A aprendizagem contínua deve ser explorada em ambiente profissional sim. Veja as vantagens que empregadores e empregados têm ao implementar essa tendência do novo mundo no contexto empresarial.

O mundo de hoje não é o mesmo que há 10 anos, parte disso se dá pelo avanço tecnológico que mudou a forma com que nos comunicamos, cultivamos nossos alimentos, nos relacionamos e mais.

Apesar de significar melhoria, a evolução causa mudanças abruptas, o que gera  sentimentos de volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade no mundo – descrito como mudo vuca -, e essa mudança também reflete na esfera empresarial.

Diante desse novo ambiente, a aprendizagem contínua é considerada um dos pilares mais importante de uma empresa, porque ela garante que profissionais acompanhem as tendências, se preparem para todas as situações possíveis e adquiram competências requisitadas nesse ambiente inconstante.

Os benefícios de estar preparado mesmo em um ambiente onde tudo é tão incontrolável são vários e determinantes na efetividade das ações de uma empresa e, consequentemente, na garantia de seu sucesso no mercado. 

Portanto, alinhar a visão da empresa sobre a importância da aprendizagem contínua é fundamental para que haja efetividade no processo. Mas como fazer da aprendizagem contínua uma cultura empresarial?

Promovendo a importância da aprendizagem contínua e tornando-a uma ação constante em sua empresa.

Continue lendo este texto para identificar quais os benefícios e dicas de como aplicar a aprendizagem contínua no ambiente empresarial. 

Aprendizagem contínua e seu espaço na instituição

Levar a sério a aprendizagem contínua não significa dispor de uma rigorosa seleção de colaboradores com diversos pré-requisitos como: ensino superior, pós graduação, mestrado ou doutorado; também não quer dizer que deva aumentar os critérios de avaliação dos empregados

Dar real importância no significado de aperfeiçoamento ininterrupto dentro do contexto empresarial, é entender qual é o papel de uma empresa nesse processo é fazer disso uma característica cultural da empresa.

Apesar de muitas empresas requererem formação, o ambiente de trabalho atual requer muito mais que as competências adquiridas no contexto acadêmico, portanto cabe a empresa tornar a aprendizagem contínua algo real e, desse modo, aperfeiçoar o colaborador para esse novo ambiente. 

Muitas vezes, o modelo de educação pode não ser tão eficaz para preparar alguém para a vida e para o ambiente profissional, justamente porque são nesses ambientes que as características de um mundo vuca predominam e não em uma sala de aula.

Dessa forma, o conceito de aprendizagem contínua é perfeito para o contexto profissional e vem para enfatizar a importância de estudar e se desenvolver tanto no âmbito profissional como no pessoal continuamente, mas não se refere exclusivamente ao ambiente acadêmico.

Afinal, o aperfeiçoamento contínuo caracteriza-se no investimento da formação pessoal e profissional de forma proativa, permanente e voluntária para fins diversos.

Benefícios de uma aprendizagem contínua

A aprendizagem contínua garante benefícios para o colaborador e para empresa. Ao profissional, o aperfeiçoamento lhe torna mais qualificado e atualizado, gera mais chance de empregabilidade e promoção.

Para o empregador, a aprendizagem contínua é sinônimo de mão de obra qualificada e apta para exercer funções diversificadas.

Outra qualidade de garantir que a cultura de aprendizagem contínua seja implementada no contexto empresarial, é obter, de profissionais que disponham tanto de qualificação como de experiência, questões escassas no ambiente atual.

Aprendizagem contínua na prática

No ambiente corporativo, a promoção de aprendizagem continuada deve, prioritariamente, surgir da instituição, que precisa alimentar o senso de importância e instigar o interesse em seus colaboradores.

Por conta do modelo de ensino tradicional existe um receio com relação à necessidade de aprender. Existe uma assimilação direta a experiência da sala de aula que pouco promove o desenvolvimento necessário do contexto presente.

Por isso, no contexto empresarial a experiência proporcionada deve ser outra. O desenvolvimento de habilidades e competências podem ser trabalhadas no contexto treinamento, cursos online, palestras e até por meio da gamificação.

Simule situações reais do contexto empresarial

Apesar de técnicas de storytelling serem muito efetivas em ambientes de aprendizagem, promover simulações com situações próximas à realidade também é importante para ajudar na assimilação dos conceitos aprendidos. 

Mas antes de promover a aprendizagem contínua na empresa é necessário observar algumas questões. Cada passo deve ser dado estrategicamente, para garantir que o treinamento de fato tenha o resultado esperado.

Quais competências são necessárias para enfrentar um contexto incerto, instável, complexo e confuso? Pensamento crítico? Visão? Agilidade? Clareza? Quando identificadas as competências, ainda existe uma etapa fundamental do processo: identificar como promover o desenvolvimento delas.

Uma coisa é certa, se a ideia é justamente preparar o colaborador para uma circunstância real, a capacitação dele também deve proporcionar esse tipo de experiência, afinal, de que vale saber conceitos e não entender como aplicá-los?

Opte pela prática

Em um estudo apresentado por William Glasser, a metodologia de ensino utilizada pode interferir tanto positiva quanto negativamente na assimilação de um conteúdo. Em sua perspectiva, uma das melhores formas de aprendizagem é por meio da prática.

Esse e outros estudos consolidam a afirmação de que uma metodologia voltada para a prática pode acometer maiores benefícios e também a quebra do paradigma do ensino tradicional, onde a aprendizagem deve ser feita com quadro negro, giz e monólogo. 

Para responder às necessidades do mundo, o ambiente empresarial surge com novas mudanças todos os dias, essas modificações afetam diretamente na forma com que colaboradores e empregadores aprendem e se relacionam com suas tarefas. A necessidade de implementar uma aprendizagem contínua é a prova de que isso é real e veio para ficar.

Se você quer saber mais sobre a influência que a tecnologia acomete nos profissionais do presente, qual a relação da revolução industrial nesse novo modo de se aprimorar para o ambiente de trabalho, quais são as habilidades imprescindíveis aos profissionais do futuro e, ainda, como começar a treinar seus colaboradores hoje, confira nosso ebook gratuito sobre profissionais do futuro e complemente sua leitura.