Adotar a gamificação empresarial traz diversos benefícios à organização. Essa ferramenta pode ser implementada em diferentes processos, do recrutamento ao treinamento corporativo, enriquecendo as estratégias de gestão de pessoas e de outras áreas.

Descubra neste artigo onde a gamificação empresarial pode ser implementada e quais os benefícios que esta metodologia trará ao seu negócio. Vamos lá?

Os Benefícios da Gamificação Empresarial

Aliando elementos comuns de jogos à objetivos que não se restringem ao entretenimento, a gamificação é uma metodologia inovadora que vem sendo usada em diversas áreas, como saúde, política e educação. 

Recursos como storytelling, pontuação e recompensas ajudam a motivar as pessoas em realizar atividades nem sempre tão engajadoras, como fazer o treinamento corporativo ou o programa de integração, por exemplo. 

Desta forma, a gamificação transforma essas obrigações em experiências imersivas e interativas, aumentando o engajamento e, consequentemente, a efetividade das ações. Afinal, motivados, os colaboradores irão fazer as atividades com maior empenho, trazendo mais resultados e reduzindo os índices de abandono nos processos. 

Além disso, essa metodologia é bastante democrática, podendo ser adotada com diferentes públicos-alvo e em contextos diversos. 

Onde Adotar a Gamificação Empresarial

A gamificação empresarial é uma metodologia que pode ser adotada em diferentes operações, com finalidades e possibilidades diversas — usada tanto com o público externo quanto com os colaboradores e parceiros de negócio.  

Confira os processos em que é possível adotar a gamificação empresarial e quais são as vantagens de implementar essa estratégia nestes casos.

Atrair o público e engajar clientes

É possível usar essa estratégia para conquistar a atenção do público, algo extremamente disputado pelas empresas — especialmente em tempos em que a capacidade de concentração das pessoas está diminuindo progressivamente.

Os games são atividades atraentes. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, os jogos eletrônicos, independentemente da plataforma, são consumidos por 75,5% dos brasileiros. Imagine usar este potencial para destacar a sua empresa das demais e chamar a atenção de um público que poderia desconhecer a sua marca?

A gamificação pode ser um primeiro contato amigável com as pessoas que ainda não estão familiarizadas com a sua empresa, divertindo ao mesmo tempo que educando e promovendo o seu negócio. 

Além disso, a gamificação empresarial pode ajudar a engajar e fidelizar quem já é cliente da marca, oferecendo uma experiência imersiva e interativa que agregue a sua vida. 

Fortalecer a comunicação interna

Essa estratégia também pode ajudar a melhorar a comunicação dentro da empresa, cuidando agora do relacionamento com o público interno. 

A gamificação neste caso pode ser adotada para reforçar mensagens sobre a missão, visão, valores e cultura da empresa, fortalecer os laços internos e alinhar as informações da organização. Tudo isso usando elementos que motivam, engajam e aproximam os colaboradores da dinâmica.

Aumentar a produtividade nas tarefas diárias

A gamificação empresarial também pode ser adotada no dia a dia para melhorar a produtividade. Como os jogos são, por sua natureza, atividades que despertam a motivação, associá-las às tarefas cotidianas é uma forma de aumentar o empenho dos colaboradores e conseguir resultados melhores.

Recursos como pontuação e recompensas vão ajudar a motivar os funcionários a produzir mais. Na versão eletrônica da gamificação, é mais fácil o RH monitorar a produtividade dos participantes ao visualizar seu desempenho nas atividades de forma prática. 

Aprimorar o recrutamento

Adotar a gamificação empresarial no recrutamento ajuda a mapear o perfil dos candidatos de uma forma diferente e a criar uma experiência amigável e engajadora aos profissionais.

Por ser uma atividade com elementos lúdicos, os candidatos mais nervosos poderão se descontrair nas dinâmicas e, assim, revelar seus talentos que poderiam ficar escondidos em uma entrevista normal ou prova escrita. 

Outra situação que acontece é do profissional descrever algo como sua qualidade, mas acabar não apresentando-a no dia a dia por diversos motivos. O estilo lúdico irá ajudar a identificar quais são os seus reais comportamentos diante dos desafios — se ele tem postura de liderança, proatividade ou se sabe trabalhar em equipe, por exemplo. 

Desta forma, a gamificação empresarial ajuda a revelar o verdadeiro perfil dos candidatos, seja para ressaltar suas qualidades ou mostrar que seus comportamentos não são os adequados à oportunidade. Uma seleção bem feita também contribui para reduzir o índice de rotatividade nas equipes, fator que gera prejuízos financeiros, intelectuais e produtivos. 

Tornar o programa de integração mais dinâmico 

A estratégia de gamificação empresarial também pode ir para o passo seguinte à contratação: o onboarding do novo funcionário. É importante educar o recém-contratado sobre suas tarefas cotidianas, obrigações e expectativas da função, cultura organizacional, missão, visão e valores da empresa, entre outros temas: e nada melhor do que usar uma metodologia engajadora para que a ação não se torne maçante.

Em vez de ter que contar a história da organização por meio de slides, é possível usar o storytelling para aproximar essa situação do novo colaborador, despertando sua empatia e identificação com a empresa e seu legado, por exemplo.

Essa é apenas uma ideia de como a gamificação pode melhorar o programa de integração, trabalhando desde cedo o seu engajamento com a organização.  

Melhorar o treinamento e desenvolvimento

Uma das áreas que é mais beneficiada pela gamificação é a educação empresarial. Esse processo pode se tornar mais engajador e efetivo ao adotar os elementos lúdicos, quebrando o “peso” da obrigatoriedade de estudar/participar da dinâmica e transformando a atividade em uma experiência imersiva e interativa.

Outro ponto positivo de se usar os recursos lúdicos é que eles também contribuem para fixar os conhecimentos adquiridos, associando-os à estímulos positivos. Desta forma, os colaboradores terão maior facilidade em aplicar em seu cotidiano aquilo que aprenderam nos treinamentos. 

A gamificação empresarial, adotada nesta área, permite trabalhar tanto com treinamentos técnicos quanto com o desenvolvimento de habilidades subjetivas, qualificando os colaboradores em diversas frentes para potencializar os seus talentos. 

Além disso, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas atividades, ajudando o RH no acompanhamento dos resultados dos treinamentos — tornando essa tarefa mais prática e ágil.

Decidiu adotar a gamificação empresarial? Conte com um parceiro especializado nesta estratégia para ter os resultados desejados: converse conosco e descubra o que essa metodologia pode fazer pela sua empresa!