Desenvolvimento de Talentos com a Gamificação: Lições Valiosas

07 dez 2023

A gamificação é uma ferramenta poderosa para as estratégias de desenvolvimento de talentos. É possível fortalecer a capacitação, habilidades e motivação dos colaboradores por meio dessa metodologia — além de contar com resultados mensuráveis para avaliar a qualidade da ação. 

Porém, é preciso saber dominar essa tecnologia e método para explorar todo o seu potencial e despertar o dos funcionários. Descubra como desenvolver os colaboradores da sua empresa com a gamificação ao investir em uma parceria com a Ludos Pro!

A importância do desenvolvimento de talentos nas empresas 

Um profissional qualificado pode fazer toda a diferença em uma empresa: ele costuma ser mais produtivo, dedicado e motivado no serviço, tendo um desempenho superior em comparação ao dos demais funcionários. Imagine então despertar essa postura em toda a equipe — isso é possível ao se investir em treinamento corporativo e no desenvolvimento de colaboradores na organização. 

Mas, nessa dinâmica também é importante considerar as metodologias que serão adotadas na educação empresarial. Adotar métodos inovadores pode contribuir para aumentar os resultados dessa estratégia ao enriquecer a aprendizagem dos funcionários com recursos diversificados e aproveitar o melhor da tecnologia nas atividades — e um dos maiores exemplos desse tipo de ferramenta é a gamificação.

O poder da gamificação na aprendizagem corporativa

Ao usar elementos, lógica e design de jogos em suas ações, a gamificação tem uma grande capacidade de atrair e reter a atenção das pessoas nas mais diferentes atividades, inclusive nos treinamentos corporativos e de desenvolvimento de pessoas. 

Em vez dos funcionários participarem apenas de ações expositivas, em que um instrutor fala e eles devem anotar o conteúdo, eles têm uma relação mais imersiva e interativa de aprendizagem — além de mais rica, por usar vários estímulos diferentes nesta dinâmica. Isso auxilia na redução de índices negativos como abandono ou baixo desempenho nas tarefas, dados que mostram falhas e lacunas nas estratégias de educação empresarial. 

Como a gamificação pode impulsionar o crescimento dos colaboradores?

Todos esses elementos contribuem para aumentar os resultados da estratégia ao incentivar com que os colaboradores aproveitem melhor todas as atividades, conhecimentos transmitidos e experiências passadas ao longo do percurso. 

Além de motivar, os estímulos lúdicos usados na metodologia ainda ajudam na fixação das informações repassadas, ajudando assim os funcionários a realmente aprenderem os conteúdos transmitidos e a terem maior facilidade de aplicá-los nas suas tarefas cotidianas. 

Uma plataforma gamificada ainda oferece dados estratégicos do desempenho dos colaboradores nas atividades, permitindo com que o RH analise quais são os conteúdos que precisam ser reforçados, os que estão sendo bem assimilados e quais profissionais estão tendo mais dificuldades de aprendizagem. Assim, é possível corrigir lacunas nas ações e explorar oportunidades para aprimorar a educação empresarial como um todo. 

Lições aprendidas com a Ludos Pro

Porém, para aproveitar essas e outras vantagens que a gamificação oferece ao desenvolvimento de talentos, é importante ter domínio sobre a metodologia e a tecnologia envolvida nessa estratégia. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Nem todas as companhias têm experiência nessa área. Neste sentido, é fundamental contar com especialistas que saibam criar soluções que realmente resolvam os problemas de aprendizagem dos colaboradores e ajudem a organização a fortalecer seus talentos em seu favor — e a Ludos Pro pode te ajudar nessa missão!

Experiência da Ludos Pro na gamificação para desenvolvimento de talentos

Mais do que uma plataforma lúdica, a Ludos Pro oferece uma solução gamificada completa para tornar as ações de educação corporativa mais engajadoras, assertivas e positivas para todos os envolvidos. Mais de 1 milhão pessoas participaram dos treinamentos gamificados desenvolvidos pela empresa, com um resultado médio de mais de 90% de engajamento e satisfação com a ação. 

A plataforma gamificada traz várias opções para desenvolver uma estratégia eficiente e alinhada com o perfil do público-alvo, com trilhas de aprendizagem guiadas ou com liberdade para os funcionários construírem sua jornada. Além disso, os participantes podem personalizar itens como avatares, se envolverem no storytelling da ação e se esforçarem para adquirir os pontos e recompensas a cada etapa e missão vencida. 

Todos estes elementos ajudam a criar um ambiente mais imersivo e interativo de aprendizagem, despertando e mantendo a motivação dos colaboradores ao longo do treinamento para que assimilem as informações e conhecimentos importantes e saibam aplicá-los no dia a dia. 

E esses benefícios não são apenas teoria — há resultados práticos da parceria entre diversas organizações e a Ludos Pro.

Estudos de caso de sucesso: Como empresas transformaram seus colaboradores

A Ludos Pro já ajudou empresas de diferentes segmentos a fortalecer o desenvolvimento de seus talentos: Decathlon, Sicredi, CPFL Energia, Softplan / Projuris e o Grupo SM são apenas alguns nomes que contaram com soluções gamificadas na sua gestão de pessoas e ações de educação corporativa. 

Ao levar em consideração as necessidades da companhia e o perfil do público-alvo, desenvolve-se uma estratégia assertiva, engajadora e benéfica para todos os envolvidos. A experiência na metodologia e o domínio da tecnologia da Ludos Pro permitem aproveitar o melhor da gamificação nos mais diferentes contextos.  

Implementando estratégias de gamificação no seu programa de desenvolvimento

Existem algumas orientações importantes para se explorar a gamificação no desenvolvimento dos colaboradores:

Passos práticos para integrar a gamificação no treinamento de funcionários

  • Planejamento: definir os objetivos, metas, indicadores, orçamento e cronograma da ação;
  • Conhecer o perfil do público-alvo: entender suas necessidades, dores, desejos, hábitos, referências e preferências;
  • Desenhar a dinâmica: definir quais elementos da gamificação serão adotados e quais tecnologias implementadas;
  • Acompanhamento: verificar as métricas e indicadores e implementar ações de aprimoramento da estratégia como um todo.

Métricas e avaliação: Acompanhando o progresso dos colaboradores

Adotar indicadores é fundamental em qualquer estratégia. No caso da gamificação e da educação corporativa, é importante acompanhar métricas como as avaliações de desempenho/conhecimento, média de aprendizagem, níveis e missões alcançadas, tempo investido na atividade, índice de abandono na jornada e até mesmo os feedbacks diretos dos colaboradores das suas opiniões sobre a ação.

Felizmente, a Ludos Pro oferece o serviço de gestão e inteligência de dados para coletar, organizar e analisar informações estratégicas que irão contribuir para otimizar a educação empresarial e gerar ainda mais resultados positivos para a empresa. 
Quer descobrir o que mais a nossa plataforma gamificada pode fazer por seus negócios? Faça um teste gratuito de 14 dias com a Ludos Pro e dê um UP na sua gestão de pessoas!

Banner-teste-gratis-artigo
Banner-teste-gratis-artigo

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo