Motivação e produtividade são conceitos que caminham de mãos dadas. Sem ter os incentivos certos, dificilmente alguém vai cumprir determinadas tarefas e as fará com a qualidade desejada. Por isso, estimular a motivação no trabalho em seus colaboradores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa.

O que você vai ver neste artigo:

Porém, isso não é uma tarefa fácil. Você já viu seus funcionários desmotivados? Produzindo menos, faltando mais, não participando das ações internas e até mesmo notou que aumentou a rotatividade na equipe? Se sim, talvez esteja na hora de investir em estratégias para motivar os colaboradores, melhorar a produção e qualidade no trabalho e evitar a saída dos talentos.

No artigo de hoje vamos explicar a importância da motivação no trabalho para a melhora da produtividade, e como a tecnologia pode ajudar nessa missão. Vamos lá?

O que é motivação no trabalho?

Otimizacao-13.3_-motivacao-no-trabalho

A motivação é um conjunto de características individuais e contextuais que influencia na ação de uma pessoa. Ou seja, de modo geral, ela é uma das responsáveis por mover o indivíduo para a realização de determinada tarefa.

A motivação é inerente ao ser humano, ou seja, ela é necessária para desempenhar qualquer atividade do dia a dia. É preciso haver algo que nos mova para realizar uma ação desejada. Por exemplo, é quando você sente fome que então você é motivado a comer.

No ambiente de trabalho, a motivação é um elemento fundamental para a execução de tarefas, de acordo com prazos e a qualidade necessária, pois ela está conectada com a determinação, a vontade e o empenho.

Nesse contexto, a motivação é mais abstrata, ela vai além das necessidades fisiológicas e por isso se torna mais desafiadora.

Motivação no Trabalho e Produtividade

Ter funcionários desmotivados é um grande problema para as empresas atualmente. Essa situação afeta completamente o trabalho: os empregados não realizam as tarefas com a mesma qualidade e dedicação de antes; não se envolvem nas ações para engajar os colaboradores; costumam faltar ou tirar licença com muita frequência – e sua falta de ânimo acaba impactando até mesmo a equipe, podendo diminuir a moral de todos.

Com todas essas situações, dificilmente um funcionário desmotivado será produtivo, não é mesmo? Já um colaborador motivado terá atitudes completamente inversas: ele vai se empenhar em cada atividade; ter uma postura mais proativa no trabalho; se relacionar melhor com seus colegas, liderança, equipe e clientes; vestir a camisa da empresa e – também – ser mais produtivo.

8-pilares-da-motivacao-1-1024x286

Percebe como a motivação no trabalho está ligada a produtividade? Ninguém desmotivado realiza suas tarefas com a mesma qualidade e eficiência do que um colaborador que tem motivos e estímulos para fazer o seu melhor.

Por isso, incentivar a motivação é algo fundamental até mesmo para a sobrevivência das empresas, pois nenhum negócio vai para frente sem ter colaboradores eficientes, engajados e produtivos.

Mas como a organização pode ajudar a motivar seus colaboradores? É preciso entender primeiro como funciona esse processo.

Qual a importância da motivação no trabalho?

Otimizacao-13.1_-motivacao-no-trabalho

A motivação é necessária em todos os contextos, inclusive no ambiente de trabalho. Ela é um dos elementos essenciais para o sucesso de uma empresa, pois é a força que movimenta a todos. Sem motivação nada é realizado.

Ao dispor de profissionais motivados, sua empresa contém pessoas dispostas à:

  • Estarem presente;
  • Realizarem suas atividades diárias;
  • Se dedicarem;
  • Entregarem os melhores resultados;
  • Irem além das expectativas;
  • Se manterem no emprego.

Ela ainda é a responsável por aumentar a autoestima do profissional e transformar a forma que ele se depara com mudanças e desafios.

Mas essas não são as únicas características que tornam a motivação algo tão importante para a empresa. Existem outras que você precisa conhecer.

Alto desempenho

O alto desempenho no contexto corporativo é um dos conceitos que fazem total diferença no desenvolvimento de uma equipe ou profissional. Pois se refere a capacidade de ter uma alta performance no ambiente de trabalho.

guia-para-aumentar-a-produtividade

Um profissional ou uma equipe com alto desempenho atinge e supera as metas determinadas pela empresa. Isso acontece por conta dos conhecimentos e das habilidades, da colaboração, da motivação e da clareza que os profissionais da empresa possuem.

Colaborador engajado

A motivação também reflete no engajamento dos colaboradores. Profissionais engajados são aqueles que se identificam com os propósitos da empresa e estão dispostos a ajudá-la a passar pelos desafios e alcançar as metas e objetivos.

E como você conferiu no conceito de motivação, essa disposição vem da motivação, que é influenciada por questões internas, mas também externas, sendo de responsabilidade da empresa investigar características capazes de influenciar seus colaboradores para trabalhar esse aspecto no contexto empresarial.

Bom ambiente de trabalho

Profissionais motivados impactam no clima organizacional, tornando o ambiente mais dinâmico e agradável. É uma consequência dos sentimentos que a motivação no trabalho gera. 

O colaborador se sente satisfeito com seu trabalho, com o reconhecimento que tem tido e, com isso, vai para a empresa feliz, convive com os demais colegas de forma amigável, aspectos que influenciam no bom ambiente de trabalho. 

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma forma de trabalho que tem sido cada vez mais presente no dia a dia empresarial, por oferecer diversos benefícios tanto para a organização quanto para os profissionais. 

É um modelo de trabalho que influencia na redução de custos, no engajamento da equipe, na melhora do clima organizacional, assim como no aumento da produtividade.

Além disso tudo, o trabalho em equipe também é visto como um fator competitivo no mercado de trabalho, por ser responsável em promover o sentimento de pertencimento nos profissionais e, assim, diminuir o turnover.

Trabalhar a motivação no trabalho ajuda a promover o trabalho em equipe por conta do sentimento de empatia gerado. Os colaboradores se tornam mais capazes em reconhecer o lugar do outro, a entender que cada um tem a sua relevância para o contexto empresarial e, que, quando somada suas soft e hards skills, isso só tem a agregar a todos.

Motivação: O que impulsiona as pessoas?

Otimizacao-13.4_-motivacao-no-trabalho

A motivação humana é um fenômeno estudado por diversas ciências e campos de pesquisa. Existem até pesquisas na área de games para entender porque esse tipo de atividade é tão engajadora – como a Teoria Octalysis: 8 Pilares da motivação.

Podemos resumir a motivação em tudo aquilo que impulsiona uma pessoa a realizar alguma ação. Esse estímulo é fundamental para fazermos atividades que, talvez em um primeiro momento, não sejam agradáveis, mas que vemos sentido: como estudar meses para passar em um concurso; esperar horas em uma fila para ver o show do seu músico favorito ou trabalhar com afinco para conseguir uma promoção no trabalho. Todos esses exemplos implicam em ter algo que te incentive a cumprir determinada meta.

Flexibilidade

O modelo de trabalho como era antes já não faz sentido para o contexto atual. Os profissionais da geração Y e Z estão muito mais preocupados com qualidade de vida e ter tempo livre para estar com a família. O trabalho é importante, mas não está mais em primeiro lugar.

como-motivar-e-engajar-as-geracoes-y-e-z-1

Ora, a flexibilidade é bem mais importante: menos horas de trabalho; sistema híbrido ou home office são essenciais. Em 2021, a Islândia, por exemplo, anunciou a mudança da carga horária de trabalho, informando a redução de cinco para quatro dias de duração.

Esse é apenas um exemplo das várias ações que têm acontecido no mundo todo para corresponder com as necessidades dos trabalhadores atuais e, consequentemente, garantir a motivação no trabalho.

Estabelecimento de metas

Metas também são recursos que podem ser utilizados no ambiente de trabalho com objetivo de impulsionar as pessoas. Através de metas, os colaboradores passam a ter clareza acerca do que devem fazer e quais os números devem atingir para chegar no objetivo estabelecido anteriormente para a empresa.

Essas metas podem ser tanto quantitativas como qualitativas. Também pode ser estabelecida para cada colaborador ou ao time completo. Tudo vai depender de quais são os objetivos e o modo de trabalhar da instituição. Mas muitas empresas trabalham com os dois conceitos. 

Benefícios

Assim como os profissionais atuais têm focado em tempo livre, qualidade de vida e família, os benefícios que a empresa disponibiliza tem sido, muitas das vezes, mais relevante que um grande salário.

Os benefícios corporativos são recursos que tem como objetivo melhorar a vida do colaborador. Há aqueles que são obrigatórios por lei, no regime CLT, e os adicionais, também conhecidos como opcionais.

Ao buscar a motivação no trabalho, uma das soluções para isso é aderir a esses benefícios, investigando quais melhor se enquadram no perfil da sua equipe e disponibilizando para ela.

Alguns benefícios:

  • Maior flexibilidade;
  • Vale-cultura;
  • Cursos;
  • Incentivo à atividade física;
  • Plano de saúde.

Feedbacks construtivos

Sentir que a empresa deseja ter uma conexão verdadeira com o funcionário e que se preocupa com o seu crescimento como pessoa e profissional também é uma das necessidades atuais. 

Uma forma de se fazer isso é avaliando seu desempenho e compartilhando pontos positivos e de melhoria para que o colaborador possa crescer.

Também conhecido como feedback construtivo, essa prática ajuda os profissionais a identificar questões que ele tem acertado e características que ainda precisa trabalhar para se tornar um profissional de alta performance.

Tipos de motivação no trabalho

Além da definição de motivação, para entender melhor como ela funciona, é preciso ver que existem dois tipos desse estímulo:

Motivação Intrínseca

Motivação intrínseca é o impulso interno, que parte do próprio indivíduo e está ligado a seu caráter, gostos, habilidades e hábitos. Geralmente, esse estímulo tem como objetivo o desenvolvimento pessoal, como aprender a cozinhar, fazer novas amizades ou praticar algum esporte.

Motivação Extrínseca

Motivação extrínseca é o impulso externo, que parte do ambiente e das situações que cercam a pessoa. Geralmente esse estímulo não está sob o controle dos indivíduos, mas mesmo assim influencia suas decisões. Alguns exemplos desse caso são ligados a questões envolvendo ego, status, premiações e recompensas.

Os dois tipos de motivação são benéficas para as pessoas, só é necessário existir um equilíbrio entre ambos.

Analisando esses conceitos, é possível entender o que faz as pessoas realizarem atividades não tão atraentes, com vista para um objetivo ou benefício futuro. Mas, e no caso de seus empregos?

O que motiva as pessoas no trabalho?

Otimizacao-13.2_-motivacao-no-trabalho

Existem vários fatores que influenciam a motivação no trabalho. O que é lembrado primeiro é a recompensa financeira: afinal, todos nós temos contas para pagar e sonhos/desejos que podem ser adquiridos com dinheiro, certo? Porém, algo que a empresa tem que saber é que somente a vantagem econômica não segura os funcionários por muito tempo: talvez um concorrente ou outra oportunidade possa aparecer e acabar seduzindo os seus talentos.

Por isso é importante conhecer o que é mais importante e valioso para seus colaboradores: é ser reconhecido por seu esforço? É saber que a empresa investe em sua educação e aprimoramento? Ter oportunidades de crescimento interno? Ter um clima organizacional mais agradável?

O portal de carreiras Love Mondays fez uma pesquisa interna em Novembro de 2018 para saber a satisfação no emprego de sua base de contatos e obteve números surpreendentes: a maioria (70%) dos entrevistados tem a intenção de sair de seus atuais trabalhos em 2019.

Entre as respostas para esse desejo estão a vontade de atuar com algo mais alinhado ao propósito pessoal de vida, a sensação de pouca oportunidade de crescimento, considerar a remuneração abaixo do que deseja, insatisfação com sua liderança, baixa qualidade de vida e a percepção negativa do ambiente interno.

Vendo essa pesquisa, fica cada vez mais explícito a necessidade de se adotar conceitos como salário emocional e job crafting – estratégias que ajudam o funcionário a ter mais motivação e engajamento com o trabalho e, assim, serem mais produtivos e eficientes.

Entretanto, a tecnologia também pode ser uma grande aliada nessa tarefa. Existem metodologias como a gamificação que estão dando resultados positivos ao serem adotadas nas empresas: percebe-se a melhora em aspectos como produtividade, treinamento, engajamento e motivação no trabalho.

jornada-da-gamificacao

A gamificação é um método que alia elementos comuns aos jogos para estimular as pessoas a realizarem ações concretas: como fazer os treinamentos corporativos; participar do recrutamento e até mesmo cumprir suas tarefas cotidianas – tudo isso usando uma linguagem lúdica para criar experiências imersivas e interativas. Desta forma, o lado divertido impulsiona os colaboradores a não somente executar suas atividades, como também desempenhá-las com motivação e engajamento.

Além disso, as plataformas eletrônicas gamificadas costumam oferecer relatórios detalhados da performance dos colaboradores, ajudando o RH a identificar os pontos que devem ser aprimorados na sua gestão de pessoas e auxiliar na tomada de decisões para aumentar a produtividade da equipe.

Quer saber mais como a gamificação pode motivar seus colaboradores? Converse conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia!

teste-gratis-logo-novo-1-1024x286

Perguntas Frequentes:

Qual a importância da motivação no trabalho?

Ter funcionários desmotivados é um grande problema para as empresas atualmente. Essa situação afeta completamente o trabalho: os empregados não realizam as tarefas com a mesma qualidade e dedicação de antes; não se envolvem nas ações para engajar os colaboradores; costumam faltar ou tirar licença com muita frequência – e sua falta de ânimo acaba impactando até mesmo a equipe, podendo diminuir a moral de todos.

O que motiva as pessoas no trabalho?

Existem vários fatores que influenciam a motivação no trabalho. O que é lembrado primeiro é a recompensa financeira: afinal, todos nós temos contas para pagar e sonhos/desejos que podem ser adquiridos com dinheiro, certo? Porém, algo que a empresa tem que saber é que somente a vantagem econômica não segura os funcionários por muito tempo: talvez um concorrente ou outra oportunidade possa aparecer e acabar seduzindo os seus talentos.

O que é Motivação Intrínseca?

Motivação intrínseca é o impulso interno, que parte do próprio indivíduo e está ligado a seu caráter, gostos, habilidades e hábitos. Geralmente, esse estímulo tem como objetivo o desenvolvimento pessoal, como aprender a cozinhar, fazer novas amizades ou praticar algum esporte.

O que é Motivação Extrínseca?

Motivação extrínseca é o impulso externo, que parte do ambiente e das situações que cercam a pessoa. Geralmente esse estímulo não está sob o controle dos indivíduos, mas mesmo assim influencia suas decisões. Alguns exemplos desse caso são ligados a questões envolvendo ego, status, premiações e recompensas.