Como a gamificação pode promover acessibilidade na sua empresa?

09 out 2023

A gamificação é uma metodologia que pode contribuir para melhorar a acessibilidade em uma empresa. Essa ferramenta é capaz de despertar a empatia, educar e sensibilizar os profissionais a respeito da inclusão social e até mesmo ajudar a integrar pessoas com vivências diversas na equipe. 

Descubra neste artigo como usar a gamificação de forma estratégica para promover a acessibilidade na sua organização!

Como a gamificação pode promover acessibilidade na sua empresa?

A gamificação é uma metodologia que pode ser adotada nas mais variadas estratégias e com diferentes públicos-alvo. Colaboradores, fornecedores, parceiros e até mesmo clientes e sociedade em geral podem participar de atividades gamificadas promovidas pela empresa para atingir algum determinado objetivo — como se encantar por um novo produto ou serviço ou completar o treinamento corporativo, por exemplo. 

Com a possibilidade de alcançar um grande número de pessoas, também é importante que essa estratégia seja capaz de incluir pessoas de grupos considerados minoritários (seja numericamente ou politicamente) e, assim, oferecer seus benefícios para indivíduos das mais diferentes realidades e vivências. 

Nesse sentido, diversas soluções gamificadas foram desenvolvidas levando em consideração a inclusão e a acessibilidade. Inclusive, é possível adotá-las em uma empresa para promover esse valor e acolher os diferentes públicos que uma organização se relaciona. 

A gamificação pode apoiar essa causa em uma companhia nas mais variadas frentes: 

Despertar a empatia

Os jogos são atividades altamente imersivas: alguns formatos, como o RPG, inclusive permitem com que os participantes interpretem personagens em uma história e ambientação criadas por um dos jogadores, guiando suas decisões e postura de acordo com a persona escolhida. Mas, mesmo outros tipos mais simples incorporam elementos que ajudam a colocar uma pessoa no lugar de outra, mesmo que ela seja completamente diferente do seu perfil ou vivência. 

A gamificação se aproveita dessa lógica para também tornar suas atividades imersivas e, assim, contribuir para que o “jogador” assuma o lugar de outra pessoa. No contexto da acessibilidade, pode-se desenvolver uma dinâmica em que os colaboradores ou público-alvo da ação tenha que enfrentar desafios e situações que não sejam da sua vivência para entender como elas podem afetar o dia a dia de outros indivíduos. 

Dessa forma, a gamificação pode ser adotada para educar e despertar a empatia de diferentes públicos, aproximando realidades que não estavam ao seu alcance de forma lúdica, mas não menos profunda. 

Personalização da atividade

Uma boa plataforma gamificada oferece um certo grau de personalização da interface, dando ao usuário o poder de mudar a disposição de vários elementos para acomodar suas necessidades e preferências. 

É possível aumentar o tamanho da letra, cores do design, entre outros itens e alternativas, para que o participante tenha uma plataforma que seja mais confortável de ser usada e, assim, mais inclusiva. 

O uso de avatares

Seguindo o mesmo sentido do item anterior, há uma personalização específica que ajuda no processo de imersão e customização: os avatares. O jogador pode moldar um personagem parecido com sua aparência física para participar da dinâmica e, além de escolher cor do olho ou tipo de cabelo, pode-se permitir que ele inclua um óculos escuro ou uma cadeira de rodas, por exemplo. 

Assim, o participante pode montar um avatar inclusivo. Ele pode ser quem ele quiser (com personalizações que incluam cores e adereços completamente fora do tradicional), inclusive ser ele mesmo com todas as suas cores. 

Promoção da acessibilidade

Algumas plataformas gamificadas são desenvolvidas especialmente para promover uma maior inclusão e acessibilidade na vida das pessoas. 

Um exemplo é o Guia de Rodas, um aplicativo no qual é possível cadastrar e consultar locais acessíveis no mundo todo. Dessa forma, faz-se um mapeamento e promoção de espaços que se preocupam com essa questão, facilitando a vida de pessoas com diferentes deficiências e valorizando os negócios e atores que atuam nesta causa. 

Além disso, a ferramenta oferece um treinamento e certificação para que empresas criem ambientes físicos e sociais inclusivos. Por meio de recursos como storytelling e personagens, os participantes são sensibilizados a respeito do dia a dia de pessoas com diferentes deficiências ou necessidades específicas, adequando sua postura e estrutura às suas realidades. 

Recursos de acessibilidade

Uma boa plataforma gamificada oferece uma série de elementos personalizáveis, mas uma excelente plataforma vai além: ela disponibiliza recursos de acessibilidade para que diferentes públicos possam acessar sua dinâmica e ainda ter uma ótima experiência de usuário. 

Recursos como áudio, leitor de tela, mudança de contraste, teclado virtual, entre outras, são aplicados para tornar a atividade inclusiva e promover sua ação para todos — sem exclusões ou oferecendo uma experiência incompatível com sua realidade. 

Além disso, o estilo assíncrono da gamificação permite com que os usuários realizem as atividades respeitando o seu próprio ritmo e tempo. Isso torna essa dinâmica mais democrática, facilitando a vida dos participantes ao ser uma ação mais flexível e adaptável ao seu dia a dia. 

Onde encontrar gamificação acessível e inclusiva? 

Muitas empresas e pessoas têm dificuldades de encontrar soluções que sejam acessíveis e inclusivas. Infelizmente, a grande maioria dos produtos, serviços e sistemas foram desenhados tendo em mente um padrão que não contempla individualidades ou diversidade na sociedade. 

Mas, felizmente, muitas organizações estão investindo na área e trazendo soluções não só específicas para as necessidades de pessoas com vivências diversas, como também integrando esse conceito em seus produtos, serviços e atividades tradicionais. Assim, todas as suas ações se tornam inclusivas — abertas a todos os públicos, valorizando suas individualidades e realidade. 

E não é diferente com a gamificação: existem empresas que estão aproveitando seus recursos para acolher a diversidade e promover plataformas que abracem todos os tipos de pessoas e gerem benefícios para usuários, organizações e sociedade em geral.

E uma das plataformas que mais disponibiliza recursos de acessibilidade e inclusão é a da Ludos Pro. A solução oferece uma experiência de usuário aprimorada, que valoriza o autoaprendizado — permitindo com que os usuários respeitem o seu tempo e ritmo, de acordo com sua realidade e necessidades. 

A plataforma foi desenvolvida seguindo as normas do Comitê Brasileiro de Acessibilidade ABNT CB-040, conforme diretrizes da ABNT NBR 17060. Assim, ela foi criada usando critérios profissionais para garantir a qualidade da solução. 

Valorize a diversidade na sua equipe: conheça a plataforma gamificada da Ludos Pro e promova estratégias inclusivas e eficientes na sua empresa!

Como a gamificação pode promover acessibilidade na sua empresa?

Diversas soluções gamificadas foram desenvolvidas levando em consideração a inclusão e a acessibilidade. Inclusive, é possível adotá-las em uma empresa para promover esse valor e acolher os diferentes públicos que uma organização se relaciona. Despertar a simpatia e ter recursos de acessibilidade, são algumas das ações que a gamificação pode promover na sua empresa.

Onde encontrar gamificação acessível e inclusiva? 

Muitas empresas e pessoas têm dificuldades de encontrar soluções que sejam acessíveis e inclusivas. Infelizmente, a grande maioria dos produtos, serviços e sistemas foram desenhados tendo em mente um padrão que não contempla individualidades ou diversidade na sociedade. Uma das plataformas que mais disponibiliza recursos de acessibilidade e inclusão é a da Ludos Pro. A solução oferece uma experiência de usuário aprimorada, que valoriza o autoaprendizado — permitindo com que os usuários respeitem o seu tempo e ritmo, de acordo com sua realidade e necessidades. 

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo