Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Confira nossos recursos
Inteligência artificial Crie cursos gamificados em menos de 2 minutos
Acessibilidade Uma experiência de aprendizagem inclusiva
Personalização Crie um ambiente de aprendizagem com a cara da sua empresa
Aprendizagem Crie cursos, trilhas de aprendizagens e muito mais
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Estimule o desenvolvimento da sua equipe
Dashboards e Relatórios Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
Última publicação
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Quais os benefícios da escuta ativa para sua organização?

Quais os benefícios da escuta ativa para sua organização?

Quais os benefícios da escuta ativa para sua organização?
20 jan 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

Escuta ativa é a habilidade de, como o nome já indica, prestar total atenção ao que está sendo dito, ao invés de ouvir de forma passiva a mensagem que está sendo dita. Para o mundo corporativo, essa ferramenta pode ser uma maneira de entender o mercado, os clientes e as vendas da empresa.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é escuta ativa?
  • Princípios da escuta ativa
  • Quais são os benefícios da escuta ativa?
  • Melhora a relação interpessoal
  • Maior confiança
  • Melhora a empatia
  • Redução dos conflitos organizacionais
  • Incentiva o trabalho em equipe
  • Gera sentimento de segurança
  • Proporciona informações relevantes

Apesar de a comunicação oral parecer algo simples, são poucas as pessoas que realmente dominam esta arte, como a escuta ativa é uma habilidade social indispensável para construir relacionamentos, torna-se essencial trabalhar esse aspecto nos colaboradores para que consiga chamar atenção do público e gerar vendas.

Por isso, neste artigo você verá:

  • O que é escuta ativa?;
  • Princípios da escuta ativa;
  • Quais são os benefícios da escuta ativa;
  • Melhora a relação interpessoal;
  • Maior confiança;
  • Melhora a empatia;
  • Redução dos conflitos organizacionais;
  • Incentiva o trabalho em equipe;
  • Gera sentimento de segurança;
  • Proporciona informações relevantes.

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é uma técnica que ajuda a sustentar um diálogo interessante, através dela, o ouvinte é capaz de interpretar e entender todo o conteúdo que é compartilhado pelo interlocutor, ou seja, ele passa a ouvir com os ouvidos e os demais sentidos, tornando a comunicação muito mais eficaz.

No processo de comunicação, a pessoa geralmente não assimila todas as informações expressadas pelo interlocutor, isso muitas vezes acontece pelo excesso de conteúdo manifestado ou pela dificuldade de se concentrar, analisar ou interpretar aquilo que está sendo dito.

A escuta ativa busca melhorar essa dificuldade de interpretação, através do desenvolvimento de habilidades de comunicação que assegurem uma conversa eficiente, técnicas essas que podem ser utilizadas tanto na vida pessoal como profissional.

No âmbito profissional, o colaborador consegue usar a escuta ativa para, por exemplo, melhorar sua relação com clientes e consumidores em potencial, assim como em reuniões com a equipe e feedbacks.

Ao aderir à escuta ativa e executá-la de forma correta, a empresa passa a estreitar seu relacionamento com o público e com os profissionais que trabalham nela. Isso acarretará diferentes consequências positivas, como uma comunicação clara e capacidade de reduzir conflitos internos e externos.

Princípios da escuta ativa

A escuta ativa dispõe de 3 princípios: empatia, perguntas investigativas e validação da compreensão. Veja um pouco sobre cada uma delas.

  • Empatia: Ela se constrói através do compartilhamento de experiências similares e a técnica de espelhamento;
  • Perguntas investigativas: Podem ser baseadas em metodologias como SPIN Selling e BANT;
  • Validação do entendimento: É o ato de parafrasear o que foi ouvido.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

No ambiente empresarial, a escuta ativa traz benefícios diversos. Veja alguns deles.

Melhora a relação interpessoal

A partir da escuta ativa é notável uma melhora na relação interpessoal, que se torna mais completa. Ou seja, o colaborador que adere à escuta ativa passa a se comunicar com maior clareza e eficiência. 

Ele consegue absorver melhor as informações de uma conversa e utilizar esses conteúdos para melhorar a relação com os demais profissionais e no relacionamento com prospects e clientes.

Maior confiança

Outra consequência positiva da escuta ativa é a confiança, que passa a ser maior. Isso acontece porque no processo de troca de informações, as partes envolvidas demonstram interesse genuíno no que o outro tem a dizer. O relacionamento é melhorado e o ouvinte começa a demonstrar que está preocupado com o que o outro. 

Nesse cenário, perguntas mais relevantes são geradas, a comunicação passa a ser consultiva em todo o processo. Como resultado, a empresa passa a ter mais sucesso em suas vendas de produtos e/ou serviços.

Melhora a empatia

Como você tem lido por aqui, apesar de a escuta ativa ser uma técnica, ela precisa ser desenvolvida e trabalhada com base no interesse genuíno. Em outras palavras, o profissional deve verdadeiramente se interessar pelo que o outro tem a dizer, sendo necessário melhorar a empatia.

Empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, compreendendo aspectos afetivos, cognitivos e emocionais da outra pessoa. Nesse sentido, a escuta ativa entra como uma ferramenta que auxilia na criação desse pensamento empático. A partir disso, a pessoa passa a ouvir o que o outro tem a dizer sem permitir que demais questões venham interferir nesse relacionamento.

Redução dos conflitos organizacionais

Como consequência da melhora da empatia e da clareza na comunicação, os conflitos organizacionais internos e externos que geralmente estão presentes no dia a dia de uma empresa diminuem. 

Isso porque quanto mais atenção é dado ao processo de comunicação, mais informação o sujeito consegue absorver e menores são as chances de desentendimentos acontecerem.

Incentiva o trabalho em equipe

O trabalho em equipe também é estimulado no processo de escuta ativa. Como essa ferramenta possibilita que o profissional aperfeiçoe sua comunicação e a arte de entender melhor o outro, trabalhar com o próximo se torna uma tarefa muito menos estressante e com pouca discussão.

Gera sentimento de segurança

Com a melhora na comunicação, os colaboradores passam a sentir mais segurança em suas ações, o que aumenta a performance de todos os envolvidos.

Proporciona informações relevantes

Através de um diálogo efetivo, um colaborador consegue extrair diversos dados e informações que podem ser úteis no processo de vendas. 

Quando o profissional não pratica a escuta ativa, é comum que ele não absorva quase nada do que é dito, porque ele não tem o costume de se concentrar de fato no interlocutor. Agora, quando o profissional é ensinado a usar essa ferramenta, ele passa a absorver melhor as informações e filtrar aquelas que são relevantes e que podem ser usadas para convencer o cliente sobre o produto e serviço que a empresa oferece.

O mesmo pode acontecer no ambiente interno de trabalho, com os demais colaboradores. A escuta ativa pode auxiliar no momento do feedback, por exemplo. Um profissional bem preparado saberá como utilizar essa ferramenta de forma estratégica para garantir o bom desempenho tanto interno como externo da empresa.

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é escuta ativa?

A escuta ativa é uma técnica que ajuda a sustentar um diálogo interessante, através dela, o ouvinte é capaz de interpretar e entender todo o conteúdo que é compartilhado pelo interlocutor, ou seja, ele passa a ouvir com os ouvidos e os demais sentidos, tornando a comunicação muito mais eficaz.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

Melhora a relação interpessoal;
Maior confiança;
Melhora a empatia;
Redução dos conflitos organizacionais;
Incentiva o trabalho em equipe;
Gera sentimento de segurança;
Proporciona informações relevantes.

Gestão

Materiais gratuitos

Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Transformação Digital na Educação Corporativa

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Administrativo Comportamento
Liderança remota: o que é e como funciona, confira!
Comportamento
Tipos de competências profissionais que você deve valorizar
Comportamento
As competências profissionais que te levarão onde desejar
Comportamento
Entenda a importância da motivação dentro das organizações

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência