Desenvolvimento pessoal e profissional: dicas para melhorar

desenvolvimento pessoal e profissional
15 jun 2021

O desenvolvimento pessoal e profissional estão diretamente conectados e são igualmente importantes, porque as organizações de hoje não exigem somente diploma, mas experiência, maturidade, caráter e demais atributos que possam comprovar a qualidade do profissional.

Apesar de estarem conectados eles são diferentes, o desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento interno e o desenvolvimento profissional foca no aprendizado que o leve a conquistar posições maiores em sua carreira.

Nessa perspectiva, o indivíduo que não evolui tanto pessoal como profissionalmente tende a ficar para trás, sendo fundamental entender o assunto e ficar a par das principais características que empresas observam nos dois âmbitos. Se você se preocupa com a sua carreira e quer conhecer algumas dicas sobre desenvolvimento pessoal e profissional, é só conferir os próximos parágrafos!

Desenvolvimento profissional

desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional abrange qualquer competência técnica, ou seja, todo o aprendizado que é voltado para capacitar o profissional a empregar os meios e recursos para atingir resultados. 

Em outras palavras, tudo aquilo que tem como objetivo ampliar a sua visão e capacidade profissional pode ser considerado desenvolvimento profissional. Ele pode acontecer por meio de treinamentos, formação acadêmica, cursos livres, cursos técnicos e etc.

É possível considerar como desenvolvimento profissional:

  • Treinamento para conhecer a ferramenta Office;
  • Técnico em RH;
  • Curso livre de idioma;
  • Graduação de administração;
  • Pós-graduação em marketing.

Desenvolvimento pessoal

desenvolvimento pessoal

Apesar de o nome “desenvolvimento pessoal” dar a entender ser algo restrito ao âmbito particular, este desenvolvimento também se refere ao âmbito profissional, porém ao contrário do anterior este envolve habilidades e competências mais comportamentais e naturais, estando bastante relacionada aos traços de personalidade de cada pessoa.

Alguns exemplos de desenvolvimento pessoal:

  • Inteligência emocional;
  • Espírito de liderança;
  • Aprendizagem contínua;
  • Comunicação assertiva;
  • Inovação e criatividade.

Vale destacar que qualquer habilidade do contexto desenvolvimento pessoal pode ser adquirida e aperfeiçoada com treino, através de um plano de desenvolvimento individual. A prática possibilitará que a habilidade objetivada se torne cada vez mais natural.

Desenvolvimento pessoal vs profissional

Ambos os desenvolvimentos (pessoal e profissional) focam em ampliar hard skills e soft skills de cada pessoa. 

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mas o desenvolvimento profissional, especificamente, diz respeito a aquisição e aperfeiçoamento relacionados à carreira, que irão tornar o profissional mais qualificado.

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal se refere ao progresso como um todo, focando no aprimoramento contínuo de aspectos relacionados ao físico, emocional, psicológico, comportamental, espiritual e interpessoal.

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Em um mundo cercado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, estar em constante aprendizado é essencial para continuar no jogo, principalmente no que tange o universo empresarial.

Se você entende isso e quer saber quais ações deve ter para se desenvolver pessoal e profissionalmente, confira as próximas dicas!

1. Identifique seus objetivos

Antes de tudo é necessário que tenha ciência sobre quais habilidades pessoais e profissionais deseja adquirir. Pense: quais elementos agregariam para a sua vida profissional? 

Anote em um bloco de notas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso constante para fazer desse interesse uma meta, com prazos a serem cumpridos. Planejamento estratégico pessoal é fundamental para tornar um objetivo alcançável.

2. Mapeie quais alternativas você pode utilizar

A tecnologia atual possibilita que busque o desenvolvimento pessoal e profissional de diversas maneiras. É possível contar com livros, e-books, cursos on-line e off-line, podcast, seminários, treinamentos, gamificação, TEDx e diversas outras formas.

Algumas dessas opções são totalmente gratuitas, sendo necessário investir somente o tempo para adquirir tal aprendizado necessário e, consequentemente, se destacar como profissional no mercado.

Se sua dificuldade está exatamente em separar um tempo para se desenvolver, pense em possíveis circunstâncias que possa aproveitar. Use seu tempo no metrô para ler um livro ou ouvir um podcast; troque a rede social por um TEDx. 15 minutos que separe do seu tempo são suficientes para aprender ou aperfeiçoar alguma competência ou habilidades.

3. Faça network

Se relacionar com pessoas que dispõem de interesses parecidos com os seus ou que estejam na mesma área de atuação, é uma maneira de se aproximar do contexto que deseja estar inserido e aprender com isso, portanto fazer network é uma etapa essencial para garantir que a disposição para buscar por desenvolvimento pessoal e profissional permaneça e, melhor, para que acelere ainda mais o processo.

4. Aprenda com os feedbacks e erros

Como já foi compartilhado, são diversas as formas de se desenvolver pessoal e profissionalmente, os feedbacks e erros também se enquadram nessas possibilidades, pois através deles é possível ter retorno sobre ações, comportamentos e resultados, tanto bons quanto ruins. 

Através dessas informações, que vêm diretamente do âmbito empresarial, é possível ter ainda mais ciência sobre os pontos positivos e pontos de melhoria.

5. Mindset

Para que a busca do desenvolvimento pessoal e profissional gere frutos, é preciso estar comprometido com o aprendizado, dedicar tempo; ter constância; não se cobrar muito; respeitar o processo; aceitar a necessidade de desconstruir certas perspectivas e dar chance para novos entendimentos.

Portanto, o desenvolvimento pessoal e profissional não tem haver somente ao interesse de se aperfeiçoar, mas está relacionado à mudança de pensamento, ao entendimento de que quando se está apto a passar por esse processo, uma nova perspectiva com relação a si e ao mundo irá surgir.

6. Predisposição ao desconhecido

Predisposição ao desconhecido é ter interesse em conhecer e experimentar coisas novas. Sem isso é quase que impossível evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar sua vida, porque é através de novos caminhos que se tem acesso a outras perspectivas.

Basicamente, as ferramentas que precisa dispor para construir seu desenvolvimento pessoal e profissional são planejamento estratégico individual, constância, mindset e força de vontade. Se você dispõe dessas características, então já está pronto para passar pelo processo, basta saber o que deseja desenvolver e partir para a ação.

Vale lembrar que o mercado atual valoriza algumas habilidades comportamentais mais do que outras, principalmente para os cargos com os melhores salários. Se você quer saber quais são essas competências, nós temos um artigo específico sobre o assunto, confira: As 5 habilidades comportamentais mais valorizadas atualmente.

7. Organização

Organização é um hábito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Trata-se da capacidade do ser humano em priorizar, controlar, gerenciar, planejar e remanejar suas atividades para alcançar determinadas metas e sonhos .

Quando se é organizado, é possível concluir com mais facilidade tarefas importantes, focar nos objetivos, cumprir prazos, melhorar a concentração. Esses são alguns fatores que podem ajudá-lo a obter sucesso e alcançar seus sonhos pessoais e profissionais.

Veja algumas dicas que poderão te ajudar a se tornar uma pessoa mais organizada e aprender como gerenciar, administrar e otimizar seu tempo e seus hábitos para alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional de qualidade.

1- Aprenda a definir metas claras, objetivas e realistas

Tendo em mente qual é o seu objetivo de forma clara, fica muito mais fácil planejar e organizar seu tempo e suas ações. 

Uma forma de tornar as suas metas em realidade e alcançáveis é tirá-las da ideia abstrata e transformá-las em algo visual, seja digital ou físico, conseguindo isso, tente fracioná-las em tarefas menores e estabelecer um tempo determinado para a realização de cada uma delas.

2 – Planejamento

Utilize um sistema que facilite anotar, visualizar e acompanhar, como agenda, calendário, aplicativos, dados na nuvem, quadro branco, quadro com alfinete, post-it, algo que você se adapte melhor, seja físico, como a ideia do papel e caneta, ou digital, como celular e outros. Verificando diariamente os registros, fará toda a diferença para manter-se dentro das suas metas e conquistar seus objetivos.

3 – Faça um ranking de prioridade de suas tarefas

O que é urgente e importante deve ser feito em primeiro lugar, e assim sucessivamente, listando suas tarefas de acordo com a necessidade e jornada de afazeres. Dessa forma, evitará tempo gasto desnecessariamente, distrações, cansaço e até mesmo a famosa procrastinação.

4 – Lidando com a desordem

Tanto em casa quanto no trabalho, é importante manter seu espaço organizado, pois isso ajuda seu cérebro a se concentrar melhor nas tarefas necessárias e a ser mais produtivo. 

Um ambiente bagunçado pode gerar ideias confusas e, no meio de um ambiente caótico, é impossível ser produtivo, sem mencionar a dificuldade em finalizar projetos no prazo ou com eficiência no desenvolvimento.

5 – Flexibilidade

É importante considerar possíveis contratempos, como problemas de saúde, queda de luz, problemas de software, entre outros exemplos. Estar flexível em suas organizações permite não acumular tarefas e manejar facilmente caso seja necessário lidar com adversidades, sem trazer frustrações pessoais e profissionais.

8. Gerenciamento de tempo

Atualmente, ouve-se dizer que o dia deveria ter mais de 24h para realizar as atividades diárias. E que tal conseguir realizar todas as suas pendências e ainda sobrar horas no seu dia? 

Como isso é possível? Simples, gerenciando seu tempo. Quando você consegue organizar o seu tempo, o sonho de alcançar suas metas profissionais e pessoais se tornam muito mais próximos da realidade. 

O gerenciamento do tempo possibilita que você termine e conclua tarefas em menos tempo, aprenda a definir prioridades, crie cronogramas, evite distrações e principalmente caso seja o seu caso, delegue tarefas

Ao delegar tarefas, você permite maior entrosamento entre equipes e/ou parceria de trabalho, a fim de se concentrar em tarefas mais importantes, realizando todas as pendências dentro do tempo estimado.

Outra forma de gerenciar seu tempo é priorizar o autocuidado, com uma alimentação saudável, boas noites de sono e exercícios. Eles lhe trarão muitos benefícios de saúde como energia, assim, seu rendimento será maior para concluir tarefas com excelência, evitando ou diminuindo quadros como: estresse, ansiedade, procrastinação, melhorando sua autoconfiança, autoestima e bem-estar. 

9. Use ferramentas

As ferramentas e recursos para lhe ajudar a alcançar um excelente resultado no desenvolvimento pessoal e profissional, estão disponíveis hoje com muita facilidade, basta saber como e onde encontrá-las. 

Além da mentoria, aula, livros etc. é possível encontrar aplicativos que aumentam sua produtividade, rendimento, concentração, além de estimular a competitividade, pois muitos oferecem jogos para alcançar metas de bom desempenho. 

Além de sites e apps populares que lhe oferecem um excelente gerenciamento de tarefas, que possibilitam maior facilidade em monitoramento do seu progresso, como por exemplo: Trello, Agenda Google, Asana e Todoist da Microsoft. 

Outra dica importante é: experimente usar uma ferramenta chamada: VOCÊ, isso mesmo, o feedback é uma ferramenta que proporciona incentivo e admiração, no início do dia, veja sua agenda e o que precisa ser realizado, mas ao final do dia, pontue seu desempenho. 

Faça um elogio a si mesmo e permita-se parabenizar seu dia e sua jornada pessoal e profissional até aquele momento. Olhar para a construção que te levou a chegar até ali é uma ferramenta que te permite enxergar o quão perto ou longe está do seu objetivo principal, além de estimular seu crescimento, pois é importante organizar o externo, mas primeiro e principalmente o que está interno.

É importante testar e levar a sério tudo o que essas ferramentas lhe oferecem, para encontrar qual delas mais está de acordo com o seu perfil no quesito organização, assim, facilitará a realização das suas tarefas e vai otimizar seu tempo. 

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

Como melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional?

1. Identifique seus objetivos
2. Mapeie quais alternativas você pode utilizar
3. Faça network
4. Aprenda com os feedbacks e erros
5. Mindset
6. Predisposição ao desconhecido

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo