Aumente a motivação no trabalho, melhore a produtividade
Comportamento

Aumente a motivação no trabalho, melhore a produtividade

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Motivação e produtividade são conceitos que caminham de mãos dadas. Sem ter os incentivos certos, dificilmente alguém vai cumprir determinadas tarefas e as fará com a qualidade desejada. Por isso, estimular a motivação no trabalho em seus colaboradores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa.


Porém, isso não é uma tarefa fácil. Você já viu seus funcionários desmotivados? Produzindo menos, faltando mais, não participando das ações internas e até mesmo notou que aumentou a rotatividade na equipe? Se sim, talves esteja na hora de investir em estratégias para motivar os colaboradores, melhorar a produção e qualidade no trabalho e evitar a saída dos talentos.


No artigo de hoje vamos explicar a importância da motivação no trabalho para a melhora da produtividade, e como a tecnologia pode ajudar nessa missão. Vamos lá?

Motivação no Trabalho e Produtividade


Ter funcionários desmotivados é um grande problema para as empresas atualmente. Essa situação afeta completamente o trabalho: os empregados não realizam as tarefas com a mesma qualidade e dedicação de antes; não se envolvem nas ações para engajar os colaboradores; costumam faltar ou tirar licença com muita frequência - e sua falta de ânimo acaba impactando até mesmo a equipe, podendo diminuir a moral de todos.


Com todas essas situações, dificilmente um funcionário desmotivado será produtivo, não é mesmo? Já um colaborador motivado terá atitudes completamente inversas: ele vai se empenhar em cada atividade; ter uma postura mais proativa no trabalho; se relacionar melhor com seus colegas, liderança, equipe e clientes; vestir a camisa da empresa e - também - ser mais produtivo.


Percebe como a motivação no trabalho está ligada a produtividade? Ninguém desmotivado realiza suas tarefas com a mesma qualidade e eficiência do que um colaborador que tem motivos e estímulos para fazer o seu melhor.


Por isso, incentivar a motivação é algo fundamental até mesmo para a sobrevivência das empresas, pois nenhum negócio vai para frente sem ter colaboradores eficientes, engajados e produtivos.  


Mas como a organização pode ajudar a motivar seus colaboradores? É preciso entender primeiro como funciona esse processo.


Motivação: o que impulsiona as pessoas?


A motivação humana é um fenômeno estudado por diversas ciências e campos de pesquisa. Existem até pesquisas na área de games para entender porque esse tipo de atividade é tão engajadora - como a Teoria Octalysis: 8 Pilares da motivação.


Podemos resumir motivação em tudo aquilo que impulsiona uma pessoa a realizar alguma ação. Esse estímulo é fundamental para fazermos atividades que, talvez em um primeiro momento, não sejam agradáveis, mas que vemos sentido: como estudar meses para passar em um concurso; esperar horas em uma fila para ver o show do seu músico favorito ou trabalhar com afinco para conseguir uma promoção no trabalho. Todos esses exemplos implicam em ter algo que te incentive a cumprir determinada meta.


Além dessa definição, para entender melhor como funciona a motivação é preciso ver que existem dois tipos desse estímulo:

Motivação Intrínseca: é o impulso interno, que parte do próprio indivíduo e está ligado a seu caráter, gostos, habilidades e hábitos. Geralmente, esse estímulo tem como objetivo o desenvolvimento pessoal, como aprender a cozinhar, fazer novas amizades ou praticar algum esporte.


Motivação Extrínseca: é o impulso externo, que parte do ambiente e das situações que cercam a pessoa. Geralmente esse estímulo não está sob o controle dos indivíduos, mas mesmo assim influencia suas decisões. Alguns exemplos desse caso são ligados a questões envolvendo ego, status, premiações e recompensas.

Os dois tipos de motivação são benéficas para as pessoas, só é necessário existir um equilíbrio entre ambos.

Analisando esses conceitos, é possível entender o que faz as pessoas realizarem atividades não tão atraentes, com vista para um objetivo ou benefício futuro. Mas, e no caso de seus empregos?

O que motiva as pessoas no trabalho?

Existem vários fatores que influenciam a motivação no trabalho. O que é lembrado primeiro é a recompensa financeira: afinal, todos nós temos contas para pagar e sonhos/desejos que podem ser adquiridos com dinheiro, certo? Porém, algo que a empresa tem que saber é que somente a vantagem econômica não segura os funcionários por muito tempo: talvez um concorrente ou outra oportunidade possa aparecer e acabar seduzindo os seus talentos.


Por isso é importante conhecer o que é mais importante e valioso para seus colaboradores: é ser reconhecido por seu esforço? É saber que a empresa investe em sua educação e aprimoramento? Ter oportunidades de crescimento interno? Ter um clima organizacional mais agradável?


O portal de carreiras Love Mondays fez uma pesquisa interna em Novembro de 2018 para saber a satisfação no emprego de sua base de contatos e obteve números surpreendentes: a maioria (70%) dos entrevistados tem a intenção de sair de seus atuais trabalhos em 2019. Entre as respostas para esse desejo estão a vontade de atuar com algo mais alinhado ao propósito pessoal de vida, a sensação de pouca oportunidade de crescimento, considerar a remuneração abaixo do que deseja, insatisfação com sua liderança, baixa qualidade de vida e a percepção negativa do ambiente interno.


Vendo essa pesquisa, fica cada vez mais explícito a necessidade de se adotar conceitos como salário emocional e job crafting - estratégias que ajudam o funcionário a ter mais motivação e engajamento com o trabalho e, assim, serem mais produtivos e eficientes.


Entretanto, a tecnologia também pode ser uma grande aliada nessa tarefa. Existem metodologias como a gamificação que estão dando resultados positivos ao serem adotadas na empresas: percebe-se a melhora em aspectos como produtividade, treinamento, engajamento e motivação no trabalho.


A gamificação é um método que alia elementos comuns aos jogos para estimular as pessoas a realizarem ações concretas: como fazer os treinamentos corporativos; participar do recrutamento e até mesmo cumprir suas tarefas cotidianas - tudo isso usando uma linguagem lúdica para criar experiências imersivas e interativas. Desta forma, o lado divertido impulsiona os colaboradores a não somente executar suas atividades, como também desempenhá-las com motivação e engajamento.


Além disso, as plataformas eletrônicas gamificadas costumam oferecer relatórios detalhados da performance dos colaboradores, ajudando o RH a identificar os pontos que devem ser aprimorados na sua gestão de pessoas e auxiliar a tomada de decisões para aumentar a produtividade da equipe.


Quer saber mais como a gamificação pode motivar seus colaboradores? Converse conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook