Adotar a gamificação na comunicação empresarial é uma ótima forma de aumentar os resultados dessa estratégia, fortalecendo o fluxo de informações na equipe e o engajamento dos colaboradores e outros públicos no negócio.
O que você vai ver neste artigo:
A metodologia estimula os usuários a acessar e interagir com os materiais, oferecendo uma experiência mais divertida na dinâmica e, desta forma, retêm sua atenção nos conteúdos.
Invista no relacionamento das pessoas com a sua empresa: saiba as vantagens de se usar a gamificação para melhorar a comunicação empresarial!
Como a gamificação pode ajudar na comunicação da sua empresa?
A comunicação empresarial tem um papel estratégico na dinâmica interna de um negócio: ela pode servir de canal para o fluxo de informações institucionais importantes; como ferramenta para aumentar o engajamento dos colaboradores e outros públicos; para trabalhar a cultura e valores com diversos grupos; fortalecer a imagem da empresa com os clientes, sociedade em geral e mercado, além de registrar e compartilhar dados significativos para a organização.
Uma estratégia eficiente de comunicação empresarial é capaz de integrar os funcionários, repassar informações que sejam importantes para o dia a dia dos profissionais, consolidar uma imagem positiva da empresa para diversos públicos — colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, mercado e sociedade. No fim, essa ferramenta ajuda a fortalecer a equipe e, indiretamente, melhorar as vendas ao tornar o negócio mais visível e com uma reputação mais favorável.

No entanto, é preciso adotar algumas metodologias especiais para atrair e reter a atenção do público-alvo na ação. Os funcionários e parceiros precisam ter vontade de acessar os materiais em meio aos compromissos rotineiros, enquanto os clientes devem se interessar por eles mesmo diante de milhares de estímulos no seu dia a dia.
Nesse sentido, estratégias como a gamificação podem atrair os olhares de diferentes públicos para as ações diversas da organização, inclusive envolvendo a comunicação empresarial. A metodologia usa elementos de jogos em contextos que não tem apenas a finalidade de entretenimento, despertando a motivação dos usuários para realizar atividades que poderiam passar despercebidas ou que eram consideradas normalmente pouco interessantes.
Adotar a gamificação na comunicação de uma empresa ajuda a chamar e reter a atenção do público-alvo, oferecendo uma experiência dinâmica e interativa para aumentar a eficiência da ação. E, na prática, essa metodologia traz vários impactos positivos para as estratégias de um negócio.
Benefícios da gamificação na comunicação empresarial
Existem várias vantagens em se aplicar a gamificação em alguma ação da organização, especialmente na comunicação empresarial.
Primeiramente, a plataforma oferece uma dinâmica inovadora, que chama a atenção do público-alvo por seu diferencial. A curiosidade humana irá tendenciar as pessoas a conhecerem o canal, aumentando o alcance dos comunicados.
Mas, não basta apenas atrair a atenção: a própria natureza interativa e imersiva da gamificação ajudará a reter esse interesse. Em vez de apenas ler os conteúdos, o público terá uma participação mais ativa nessa dinâmica. Alguns elementos comuns da metodologia são aplicados justamente para realizar essa fidelização — como pontuação, moedas e recompensas diversas (mesmo que imateriais).
Geralmente as plataformas também permitem a criação de avatares dos usuários. Esse recurso aumenta a identificação das pessoas com a dinâmica, ainda mais ao possibilitar a personalização dos personagens. Assim, cria-se uma conexão mais próxima entre a estratégia e os usuários, fortalecendo ainda mais o interesse e retenção.
No fim, funcionalidades como estas ajudam a aumentar o engajamento do público, incentivando com que ele acesse e continue a usufruir os materiais disponíveis. Consequentemente, mais pessoas têm contato com conteúdos que estejam alinhados com os objetivos e estratégias da empresa.
Além disso, as plataformas também costumam incentivar o aumento da interação entre o público em si, criando e reforçando laços no cotidiano. Ainda mais considerando o público-alvo dos funcionários, esse pequeno detalhe contribui para melhorar o fluxo de informações e tornar mais produtivo o relacionamento entre os colegas.
Nesse caso, também é possível desenvolver campanhas internas que estimulem uma competição saudável para incentivar que os colaboradores adotem determinado comportamento. Realizar arrecadação de donativos, promover valores da cultura organizacional, melhorar a conservação e limpeza do espaço físico da empresa… são várias as atividades que se tornam ainda mais divertidas ao adotar a gamificação na comunicação empresarial.

A estratégia pode ser usada em campanhas para o público externo com a mesma lógica. É possível divulgar um lançamento de produto ou serviço, promover ações sociais que a organização defenda e incluir clientes nas atividades para fortalecer o posicionamento da marca. Essa conduta também serve para fornecedores e parceiros em geral, reforçando a conexão e identidade da empresa.
Assim, existem várias possibilidades e benefícios de se adotar a gamificação nas ações de comunicação empresarial — no entanto, é importante saber usar o melhor dessa metodologia para se obter os resultados desejados.
Como aplicar a gamificação na comunicação interna?
Algumas dicas ajudam a tornar essa estratégia mais bem sucedida:
Definir os objetivos da ação
Assim como qualquer estratégia, é importante estabelecer desde o início os objetivos e metas da ação. Esse cuidado ajuda a direcionar os esforços, recursos e tempo de forma mais assertiva, reduzindo gastos desnecessários e se concentrando naquilo que realmente trará resultados.
Geralmente esses objetivos são pensados a partir das necessidades da empresa e da identificação de lacunas: é necessário aumentar o engajamento dos funcionários nos comunicados internos? Inovar no lançamento de um produto ou serviço? Oferecer um material mais chamativo para os fornecedores e parceiros?
Também é importante definir indicadores e métricas diretamente ligadas aos objetivos para avaliar se a estratégia está funcionando e quais pontos precisam ser aprimorados na dinâmica.
Definir e conhecer o público-alvo
Nessa mesma linha, é fundamental definir logo no começo qual será o público-alvo: colaboradores? Fornecedores? Parceiros? Clientes? Mercado ou sociedade em geral?
A partir dessa escolha, deve-se realizar uma pesquisa aprofundada para conhecer o perfil dessas pessoas. Isso é importante para desenvolver projetos de gamificação que realmente despertem o interesse e retenham atenção do público-alvo nas atividades.
Ter informações estratégicas do público ajuda na hora de definir elementos como linguagem, formatos, recursos, referências, dinâmicas, ambientação, entre outros que são fundamentais nesse processo. Assim, é mais fácil desenvolver uma ação verdadeiramente engajadora e que desperte a atenção das pessoas desejadas.
Entender como funciona a gamificação
Algo fundamental nesse processo é também entender como funciona a gamificação, ainda mais o que é e o que não faz parte dessa metodologia. É preciso um certo domínio do método para saber usar suas ferramentas da forma correta, desenvolvendo projetos que sejam engajadores, mas que cumpram seu objetivo e incentivem os participantes a tomarem determinadas atitudes favoráveis para a organização — e não seja apenas um “joguinho” divertido para passar o tempo.
E contar com um parceiro pode ser a chave para aproveitar o melhor dessa metodologia! Saiba como funciona na prática essa união e confira a solução de comunicação gamificada da Ludos Pro!
Estratégias como a gamificação podem atrair os olhares de diferentes públicos para as ações diversas da organização, inclusive envolvendo a comunicação empresarial. A metodologia usa elementos de jogos em contextos que não tem apenas a finalidade de entretenimento, despertando a motivação dos usuários para realizar atividades que poderiam passar despercebidas ou que eram consideradas normalmente pouco interessantes.
Existem várias vantagens em se aplicar a gamificação em alguma ação da organização, especialmente na comunicação empresarial. Como ser algo inovador, com interações, tornando o ambiente de aprendizagem mais divertido e lúdico, prendendo a atenção do úsuario sem levar para algo tedioso, coisa que encontramos em treinamentos convencionais. São muitos outros benefícios da gamificação na comunicação empresarial.