Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / O que é gestão de resultados e porque implantá-la?

O que é gestão de resultados e porque implantá-la?

O que é gestão de resultados e porque implantá-la?
30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A gestão de resultados é um modo de gerir um negócio que prioriza a busca por resultados em todos os aspectos e ações da empresa. Neste contexto, líderes e liderados trabalham em conjunto e constantemente a fim de alcançarem os objetivos traçados no planejamento estratégico. Toda empresa precisa lucrar para se manter funcionando, certo? Existem vários caminhos que podem chegar a este fim, como colocar o foco da organização nos processos, produtos ou até nas pessoas. Porém, um modelo que é bastante efetivo nesta questão é a gestão de resultados. Confira neste artigo o que é e as vantagens de se adotar o modelo de gestão de resultados e melhore o desempenho da sua empresa!

O que é Gestão de Resultados?

Basicamente, esse modelo se baseia em focar os esforços da empresa para melhorar o seu desempenho. Para isso é necessário definir metas específicas que serão de responsabilidade da organização como um todo: se o objetivo for alcançado, o sucesso é de todos; caso contrário, o todo também é responsável pelo resultado menor do que o desejado. Esse termo foi desenvolvido a partir do reconhecido autor e um dos maiores nomes da administração, Peter Drucker. Ele tornou famoso o conceito do Management by Objectives (Gestão por Objetivos), descrito no seu livro The Practice of Management (1954). Também conhecido por Management by Results (Gestão por Resultados), o termo indica o processo de definir objetivos específicos na empresa para que todos trabalhem para alcançá-los. Para a gestão de resultados não importa muito o como atingir o objetivo, e sim em propriamente alcançá-lo. Por isso este modelo está ligado a conceitos como métricas e objetividade. Isso significa que é necessário estabelecer KPIs (os indicadores de performance) e monitorar com dados como anda o desempenho de cada colaborador e da empresa como um todo: assim será realmente possível ver se as metas estão sendo cumpridas e identificar os pontos que precisam ser melhorados. Aquilo que foi definido como resultado a ser conquistado será o norte de todas as operações da empresa, na qual todos os envolvidos - colaboradores, gestão, alta diretoria, etc - são responsáveis por atingir. Cada unidade do negócio deve estar unida em prol da mesma meta, contribuindo a sua maneira forma para chegar a este ponto. Para deixar claro e evitar confusões, é bom entender o que significa objetivo, indicador e meta:
  • O Objetivo é o desejo do empreendedor para sua empresa, como aumentar as vendas.
  • Indicador: é a métrica relacionada ao objetivo da empresa, como dividir as vendas em bruta, líquida, de determinado produto/serviço, etc.
  • Meta: é o resultado numérico do objetivo que deve ser alcançado, considerando determinado período de tempo, como aumentar em 5% as vendas do produto X no próximo semestre.
Alguns empreendedores acreditam tanto nesse modelo que, mais do que um tipo de gestão, implementaram uma cultura voltada a resultados. Mas, para que ela dê certo, é necessário alinhar os valores e missão da empresa com as metas definidas e desenvolver uma comunicação efetiva entre a liderança e os colaboradores. Além disso, há 3 pilares que fazem a implementação da gestão de resultados ser bem sucedida na empresa:
  1. Transparência: a comunicação tem um papel fundamental nesse modelo de gestão, ajudando a fazer circular pela empresa informações importantes - como a missão, visão, valores, dados,metas, KPIs - de uma forma acessível para que todos entendam com clareza o que devem fazer para correr atrás dos resultados. Por isso é importante deixar tudo às claras, valorizando a transparência.
  1. Objetividade: junto com a ideia anterior, é essencial mostrar com clareza quais são as metas e objetivos da empresa para que os colaboradores saibam o que devem fazer. Esta informação precisa ser passada com objetividade para evitar confusões que irão prejudicar o rendimento dos funcionários.
  1. Engajamento: dificilmente a gestão/cultura terá sucesso se os colaboradores não aceitarem a mudança de posicionamento. Por isso é fundamental trabalhar com o engajamento do público interno, usando a comunicação para explicar como essa transformação será positiva para a empresa e seus funcionários.
Aliás, este é um ponto interessante: se realizar uma mudança de modelo é algo que precisa ser bem trabalhado, o que demanda bastante esforço, por que adotar a gestão de resultados? Quais benefícios ela traria para a empresa?

Por que Implementar a Gestão de Resultados?

Em primeiro lugar, ao tornar os resultados o foco dos trabalhos da empresa, é bem mais fácil atingir esse patamar concreto. Toda a equipe estará se esforçando para alcançar uma meta bem definida que irá trazer os benefícios financeiros para a empresa, como o aumento de 20% nas vendas, por exemplo. Assim os objetivos da empresa ficam mais claros, evitando o desperdício de tempo e recursos e aumentando a produtividade dos colaboradores. Como esse modelo demanda uma boa comunicação e relacionamento interno, esses dois itens serão valorizados na empresa. Isso significa a redução de erros, por conta de disparidades entre as ideias de um colaborador e outro, uma circulação melhor das informações e conhecimentos organizacionais e da troca de experiências e feedback, o que impacta nos processos e qualidade dos trabalhos realizados. Além disso, ao ver os resultados sendo atingidos e o esforço ser recompensado pela empresa, os colaboradores estarão mais motivados a realizar seu trabalho com qualidade e produtividade. A melhora na comunicação e relacionamento interno também impacta no engajamento dos funcionários e aprimora o clima da organização. De todas essas formas, a gestão de resultados traz diversos benefícios para a empresa que o adota. No entanto, para alcançá-los, é importante implementar corretamente este modelo.

Como Adotar a Gestão de Resultados?

Primeiramente é importante revisar quais são os objetivos atuais da empresa, analisando também sua missão, visão e valores. Isso implica tanto em metas a curto, médio e longo prazo. Depois é preciso reunir as equipes para que, juntos, gestores e colaboradores definam os objetivos e metas de seus trabalhos. Tanto elas quanto os prazos devem ser realistas com a situação da empresa, seus funcionários e função de cada cargo, caso o contrário diversos problemas - como a desmotivação - irão ocorrer. Ao estabelecer as metas é importante monitorar como anda a performance das equipes, criando momentos de troca e feedback para mostrar como estão os trabalhos. Quando chega-se no resultado do período, é preciso fazer a avaliação do desempenho tanto individual como da equipe, comparando o que estava previsto e o que foi alcançado. Esses dois controles devem ser feitos com dados e métricas, o que irá tornar essa análise mais objetiva e imparcial E quando a empresa alcança as metas definidas, uma dica é criar formas de recompensar as equipes por seu bom resultado. Isso pode ser feito tanto de maneira mais simbólica, como por elogios, ou concreta, como fazendo um happy hour e celebrações, por exemplo. Mesmo com o foco nos objetivos, é fundamental cuidar bem da gestão de pessoas, pois são elas que correm atrás dos resultados. Confira mais artigos sobre motivação, produtividade e empreendedorismo no nosso blog e melhore o desempenho da sua empresa!
Negócios

Materiais gratuitos

Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Profissionais do Futuro
Transformação Digital na Educação Corporativa
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Educação Geral
Onboarding e Gamificação: Treinamento de integração da sua empresa
Comportamento
Como treinar sua equipe para lidar com a diversidade nas empresas
Comportamento
7 ações de employer branding para aplicar na sua empresa!
Comportamento
Entenda os estágios do desenvolvimento das equipes

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência