Benefícios corporativos são ótimas ferramentas para motivar os funcionários e reter os talentos na empresa. No entanto, enquanto algumas empresas disponibilizam somente o básico, outras oferecem recompensas inovadoras para terem melhores resultados com a gestão de pessoas da organização.

Sua empresa já oferece os tradicionais plano de saúde e odontológico? Aumente o engajamento e motivação dos seus colaboradores com esses 8 benefícios corporativos inovadores:

1- Vale cultura

2- Estímulo à saúde

3- Espaços de descanso

4- Berçário, creche e licença maternidade/paternidade estendida

5- Assessorias em geral

6- Flexibilidade no trabalho

7- Mentoria/coaching

8- Bolsa de estudos/estímulo ao aprendizado

O que são os Benefícios Corporativos? E Por Que Adotá-los?

Os colaboradores são o maior ativo de uma empresa: são eles os responsáveis por suas atividades fundamentais, como produzir as mercadorias e executar os serviços; pensar em estratégias para a melhora do desempenho e atender os clientes.

Para que eles façam tudo isso com qualidade e produtividade, é preciso investir na sua capacitação e desenvolvimento, claro, mas também em outro elemento importante — a motivação. Sem esse estímulo, os colaboradores podem não executar suas tarefas com o mesmo empenho de antes e, no piores casos, até ocasionar a saída dos profissionais. 

Existem várias formas de combater a desmotivação dos funcionários e incentivar um melhor desempenho seu no trabalho, entre elas está a possibilidade de oferecer benefícios corporativos. Essa recompensa é usada para atrair e reter os talentos na empresa, além de aumentar seu engajamento e motivação no trabalho.

São várias as vantagens de oferecer benefícios corporativos:

  • Motivar: oferecer esses estímulos é uma forma de ajudar a melhorar o ânimo de todos os colaboradores, aumentando a sua motivação;
  • Aumentar o engajamento: essas recompensas podem contribuir para melhorar o sentimento de pertencimento à empresa, fortalecendo a boa imagem da organização e o relacionamento do colaborador com ela;
  • Melhora dos resultados dos funcionários: dar recompensas pelo bom trabalho é uma ótima maneira de incentivar o aumento do desempenho dos empregados na empresa;
  • Atrair talentos: oferecer benefícios corporativos, ainda mais os inovadores, pode ser uma estratégia para fazer os melhores profissionais escolherem trabalhar na sua empresa, não na concorrência;
  • Reter talentos: a melhora da motivação e engajamento são fatores fundamentais para fazer os bons colaboradores ficarem na organização;
  • Redução da rotatividade: os benefícios corporativos ajudam a reter os talentos, reduzindo assim o índice de turnover na empresa — que traz prejuízos financeiros, intelectuais e produtivos. 

Assim, oferecer essas recompensas e estímulos pode contribuir para melhorar o clima interno, os resultados da empresa e sua competitividade no mercado. 

8 Benefícios Corporativos Inovadores para a sua Empresa

Algumas organizações já oferecem benefícios corporativos tradicionais, como plano de saúde, plano odontológico e até participação nos lucros. Porém, adotar recompensas inovadoras pode ser uma ótima estratégia para diferenciar sua empresa dos concorrentes e atrair bons profissionais para o seu quadro de funcionários. 

Vamos conhecer alguns exemplos?

1- Vale cultura

Um incentivo bastante atraente é fazer parcerias com instituições culturais para oferecer aos seus colaboradores descontos especiais em shows, cinema, exposições, peças teatrais, festivais, compra de livros, CDs e DVDs, entre outras opções. 

A empresa ainda pode aproveitar algumas iniciativas governamentais de vale cultura para oferecer esse tipo de benefício aos seus trabalhadores. 

2- Estímulo à saúde

Outro benefício que vem ganhando destaque é relacionado aos cuidados com a saúde dos colaboradores. Algumas organizações oferecem desconto em academias, clínicas e outros espaços com negócios parceiros, incentivando que os funcionários tenham melhor qualidade de vida — o que, indiretamente, também influencia o seu trabalho.

Algumas empresas até oferecem massagens no ambiente interno, ajudando a reduzir o estresse nos momentos de pressão. 

3- Espaços de descanso

Outra ideia interessante é promover internamente alguns ambientes dedicados ao relaxamento dos colaboradores, oferecendo atividades recreativas (como jogos) e opções de descanso. Isso pode contribuir na redução do estresse, especialmente em setores e áreas de negócio propensas a maior pressão e cobrança por resultados

4- Berçário, creche e licença maternidade/paternidade estendida

A preocupação com os filhos pode acabar prejudicando o trabalho dos colaboradores. Para evitar isso e ajudá-los com os pequenos, existem duas opções: disponibilizar um espaço interno de berçário/creche ou fazer parcerias com instituições para disponibilizar vagas aos seus funcionários. Assim eles terão um lugar confiável para cuidar de sua família enquanto se dedicam ao emprego. 

Outra ideia interessante é aumentar o período em que mães e pais possam cuidar de seus recém-nascidos ou filhos recém-adotados, mostrando a atenção que a empresa tem com seu público-interno — melhorando assim o engajamento dos colaboradores. 

5- Assessorias em geral

Um benefício corporativo inovador é oferecer e tornar acessíveis diversos serviços aos seus colaboradores, como assessoria psicológica e jurídica. O funcionário que estiver passando por problemas pessoais complicados pode encontrar amparo nessa opção, ajudando-o a ter mais tranquilidade e bem-estar para realizar o seu trabalho. 

6- Flexibilidade no trabalho

Ainda mais com as gerações mais novas, a flexibilidade no trabalho é algo bastante atraente e valorizado. Isso pode ser feito por meio de ações como o trabalho remoto — seja adotado integralmente ou em alguns dias da semana —, que está ligado à redução de estresse e aumento do bem-estar dos colaboradores. 

Outra opção ainda mais inovadora é o conceito de job sharing, que oferece ainda mais flexibilidade na empresa e tempo para o profissional se envolver em outras atividades e compromissos.  

7- Mentoria/coaching

Uma tendência que está cada vez mais presente nas empresas é a promoção de programas de mentoria e/ou coaching. Essas ações ajudam os colaboradores a se desenvolverem tanto profissional como pessoalmente, aumentando sua motivação, propósito e qualificação. 

Além disso, implementar esse item é uma ótima forma de mostrar atenção ao público-interno, melhorando também o engajamento com a empresa. 

8- Bolsa de estudos/estímulo ao aprendizado

Uma das ideias que pode tanto ajudar a motivar os colaboradores como melhorar sua qualificação profissional é oferecer cursos, bolsas de estudo e outras ações de incentivo ao estudo. Algumas organizações proporcionam aulas de inglês, universidade corporativa e treinamentos empresariais para aumentar os conhecimentos de seus funcionários e torná-los mais produtivos e eficientes em suas funções. 

Além disso, investir na educação corporativa mostra como a empresa se importa e valoriza seus funcionários, ajudando assim em seu engajamento e motivação.

Quer saber como implementar essa estratégia com eficiência? Confira nosso artigo Treinamento para funcionários: por onde devo começar? e melhore sua gestão de pessoas!