Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar
Comportamento

Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar

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Investir na gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Na busca por melhorias, as organizações apostam em vários métodos - tradicionais ou inovadores, personalizados ou em escala, renomados ou incomuns - tentando atingir ainda mais resultados. Entre as opções mais procuradas, existe uma estratégia que está cada vez mais fazendo parte do ambiente corporativo: descubra nesse artigo como aplicar a gamificação no RH e aprimorar os talentos da sua organização.


O que é Gamificação?


Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como funciona essa estratégia para compreender seus diferenciais e benefícios. Resumidamente, gamificação é aplicar elementos comuns aos jogos em objetivos que não se restringem ao entretenimento. Recursos como pontuação, storytelling* e recompensas são adotadas de forma conjunta para tornar uma atividade que poderia ser maçante em uma experiência dinâmica e engajadora, motivando os participantes a realizar determinadas ações ou até mudar comportamentos.


Não basta criar uma atividade lúdica ou usar apenas alguma ferramenta isolada para chamar a atividade de gamificação (como usar xadrez para melhorar o raciocínio lógico ou o recurso de milhas no setor de aviação). É necessário criar uma estratégia completa que atenda as necessidades da empresa ou de quem investiu na metodologia, que haja uma meta a ser cumprida e que resultados concretos sejam atingidos. O elemento diversão aparece como um motivador aos participantes para perseguirem os objetivos centrais da dinâmica, engajando os usuários a terem melhores resultados do que nos métodos tradicionais.


Uma das vantagens da gamificação é a sua familiaridade. Em primeiro lugar, todo mundo já participou de algum jogo na vida. Desde as brincadeiras infantis, esportivas, baralhos, tabuleiros até os mais sofisticados games eletrônicos - difícil encontrar alguém que não goste de qualquer uma dessas atividades e as pratique, ao mesmo de vez em quando, certo?


De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2018, 75,5% brasileiros costumam jogar, independentemente da plataforma usada, jogos eletrônicos. Os de tabuleiro são queridos por 30% dos respondentes da enquete, enquanto 34,9% gostam de jogar cartas e 24,1% praticam atividades de quadra. Ou seja, os elementos lúdicos fazem parte da vida das pessoas - inclusive aqui no Brasil -, e isso significa que a maioria da população está familiarizada com a dinâmica dessas práticas: como o conceito de regras; competição; colaboratividade; objetivos; pontuações e recompensa, por exemplo.


A gamificação aproveita esse costume e a natureza humana, baseando-se em teorias de áreas como psicologia, neurociência e antropologia, para motivar as pessoas a atingirem determinados objetivos - que podem ser os mais diversos: desde praticar mais exercícios físicos; aprender uma nova língua ou despertar a conscientização em problemas sociais.


Desta forma essa metodologia vem sendo utilizada por diversos setores, como saúde, segurança, mobilidade, marketing, educação e no ambiente corporativo - trazendo um toque inovador e lúdico em seus processos.


Gamificação no RH


A gamificação pode ser adotada na gestão de pessoas das empresas para tornar os colaboradores mais produtivos, engajados, qualificados e motivados. A estratégia costuma ser implementada em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, recrutamento* e até mesmo nas tarefas cotidianas, tornando essas atividades ainda mais dinâmicas e efetivas.


Essa metodologia pode ser adotada nos mais diversos públicos e até mesmo complementar outras estratégias já implementadas pela empresa, como o blended learning, EAD, universidade corporativa, mobile learning, jogos corporativos, trilhas de conhecimento e andragogia. Assim, ao combinar metodologias diferentes, pode-se suprir necessidades específicas ou estilos variados de perfis profissionais e trazer ainda mais resultados para a organização.


Benefícios da Gamificação no RH


Adotar esse método traz diversas vantagens para o RH, colaboradores e empresa. Vamos conhecer algumas?


Motivação e engajamento


A gamificação é uma grande aliada para despertar a motivação e o engajamento profissional da equipe. Como os jogos são naturalmente atividades divertidas, essa estratégia se beneficia dessa qualidade para estimular os colaboradores a realizarem as tarefas e, assim, obterem mais resultados. Usadas no dia a dia, essa metodologia trabalha com um constante incentivo aos funcionários, o que por sua vez os ajuda a fortalecer seu relacionamento com a instituição.


Este estilo lúdico é importante especialmente considerando o cenário atual das empresas, em que novas gerações como a Y (millennials) e a Z* estão entrando e se consolidando no mercado de trabalho. Esse grupo populacional se atrai por recursos tecnológicos, flexibilidade e motivação, encontrando nessa metodologia uma forma amigável e dinâmica para realizar tarefas que poderiam ser maçantes, tornando-as atividades divertidas. Assim, a gamificação é uma ferramenta que faz essa nova leva de profissionais se interessar pela empresa e também ajuda a se manterem nela - postura difícil de ser desenvolvida e incentivada atualmente.


Educação Corporativa


Uma das áreas que mais se beneficia com a adoção da gamificação é o treinamento corporativo. Essa metodologia torna o processo de aprendizado mais dinâmico e efetivo, pois o elemento lúdico ajuda a diminuir o peso da obrigação de se estudar determinados assuntos. Desta forma, o colaborador se motiva cada vez mais a realizar as capacitações e, consequentemente, aumentar seu conhecimento técnico e fortalecer suas habilidades pessoais.

Além disso, sua maneira de apresentar os materiais torna conteúdos complexos em informações mais fáceis de serem assimiladas e lembradas depois. O fator diversão reforça o conhecimento na mente dos colaboradores, ajudando em sua aplicação diária.


Produtividade e Sentimento de Conquista


A gamificação desperta um clima saudável de competição entre os participantes, que irão se esforçar para ganhar mais pontos e ficar em primeiro no ranking. Geralmente nas plataformas as atitudes positivas são recompensadas - reforçando ainda mais a motivação dos participantes, que terão uma sensação de conquista ao subir de nível, acumular medalhões e prêmios e aumentar sua pontuação.


Isso, aliado à melhora em sua capacitação técnica com os treinamentos, traz impactos a produtividade da equipe. Se todos estão mais motivados e aplicando as boas práticas de sua área, consequentemente irão produzir mais e melhor.


Economia


Ao trabalhar com plataformas digitais de gamificação, os custos com os processos do RH podem ser reduzidos: não é preciso mais gastar com o deslocamento dos colaboradores para realizar os treinamentos; alugar ou ceder um espaço físico para as aulas ou atividades; nem despender esforços logísticos para marcar o horário ideal tanto para os funcionários quanto para os instrutores. Tudo está disponível na ferramenta gamificada, para ser acessada em qualquer lugar e a qualquer momento - e adotar esse modelo eletrônico também traz outras vantagens.

Dados


A tecnologia oferece recursos que tornam os processos mais práticos e ágeis. Com a implementação de uma plataforma digital gamificada, o RH poderá acessar imediatamente relatórios detalhados do desempenho dos participantes nas atividades: o resultado da performance individual ou coletiva nos treinamentos corporativos; os erros e acertos dos candidatos nos processos seletivos; os módulos que estão sendo bem assimilados e os temas que precisam de reforço - entre outras possibilidades.


Desta forma o RH tem comprovação quantitativa de seu trabalho, ajudando em sua tomada de decisões para aprimorar cada vez mais a gestão de pessoas da empresa.


Quer saber como implementar a gamificação no RH da sua organização? Converse conosco e tire todas as suas dúvidas!


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