Cultura organizacional nas empresas: por que é tão importante?
Negócios

Cultura organizacional nas empresas: por que é tão importante?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você sabe qual diferença entre uma micro ou pequena empresa e uma de grande porte, como o Google? Alguns poderão citar os lucros, outros, a estrutura do negócio. Mas, na verdade, o que pouca gente se dá conta é que o que realmente faz diferença no tamanho da companhia é a cultura organizacional.

Qualquer negócio que queira crescer precisa ter bem delineado o seu perfil estratégico, os costumes e valores a serem seguidos por todos dentro da empresa. E os benefícios vão além dos lucros.

Ficou interessada? Para entender melhor o que é e qual a real importância da cultura organizacional nas empresas, acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é cultura organizacional?

Antes de vermos o quão importante é definir a cultura organizacional da empresa e quais benefícios ela vai trazer, vamos tomar conhecimento a respeito do conceito e principais características.

Também conhecida como cultura corporativa, a cultura organizacional pode ser definida e expressada de forma simples: é a forma como as coisas são feitas dentro da empresa, ou seja:

  • normas corporativas;
  • missão, visão e valores;
  • processos internos;
  • perfil estratégico da empresa;
  • crenças;
  • costumes;
  • ritos;
  • cerimônias, etc.

Essas características são altamente valorizadas, pois são elas que fazem com que a organização se diferencie das outras e se destaque no mercado. Por meio delas, é possível alcançar, de forma muito mais produtiva, os objetivos e resultados esperados para o sucesso da organização.

A cultura organizacional nas empresas influencia a todos os colaboradores de forma que proporciona direcionamento sobre o comportamento perante clientes, colegas, gerentes, enfim, todos os outros profissionais da empresa.  

Como uma forma de definir a identidade da instituição, a cultura organizacional é construída ao longo do tempo criando, assim, um elo entre o passado e o presente dela.

Por que a cultura organizacional nas empresas é tão importante?

Existem diversas formas em que a cultura organizacional na empresa pode impactar o negócio positivamente. O desenvolvimento de diretrizes, por exemplo, proporciona aos funcionários um sentimento de que fazem parte daquele negócio a tal ponto em que ele trabalha com mais afinco, melhora a produtividade e se compromete com o coletivo.

Geralmente, quem mais influencia na cultura organizacional nas empresas são os próprios fundadores e quando as diretrizes são expostas ao público interno e externo, elas ganham o formato de missão, visão e valores.

Uma boa estruturação da cultura organizacional proporciona à empresa um time com valores sólidos, o que reforça o comprometimento e motivação resultando na satisfação do cliente e consequente aumento dos lucros na empresa. Uma coisa leva a outra.

Não se pode negar, então, que os costumes e tradições de uma organização podem afetar os resultados obtidos e ser decisivos no sucesso ou não da marca. Veja, a seguir, por que é tão importante definir a cultura organizacional nas empresas:

  • Funciona como base de sustentação da empresa
  • Permite decisões mais alinhadas aos objetivos da companhia
  • Move-se em conjunto, sempre visando o melhor para o negócio e sucesso do empreendimento

Além disso, uma cultura organizacional sólida ocorre quando a empresa tem valores bem definidos e compartilhados de forma ampla, impactando positivamente as lideranças e o comportamento de todo o time.

Quais os benefícios de uma cultura organizacional?

Montar a cultura organizacional traz muitos benefícios para a empresa. Eles serão fundamentais para o seu progresso e destaque no mercado. O desenvolvimento acontece em bases consistentes e muito bem planejadas, sustentando um ritmo que promove uma prática de projeções e delineação de metas.

Existem algumas particularidades percebidas em empresas que adotam uma filosofia interna forte. A seguir trouxemos algumas, confira!

  • Reduz substancialmente problemas
  • Controla dificuldades e conflitos internos
  • Diferencia uma empresa diante de seus concorrentes
  • Favorece o desenvolvimento de uma imagem positiva diante do mercado

A cultura organizacional é o DNA da empresa. Ela define o comportamento das pessoas que ali trabalham. Portanto, é importante que os gestores, junto ao RH, criem um código de cultura que irá ilustrar a visão, missão e valores da empresa. Vimos neste post que a importância e os benefícios são inúmeros!

Você sabe o que é Employer Branding? Esse método proporciona engajamento de funcionários e divulgação da cultura organizacional nas empresas. Clique aqui e saiba mais!


Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin