Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso

Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso

Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso
30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A criatividade e inovação são duas qualidades que estão em alta no mundo empresarial. A organização que não investe nessas características sofre um grande risco de ficar parada no tempo e ser passada para trás pela concorrência. Descubra nesse artigo como essas habilidades são fundamentais para uma empresa nos dias atuais e como desenvolvê-las no seu negócio.

Criatividade e Inovação nas Empresas

A Apple é uma das empresas mais importantes atualmente: ela não é nada mais, nada menos, do que a segunda marca mais valiosa do mundo em 2019, segundo o ranking BrandZ dos grupos WPP e Kantar. E duas características que marcaram essa caminhada para o sucesso são justamente a criatividade e inovação - principalmente devido o trabalho do seu cofundador e depois CEO, Steve Jobs.  Quem viveu a transição para a era digital sabe bem como era escutar música antes do iPod e iTunes, como eram os celulares antes do iPhone e até mesmo acompanhou a desconfiança ficar no escanteio com o lançamento do iPad. Sem investir em inovação e criatividade, a gigante jamais teria alcançado o patamar que se encontra hoje. O mesmo também pode ser dito para a marca mais valiosa do mundo em 2019, a Amazon, que sacudiu o mercado com o seu formato revolucionário de vendas.  Porém, o contrário também acontece. A Kodak era a maior empresa de câmeras fotográficas e teve um grande legado no mundo dos negócios, criando diversas inovações no segmento. Registrada em 1888, a companhia dominou o mercado até o início dos anos 2000, quando as vendas de câmeras digitais ultrapassaram as do modelo analógico.  A verdade da história é que a Kodak não ignorou essa revolução: a primeira câmera digital nasceu dentro da empresa. No entanto, ela falhou em acompanhar a mudança do comportamento do consumidor, com o declínio dos filmes fotográficos e o surgimento e explosão do celular com câmera.  A marca entrou com pedido de concordata (falência) em 2012 e atualmente faz algumas apostas em outros mercados, apesar da fotografia nunca ter sido tão popular como agora - na era do #selfie.  Esses são apenas dois exemplos clássicos de que uma empresa que não aposta em criatividade e inovação irá ficar para trás, especialmente em tempos em que as mudanças ocorrem em uma velocidade impressionante. Entretanto, existem barreiras que prejudicam a mentalidade inovadora e criativa nas empresas - um problema que começa desde a infância. 

A dificuldade de se desenvolver mentes inovadoras e criativas

Infelizmente a inovação e criatividade não foram duas características valorizadas antigamente na sociedade. Nos modelos tradicionais de ensino, os alunos passam a maior parte do tempo aprendendo de forma passiva, copiando o material e escutando o professor. Além de ser um estilo que não desperta o engajamento, ele não estimula o pensamento crítico e inovador, não formando assim indivíduos habilidosos nessas duas qualidades.  De uma forma e outra, essa mesma noção também é vivida nas empresas. Por conta das pressões e rotinas, dificilmente os colaboradores são incentivados a pensar “fora da caixa” e a questionar o porquê das coisas serem feitas da maneira que são feitas. Isso significa que as organizações acabam repetindo as mesmas fórmulas, prezando pela tradição e estabilidade por terem medo de arriscar e perder recursos importantes como tempo e dinheiro. Assim, mesmo a pessoa mais criativa e inovadora pode se ver presa desde a infância em uma estrutura que privilegia a previsibilidade e segurança, matando dentro de si qualidades que a tornariam uma profissional excelente e que iriram beneficiar a empresa na qual trabalharia. Imagine quantas inovações poderiam impactar positivamente a sociedade se os estudantes e profissionais fossem incentivados a criar novos modelos, pensar em ideias revolucionárias e mudar o jogo? Quantas empresas não teriam ido a falência caso seus colaboradores pudessem explorar seu pensamento crítico e buscar soluções e oportunidades que passaram despercebidas? Como vimos nos exemplos da Apple e Kodak, esta postura de não valorizar a criatividade e inovação não vai ajudar as empresas nem no presente e muito menos no futuro. Pelo contrário, a organização que não apostar no constante aprimoramento e mudança vai acabar ficando para trás e corre o risco de se tornar apenas história. E se as instituições de ensino podem transformar este cenário apostando em métodos mais ativos de aprendizagem e em tecnologia, o que as empresas devem fazer para tornar sua equipe mais criativa e inovadora?

Como valorizar a criatividade e inovação na sua empresa

Para mudar esse cenário, diversas organizações estão planejando e colocando em prática estratégias para estimular a mentalidade criativa e inovadora em seus funcionários. A 3M é uma das empresas mais reconhecidas nesse sentido. Para eles, a inovação não é uma ação pontual, e sim uma meta que todas as áreas e profissionais estão envolvidos. E esta postura começou há tempos: William McKnight, CEO por duas décadas e presidente do conselho por 15 anos, sempre estimulou o empreendedorismo interno, trabalhando com os conceitos de delegar responsabilidades e incentivar os funcionários a exercitarem suas iniciativas.  Esse exemplo nos mostra duas coisas interessantes: primeiro, a inovação e criatividade não podem ser ações esporádicas, e sim fazer parte da cultura da empresa; segundo, dar liberdade e espaço para os colaboradores fazerem experimentos, falharem e tentarem novamente é uma forma de incentivar essas qualidades. O medo de arriscar é uma das barreiras que impede as organizações de apostarem no novo, por isso superar este receio - ainda que adotando formas responsáveis e com planejamento - é um passo importante para lutar pelo seu espaço no futuro. Uma dica para valorizar seus colaboradores e dar mais espaço para a troca de ideias é adotar modelos de gestão mais horizontais, priorizando a independência e autogestão dos funcionários e dando-os maior liberdade para criar. Assim eles se sentem mais confortáveis para sugerir mudanças e possibilitar que estas opiniões se convertam em benefícios para a organização. Outra ideia é investir em metodologias de treinamento e desenvolvimento inovadoras justamente para estimular essas características na sua equipe. Estratégias como a gamificação podem ser adotadas de forma a engajar os colaboradores nas atividades. Esse modelo usa elementos de jogos - como storytelling, pontuação e recompensas - para incentivar os participantes a realizarem determinadas tarefas. Assim a gamificação transforma atividades obrigatórias, como recrutamento, onboarding de novos funcionários, treinamento e até as tarefas do dia a dia, em experiências imersivas e interativas. Isso ajuda a motivar os funcionários a cumprirem as ações, tornando-as mais eficientes.  Ficou curioso? Saiba como a gamificação pode trazer vários benefícios para a sua empresa e converse conosco!
Negócios

Materiais gratuitos

Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Profissionais do Futuro
Transformação Digital na Educação Corporativa

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
gamificação treinamento corporativo
Comportamento
Como utilizar gamificação para treinamento corporativo
Comportamento
Como treinar sua equipe para lidar com a diversidade nas empresas
Educação Geral
Conheça as principais tendências do EAD corporativo!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência