Big Tech: o que são e qual sua importância no mercado?

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04 ago 2023

Uma Big Tech é uma corporação que domina determinada fatia de um mercado, geralmente na área de tecnologia. Essa empresa é capaz de impactar a vida de outras organizações, mesmo que de segmentos e realidades completamente diferentes dos seus.

Descubra neste artigo a importância das Big Techs para o mercado e também para sua empresa, aproveitando o melhor dos avanços tecnológicos para impulsionar o seu negócio!

O que são as Big Techs?

As Big Techs mudaram a vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo — e isso não é um eufemismo. 

Imagine sua vida sem usar o Google e suas ferramentas, sem Windows ou a Apple, sem redes sociais, aplicativos de mobilidade e de delivery ou os mais variados streamings: parece até um retorno às décadas passadas, não? Alguns até mesmo sofreriam sem essas facilidades, mesmo que tenham vivido sem elas antigamente. 

Soluções como estas — e outras tantas — são o resultado de muito esforço, criatividade, inovação e investimentos que somente uma corporação consegue criar e bancar em suas atividades, além de manter um ambiente para desenvolvimento de novas ofertas. 

E é nesse cenário que entram esses players: Big Tech é uma grande empresa do setor de tecnologia e que domina determinado segmento no mercado. Geralmente elas são startups, ou seja, tem um modelo de negócios escalável e pautado na inovação, que começaram pequenas até alcançarem números impressionantes — tanto em relação à expansão de usuários quanto de ganhos financeiros. 

O Google não surgiu da noite para o dia, nem a Netflix. Essas grandes corporações foram se construindo aos poucos, mas com o olhar no futuro. Essa condução e o uso da tecnologia permitiram com que essas companhias abrissem novas possibilidades de negócios, isso nas mais variadas áreas. 

Claro que, atualmente, há muitos debates sobre os limites dos “poderes” de companhias com estas, especialmente a respeito do uso dos dados dos clientes, o que gerou uma série de regulamentos, legislações e boas práticas, como o compliance digital e a LGPD. Mas, ao aderir a condutas éticas e morais e aliá-las a suas tecnologias e competências, essas organizações são capazes de transformar o mercado e a sociedade. 

No Brasil, por mais entraves que existam no campo dos negócios, várias startups vêm florescendo e ganhando força para se tornarem gigantes como as estrangeiras. A Você S/A fez um raio-x das big techs brasileiras: em menos de 2 anos, 15 empresas de tecnologia ingressaram na bolsa de valores — mostrando assim que este mercado vem aquecendo no país, apesar de todas as dificuldades. 

Inclusive já existem unicórnios em solo nacional, ou seja, empresas que estão avaliadas em R$ 1 bilhão. Negócios como a 99, PagSeguro, Nubank, Movile (iFood), Stone, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Ebanx, C6 Bank e Hotmart estão entre as 20 startups que fazem parte deste seleto grupo — cada uma com seu nicho de mercado e foco de negócios. E, segundo a Associação Brasileira de Startups, esse é o começo: a entidade estima que em cinco anos o Brasil terá 100 unicórnios, como divulgado em uma matéria da CNN

Mas, o que esse boom representa para empresas que não fazem parte desse grupo? Que não são startups e, talvez, nem atuem com tecnologia? A verdade é que elas têm muito a ganhar com a explosão de uma big tech. 

A importância das Big techs no mercado

O barulho que uma big tech causa ecoa além da sua cadeia produtiva, reverberando em outros mercados, empresas e até na sociedade. 

Uma das grandes vantagens da existência dessas organizações é oferecer soluções eficientes para a vida das pessoas, seja para resolver questões profissionais, pessoais ou empresariais. Como seriam os escritórios sem os editores de texto, planilhas e apresentações de slides? Sem os mais diversos softwares e ferramentas, inclusive de gestão de tempo e produtividade? Sem sistemas de gestão, estoque, financeiro? Sem arquivar uma enorme quantidade de documentos na nuvem? 

São as grandes corporações que criam os softwares e soluções diversas que ajudam nas pequenas tarefas do dia a dia nas empresas, mas que impactam na produtividade e organização de suas atividades. E também nas mais complexas, otimizando processos e ajudando na tomada de decisão. 

Outro impacto dessas organizações é abrir portas para outros negócios: sempre há uma forma de aproveitar as inovações e caminho aberto pelas gigantes, explorando oportunidades que poderiam passar em branco ou serem ignoradas por ninguém ter desbravado certos caminhos antes. 

Uma corporação que criou um software de gestão em geral, por exemplo, abriu espaço para que centenas de outras empresas desenvolvessem soluções da mesma natureza, só que voltadas para nichos específicos, como para empresas de logística, escritórios de advocacia, consultórios médicos, agências de marketing, entre outras. 

Além disso, ao investir em criatividade e inovação, essas organizações impulsionam todas as outras a fazerem o mesmo. Isso significa ganhos em diferentes esferas: um grande incentivo ao desenvolvimento tecnológico e social; aumento da competitividade nos negócios; e a criação de produtos e serviços mais encantadores e satisfatórios para os clientes. Assim, o mercado, empresas, consumidores e a sociedade em geral são beneficiados. 

Mesmo os negócios que não trabalham diretamente com tecnologia são impactados pelas Big Techs — e também podem aproveitar os avanços tecnológicos e inovações em suas atividades. 

Mais do que um elemento a mais ou para aumentar a competitividade, abraçar a tecnologia é fundamental para a sobrevivência das empresas na atualidade. Não é à toa que gigantes de antigamente, como a Kodak e Blockbuster, acabaram encerrando suas atividades ao ignorar as mudanças no mercado e os novos tempos que chegavam. 

Adotar as ferramentas corretas e estratégias digitais faz toda a diferença no dia a dia das empresas — seja na hora de criar novos produtos ou serviços ou fortalecer o relacionamento com o cliente. A tecnologia, se bem utilizada, pode ajudar a estreitar laços, reduzir desperdícios (de tempo, esforços e recursos), otimizar processos e aumentar a qualidade e produtividade na organização. 

No entanto, para se atingir esses resultados, é essencial investir nessa área com planejamento e de forma estratégica. E uma das maneiras de se realizar isso, e aumentar a competitividade da empresa, é por meio da transformação digital.

Vantagens e desvantagens das big techs

As big techs têm grande poder de influência na economia global. Suas soluções também impactam diretamente no cotidiano das pessoas. Mas essas características já são conhecidas pelas empresas de tecnologia.

Isso porque as big techs são criadas justamente com esse propósito de desenvolver produtos ou serviços inovadores e disruptivos, capazes de mudar todo um setor-chave, e o comportamento das pessoas. Foi assim com Uber, Netflix e Amazon.

Vantagens das big techs

Quanto às vantagens, é preciso mencionar a capacidade dessas empresas de atender demandas antigas e novas da sociedade, sejam elas de empresas ou pessoas.

Isso porque as big techs investem em pesquisas e no desenvolvimento de produtos e serviços; focam em criar soluções personalizadas, que atendam as reais necessidades do consumidor.

Some isso ao uso de inteligência artificial e análise de dados, ferramentas auxiliadoras na identificação de preferência e comportamentos de seus usuários. Todas essas características tornam as big techs únicas e diferentes das grandes empresas tradicionais que conhecemos.

Seu poder de escala global também chama atenção e se torna uma vantagem sem igual, por causa disso, com ferramentas corretas, as big techs conseguem alcançar uma audiência global de forma rápida e eficiente.

Desvantagens das big techs

Empresas denominadas big tech geralmente são compostas por organizações dominantes em seus nichos de atuação. Isso é um ponto negativo por gerar monopólios. Ou seja, elas passam a ditar o funcionamento do mercado.

Isso pode ser uma barreira para novas empresas que desejam ingressar no setor. Quando conseguem, muitas são incorporadas pelas big techs ou têm suas soluções adquiridas por elas. 

A monopolização leva ao aumento dos preços dos serviços e produtos, tornando-os menos acessíveis.

Qual a diferença entre startups e big techs?

Os termos startup e big techs representam dois momentos diferentes de uma empresa de tecnologia. Entenda, a seguir, o que isso significa.

Startup

Uma startup é conhecida por sua inovação, é um conceito que surgiu e está bastante relacionado ao Vale do Silício, uma região da Califórnia que abriga diferentes empresas com essa característica. Para se ter uma ideia, foi de lá que surgiram marcas como Intel, Microsoft, Apple, Facebook e Google.

Apesar de o termo ter surgido nos EUA, hoje empresas disruptivas não se concentram apenas nessa localidade, elas estão espalhadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Além da característica inovadora, uma startup é identificada pela sua capacidade de criar produtos ou serviços para solucionar um problema específico. Geralmente, são ideias nunca testadas antes e, portanto, apresentam um alto grau de risco.

Para resumir, essa ideia de negócio é inovadora, tem intenção é alcançar um mercado, solucionar um problema de um determinado público e ser um modelo de negócio replicado e escalonado.

Big Techs

O termo Big Tech é designado para empresas de tecnologia que dominam o mercado. São negócios que iniciaram como pequenas startups, ofertando um produto ou serviço inovador, disruptivo e escalável, cresceram e se transformaram em uma grande potência.

Quando caracterizadas como Big Techs significa que essas empresas têm influência para moldar a forma de trabalho e comunicação das pessoas e também poder para impactar no comportamento dos consumidores.

Um grande case de sucesso que hoje é denominado Big Tech, é a Uber, conhecida por mudar o mercado de transporte.

Basicamente, esse modelo de negócio tem como objetivo atender as necessidades do consumidor e, como consequência, crescer. Por isso, as big techs estão por toda parte, presentes no nosso dia a dia, através das redes sociais, dos aplicativos de corrida e nos streamings de música e vídeos. 

Dentre as empresas de tecnologia que superaram crises e se mantiveram relevantes no mercado, é possível destacar nomes como IBM, Samsung, Sony e HP.

A diferença na prática

Startup são empresas de tecnologia na fase inicial do negócio. As conhecidas empresas de garagem que, no geral, dispõem de poucos colaboradores e uma pequena estrutura física.

Nessa fase, a empresa está centrada em validar sua ideia de produto ou serviço, portanto concentra seus recursos e esforços para garantir que isso aconteça.

À medida que a startup vai crescendo, melhorando sua estrutura, aumentando a cartela de clientes e sua cobertura mundial, ela se transforma em uma grande corporação, podendo ser denominada uma big tech.

Quais são as big techs do Brasil?

Apesar do seu grande potencial, devido à vasta população e amplo acesso às informações, o Brasil tem despertado agora para tais oportunidades. Parte disso se dá às condições e características do cenário econômico do país.

Mesmo assim, há diferentes big techs brasileiras. Conheça, a seguir, algumas delas.

ClearSale

ClearSale é uma empresa brasileira fundada nos anos 2000 que oferece soluções antifraude e score de crédito. Por meio da tecnologia, ela consegue identificar o comportamento do consumidor digital brasileiro.

Magazine Luiza

Também conhecida como Magalu, a Magazine Luiza atua no setor de varejo multicanal. Ela surgiu em 1957, mas foi a partir dos anos 2000 que começou a ser vista como um grande marketplace com parceiros diversos que conseguem vender seus próprios produtos.

Atualmente, a Magalu é a décima maior empresa do país na bolsa, e está avaliada em mais de R$ 90 bilhões.

Stone 

Stone está no mercado financeiro, oferecendo soluções de adquirência multibandeiras através de máquinas de cartões, processadoras de transações realizadas por cartões de crédito, débito e voucher.

A empresa foi fundada em 2014, e hoje é avaliada em mais de US$ 9 bilhões.

PagSeguro

O PagSeguro é uma empresa de pagamento on-line que, como Stone, oferece maquininhas de cartão de crédito. 

Sua função é capturar, transmitir e liquidar transações com cartões de crédito e débito, tanto no meio físico, quanto no meio eletrônico.

Ela está no mercado desde 2006, e desde que surgiu se transformou em uma grande potência brasileira, que vale mais de US$ 3 bilhões.
Como você leu por aqui, mais do que uma ferramenta, a tecnologia é uma parceira para o sucesso nos negócios. Descubra o que é e as vantagens de se adotar a Transformação Digital e dê um up em sua organização!

Perguntas Frequentes:

O que são as Big Techs?

Big Tech é uma grande empresa do setor de tecnologia e que domina determinado segmento no mercado. Geralmente elas são startups, ou seja, tem um modelo de negócios escalável e pautado na inovação, que começaram pequenas até alcançarem números impressionantes — tanto em relação à expansão de usuários quanto de ganhos financeiros. 

Qual A  Importância das BigTechs no Mercado?

Uma das grandes vantagens da existência dessas organizações é oferecer soluções eficientes para a vida das pessoas, seja para resolver questões profissionais, pessoais ou empresariais.

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