A promoção horizontal é uma ótima ideia para valorizar os colaboradores que se destacam na empresa, sem precisar alterar a estrutura hierárquica da equipe. Esse tipo de reconhecimento pode ajudar a aumentar a motivação dos funcionários e estimular um bom trabalho, impactando nos resultados do negócio.  

Descubra o que é e as vantagens de se adotar a promoção horizontal na empresa e engaje sua equipe!

O que é a Promoção Horizontal? 

É sempre ótimo quando algum colaborador se destaca, trazendo novas ideias, sendo produtivo e fazendo um serviço de qualidade. Mais do que apenas dar um tapinha nas costas e elogiar o bom trabalho, é importante oferecer a este profissional recompensas para que ele se sinta valorizado e cada vez mais motivado a fazer o seu melhor. 

Existem várias formas de fazer o reconhecimento dos funcionários, desde incentivos intangíveis como tangíveis, de elogios à bônus financeiros e prêmios. Mas, um modelo que pode gerar vários benefícios para a empresa e colaboradores é a adoção da promoção horizontal.

Nesse sistema o colaborador que se destaca recebe uma promoção — porém, permanece no mesmo nível hierárquico, com a vantagem de ter um aumento no salário. Essa progressão na carreira pode ocorrer no mesmo cargo ou então o profissional ser deslocado para outro departamento, caso a vaga esteja no mesmo patamar do trabalho antigo. 

Esta é uma forma de recompensar o bom trabalho, mas sem fazer grandes alterações na estrutura da equipe ou até mesmo na rotina do funcionário. 

É preciso lembrar que as empresas não devem usar esse mecanismo para oferecer apenas um novo “título” ao colaborador, mas sem recompensas reais como incremento no salário, ou então que o resultado seja apenas aumento das responsabilidades. A promoção horizontal deve ser positiva tanto para o profissional quanto para a organização. 

E existem muitas formas dessa oportunidade gerar bons resultados para todos os envolvidos no processo. 

Os Benefícios da Promoção Horizontal

Desenvolver um plano de carreira que envolva o modelo de promoção horizontal pode trazer várias vantagens, tanto para a empresa, quanto para o funcionário e equipe. Algumas delas são:

Aumento da motivação

O reconhecimento do bom trabalho, ainda mais com formas tangíveis de valorização, pode ajudar a transformar a produtividade e qualidade do trabalho da equipe. A motivação dos funcionários é importante para todas as organizações, incentivando que eles deem o seu melhor e contribuam para construir um ambiente saudável na empresa. 

Desenvolvimento de talentos

Esse incentivo, junto com uma estratégia de educação corporativa, pode dar um empurrãozinho para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa, pois há a possibilidade deles mudarem de setor — desde que o cargo seja compatível com o nível do atual. 

Essa promoção se torna um ganho tanto para o funcionário, quanto para o negócio, motivando o crescimento na carreira e das competências importantes para o colaborador se tornar mais produtivo, inovador e eficiente em seu trabalho.

Retenção de talentos

Essa motivação e a valorização do bom trabalho contribuem para melhorar o engajamento do colaborador na empresa. Isso é essencial para fortalecer o relacionamento do funcionário com a organização — tudo para reter este talento e não deixá-lo sair (e, pior, ir para a concorrência).

Em qualquer escala, a rotatividade de pessoal gera prejuízos financeiros, produtivos e intelectuais: por isso essa questão é tão fundamental para RHs de todas as empresas, independentemente de porte e segmento de mercado. 

Com tantas vantagens, permitir que os colaboradores recebam esta recompensa é uma forma de melhorar os resultados e o clima interno. Porém, muitas empresas acabam confundindo este modelo com a promoção vertical, que é a mais comum no mercado. Existem algumas diferenças e oportunidades em cada um — é importante conhecer bem as opções para saber quando e como adotá-los na gestão. 

Promoção Vertical X Promoção Horizontal

Esses dois modelos podem parecer bastante semelhantes, mas existem algumas divergências entre um e outro, ou momentos em que a adoção de um é mais apropriada.

Promoção Vertical

  • Quando um profissional se destaca de tal forma que irá gerar mais resultados se lhe for confiado um cargo hierarquicamente superior;
  • Quando há o desejo do colaborador em fazer esse processo e seu desempenho e competências são compatíveis com a posição.

Promoção Horizontal

  • Quando o profissional não deseja mudar sua posição hierárquica, como assumir a liderança ou cargo sênior, por exemplo;
  • Quando não há mais vagas disponíveis para uma promoção vertical;
  • Quando um funcionário de destaque deseja trabalhar em outro setor, assumindo um cargo compatível com sua situação presente;
  • Quando o colaborador está satisfeito com a função atual, mas seu bom trabalho merece reconhecimento equivalente à uma promoção.

A empresa pode adotar tanto a promoção vertical quanto a horizontal para beneficiar perfis diferentes de colaboradores, motivando-os e recompensando seu bom trabalho. Desta forma, o RH e empresa deverão estar preparados para alocar as mudanças que estes modelos preveem. 

Como aplicar a Promoção Horizontal?

Uma dica para adotar esse e outros modelos de promoção é montar um plano de carreira — estratégia que forma um caminho estruturado para que o funcionário cresça na empresa e conquiste benefícios tangíveis e intangíveis para sua vida profissional.

Nesse processo é importante fazer um bom trabalho de alinhamento de metas, para que os colaboradores saibam claramente o que precisam fazer para conquistar uma promoção, seja horizontal ou vertical. 

A comunicação e critérios usados em toda a estratégia devem ser as mais transparentes possíveis, evitando que alguém se sinta prejudicado — o que causará o efeito contrário da ação, desmotivando os funcionários e criando um clima ruim na equipe. 

O RH e as lideranças devem se planejar para abarcar tanto a promoção horizontal quanto a vertical nas equipes, conhecendo os colaboradores para saber quais preferem um modelo ao outro, além de acompanhar o trabalho individual para saber quais merecem esses benefícios. 

A sensação de crescimento profissional é fundamental para motivar e engajar os colaboradores — o que irá influenciar diretamente em sua produtividade e qualidade do serviço. Quer saber como montar uma ação eficiente para promover seus funcionários? Inove e crie um plano de carreira gamificado na sua empresa!