Adotar a gamificação em eventos é uma excelente forma de atrair e engajar o público. Seja para lançar um produto ou serviço, fidelizar clientes e parceiros ou fortalecer a imagem da marca, aliar estas duas estratégias pode melhorar a divulgação e resultados da ação.
O que você vai ver neste artigo:
Dê um UP nos eventos da sua empresa, presenciais ou online, e ofereça uma experiência encantadora ao seu público!
O que é a Gamificação para Eventos e Por Que Investir nela?
Promover uma atividade dinâmica e engajadora é sempre uma ótima estratégia para gerar mais resultados, e isso também é válido para ações que já fogem da rotina. Um evento, por exemplo, possibilita abordar assuntos e experiências com maior profundidade do que em tarefas cotidianas — e o uso de metodologias inovadoras nesse contexto pode fazer toda a diferença.
As empresas e organizações promovem eventos por diversos motivos: para fortalecer os laços com acionistas, fornecedores e parceiros; engajar os colaboradores; fidelizar os clientes ou atrair e encantar o público. Assim como toda atividade importante, há até mesmo um planejamento estratégico específico nesta atividade para ajudar em sua organização e ter melhores resultados.
Além desse controle, é possível tornar essa ação ainda mais engajadora e surpreender os participantes ao usar metodologias especiais. Em vez de ter apenas um palestrante, roda de conversa ou workshop, e seu uso repetitivo acabe fazendo o evento ser monótono e cansativo, por que não adotar uma ferramenta inovadora como a gamificação para transformar esse cenário?
A gamificação é uma estratégia que usa elementos, lógica e design de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Avatares, missões, medalhões e histórias são adotadas para criar uma atividade engajadora, que motive os participantes a realizarem ações e até mesmo mudarem comportamentos.
Essa metodologia vem sendo aplicada nas mais diversas áreas, como saúde, política, educação, negócios e marketing, oferecendo uma experiência imersiva e interativa aos mais variados públicos. E isso não é à toa: essa dinâmica consegue despertar a atenção das pessoas mesmo ao trabalhar situações mais complexas e aparentemente pouco atraentes.
Mas este é apenas um dos motivos para adotar a gamificação em eventos.
Benefícios da Gamificação para Eventos
Essa estratégia pode ajudar a tornar as ações da empresa mais engajadoras e oferecer uma experiência encantadora ao público. Mas, existem outras razões para se investir no uso da gamificação nos eventos corporativos.
Quebra da monotonia
Muitas vezes o evento segue um roteiro: palestras; roda de conversas; workshop; oficina; uma atividade mais prática e interativa aqui ou acolá… Porém, se prender a uma fórmula às vezes pode ser uma desvantagem.
Mesmo que seja o assunto mais fascinante para o público-alvo, uma hora as pessoas vão cansar desse modelo, perder a atenção e o engajamento com o objetivo do evento. Uma forma de contornar esse problema é promover alguma ação diferenciada para quebrar a rotina das atividades tradicionais.
Nesse sentido, a gamificação se mostra uma estratégia interessante, por naturalmente despertar a motivação das pessoas e por, dependendo da solução adotada, ser simples de interagir.
Atração de pessoas
Essa estratégia pode ser usada como um chamariz para o evento ou para alguma atividade específica nele, atraindo a atenção das pessoas para engajar em uma determinada situação.
Imagine usar a gamificação para o lançamento de um produto ou serviço em uma grande ação (talvez promovida por outra organização ou pela sua própria empresa) — essa é uma forma mais interativa, atraente e inovadora de se fazer essa ação, contando com a curiosidade e familiaridade das pessoas com uma dinâmica de jogos.
Aumento da motivação e engajamento
Além de atrair as pessoas e quebrar a monotonia, a gamificação pode ser usada para motivar as pessoas a realizarem algo. Seu evento pode usar os jogos para que o público teste uma solução, responda um questionário, aprenda alguma coisa específica, cumpra uma tarefa, entre tantas outras possibilidades.
O uso dessa dinâmica irá criar uma experiência imersiva e interativa, fortalecendo o engajamento do público com o evento e, consequentemente, melhorando os resultados da ação.
Fortalecimento dos aprendizados
Um dos usos mais recorrentes da gamificação é em estratégias de educação, seja formal ou empresarial. Isso ocorre não somente por despertar a motivação e engajamento dos estudantes, mas também por outro motivo: associar estímulos positivos ao aprendizado é uma forma de fixar os conteúdos na mente e ter melhores resultados.
Aquilo que se aprende brincando é mais fácil de se gravar na memória. Dessa forma, se o objetivo do evento for transmitir informações técnicas, usar a dinâmica lúdica é uma ótima forma do público fortalecer os conhecimentos aprendidos na ação — isso tudo ainda de maneira divertida e inovadora.
Imagine adotar a gamificação em um evento de treinamento com seus colaboradores: eles terão maior engajamento nas atividades e guardarão na memória as informações importantes para aplicarem em seu dia a dia.
Coleta de dados
A gamificação, em sua versão eletrônica, ainda traz mais uma possibilidade: as plataformas conseguem coletar e organizar dados dos participantes. Essas informações podem ajudar a empresa a, por exemplo, mapear o perfil do público-alvo de determinado produto, serviço e solução, verificar o progresso no aprendizado dos colaboradores nos treinamentos, entre tantas outras ideias.
Não é à toa que os dados são tão desejados por empresas e soluções no mundo inteiro. No entanto, é importante saber como usar essas informações ao seu favor, e de forma ética.
Como Adotar a Gamificação em Eventos?
Assim como qualquer estratégia, é preciso ter um objetivo bem definido, desenvolver um planejamento detalhado e ter os investimentos certos para adotar a gamificação e alcançar os benefícios desejados.
Para isso, muitas organizações contam com empresas parceiras, que conhecem bem a metodologia e sabem como desenvolver e aplicar essa inovação na prática. Isso facilita a atuação das tomadoras deste serviço, que podem focar nas outras questões importantes à realização de um evento.
Mesmo contando com uma parceira, é interessante saber as possibilidades que essa ferramenta pode oferecer, como as vantagens e tecnologias usadas.
É preciso saber qual modelo dessa estratégia combina mais com os objetivos e realidade da empresa. Conheça os tipos de gamificação mais populares e aproveite o melhor dessa metodologia no seu negócio!