O processo de aprendizado, apesar do que muitos acreditam, não se resume apenas ao entendimento de conceitos, mas em aplicar aquilo que uma vez foi compreendido. Ou seja, aprender significa dispor tanto conhecimentos teóricos sobre o assunto como práticos. A aprendizagem só se torna efetiva quando há um misto de teoria e prática.

É normal que muitos ainda acreditem que a aprendizagem está relacionada somente ao âmbito teórico, pois por muito tempo esta cultura foi implementada e trabalhada no principal sistema de ensino, o ensino básico.

Mas hoje já é possível ver propostas que rompem com esta ideia e que sugerem um aprendizado pautado na prática. Isso porque há diversos estudos sobre como o ser humano aprende que provam a efetividade desta forma de aprendizado.

Neste artigo, você irá conferir algumas informações preciosas sobre a aprendizagem e porque nos dias atuais a ideia de aprender na prática tornou-se tendência no âmbito de aprendizagem, principalmente, empresarial. Além disso, você irá conferir algumas ideias de como conciliar a aprendizagem com a prática. Se você tem interesse, então é só continuar com a leitura!

O que exatamente significa aprender na prática?

Aprender na prática, também conhecido como “aprender fazendo”, ou “learning by doing” é uma proposta atual do âmbito da educação que possui como ponto central ir além dos livros para ensinar, nesta perspectiva são inseridas situações hipotéticas, mas relacionadas ao contexto atual e real no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Aprender fazendo é, portanto, uma experiência de aprendizado completamente diferente do que até então vinha sido proporcionado pelo âmbito educacional, que focava em teoria e conceitos. Nesta perspectiva, aprender é dispor de mais autonomia no processo de aprendizagem e tornar o erro comum, sendo ele apenas uma etapa deste processo de aperfeiçoamento.

É possível comparar este novo modelo de aprendizado com a fase de aquisição de linguagem de uma criança: em um primeiro momento ela só sabe balbuciar, conforme vai tendo contato com o contexto social que está inserida, ela passa a repetir palavras soltas. Neste momento, ela ainda não sabe pronunciar bem as palavras, e fica em um processo de tentativa e erro. Mas conforme pratica, vai aprimorando sua fala e passa a unir palavras em pequenas frases, e assim continua até alcançar a fluência.

Note que em todas as fases do processo de aquisição de linguagem a prática é a principal forma de aprendizado da criança. Ela presta atenção no contexto (teoria) e tenta repetir e assimilar aquilo que está sendo feito (teoria e prática).

Portanto, o estilo de aprendizado que visa a prática não está interessado em compartilhar conceitos, fazer com que os alunos decorem datas ou qualquer coisa deste sentido, ao contrário, a ideia de aprender na prática é fazer com que os estudantes desenvolvam competências e habilidades para corresponder com as necessidades do mundo.

Por que aprender na prática é a melhor maneira?

Veja porque a prática se tornou uma das melhores formas de aprendizado do contexto atual!

Propicia maior criatividade

Existem várias definições diferentes para o conceito de criatividade, mas, em sua maioria, a criatividade está conectada à capacidade de alguém em solucionar problemas. Aprender na prática ajuda a desenvolver a criatividade, pois este tipo de aprendizado está totalmente relacionado a buscar soluções para o mundo real, com recursos e ferramentas de fato existentes.

Então, o estudante passa a pensar em maneiras de alcançar determinado resultado mesmo com limitações de ferramentas e tecnologia, por exemplo, conseguindo desenvolver diferentes maneiras de solucionar uma situação e passa a remover o bloqueio da criatividade.

Desenvolve autonomia e protagonismo

Ao ser estimulado a pensar em novas soluções para contextos reais, o estudante passa a cultivar maior autonomia e ser protagonista do mundo, pois ele se envolve ativamente com o problema surgido, criando alternativas de solucioná-lo. Então, aprender na prática passa a ser uma forma de colocar os alunos em ação.

Resolver problemas complexos

Aprender na prática ainda é a melhor alternativa para lidar com problemas complexos, pois mesmo em meio a um problema difícil, o aluno dispõe de um raciocínio lógico para analisar a situação e quais as alternativas que ela oferece para que aquele problema seja solucionado.

Como aplicar a teoria na prática?

É um grande desafio saber maneiras de trabalhar a prática, pois é comum encontrar excelentes ferramentas que auxiliem no processo de mediação de conteúdo teórico, como é o caso do uso de PowerPoint ou livros. Agora, recursos que ajudem a tornar a prática real no âmbito educacional, maneiras de mostrar como aquilo deve ser feito, são mais difíceis de encontrar.

Porém a tecnologia na educação garantiu que diversos recursos para esta finalidade fossem criados. Confira, a seguir, sobre a gamificação e os jogos empresariais, e como eles se tornaram tendência no ambiente corporativo porque conseguem trabalhar tanto a teoria como a prática.

Gamificação

A gamificação (ou gamification, no termo inglês) é um recurso utilizado para diversas finalidades. No âmbito corporativo educacional, a gamificação faz uso de mecanismos de jogos, como pontuação e níveis, para engajar, melhorar o aprendizado e resolver problemáticas do universo do trabalho.

Ela possibilita que os profissionais estejam melhores preparados para tomarem decisões em diferentes cenários, visto que tal ferramenta pode ser usada como uma simulação de circunstâncias reais enfrentadas no ambiente corporativo.

Jogos empresariais

Outra maneira de possibilitar que os colaboradores aprendam na prática é inserindo nos treinamentos e desenvolvimentos os chamados jogos empresariais, que são jogos que simulam os diferentes cenários que uma empresa pode enfrentar.

Através destes jogos, os profissionais têm contato com desafios que de fato podem surgir na empresa e, logo, passam a dispor de habilidade técnicas, gerenciais e comportamentais para lidar com situações, caso ocorram na prática. 

A prática é um recurso essencial para tornar a aprendizagem efetiva, e como você pôde conferir, a tecnologia atual possibilita que tanto a teoria quanto a prática sejam implementadas no ambiente corporativo.

Você sabe como funciona a gamificação? Se ainda não, então confira o texto: O que é Gamificação? Conheça esta tendência de aprendizagem.