Nenhum negócio conseguirá sobreviver sem a internet: essa ferramenta mudou o relacionamento entre os clientes e organizações, além das formas de divulgação da marca, abrindo possibilidades e apresentando novos desafios. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre a importância da comunicação digital nas empresas.

Quer saber mais sobre o papel das ferramentas online para o sucesso nos negócios? Confira este artigo e fortaleça o relacionamento com seus clientes!

Comunicação Digital: um fenômeno sem retorno

Os avanços tecnológicos transformaram a forma com que nos relacionamos com o mundo. Algumas décadas atrás, uma série de atividades comuns atualmente não eram possíveis: como conversar em tempo real com alguém do outro lado do mundo; acessar um enorme catálogo de filmes, séries e músicas facilmente e realizar operações diversas sem sair de casa. 

Áreas como a social, consumo e trabalho foram completamente impactadas com a popularização das ferramentas digitais, abrindo horizontes como a quebra de barreiras relacionadas à distância geográfica e temporal —  seja para fazer e manter amizades do outro lado do globo ou atuar em regime home office, por exemplo.

Ainda mais com a pandemia do coronavírus em 2019, nunca foi tão clara a necessidade de se investir no digital. Muitos negócios se reinventaram e não perderam tanta receita ao adotar estratégias como vender seus produtos em lojas virtuais, se conectar com o público por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem e até mesmo fazer parcerias com empresas e serviços que já dominam essa área.

Medidas como estas foram cruciais para inclusive evitar o fechamento de vários negócios, além de terem sido grandes oportunidades de trabalho e empreendedorismo a muitos. E essa situação apenas acelerou uma tendência: o aumento do papel da comunicação digital nas organizações. 

A Importância da Comunicação Digital nas Empresas

Investir no online é fundamental para a sobrevivência de negócios de todos os portes e segmentos de mercado. E isso ocorre por esta ferramenta possibilitar vários benefícios:

Atração de novos clientes

Um dos maiores usos da comunicação digital é para aumentar a divulgação da marca e, consequentemente, das vendas. Muitas empresas investem quantias relevantes em estratégias como Ads (seja nos buscadores e/ou redes sociais), SEO (para estar nos primeiros lugares nas pesquisas), marketing de conteúdo e inbound, por exemplo, marcando presença na vida virtual do público-alvo para alcançar mais consumidores.

Com as pessoas cada vez mais passando tempo nas redes sociais, sites e blogs, é fundamental para qualquer negócio adotar alguma estratégia de comunicação online, nem que seja um perfil ou homepage para que os clientes saibam como entrar em contato com a empresa. 

No entanto, quanto mais completa e planejada for a estratégia adotada, mais alcance o conteúdo terá nas plataformas, além de mais bem sucedida será a ação para atingir o público correto, obtendo maiores resultados com o investimento.

Fidelização de clientes

A comunicação digital não serve apenas para divulgar e aumentar as vendas. Assim como o público-alvo está presente no online, os clientes também usam e interagem com a marca nas redes sociais e em diversas plataformas disponíveis na rede. Essa pode ser uma ótima oportunidade para as empresas de fortalecer o relacionamento com quem já conhece os produtos e serviços da organização, fidelizando-os para ter um retorno financeiro expressivo mais tarde.

Além disso, é possível tentar reverter experiências negativas que os clientes possam ter tido com a empresa, mapeando os pontos de insatisfação no produto, serviço, logística, atendimento e outros setores fundamentais do negócio.

Assim, em vez de perder vendas com a imagem negativa, a empresa pode corrigir lacunas em seus processos e conquistar novos clientes e fidelizar os que, antes, estavam insatisfeitos. Porém, para isso ocorrer, é importante saber escutar as críticas e dialogar com as outras partes — o que pode ser mais efetivo ao usar técnicas como a comunicação não violenta, por exemplo.

Engajamento dos colaboradores e melhora nos fluxos de informação

Uma das maiores preocupações de uma empresa é o engajamento do seu público-alvo: funcionários que não tem um relacionamento forte com a organização não são tão dedicados e produtivos quanto poderiam ser e, pior, não tem muitas hesitações em mudar de emprego — aumentando o índice de rotatividade de pessoal. 

Existem várias estratégias para mudar esse cenário, inclusive de oferecer benefícios corporativos para os colaboradores, porém não basta apenas promover recompensas tangíveis: é importante considerar aspectos subjetivos, mas que impactam na dinâmica interna, para aumentar o engajamento dos funcionários. 

A comunicação digital pode ajudar a fortalecer os laços das equipes e com a empresa, além de auxiliar no alinhamento de informações importantes e metas com os profissionais. Isso acaba influenciando a produtividade e qualidade do serviço — tudo de forma mais ágil, prática e moderna ao usar a tecnologia. 

Essa melhora na comunicação ainda impacta na diminuição de ruídos, que prejudicam a produtividade e dinâmica interna, causando conflitos desnecessários. 

Além de todos esses benefícios, qualquer estratégia de comunicação bem planejada e executada pode contribuir para melhorar a imagem da empresa, tornando-se mais próxima às causas e temas importantes para o público-alvo. No entanto, é preciso ter cuidado para fazer uma boa gestão de marca e não acabar tendo o resultado oposto: o desgaste da relação com os clientes e pessoas em geral.

Por isso, é sempre importante não só investir, como também saber de que forma apostar nas estratégias adotadas. 

Como Adotar a Comunicação Digital no Negócio?

Existem inúmeras ferramentas e métodos relacionados à comunicação digital, umas mais sofisticadas, outras mais simples. É preciso conhecê-las, e as possibilidades, antes de se investir nesse caminho.

Algumas empresas contratam vários especialistas para cuidar de diferentes estratégias dentro dessa área: como mídia paga; marketing de conteúdo (site e blog); SEO; inbound marketing; redes sociais; e-mail marketing; e até endomarketing. Cada profissional domina as particularidades e oportunidades de suas atividades, extraindo o melhor das ferramentas e táticas.

Porém, existem algumas dicas que servem para todas as estratégias:

  • Conhecer o público-alvo, seus desejos, expectativas, necessidades e hábitos de consumo;
  • Definir os objetivos e metas de cada estratégia;
  • Conhecer as ferramentas e atualizações de cada área envolvida na comunicação digital;
  • Investir em planejamento;
  • Investir em conteúdos de qualidade;
  • Manter uma frequência expressiva de conteúdos, para não perder relevância nas plataformas e nos hábitos do público-alvo;
  • Desenvolver um relacionamento de confiança com o público-alvo;
  • Oferecer um atendimento de excelência;
  • Escutar as críticas com serenidade, extraindo possibilidades de melhoria para o negócio;
  • Medir os resultados, usando indicadores, ferramentas e pesquisas;
  • Buscar aprimoramento constante, evitando ficar para trás e perder as oportunidades que as tendências oferecem.

Essa ferramenta é um dos braços de uma estratégia ainda maior. Transforme os relacionamentos envolvendo o seu negócio: saiba a Importância da Comunicação Empresarial e como melhorá-la!