Empenhados em impactar positivamente a cidade de São Paulo, a empresa especializada em gamificação Ludos Pro aceitou um convite da vereadora Janaína Lima (Novo/SP) e entrou de cabeça no projeto Embaixadores da Mudança, que busca incentivar a participação de cidadãos na formulação de soluções para os mais diversos problemas da capital paulista. Desde maio, o projeto passou a levar o engajamento popular também para o mundo dos games.

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Em entrevista ao Instituto Millenium, Danilo Parise, CEO da empresa, conta que o projeto visa empoderar os cidadãos de São Paulo, fazendo com que participem do processo de transformação da cidade, sendo vistos dentro do game como “heróis”. “Através do game, convidamos as pessoas para fazer parte da política de uma forma mais eficiente. Lá, eles possuem um avatar personalizado, ganham pontos e moedas e se comparam com outras pessoas que também estão participando desta gestão pública, gerando uma competição social e saudável. Ou seja, o comportamento das pessoas está sendo estimulado de forma positiva. Assim, conseguimos atingir não só o público adulto, como os jovens, uma vez que eles já se identificam com esse tipo de tecnologia”, conta. 

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O processo é simples e aberto a todos os moradores da cidade de São Paulo: basta entrar na plataforma, cadastrar um problema existente e se preparar para ajudar a solucionar a questão. “É muito mais do que você só colocar um problema. E sim, como eu, cidadão, posso ajudar a resolver este problema. Muitas vezes tem processos burocráticos que a gente desconhece. Então, a pessoa participa de um treinamento, faz as tarefas solicitadas, vai ganhando pontos e faz parte de um ranking. O crescimento se dá através de moedas, obtidas de acordo com as conquistas. É basicamente uma jornada do conhecimento. A pessoa sai do game sabendo como se envolver no processo da gestão pública de uma forma muito mais dinâmica”, explica Danilo.

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Gamificação

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De acordo com o empresário, a gamificação vem crescendo no país e no mundo,pois atua como um processo de transformação, utilizando uma metodologia que pode ser aplicada em diversos momentos do cotidiano, seja para melhorar um procedimento dentro de uma empresa ou para estimular o comportamento. “Hoje a gamificação é algo que está presente na vida das pessoas. A gente vê os mercados de game crescendo muito, pois a dinâmica com que as pessoas querem absorver algum tipo de conteúdo e se envolver com algo, não é mais um processo passivo. Elas querem fazer parte do jogo realmente, querem interagir e participar e, para isso, nada melhor do que o processo de gamificação, que traz essa interação de uma maneira mais lúdica”, afirma.

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Fonte original: Instituto Millenium