Os conteúdos interativos são ótimos materiais para despertar a atenção e aumentar o engajamento de diferentes públicos com sua empresa, seja dos clientes com estratégias de marketing digital ou na comunicação interna com os colaboradores, fornecedores, parceiros e outras pessoas ligadas à organização. 

Descubra nesse artigo as vantagens de se usar os conteúdos interativos no seu negócio, melhorando as estratégias de comunicação com clientes, funcionários e outros públicos — e uma dica especial para desenvolver uma experiência imersiva e interativa para seu negócio!

Conteúdos interativos: o que são? 

Atualmente, para uma boa parcela das pessoas, é difícil lembrar como a vida era antes da popularização da internet — sem redes sociais; serviços de streaming ou portais de entretenimento. Diversos tipos de conteúdos foram surgindo à medida em que a tecnologia foi avançando, possibilitando experimentações de formatos e recursos para a satisfação do público. 

Nesse contexto, os conteúdos interativos ganharam uma grande relevância na rede, despertando a atenção e interesse das pessoas ao oferecerem experiências que estimulem sua participação nas dinâmicas. Em vez de ter uma postura mais apática, os usuários precisam se relacionar de forma mais ativa com os materiais para alcançar um objetivo. 

Isso significa que, ao contrário de apenas assistir a um vídeo, ler um texto ou escutar um áudio, nessa dinâmica as pessoas devem tomar decisões para acessar as informações do material, como escolher determinadas opções, personalizar itens e até mesmo produzir o próprio conteúdo. 

E todas essas possibilidades ajudaram a aumentar a atenção e engajamento do público nos conteúdos produzidos por empresas, organizações e outras entidades. Gigantes como Buzzfeed, UOL e até mesmo a Netflix já ofereceram conteúdos interativos em suas plataformas, aumentando o tráfego para seus materiais e ajudando a encantar seus clientes. 

Mas não só são as grandes organizações de tecnologia e comunicação que conseguem usar conteúdos interativos em suas estratégias: empresas de diferentes portes e segmentos de mercado podem adotar esse tipo de material para promover seus produtos, serviços, cultura e identidade da marca, atraindo novos clientes e fortalecendo o relacionamento com o público.

Conteúdos Interativos: como adotá-los no seu negócio?

Existem diversas formas de uma empresa usar os conteúdos interativos em suas estratégias, seja para atrair ou reter clientes ou em ações voltadas ao público interno, como colaboradores, fornecedores, parceiros e outros. 

Algumas ideias de conteúdos interativos são quizzes/testes, enquetes, infográficos, vídeos, materiais multimídia, mapas, lives, entrevistas e gamificação — que demandam a participação ativa das pessoas para transmitir sua mensagem. 

Esse tipo de material pode ajudar a despertar o interesse das pessoas para temas específicos ligados à organização, apresentar novos produtos e serviços, educá-los em relação à cultura, missão, visão e valores da marca, aumentar o tráfego no site, blog, redes sociais e outros canais da empresa, oferecer uma experiência mais engajadora a diferentes públicos, entre outras vantagens. 

Tudo isso aumenta o interesse e melhora a imagem do negócio, ainda mais aliada a outras estratégias que tenham o mesmo fim. Para isso, é preciso saber onde e como adotar os conteúdos interativos na organização. 

Público externo

Usar materiais criativos e interativos é uma ótima forma de atrair a atenção do público-alvo nos canais de comunicação da empresa. Essa ideia deve estar alinhada às estratégias de marketing, seja no meio físico ou digital, para passar a mesma mensagem e identidade de marca.  

É possível montar conteúdos para o site, blog, redes sociais, meios parceiros e outros canais para oferecer conteúdos que atraiam a atenção das pessoas e retenham seu interesse na atividade, trazendo informações que sejam importantes para a empresa e que fortaleçam sua imagem com o público-alvo. 

Além disso, os conteúdos interativos podem ser usados na comunicação de quem já é cliente da empresa, estreitando os laços para torná-lo mais fiel a marca. 

Com criatividade e um objetivo definido, é possível desenvolver conteúdos interativos que não somente despertem a atenção das pessoas, como as atraiam para a empresa — passem a acessar o site, blog e outros canais, façam um teste no serviço/produto ou o adquiram e tenham uma imagem positiva da organização.  

Público interno

Geralmente, quando o assunto são conteúdos interativos, o foco é sempre no marketing digital e público interno. No entanto, adotar esse tipo de material também pode ajudar nos relacionamentos da empresa com as diferentes pessoas que fazem parte dela: colaboradores; fornecedores; parceiros; entre outros.

Oferecer este tipo de conteúdo pode ser uma ótima ideia para reforçar a cultura organizacional, missão, visão e valores internos para os diferentes públicos, tudo de uma forma mais engajadora e menos monótona. 

Também é possível usar os conteúdos interativos nos treinamentos corporativos, tornando essa estratégia mais dinâmica e motivadora para os colaboradores. Em vez de somente ficarem escutando os instrutores, os funcionários terão uma participação ativa nas atividades e irão absorver melhor os conhecimentos. 

Além disso, outras formas de comunicação para o público interno também podem usar elementos interativos para gerar engajamento e, de maneira eficiente, informar as pessoas sobre acontecimentos importantes para a empresa. 

Dica especial de conteúdo interativo: gamificação!

Toda estratégia deve ser feita levando em consideração o perfil do público-alvo: os clientes tem seus gostos e interesses; já os colaboradores têm suas preferências e expectativas; e por assim vai… Essa questão é base para ter resultados positivos com qualquer ação.

Além disso, na hora de montar os conteúdos interativos, é importante pensar em qual tipo de material será produzido. Diversas empresas gostam de trabalhar com quizzes/testes, infográficos e vídeo, no entanto, existe uma opção que pode ter ainda mais impacto na hora de despertar a atenção e engajamento das pessoas: a gamificação!


Essa metodologia usa elementos e lógica dos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento, motivando os participantes a realizarem determinadas ações e até mudarem certos comportamentos. A gamificação oferece uma experiência imersiva e interativa ao público, e vem sendo adotada nas mais diferentes áreas — como saúde, política, negócios e educação —, gerando resultados impressionantes. 

Nas empresas, essa estratégia costuma ser aplicada em processos como recrutamento e seleção, onboarding de novos funcionários, treinamento corporativo, comunicação interna, marketing e até nas tarefas cotidianas, oferecendo conteúdos interativos para atingir objetivos específicos.

Descubra o que mais esta metodologia pode fazer por sua organização com nosso artigo Utilize a gamificação empresarial para diferentes processos!