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Home / Blog / Comportamento / Gamificação no RH: o que é e como implementar em sua empresa

Gamificação no RH: o que é e como implementar em sua empresa

Gamificação no RH: o que é e como implementar em sua empresa
24 jul 2024

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A gamificação pode ser uma das ferramentas utilizada para implementar um RH mais estratégico.

Atualmente, o RH tem adotado uma postura mais estratégica na empresa. A tecnologia assume atividades burocráticas, enquanto o setor foca na gestão de pessoas. Para essa nova posição, a gamificação tem se mostrado uma excelente auxiliar. 

O que você vai ver neste artigo:

  • Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar
  • O que é gamificação?
  • Gamificação no RH
  • Porque a gamificação dá certo?
  • Porque devo usar a gamificação?
  • Benefícios da gamificação no RH
  • Como aplicar gamificação no recrutamento?
  • Gamificação na integração de funcionários
  • Como implementar a gamificação nas empresas?

Investir na gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Na busca por melhorias, as organizações apostam em vários métodos - tradicionais ou inovadores, personalizados ou em escala, renomados ou incomuns - tentando atingir ainda mais resultados. 

Entre as opções mais procuradas, existe uma estratégia que está cada vez mais fazendo parte do ambiente corporativo: descubra nesse artigo como aplicar a gamificação no RH e aprimorar os talentos da sua organização.

Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar

O conceito gamificação existe desde os anos 1970, e foi adotado inicialmente por profissionais da área de programação e desenvolvimento de softwares. 

De acordo com Flora Alves, fundadora da SGconsult e autora do livro Gamification, esses profissionais buscavam maneiras mais engajadoras de realizar seu trabalho e adotavam elementos dos games para melhorar a experiência e produtividade dos usuários.

Apesar de ter surgido em 1970, foi somente em 2010 que o conceito passou a ser conhecido de fato, quando palestras, como TED Talk, e livros foram publicados sobre o assunto. 

A ferramenta passou a ser mais conhecida também quando diversas startups do Vale do Silício passaram a usá-la em apresentações destinadas aos investidores, com objetivo de torná-las mais interativas e atraentes. Desde então, o conceito vem sendo adaptado para diferentes contextos, inclusive no âmbito corporativo, no setor de RH.

A gamificação no RH apareceu justamente quando o setor passava por uma grande transformação, deixava de realizar tarefas repetitivas e burocráticas e abria espaço para práticas mais estratégicas. Nesse novo contexto, toda gestão de pessoas, desde a contratação até o desenvolvimento de treinamentos passou a ser de responsabilidade deste setor.

Na busca por recursos que ajudassem o novo RH a assumir os novos desafios, a gamificação se apresentou como solução para tornar os colaboradores mais produtivos, engajados, qualificados e motivados.

Essa junção gerou tantos resultados positivos para as empresas que, apesar de ser uma ferramenta relativamente nova aqui no Brasil, ela tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, mostrando que veio para ficar e inovar vários âmbitos empresariais.

O que é gamificação?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como funciona essa estratégia para compreender seus diferenciais e benefícios. Resumidamente, gamificação é aplicar elementos comuns aos jogos em objetivos que não se restringem ao entretenimento. 

Recursos como pontuação, storytelling e recompensas são adotadas de forma conjunta para tornar uma atividade que poderia ser maçante em uma experiência dinâmica e engajadora, motivando os participantes a realizar determinadas ações ou até mudar comportamentos. 

Não basta criar uma atividade lúdica ou usar apenas alguma ferramenta isolada para chamar a atividade de gamificação (como usar xadrez para melhorar o raciocínio lógico ou o recurso de milhas no setor de aviação). 

É necessário criar uma estratégia completa que atenda as necessidades da empresa ou de quem investiu na metodologia, que haja uma meta a ser cumprida e que resultados concretos sejam atingidos. 

O elemento diversão aparece como um motivador para os funcionários aos participantes para perseguirem os objetivos centrais da dinâmica, engajando os usuários a terem melhores resultados do que nos métodos tradicionais. Uma das vantagens da gamificação nas empresas é a sua familiaridade. 

Em primeiro lugar, todo mundo já participou de algum jogo na vida. Desde as brincadeiras infantis, esportivas, baralhos, tabuleiros até os mais sofisticados games eletrônicos - difícil encontrar alguém que não goste de qualquer uma dessas atividades e as pratique, ao mesmo tempo, de vez em quando, certo? 

Os elementos lúdicos fazem parte da vida das pessoas - inclusive aqui no Brasil -, e isso significa que a maioria da população está familiarizada com a dinâmica dessas práticas: como o conceito de regras; competição; colaboração; objetivos; pontuações e recompensa, por exemplo. 

A gamificação aproveita esse costume e a natureza humana, baseando-se em teorias de áreas como psicologia, neurociência e antropologia, para motivar as pessoas a atingirem determinados objetivos - que podem ser os mais diversos: desde praticar mais exercícios físicos; aprender uma nova língua ou despertar a conscientização em problemas sociais. 

Desta forma essa metodologia vem sendo utilizada por diversos setores, como saúde, segurança, mobilidade, marketing, educação e no ambiente corporativo - trazendo um toque inovador e lúdico em seus processos.

Gamificação no RH

A gamificação pode ser adotada na gestão de pessoas das empresas para tornar os colaboradores mais produtivos, engajados, qualificados e motivados. A estratégia costuma ser implementada em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, recrutamento e até mesmo nas tarefas cotidianas, tornando essas atividades ainda mais dinâmicas e efetivas. 

Essa metodologia pode ser adotada nos mais diversos públicos e até mesmo complementar outras estratégias já implementadas pela empresa, como o blended learning, EAD, universidade corporativa, mobile learning, jogos corporativos, trilhas de conhecimento e andragogia. Assim, ao combinar metodologias diferentes, pode-se suprir necessidades específicas ou estilos variados de perfis profissionais e trazer ainda mais resultados para a organização.

Porque a gamificação dá certo?

De acordo com alguns estudos, qualquer ação humana é resultado de alguma motivação (intrínseca ou extrínseca). 

A motivação intrínseca é aquela em que o interesse vem do próprio sujeito, é aquela satisfação de se envolver voluntariamente em algo, de realizar uma atividade. Agora a motivação extrínseca é gerada por fatores externos, como recompensas, bonificações, prêmios e aumento salarial.

Estar no ambiente de trabalho e fazer suas atividades com excelência, portanto, é fruto de um incentivo; de uma recompensa que este colaborador terá.

A teoria de autodeterminação (Self-Determination Theory) vai dizer que essa recompensa se dá em diferentes aspectos, principalmente aqueles relativos à saúde e ao bem-estar psicológico do sujeito.

Para esta teoria existem três necessidades cruciais por trás da motivação intrínseca: autonomia, competência e pertencimento. E, de acordo com estudiosos, essas necessidades são atendidas nos games, que são as mesmas incorporadas no processo de gamificação. 

Algumas técnicas da gamificação também impulsionam a motivação extrínseca, que diz respeito ao ambiente, fatores e situações externas ao indivíduo. 

O fato de estar na lista de colaboradores que mais se destacaram, por exemplo, gera reconhecimento social, o que se torna um agente motivador para que aquele indivíduo faça suas atividades e as desempenhe para gerar grandes resultados.

Porque devo usar a gamificação?

A gamificação pode ser utilizada como estratégia de aprendizagem ativa. Uma metodologia com essa característica é fundamentada no conceito de que o aluno está no centro do processo de aprendizagem, não mais o professor, como é visto nas metodologias tradicionais.

O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e passa a participar ativamente no seu próprio processo de aprendizagem. Esse novo lugar de protagonista que a gamificação o coloca, permite que ele desenvolva uma série de competências e habilidades em um ambiente completamente novo.

O que resulta em:

  • mais absorção e retenção de conteúdo;
  • facilidade na transmissão do conhecimento;
  • ambiente de aprendizagem lúdico e divertido;
  • apresentação de narrativas envolventes;
  • mais motivação;
  • menor taxa de reprovação dos discentes.

Quem adota os recursos da gamificação, usa os conceitos mais recentes de aprendizagem, aqueles que, na teoria da Pirâmide de Aprendizagem criado pelo psiquiatra americano William Glasser (até hoje conceituado e adotado), é um dos modelos de aprendizado mais eficazes.

Isso porque na gamificação, a pessoa responsável (professor), através de regras claras (didática), desafia e estimula os participantes (alunos) a realizarem suas missões (tarefas). 

>Leia também: Etapas da gamificação: saiba como cada uma funciona
>Leia também: Conheça os tipos de gamificação mais populares
>Leia também: O poder da gamificação criativa em treinamentos empresariais

Benefícios da gamificação no RH

Adotar esse método traz diversas vantagens para o RH, colaboradores e empresa. Vamos conhecer algumas?

Motivação e engajamento

A gamificação é uma grande aliada para despertar a motivação e o engajamento profissional da equipe. Como os jogos são naturalmente atividades divertidas, essa estratégia se beneficia dessa qualidade para estimular os colaboradores a realizarem as tarefas e, assim, obterem mais resultados. 

Usadas no dia a dia, essa metodologia trabalha com um constante incentivo aos funcionários, o que por sua vez os ajuda a fortalecer seu relacionamento com a instituição. Este estilo lúdico é importante especialmente considerando o cenário atual das empresas, em que novas gerações como a Y (millennials) e a Z* estão entrando e se consolidando no mercado de trabalho. 

Esse grupo populacional se atrai por recursos tecnológicos, flexibilidade e motivação, encontrando nessa metodologia uma forma amigável e dinâmica para realizar tarefas que poderiam ser maçantes, tornando-as atividades divertidas. Assim, a gamificação é uma ferramenta que faz essa nova leva de profissionais se interessar pela empresa e também ajuda a se manterem nela - postura difícil de ser desenvolvida e incentivada atualmente.

Educação corporativa

Uma das áreas que mais se beneficia com a adoção da gamificação é o treinamento corporativo. Essa metodologia torna o processo de aprendizado mais dinâmico e efetivo, pois o elemento lúdico ajuda a diminuir o peso da obrigação de se estudar determinados assuntos. 

Desta forma, o colaborador se motiva cada vez mais a realizar as capacitações e, consequentemente, aumentar seu conhecimento técnico e fortalecer suas habilidades pessoais. Além disso, sua maneira de apresentar os materiais torna os conteúdos complexos em informações mais fáceis de serem assimiladas e lembradas depois. O fator diversão reforça o conhecimento na mente dos colaboradores, ajudando em sua aplicação diária.

Produtividade e sentimento de conquista

A gamificação desperta um clima saudável de competição entre os participantes, que irão se esforçar para ganhar mais pontos e ficar em primeiro no ranking. Geralmente nas plataformas as atitudes positivas são recompensadas - reforçando ainda mais a motivação dos participantes, que terão uma sensação de conquista ao subir de nível, acumular medalhões e prêmios e aumentar sua pontuação. 

Isso, aliado à melhora em sua capacitação técnica com os treinamentos, traz impactos na produtividade da equipe. Se todos estão mais motivados e aplicando as boas práticas de sua área, consequentemente irão produzir mais e melhor.

Economia

Ao trabalhar com plataformas digitais de gamificação, os custos com os processos do RH podem ser reduzidos: não é preciso mais gastar com o deslocamento dos colaboradores para realizar os treinamentos; alugar ou ceder um espaço físico para as aulas ou atividades; nem despender esforços logísticos para marcar o horário ideal tanto para os funcionários quanto para os instrutores. Tudo está disponível na ferramenta gamificada, para ser acessada em qualquer lugar e a qualquer momento - e adotar esse modelo eletrônico também traz outras vantagens.

Dados

A tecnologia oferece recursos que tornam os processos mais práticos e ágeis. Com a implementação de uma plataforma digital gamificada, o RH poderá acessar imediatamente relatórios detalhados do desempenho dos participantes nas atividades: o resultado da performance individual ou coletiva nos treinamentos corporativos; os erros e acertos dos candidatos com a gamificação em processos seletivos; os módulos que estão sendo bem assimilados e os temas que precisam de reforço - entre outras possibilidades.

Desta forma o RH tem comprovação quantitativa de seu trabalho, ajudando em sua tomada de decisões para aprimorar cada vez mais a gestão de pessoas da empresa.

Desenvolvimento de Habilidades

A gamificação é uma metodologia que reconhecidamente contribui para despertar e aprimorar as competências dos funcionários, tanto as técnicas quanto as sociais. É possível trabalhar habilidades que — de uma forma ou outra — impactam no dia a dia dos profissionais, como espírito de colaboração, liderança, resiliência, criatividade e mentalidade de resolução de problemas, por exemplo. 

Assim, é possível oferecer uma qualificação completa aos funcionários, valorizando as qualidades que farão a diferença na produtividade e eficiência da equipe. 

Desenvolvimento de Colaboradores

Ao fortalecer as competências técnicas e sociais, incentivando um melhor aproveitamento dos treinamentos corporativos, a gamificação é uma grande aliada do desenvolvimento dos colaboradores. As atividades lúdicas irão incentivá-los a ter uma postura de aprendizagem contínua e a serem mais engajados no trabalho.

Em vez de se manterem estagnados na empresa, os profissionais irão se aprimorar constantemente, crescendo em suas funções e áreas. Além dos impactos na produtividade e qualidade no trabalho, os funcionários se sentirão mais motivados ao perceberem a evolução em suas carreiras.  

Desenvolvimento de Talentos

Nesse sentido, por meio de um programa de educação empresarial robusto e adotando metodologias como a gamificação, será possível identificar os talentos da equipe e desenvolver ações específicas para explorar ainda mais suas qualidades e potencialidades.

E se no meio dos atuais funcionários estiver o próximo líder do setor? Ou um colaborador que terá ideias inovadoras para o produto e serviço da companhia? Esses talentos podem ser lapidados com os treinamentos gamificados e se tornarem ainda mais valiosos para a empresa!

Como aplicar gamificação no recrutamento?

Aplicar gamificação no recrutamento envolve incorporar elementos de jogos, como desafios, competições e recompensas, para engajar candidatos de maneira mais interativa e motivadora. 

Isso pode incluir desde quizzes interativos até simulações de casos práticos da empresa, proporcionando uma experiência de avaliação que vai além das tradicionais entrevistas. 

Ao oferecer feedbacks instantâneos e transparentes, as empresas não só mantêm os candidatos informados sobre seu desempenho, mas também criam um ambiente mais dinâmico e inclusivo no processo de seleção. 

A gamificação não apenas torna o recrutamento mais atrativo para os talentos em potencial, mas também ajuda as organizações a identificar os candidatos mais adequados culturalmente e tecnicamente para suas equipes.

Gamificação na integração de funcionários

Além do treinamento oferecido aos colaboradores, a gamificação tem muito a contribuir no programa de integração de novos profissionais. Esse período de transição é sempre desafiador tanto para o recém-contratado como para a organização, sendo essencial para alinhar expectativas e informações em benefício de todos os envolvidos. 

Em vez de apresentar a empresa, suas normas, cultura e a rotina do novo funcionário de forma monótona, com uma ação expositiva ou com uma grande papelada, a gamificação torna esse momento mais dinâmico, engajador e produtivo. Assim, o profissional estará preparado para assumir a função e os desafios do trabalho, além de engajá-lo na companhia desde o primeiro dia — e esse cuidado também tem reflexos a longo prazo. 

Retenção de Talentos

Ao investir na integração e engajamento dos colaboradores, se dá um grande passo para reter os melhores profissionais na companhia. Nesse processo, a gamificação também  contribui na evolução constante dos funcionários — com os treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoas — e na manutenção da sua motivação no trabalho.

Esses e outros elementos ajudam na retenção dos talentos na organização, evitando com que saiam e levem sua experiência, conhecimentos e competências consigo. Melhor ainda, investir nessa questão mantém os melhores profissionais na equipe e, motivados e engajados, eles são produtivos, eficientes e excelentes em suas funções. 

Mas, para que isso aconteça, é preciso entender como explorar o melhor da gamificação na gestão de pessoas. 

Como implementar a gamificação nas empresas?

Os recursos da gamificação podem ser implementados tanto offline como no digital, utilizando de um Sistema de Gestão da Experiência de Aprendizagem (LXP). 

Mas é necessário que antes de qualquer decisão, a empresa tenha em mente qual é o objetivo que ela deseja alcançar com esse recurso para então definir os próximos passos.

A Ludos Pro é uma empresa que pode te ajudar nessa jornada, criando uma solução personalizada de acordo com a sua necessidade. Quer saber como implementar a gamificação no RH da sua organização? Converse conosco e tire todas as suas dúvidas!

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Quais os benefícios da gamificação no RH?

Adotar esse método traz diversas vantagens para o RH, colaboradores e empresa, sã eles:

- Motivação e engajamento
- Educação corporativa
- Produtividade e sentimento de conquista
- Economia
- Insights mais precisos
- Desenvolvimento de Habilidades
- Desenvolvimento de Colaboradores

Como implementar a gamificação nas empresas?

Os recursos da gamificação podem ser implementados tanto offline como no digital, utilizando de um Sistema de Gestão da Experiência de Aprendizagem (LXP). 
Mas é necessário que antes de qualquer decisão, a empresa tenha em mente qual é o objetivo que ela deseja alcançar com esse recurso para então definir os próximos passos.

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