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Home / Blog / Negócios / Cultura organizacional nas empresas: por que é tão importante?

Cultura organizacional nas empresas: por que é tão importante?

30 ago 2019

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Você sabe qual diferença entre uma micro ou pequena empresa e uma de grande porte, como o Google? Alguns poderão citar os lucros, outros, a estrutura do negócio. Mas, na verdade, o que pouca gente se dá conta é que o que realmente faz diferença no tamanho da companhia é a cultura organizacional. Qualquer negócio que queira crescer precisa ter bem delineado o seu perfil estratégico, os costumes e valores a serem seguidos por todos dentro da empresa. E os benefícios vão além dos lucros. Ficou interessada? Para entender melhor o que é e qual a real importância da cultura organizacional nas empresas, acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é cultura organizacional?

Antes de vermos o quão importante é definir a cultura organizacional da empresa e quais benefícios ela vai trazer, vamos tomar conhecimento a respeito do conceito e principais características. Também conhecida como cultura corporativa, a cultura organizacional pode ser definida e expressada de forma simples: é a forma como as coisas são feitas dentro da empresa, ou seja:
  • normas corporativas;
  • missão, visão e valores;
  • processos internos;
  • perfil estratégico da empresa;
  • crenças;
  • costumes;
  • ritos;
  • cerimônias, etc.
Essas características são altamente valorizadas, pois são elas que fazem com que a organização se diferencie das outras e se destaque no mercado. Por meio delas, é possível alcançar, de forma muito mais produtiva, os objetivos e resultados esperados para o sucesso da organização. A cultura organizacional nas empresas influencia a todos os colaboradores de forma que proporciona direcionamento sobre o comportamento perante clientes, colegas, gerentes, enfim, todos os outros profissionais da empresa.   Como uma forma de definir a identidade da instituição, a cultura organizacional é construída ao longo do tempo criando, assim, um elo entre o passado e o presente dela.

Por que a cultura organizacional nas empresas é tão importante?

Existem diversas formas em que a cultura organizacional na empresa pode impactar o negócio positivamente. O desenvolvimento de diretrizes, por exemplo, proporciona aos funcionários um sentimento de que fazem parte daquele negócio a tal ponto em que ele trabalha com mais afinco, melhora a produtividade e se compromete com o coletivo. Geralmente, quem mais influencia na cultura organizacional nas empresas são os próprios fundadores e quando as diretrizes são expostas ao público interno e externo, elas ganham o formato de missão, visão e valores. Uma boa estruturação da cultura organizacional proporciona à empresa um time com valores sólidos, o que reforça o comprometimento e motivação resultando na satisfação do cliente e consequente aumento dos lucros na empresa. Uma coisa leva a outra. Não se pode negar, então, que os costumes e tradições de uma organização podem afetar os resultados obtidos e ser decisivos no sucesso ou não da marca. Veja, a seguir, por que é tão importante definir a cultura organizacional nas empresas:
  • Funciona como base de sustentação da empresa
  • Permite decisões mais alinhadas aos objetivos da companhia
  • Move-se em conjunto, sempre visando o melhor para o negócio e sucesso do empreendimento
Além disso, uma cultura organizacional sólida ocorre quando a empresa tem valores bem definidos e compartilhados de forma ampla, impactando positivamente as lideranças e o comportamento de todo o time.

Quais os benefícios de uma cultura organizacional?

Montar a cultura organizacional traz muitos benefícios para a empresa. Eles serão fundamentais para o seu progresso e destaque no mercado. O desenvolvimento acontece em bases consistentes e muito bem planejadas, sustentando um ritmo que promove uma prática de projeções e delineação de metas. Existem algumas particularidades percebidas em empresas que adotam uma filosofia interna forte. A seguir trouxemos algumas, confira!
  • Reduz substancialmente problemas
  • Controla dificuldades e conflitos internos
  • Diferencia uma empresa diante de seus concorrentes
  • Favorece o desenvolvimento de uma imagem positiva diante do mercado
A cultura organizacional é o DNA da empresa. Ela define o comportamento das pessoas que ali trabalham. Portanto, é importante que os gestores, junto ao RH, criem um código de cultura que irá ilustrar a visão, missão e valores da empresa. Vimos neste post que a importância e os benefícios são inúmeros! Você sabe o que é Employer Branding? Esse método proporciona engajamento de funcionários e divulgação da cultura organizacional nas empresas. Clique aqui e saiba mais!
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