Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso

Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso

30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A criatividade e inovação são duas qualidades que estão em alta no mundo empresarial. A organização que não investe nessas características sofre um grande risco de ficar parada no tempo e ser passada para trás pela concorrência. Descubra nesse artigo como essas habilidades são fundamentais para uma empresa nos dias atuais e como desenvolvê-las no seu negócio.

Criatividade e Inovação nas Empresas

A Apple é uma das empresas mais importantes atualmente: ela não é nada mais, nada menos, do que a segunda marca mais valiosa do mundo em 2019, segundo o ranking BrandZ dos grupos WPP e Kantar. E duas características que marcaram essa caminhada para o sucesso são justamente a criatividade e inovação - principalmente devido o trabalho do seu cofundador e depois CEO, Steve Jobs.  Quem viveu a transição para a era digital sabe bem como era escutar música antes do iPod e iTunes, como eram os celulares antes do iPhone e até mesmo acompanhou a desconfiança ficar no escanteio com o lançamento do iPad. Sem investir em inovação e criatividade, a gigante jamais teria alcançado o patamar que se encontra hoje. O mesmo também pode ser dito para a marca mais valiosa do mundo em 2019, a Amazon, que sacudiu o mercado com o seu formato revolucionário de vendas.  Porém, o contrário também acontece. A Kodak era a maior empresa de câmeras fotográficas e teve um grande legado no mundo dos negócios, criando diversas inovações no segmento. Registrada em 1888, a companhia dominou o mercado até o início dos anos 2000, quando as vendas de câmeras digitais ultrapassaram as do modelo analógico.  A verdade da história é que a Kodak não ignorou essa revolução: a primeira câmera digital nasceu dentro da empresa. No entanto, ela falhou em acompanhar a mudança do comportamento do consumidor, com o declínio dos filmes fotográficos e o surgimento e explosão do celular com câmera.  A marca entrou com pedido de concordata (falência) em 2012 e atualmente faz algumas apostas em outros mercados, apesar da fotografia nunca ter sido tão popular como agora - na era do #selfie.  Esses são apenas dois exemplos clássicos de que uma empresa que não aposta em criatividade e inovação irá ficar para trás, especialmente em tempos em que as mudanças ocorrem em uma velocidade impressionante. Entretanto, existem barreiras que prejudicam a mentalidade inovadora e criativa nas empresas - um problema que começa desde a infância. 

A dificuldade de se desenvolver mentes inovadoras e criativas

Infelizmente a inovação e criatividade não foram duas características valorizadas antigamente na sociedade. Nos modelos tradicionais de ensino, os alunos passam a maior parte do tempo aprendendo de forma passiva, copiando o material e escutando o professor. Além de ser um estilo que não desperta o engajamento, ele não estimula o pensamento crítico e inovador, não formando assim indivíduos habilidosos nessas duas qualidades.  De uma forma e outra, essa mesma noção também é vivida nas empresas. Por conta das pressões e rotinas, dificilmente os colaboradores são incentivados a pensar “fora da caixa” e a questionar o porquê das coisas serem feitas da maneira que são feitas. Isso significa que as organizações acabam repetindo as mesmas fórmulas, prezando pela tradição e estabilidade por terem medo de arriscar e perder recursos importantes como tempo e dinheiro. Assim, mesmo a pessoa mais criativa e inovadora pode se ver presa desde a infância em uma estrutura que privilegia a previsibilidade e segurança, matando dentro de si qualidades que a tornariam uma profissional excelente e que iriram beneficiar a empresa na qual trabalharia. Imagine quantas inovações poderiam impactar positivamente a sociedade se os estudantes e profissionais fossem incentivados a criar novos modelos, pensar em ideias revolucionárias e mudar o jogo? Quantas empresas não teriam ido a falência caso seus colaboradores pudessem explorar seu pensamento crítico e buscar soluções e oportunidades que passaram despercebidas? Como vimos nos exemplos da Apple e Kodak, esta postura de não valorizar a criatividade e inovação não vai ajudar as empresas nem no presente e muito menos no futuro. Pelo contrário, a organização que não apostar no constante aprimoramento e mudança vai acabar ficando para trás e corre o risco de se tornar apenas história. E se as instituições de ensino podem transformar este cenário apostando em métodos mais ativos de aprendizagem e em tecnologia, o que as empresas devem fazer para tornar sua equipe mais criativa e inovadora?

Como valorizar a criatividade e inovação na sua empresa

Para mudar esse cenário, diversas organizações estão planejando e colocando em prática estratégias para estimular a mentalidade criativa e inovadora em seus funcionários. A 3M é uma das empresas mais reconhecidas nesse sentido. Para eles, a inovação não é uma ação pontual, e sim uma meta que todas as áreas e profissionais estão envolvidos. E esta postura começou há tempos: William McKnight, CEO por duas décadas e presidente do conselho por 15 anos, sempre estimulou o empreendedorismo interno, trabalhando com os conceitos de delegar responsabilidades e incentivar os funcionários a exercitarem suas iniciativas.  Esse exemplo nos mostra duas coisas interessantes: primeiro, a inovação e criatividade não podem ser ações esporádicas, e sim fazer parte da cultura da empresa; segundo, dar liberdade e espaço para os colaboradores fazerem experimentos, falharem e tentarem novamente é uma forma de incentivar essas qualidades. O medo de arriscar é uma das barreiras que impede as organizações de apostarem no novo, por isso superar este receio - ainda que adotando formas responsáveis e com planejamento - é um passo importante para lutar pelo seu espaço no futuro. Uma dica para valorizar seus colaboradores e dar mais espaço para a troca de ideias é adotar modelos de gestão mais horizontais, priorizando a independência e autogestão dos funcionários e dando-os maior liberdade para criar. Assim eles se sentem mais confortáveis para sugerir mudanças e possibilitar que estas opiniões se convertam em benefícios para a organização. Outra ideia é investir em metodologias de treinamento e desenvolvimento inovadoras justamente para estimular essas características na sua equipe. Estratégias como a gamificação podem ser adotadas de forma a engajar os colaboradores nas atividades. Esse modelo usa elementos de jogos - como storytelling, pontuação e recompensas - para incentivar os participantes a realizarem determinadas tarefas. Assim a gamificação transforma atividades obrigatórias, como recrutamento, onboarding de novos funcionários, treinamento e até as tarefas do dia a dia, em experiências imersivas e interativas. Isso ajuda a motivar os funcionários a cumprirem as ações, tornando-as mais eficientes.  Ficou curioso? Saiba como a gamificação pode trazer vários benefícios para a sua empresa e converse conosco!
Negócios

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Profissionais do Futuro
Transformação Digital na Educação Corporativa
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
3 passos para descobrir suas habilidades interpessoais
Comportamento
Como aplicar metodologias ativas de aprendizagem em empresas?
Comportamento Geral
Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar
Educação Geral
People Analytics: o que é, vantagens e como aplicar no RH?

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência