Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT

O desenvolvimento pessoal e profissional estão diretamente conectados e são igualmente importantes, porque as organizações de hoje não exigem somente diploma, mas experiência, maturidade, caráter e demais atributos que possam comprovar a qualidade do profissional.

O que você vai ver neste artigo:

Apesar de estarem conectados eles são diferentes, o desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento interno e o desenvolvimento profissional foca no aprendizado que o leve a conquistar posições maiores em sua carreira.

Nessa perspectiva, o indivíduo que não evolui tanto pessoal como profissionalmente tende a ficar para trás, sendo fundamental entender o assunto e ficar a par das principais características que empresas observam nos dois âmbitos. Se você se preocupa com a sua carreira e quer conhecer algumas dicas sobre desenvolvimento pessoal e profissional, é só conferir os próximos parágrafos!

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional abrange qualquer competência técnica, ou seja, todo o aprendizado que é voltado para capacitar o profissional a empregar os meios e recursos para atingir resultados. 

Em outras palavras, tudo aquilo que tem como objetivo ampliar a sua visão e capacidade profissional pode ser considerado desenvolvimento profissional. Ele pode acontecer por meio de treinamentos, formação acadêmica, cursos livres, cursos técnicos e etc.

É possível considerar como desenvolvimento profissional:

  • Treinamento para conhecer a ferramenta Office;
  • Técnico em RH;
  • Curso livre de idioma;
  • Graduação de administração;
  • Pós-graduação em marketing.

Desenvolvimento pessoal

Apesar de o nome “desenvolvimento pessoal” dar a entender ser algo restrito ao âmbito particular, este desenvolvimento também se refere ao âmbito profissional, porém ao contrário do anterior este envolve habilidades e competências mais comportamentais e naturais, estando bastante relacionada aos traços de personalidade de cada pessoa.

Alguns exemplos de desenvolvimento pessoal:

  • Inteligência emocional;
  • Espírito de liderança;
  • Aprendizagem contínua;
  • Comunicação assertiva;
  • Inovação e criatividade.

Vale destacar que qualquer habilidade do contexto desenvolvimento pessoal pode ser adquirida e aperfeiçoada com treino, através de um plano de desenvolvimento individual. A prática possibilitará que a habilidade objetivada se torne cada vez mais natural.

Desenvolvimento pessoal vs profissional

Ambos os desenvolvimentos (pessoal e profissional) focam em ampliar hard skills e soft skills de cada pessoa. 

Mas o desenvolvimento profissional, especificamente, diz respeito a aquisição e aperfeiçoamento relacionados à carreira, que irão tornar o profissional mais qualificado.

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal se refere ao progresso como um todo, focando no aprimoramento contínuo de aspectos relacionados ao físico, emocional, psicológico, comportamental, espiritual e interpessoal.

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Em um mundo cercado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, estar em constante aprendizado é essencial para continuar no jogo, principalmente no que tange o universo empresarial.

Se você entende isso e quer saber quais ações deve ter para se desenvolver pessoal e profissionalmente, confira as próximas dicas!

  1. Identifique seus objetivos

Antes de tudo é necessário que tenha ciência sobre quais habilidades pessoais e profissionais deseja adquirir. Pense: quais elementos agregariam para a sua vida profissional? 

Anote em um bloco de notas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso constante para fazer desse interesse uma meta, com prazos a serem cumpridos. Planejamento estratégico pessoal é fundamental para tornar um objetivo alcançável.

  1. Mapeie quais alternativas você pode utilizar

A tecnologia atual possibilita que busque o desenvolvimento pessoal e profissional de diversas maneiras. É possível contar com livros, e-books, cursos on-line e off-line, podcast, seminários, treinamentos, gamificação, TEDx e diversas outras formas.

Algumas dessas opções são totalmente gratuitas, sendo necessário investir somente o tempo para adquirir tal aprendizado necessário e, consequentemente, se destacar como profissional no mercado.

Se sua dificuldade está exatamente em separar um tempo para se desenvolver, pense em possíveis circunstâncias que possa aproveitar. Use seu tempo no metrô para ler um livro ou ouvir um podcast; troque a rede social por um TEDx. 15 minutos que separe do seu tempo são suficientes para aprender ou aperfeiçoar alguma competência ou habilidades.

  1. Faça network

Se relacionar com pessoas que dispõem de interesses parecidos com os seus ou que estejam na mesma área de atuação, é uma maneira de se aproximar do contexto que deseja estar inserido e aprender com isso, portanto fazer network é uma etapa essencial para garantir que a disposição para buscar por desenvolvimento pessoal e profissional permaneça e, melhor, para que acelere ainda mais o processo.

  1. Aprenda com os feedbacks e erros

Como já foi compartilhado, são diversas as formas de se desenvolver pessoal e profissionalmente, os feedbacks e erros também se enquadram nessas possibilidades, pois através deles é possível ter retorno sobre ações, comportamentos e resultados, tanto bons quanto ruins. 

Através dessas informações, que vêm diretamente do âmbito empresarial, é possível ter ainda mais ciência sobre os pontos positivos e pontos de melhoria.

  1. Mindset

Para que a busca do desenvolvimento pessoal e profissional gere frutos, é preciso estar comprometido com o aprendizado, dedicar tempo; ter constância; não se cobrar muito; respeitar o processo; aceitar a necessidade de desconstruir certas perspectivas e dar chance para novos entendimentos.

Portanto, o desenvolvimento pessoal e profissional não tem haver somente ao interesse de se aperfeiçoar, mas está relacionado à mudança de pensamento, ao entendimento de que quando se está apto a passar por esse processo, uma nova perspectiva com relação a si e ao mundo irá surgir.

  1. Predisposição ao desconhecido

Predisposição ao desconhecido é ter interesse em conhecer e experimentar coisas novas. Sem isso é quase que impossível evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar sua vida, porque é através de novos caminhos que se tem acesso a outras perspectivas.

Basicamente, as ferramentas que precisa dispor para construir seu desenvolvimento pessoal e profissional são planejamento estratégico individual, constância, mindset e força de vontade. Se você dispõe dessas características, então já está pronto para passar pelo processo, basta saber o que deseja desenvolver e partir para a ação.

Vale lembrar que o mercado atual valoriza algumas habilidades comportamentais mais do que outras, principalmente para os cargos com os melhores salários. Se você quer saber quais são essas competências, nós temos um artigo específico sobre o assunto, confira: As 5 habilidades comportamentais mais valorizadas atualmente.

teste-gratis-por-7-dias

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível