É possível treinar a minha equipe mesmo no ambiente remoto? A pandemia revelou a importância de empresas serem flexíveis e estarem preparadas para desempenharem suas atividades de forma remota, inclusive treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores.

A incerteza sobre quando tudo irá se normalizar também traz a necessidade de seguir com o dia a dia da empresa mesmo nesse “novo normal”. Isso inclui a busca por novas alternativas para continuar treinando a equipe de trabalho mesmo no ambiente remoto. 

Afinal de contas, a empresa que consegue desempenhar suas atividades normalmente mesmo em meio a tantas mudanças, tem mais chances de seguir com o seu plano de ação e garantir que o rendimento seja o mais próximo do normal possível. 

Pensando nisso, nós desenvolvemos este artigo para você descobrir como continuar treinando sua equipe mesmo no trabalho remoto. Confira tudo o que precisa saber.

Por que se preocupar com o aperfeiçoamento da minha equipe nesses tempos?

Por não estarem preparados para as situações adversas que podem acontecer no novo ambiente de trabalho, os colaboradores podem ter dificuldades em desempenhar suas funções, aumentando a demanda de aperfeiçoamento profissional. Questões sobre como ser produtivo mesmo trabalhando remotamente; como criar uma rotina de trabalho e outras necessidades se tornam assuntos frequentes.

Mas essas não são as únicas questões que envolvem a necessidade de continuar treinando sua equipe mesmo no trabalho remoto. Outra perspectiva que você precisa ter com relação a este novo tempo é que houve uma mudança abrupta na maneira com que vendas  acontecem, e esse cenário tem se mostrado uma grande tendência para o futuro.

Para se ter uma ideia, as vendas online cresceram mais de 40% no primeiro semestre, conforme MCC-ENET e as projeções preveem aumento desses números para os próximos meses.

Toda essa mudança de consumo explicita uma grande importância: a necessidade de as empresas estarem ativas no ambiente digital e terem todo um suporte construído. Outro dado para explicar porque isso tem a ver com a necessidade de continuar com o treinamento de sua equipe, é que 78% das empresas pesquisadas no Brasil estão em presentes em alguma rede social.

Nessa pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação (Cetic), é revelada que, dessa porcentagem, 57% realiza venda pela internet, um pouco mais da metade, e os números só diminuem quando se trata sobre estrutura de venda. Muitas empresas utilizam apenas plataformas de mensagem instantânea para vender.

A realidade é que quem não estiver preparado para estar no ambiente digital, sofre grandes riscos de perder oportunidades significativas de venda para aqueles que se importaram com essa nova tendência de compra. E estar preparado significa dispor de profissionais que dominem esse ambiente.

Tipos de treinamento de equipe em EAD

O treinamento a distância permite que haja o aperfeiçoamento de competências ou o desenvolvimento de novas, da mesma forma que o treinamento tradicional. A única diferença é que o colaborador irá acompanhar o treinamento através de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia.

Mesmo antes da pandemia, o treinamento EAD já era cotado como alternativa de grande potência para empresas, em vista os grandes benefícios que ele dispõe (inovação, redução de custo, flexibilidade na aprendizagem, autonomia dos colaboradores e mais). Agora, o valor dele se tornou ainda maior.

E o mais interessante é que, no ambiente online, a empresa encontra diversas alternativas. Há metodologias para todos os estilos de corporação e custo, não precisando se limitar a uma opção apenas.

Formatos de treinamento de equipe a distância

Confira algumas da opções mais utilizadas pelas grandes instituições para treinar sua equipe mesmo no trabalho remoto.

Curso Online

O curso online disponibiliza o conteúdo de maneira virtual para os colaboradores. Esse conteúdo pode ser compartilhado através de diferentes formatos como quizes, vídeos, lives e outras atividades de interação digital que busquem passar e testar conhecimento.

Esse recurso normalmente é acessado através de plataformas conhecidas como Learning Management System – LMS, em português Sistema de Gestão de Aprendizagem, e podem ser integradas a outras plataformas como Youtube e Zoom.

O curso online é uma alternativa já bastante utilizada por instituições educacionais em diferentes formações de graduação e pós-graduação, assim como outras plataformas promovem ensino de novas línguas e aperfeiçoamento profissional, como English Live e Coursera.

Ebooks

O formato Ebook facilita o acesso a conteúdo de diferentes tipos de publicações, como livros e apostilas, sem a necessidade da logística de entrega ou armazenamento físico do material. Dessa forma, esse modelo de livro on-line pode ser uma alternativas as empresas que querem desenvolver questões pontuais em seus colaboradores, além de melhorar o processo de compartilhamento de ideias, como criando uma estante virtual de títulos.

Microlearning

O formato de aprendizado Microlearning é utilizado para desenvolver um conteúdo mais complexo focando apenas em detalhes. Esse formato pode ser realizado de forma presencial ou digital, mas no ambiente online, o conteúdo escolhido para o treinamento é inserido em pequenas partes e compartilhado através de vídeo aulas ou atividades curtas (aproximadamente 3 minutos). A linguagem é simples e, portanto, de fácil compreensão.

O interessante dessa alternativa é que, por oferecer várias sessões de curta-duração e interação, o colaborador tende a se engajar melhor com o conteúdo.

Gamification

Tendência no mundo de treinamento e já adquirida por várias empresas, a gamificação utiliza elementos de jogos para transformar o treinamento em uma experiência diferente para o colaborador, com objetivo de ensinar e ao mesmo tempo engajar os colaboradores participantes.

O treinamento que utiliza a gamificação, assim como os cursos online, utiliza plataformas como Learning Management System, e através delas é possível salvar dados de desempenho de colaboradores que servirão como base estratégica para novos treinamentos na empresa.
O interessante desse ambiente é que você pode criá-lo para uma necessidade específica. Anteriormente falamos sobre a importância dos funcionários estarem preparados para trabalhar no contexto online, e se essa for a sua necessidade agora, é possível desenvolver todo um treinamento personalizado para sua demanda.

Agora você já sabe porque é importante continuar treinando sua equipe mesmo que o trabalho seja remoto e descobriu quais as alternativas disponíveis para que isso se torne uma realidade.

Quer saber mais sobre gamificação? Confira o artigo: O que é Gamificação e melhore os resultados dos seus colaboradores.