Planos
Cases
eBooks Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Funcionalidades
Acessibilidade Crie uma experiência de aprendizagem inclusiva
Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto
Veja nossa lista de materiais ricos:
11/10/2023
Estudo de caso SM Educação
Veja como a SM Educação atingiu mais de 92% de engajamento em suas atividades.
17/07/2023
MBTI como ferramenta de Gestão de Colaboradores
Se você busca uma solução para promover a alta performance, explorar os soft skills de seus colaboradores e criar estratégias para os recursos humanos da sua empresa, saiba que o MBTI pode ser uma solução.
Quero contratar a Ludos Pro para minha empresa
Segmentos
Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Clique abaixo para ser um parceiro Ludos Pro
Quero ser um parceiro Ludos Pro
Funcionalidades
Acessibilidade Crie uma experiência de aprendizagem inclusiva
Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto
Veja nossa lista de materiais ricos:
11/10/2023
Estudo de caso SM Educação
Veja como a SM Educação atingiu mais de 92% de engajamento em suas atividades.
17/07/2023
MBTI como ferramenta de Gestão de Colaboradores
Se você busca uma solução para promover a alta performance, explorar os soft skills de seus colaboradores e criar estratégias para os recursos humanos da sua empresa, saiba que o MBTI pode ser uma solução.
Quero contratar a Ludos Pro para minha empresa
Segmentos
Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Clique abaixo para ser um parceiro Ludos Pro
Quero ser um parceiro Ludos Pro
Planos Cases eBooks Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Comportamento / Conheça os tipos de gamificação mais populares

Conheça os tipos de gamificação mais populares

30 ago 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Há diferentes tipos de gamificação, dentre eles a gamificação digital. Neste modelo são adotadas tecnologias para criar uma experiência imersiva que pode servir para diferentes propósitos, ele é ideal para utilizar os diversos recursos de multimídias existentes.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é realmente Gamificação?
  • Tipos de Gamificação
  • Gamificação Analógica
  • Gamificação Digital
  • Vantagens e desvantagens de cada tipo de Gamificação
  • Como adotar a Gamificação?

Descubra agora os dois principais tipos de gamificação, suas características e a comparação entre os modelos, para implementar o mais adequado à necessidade da sua empresa ou instituição de ensino. Vamos lá?

O que é realmente Gamificação?

o que é reamente gamificação

De forma resumida, gamificação é utilizar elementos de jogos em contextos que não se resumem a entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e recompensas são adotados para transformar tarefas que poderiam ser penosas em ações dinâmicas, engajadoras e eficientes.

Enquanto o jogo é uma atividade com finalidade apenas lúdica e social, a gamificação tem como objetivo trazer resultados concretos. O lado divertido das atividades apenas é usado como incentivo a realização de determinadas tarefas, especialmente aquelas que tem pouco engajamento dos participantes, pois os games têm elementos que naturalmente despertam nossa motivação.

Esse método está sendo empregado mundialmente em diversos setores - como saúde, segurança, marketing, educação e até mesmo no ambiente corporativo -, pois sua dinâmica é acessível e engajadora a diferentes grupos de pessoas, independentemente da faixa etária, gênero, escolaridade e outras segmentações.

Nas instituições de ensino, a gamificação pode ser adotada para potencializar a aprendizagem dos estudantes, pois além de motivá-los a estudar, o fator entretenimento ajuda os alunos a fixarem melhor os conhecimentos adquiridos. Tudo o que é associado com estímulos positivos é mais fácil de ser lembrado, por isso esse método auxilia no fortalecimento dos aprendizados e na sua aplicação no dia a dia.

Já nas empresas, essa estratégia pode ser incorporada a diversos processos, como treinamento corporativo, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo na realização das tarefas cotidianas. A gamificação ajuda a transformar todas essas operações em atividades mais amigáveis e, assim, aumentar o engajamento, produtividade e eficiência de cada ação.

Entretanto, a gamificação é uma metodologia flexível e seus projetos são personalizados especialmente para atender às necessidades de quem deseja implementá-la. Por isso, não existe apenas um modelo a ser seguido.

Tipos de Gamificação

Existem dois modelos principais de gamificação que podem ser adotados nos mais diferentes contextos. Vamos conhecê-los?

Gamificação Analógica

Baralhos, tabuleiros… as pessoas que nasceram antes do boom da internet se lembram bem de como essas atividades são divertidas. Assim como são empregadas apenas para entreter, o estilo analógico também se faz presente na gamificação.

É possível criar atividades utilizando cartas, tabuleiros ou dinâmicas presenciais para obter resultados concretos, assim como está na natureza de toda gamificação. Não é apenas uma ação de entretenimento, e sim algo que terá impactos positivos no “mundo real”.

Gamificação Digital

Esse modelo aproveita os avanços tecnológicos para criar uma experiência ainda mais envolvente. Tudo se passa em uma plataforma eletrônica, assim como os games mais sofisticados.

É possível acessar a dinâmica por meio de celulares e outros dispositivos, que estão presentes na vida da maioria da população brasileira. Além disso, o formato permite a utilização de recursos multimídia para tornar as atividades ainda mais dinâmicas e que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem. Assim, a experiência de aprendizado se torna bem mais rica.

Vantagens e desvantagens de cada tipo de Gamificação

Tanto a gamificação analógica como a digital usam o lúdico como estímulo para a realização de tarefas concretas, como estudar ou participar dos treinamentos corporativos, por exemplo. Os mesmos elementos que despertam a motivação se encontram em ambos, porém, existem algumas particularidades em cada estilo.

O modelo analógico tem o seu charme e apelo, pois conta com o fator nostalgia (para quem costumava a se divertir com esse tipo de atividade), inesperado (para quem cresceu apenas com mecanismos digitais) e também com o contato cara a cara com outros participantes.

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Entretanto, a gamificação digital está se tornando o modelo mais amigável aos usuários - considerando que as novas gerações, como a Z, são nativos digitais e tem contato cada vez mais cedo e prolongado com a tecnologia. Isso significa que o público tem certa familiaridade com esse tipo de mecanismo, facilitando sua implementação na instituição e tornando a experiência ainda mais engajadora.

Além disso, as plataformas eletrônicas de gamificação permitem que os usuários acessem seus conteúdos em qualquer hora e local. Desta forma, os usuários podem realizar as atividades respeitando seu ritmo, avaliando se são mais produtivos em determinado período do dia ou quando tem um espaço vago de tempo na correria do dia a dia. Essa característica também significa que não é preciso reservar um ambiente físico, nem agendar o horário de todos os participantes para fazer as atividades - o que resulta na redução de gastos e de esforços logísticos.

Outro benefício dos recursos eletrônicos é facilitar a mensuração de resultados das atividades. As plataformas gamificadas costumam oferecer relatórios detalhados do desempenho dos usuários, ajudando a visualizar quais pontos precisam ser aprimorados nas atividades e até mesmo se a dinâmica está atendendo às expectativas.

Mas, é importante ressaltar que a utilização de um tipo de gamificação não exclui a de outro: é possível adotar os dois na realidade da sua instituição, basta verificar qual o momento mais oportuno e o objetivo/público mais adequado a cada modelo.

Como adotar a Gamificação?

Assim como diversas estratégias, é fundamental planejar antes de tomar qualquer decisão: quais são os objetivos ou necessidades que precisam ser alcançados? Qual o perfil do público-alvo da ação? Qual tipo de gamificação mais se encaixa na sua realidade? E quais são os recursos e orçamento que pode ser investido nessa metodologia?

Essas e tantas outras perguntas são essenciais para desenvolver uma solução que seja a mais adequada para sua empresa ou instituição de ensino, trazendo concretamente os resultados desejados.

Em todos os casos, é importante contar com um parceiro de confiança para desenvolver o projeto de gamificação mais alinhado à sua realidade, considerando as necessidades da instituição e o perfil do público-alvo para criar uma dinâmica verdadeiramente eficiente.

Quer saber mais sobre gamificação? Venha conversar conosco e descubra mais benefícios dessa estratégia para sua empresa ou instituição de ensino.

teste por 14 dias grátis
O que é realmente Gamificação?

De forma resumida, gamificação é utilizar elementos de jogos em contextos que não se resumem a entretenimento. Recursos como storytelling, pontuação e recompensas são adotados para transformar tarefas que poderiam ser penosas em ações dinâmicas, engajadoras e eficientes.

Como adotar a Gamificação?

Assim como diversas estratégias, é fundamental planejar antes de tomar qualquer decisão: quais são os objetivos ou necessidades que precisam ser alcançados? Qual o perfil do público-alvo da ação? Qual tipo de gamificação mais se encaixa na sua realidade? E quais são os recursos e orçamento que pode ser investido nessa metodologia?

Comportamento Geral

Materiais gratuitos

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação
Transformação Digital na Educação Corporativa
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.

Mais populares

dinamicas para motivar empresas
Comportamento Geral
5 Dinâmicas para motivar os funcionários da sua empresa
Imagem de um troféu ilustrando os benefícios da Gamificação
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Educação Geral Negócios
Educação continuada: o melhor investimento no longo prazo
Geral Treinamento e desenvolvimento
Treinamento comportamental: o que é e porque aplicá-lo?
Geral Negócios
Serious game: descubra o que é e como aplicar no negócio
Educação Geral
As diferenças entre plataformas LMS tradicionais e inovadoras

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Fale com a gente
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia
Fale com a gente

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Quero ser parceiro
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência
Pular para o conteúdo
Barra de Ferramentas Aberta Ferramentas de acessibilidade

Ferramentas de acessibilidade

  • Aumentar textoAumentar texto
  • Diminuir textoDiminuir texto
  • Escala de cinzaEscala de cinza
  • Alto contrasteAlto contraste
  • Contraste negativoContraste negativo
  • Fundo claroFundo claro
  • Ressatar linksRessatar links
  • Fontes sem formataçãoFontes sem formatação
  • Reiniciar Reiniciar