A importância da gestão de dados na estratégia de aprendizagem gamificada

10 jan 2024

Contar com a gestão de dados nas estratégias de gamificação da educação corporativa é essencial para otimizar os processos, implementar ações de melhoria contínua e fortalecer a aprendizagem dos colaboradores e público-alvo da ação. 

Graças a estas informações confiáveis e importantes, é possível tomar decisões assertivas para obter mais resultados com a educação empresarial: conheça o poder da gestão de dados na aprendizagem gamificada!

A Importância da Gestão de Dados na Gamificação

A gamificação é uma estratégia que pode trazer vários benefícios para diferentes operações de uma organização, aumentando o engajamento, eficácia e impactos positivos de diversas atividades. Porém, assim como qualquer ação, é fundamental contar com indicadores e métricas para fazer um diagnóstico de todo o processo para identificar falhas, lacunas e oportunidades de aprimoramento. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Felizmente, as plataformas gamificadas costumam contar com recursos de gestão e inteligência de dados para tornar esse acompanhamento mais prático, ágil e seguro para a empresa e seus departamentos. Os softwares realizam a coleta, organização e análise das informações dos participantes e de sua performance na dinâmica, oferecendo assim um material de fonte confiável, e de forma facilitada, para pautar a tomada de decisão nas estratégias em que a gamificação for adotada. 

E no caso das ações de educação empresarial esse recurso tem um papel ainda mais fundamental.

Por que a Gestão de Dados é Crucial na Educação Corporativa?

Medir o aprendizado dos colaboradores (ou do público-alvo envolvido) nem sempre é a tarefa mais fácil, prática ou rápida de ser realizada, especialmente considerando a grande quantidade de demandas que o RH tem que lidar no seu dia a dia. 

Porém, com os indicadores e processos corretos, implementar uma gestão de dados nessa operação pode fazer uma enorme diferença nos resultados. Com essa estratégia, é possível fazer uma análise de desempenho dos profissionais com qualidade, precisão e praticidade, oferecendo assim informações estratégicas para pautar a tomada de decisões para aumentar os impactos da ação.

Entender quais são os conteúdos que estão sendo bem assimilados e os que não estão sendo absorvidos, além de avaliar o engajamento dos participantes, é essencial para implementar melhorias para fortalecer a aprendizagem dos colaboradores e impactar sua produtividade e qualidade no trabalho. 

Sem essas informações, a empresa pode desperdiçar recursos, tempo e esforços em estratégias que não irão gerar os resultados desejados. Mas, com a gestão de dados, ela pode otimizar seus investimentos e ações para tornar a educação corporativa ainda mais benéfica para os funcionários, equipe e negócios. 

Entretanto, se coletar essas informações não é prático ou rápido ao serem feitos de forma manual, essa mesma tarefa é mais fácil e ágil quando se adota uma plataforma gamificada — e o uso de dados com essa estratégia forma uma aliança bastante vantajosa para as empresas que a adotam. 

Benefícios da Análise de Dados na Gamificação

Se, por si só, a gamificação já é capaz de gerar uma série de impactos positivos na educação corporativa, imagine quando ela aproveita informações estratégicas em suas ações: é possível tornar suas atividades ainda mais assertivas e engajadoras para o público-alvo. 

A união dessas ferramentas proporciona duas grandes vantagens:

Melhorias Contínuas com Feedback de Dados 

Ao oferecer informações sobre o desempenho dos colaboradores nas atividades, é possível promover feedbacks atualizados sobre a sua aprendizagem ou necessidade de aprimoramento educacional de maneira individualizada. Dessa forma, o funcionário saberá como anda o seu crescimento profissional e se deve aumentar os esforços em determinados temas para evoluir na carreira.

De forma geral, esses dados também permitem que o RH identifique as lacunas, falhas e oportunidades de aprimoramento na educação corporativa em sua totalidade, ajudando assim na implementação de melhorias contínuas para que a estratégia gere mais resultados.  

Personalização do Aprendizado com Insights de Dados

As informações individuais da aprendizagem dos colaboradores permitem oferecer uma ação mais personalizada. Em vez de um treinamento geral para todos, pode-se adotar uma plataforma que se adeque ao patamar de conhecimento e trilha de cada profissional — tornando-se assim uma atividade mais assertiva para a necessidade do funcionário.

Ainda mais com a gamificação, é possível desenvolver níveis e missões mais personalizadas a cada participante. Logo, o colaborador terá uma jornada mais alinhada ao que precisa nas suas atividades de rotina, à sua evolução de aprendizagem e suas necessidades. Além de melhorar os impactos da educação corporativa, esse cuidado ajuda a aumentar o engajamento do funcionário na estratégia ao aproveitar verdadeiramente o seu tempo e esforço. 

Como Implementar uma Estratégia de Gestão de Dados Eficaz? 

Assim como qualquer estratégia, é importante seguir algumas orientações para que a gestão de dados traga os resultados desejados. Investir em planejamento na ação é uma conduta sempre favorável, mas existem algumas questões particulares deste contexto. 

Ferramentas e Métricas Essenciais para a Análise de Dados

Definir as métricas que serão usadas é um dos principais passos para se ter uma ação eficaz. É preciso adotar indicadores estratégicos, que ajudem na tomada de decisões e não acabem gerando acúmulo de informações desnecessárias.

Também é importante ter ferramentas para fazer a coleta, organização e análise desses materiais, especialmente para evitar com que todo o processo seja feito manualmente e, desta forma, seja mais demorado, impraticável e demande muito esforço e tempo do RH e das lideranças.

Felizmente, as melhores plataformas gamificadas contam com métricas e mecanismos automatizados para realizar todo o tratamento dos dados do desempenho do público no sistema. Assim, essa ação é mais rápida, prática e eficiente, oferecendo informações estratégicas com maior facilidade e precisão. 

Casos de Sucesso: Exemplos de Empresas que Transformaram a Educação com Dados

Os benefícios da gamificação aliada à gestão de dados não ficam apenas na teoria: existem casos de sucesso práticos de empresas que aumentaram os resultados das suas ações de educação corporativa ao contar com soluções gamificadas com esse recursos.

Um exemplo é a Decathlon: a grande varejista precisava transformar seus atendentes em especialistas em diferentes modalidades esportivas, sendo capaz de encantar os clientes com seus conhecimentos e abordagem. Por isso, investiu na solução gamificada da Ludos Pro — que conta com inteligência e gestão de dados — para treinar os funcionários, resultando em um desempenho acima de 95% nos cursos. 
Esse é apenas um caso de sucesso do uso dessa estratégia: descubra o que a plataforma gamificada da Ludos Pro pode fazer por sua empresa e fortaleça sua educação corporativa e outras estratégias da gestão de pessoas!

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo