Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Negócios / Utilize a gamificação empresarial para diferentes processos

Utilize a gamificação empresarial para diferentes processos

14 nov 2019

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Adotar a gamificação empresarial traz diversos benefícios à organização. Essa ferramenta pode ser implementada em diferentes processos, do recrutamento ao treinamento corporativo, enriquecendo as estratégias de gestão de pessoas e de outras áreas.

Descubra neste artigo onde a gamificação empresarial pode ser implementada e quais os benefícios que esta metodologia trará ao seu negócio. Vamos lá?

Os Benefícios da Gamificação Empresarial

Aliando elementos comuns de jogos à objetivos que não se restringem ao entretenimento, a gamificação é uma metodologia inovadora que vem sendo usada em diversas áreas, como saúde, política e educação. 

Recursos como storytelling, pontuação e recompensas ajudam a motivar as pessoas em realizar atividades nem sempre tão engajadoras, como fazer o treinamento corporativo ou o programa de integração, por exemplo. 

Desta forma, a gamificação transforma essas obrigações em experiências imersivas e interativas, aumentando o engajamento e, consequentemente, a efetividade das ações. Afinal, motivados, os colaboradores irão fazer as atividades com maior empenho, trazendo mais resultados e reduzindo os índices de abandono nos processos. 

Além disso, essa metodologia é bastante democrática, podendo ser adotada com diferentes públicos-alvo e em contextos diversos. 

Onde Adotar a Gamificação Empresarial

A gamificação empresarial é uma metodologia que pode ser adotada em diferentes operações, com finalidades e possibilidades diversas — usada tanto com o público externo quanto com os colaboradores e parceiros de negócio.  

Confira os processos em que é possível adotar a gamificação empresarial e quais são as vantagens de implementar essa estratégia nestes casos.

Atrair o público e engajar clientes

É possível usar essa estratégia para conquistar a atenção do público, algo extremamente disputado pelas empresas — especialmente em tempos em que a capacidade de concentração das pessoas está diminuindo progressivamente.

Os games são atividades atraentes. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, os jogos eletrônicos, independentemente da plataforma, são consumidos por 75,5% dos brasileiros. Imagine usar este potencial para destacar a sua empresa das demais e chamar a atenção de um público que poderia desconhecer a sua marca?

A gamificação pode ser um primeiro contato amigável com as pessoas que ainda não estão familiarizadas com a sua empresa, divertindo ao mesmo tempo que educando e promovendo o seu negócio. 

Além disso, a gamificação empresarial pode ajudar a engajar e fidelizar quem já é cliente da marca, oferecendo uma experiência imersiva e interativa que agregue a sua vida. 

Fortalecer a comunicação interna

Essa estratégia também pode ajudar a melhorar a comunicação dentro da empresa, cuidando agora do relacionamento com o público interno. 

A gamificação neste caso pode ser adotada para reforçar mensagens sobre a missão, visão, valores e cultura da empresa, fortalecer os laços internos e alinhar as informações da organização. Tudo isso usando elementos que motivam, engajam e aproximam os colaboradores da dinâmica.

Aumentar a produtividade nas tarefas diárias

A gamificação empresarial também pode ser adotada no dia a dia para melhorar a produtividade. Como os jogos são, por sua natureza, atividades que despertam a motivação, associá-las às tarefas cotidianas é uma forma de aumentar o empenho dos colaboradores e conseguir resultados melhores.

Recursos como pontuação e recompensas vão ajudar a motivar os funcionários a produzir mais. Na versão eletrônica da gamificação, é mais fácil o RH monitorar a produtividade dos participantes ao visualizar seu desempenho nas atividades de forma prática. 

Aprimorar o recrutamento

Adotar a gamificação empresarial no recrutamento ajuda a mapear o perfil dos candidatos de uma forma diferente e a criar uma experiência amigável e engajadora aos profissionais.

Por ser uma atividade com elementos lúdicos, os candidatos mais nervosos poderão se descontrair nas dinâmicas e, assim, revelar seus talentos que poderiam ficar escondidos em uma entrevista normal ou prova escrita. 

Outra situação que acontece é do profissional descrever algo como sua qualidade, mas acabar não apresentando-a no dia a dia por diversos motivos. O estilo lúdico irá ajudar a identificar quais são os seus reais comportamentos diante dos desafios — se ele tem postura de liderança, proatividade ou se sabe trabalhar em equipe, por exemplo. 

Desta forma, a gamificação empresarial ajuda a revelar o verdadeiro perfil dos candidatos, seja para ressaltar suas qualidades ou mostrar que seus comportamentos não são os adequados à oportunidade. Uma seleção bem feita também contribui para reduzir o índice de rotatividade nas equipes, fator que gera prejuízos financeiros, intelectuais e produtivos. 

Tornar o programa de integração mais dinâmico 

A estratégia de gamificação empresarial também pode ir para o passo seguinte à contratação: o onboarding do novo funcionário. É importante educar o recém-contratado sobre suas tarefas cotidianas, obrigações e expectativas da função, cultura organizacional, missão, visão e valores da empresa, entre outros temas: e nada melhor do que usar uma metodologia engajadora para que a ação não se torne maçante.

Em vez de ter que contar a história da organização por meio de slides, é possível usar o storytelling para aproximar essa situação do novo colaborador, despertando sua empatia e identificação com a empresa e seu legado, por exemplo.

Essa é apenas uma ideia de como a gamificação pode melhorar o programa de integração, trabalhando desde cedo o seu engajamento com a organização.  

Melhorar o treinamento e desenvolvimento

Uma das áreas que é mais beneficiada pela gamificação é a educação empresarial. Esse processo pode se tornar mais engajador e efetivo ao adotar os elementos lúdicos, quebrando o “peso” da obrigatoriedade de estudar/participar da dinâmica e transformando a atividade em uma experiência imersiva e interativa.

Outro ponto positivo de se usar os recursos lúdicos é que eles também contribuem para fixar os conhecimentos adquiridos, associando-os à estímulos positivos. Desta forma, os colaboradores terão maior facilidade em aplicar em seu cotidiano aquilo que aprenderam nos treinamentos. 

A gamificação empresarial, adotada nesta área, permite trabalhar tanto com treinamentos técnicos quanto com o desenvolvimento de habilidades subjetivas, qualificando os colaboradores em diversas frentes para potencializar os seus talentos. 

Além disso, as plataformas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas atividades, ajudando o RH no acompanhamento dos resultados dos treinamentos — tornando essa tarefa mais prática e ágil.

Decidiu adotar a gamificação empresarial? Conte com um parceiro especializado nesta estratégia para ter os resultados desejados: converse conosco e descubra o que essa metodologia pode fazer pela sua empresa!

Negócios

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
Transformação Digital na Educação Corporativa
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Educação Geral Treinamento e desenvolvimento
8 benefícios do LMS corporativo para seu negócio
Comportamento
Por que a gamificação é tendência nos treinamentos corporativos atuais?
Comportamento Geral
Jogo da Cidadania: Embaixadores da Mudança
Educação Geral
Educação corporativa nas empresas: o que é e como ela potencializa os resultados

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Quero ser parceiro

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência