e formações e desenvolver atividades práticas e dinâmicas, além de apostar em métodos inovadores e tecnológicos, como o EAD e a Gamificação.

Lifelong Learning e Tecnologia

O avanço da tecnologia foi crucial para tornar a educação continuada mais acessível. Graças às inovações como a internet e a popularização dos dispositivos mobile, o aprendizado deixou de ser restrito às salas de aula e ao ensino formal. Atualmente é possível aprender sobre os mais variados temas - desde habilidades em culinária, programação em Java e línguas estrangeiras - tudo a apenas alguns cliques de distância, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Modalidades inovadoras espaço na vida das pessoas e nas empresas, provendo processos de aprendizagem mais acessíveis, dinâmicos e engajadores. Algumas soluções são oferecidas a preços justos e até mesmo de graça, além de trazerem resultados concretos para os estudantes que investem nessa metodologia e para as organizações que implementam essa estratégia em treinamentos corporativos e na integração de novos funcionários.

A gamificação é uma estratégia aplicada nesses dois contextos, além de também ser usada nas tarefas diárias dos funcionários. Ao utilizar elementos de jogos em finalidades que não são meramente entretenimento, torna-se tarefas que podem ser maçantes e pesadas em atividades engajadoras e transformar conteúdos educativos densos em conhecimentos mais fáceis de serem assimilados.

Essa metodologia desperta a motivação dos colaboradores, possibilita uma competição saudável entre os usuários e também torna o ambiente mais leve e amigável. Além disso, em sua versão digital, a plataforma disponibiliza relatórios detalhados da performance dos funcionários na dinâmica, ajudando o RH a avaliar quais conhecimentos e habilidades devem ser reforçados e quais estão sendo bem assimilados pela equipe.

Descubra como a gamificação pode contribuir para a educação continuada da sua equipe! Converse conosco e conheça mais vantagens em adotar essa estratégia na sua empresa.

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin