Plataforma de Gamificação: entenda o que é quais suas vantagens para o ambiente corporativo

16 jan 2024

No cenário dinâmico e competitivo do ambiente corporativo, a busca por estratégias inovadoras que promovam engajamento, aprendizado e produtividade torna-se imperativa. Nesse contexto, as plataformas de gamificação emergem como poderosas aliadas, transformando a maneira como as organizações abordam a motivação e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Baseada em mecânicas já conhecidas, ela é capaz de trazer ótimos benefícios, principalmente para o treinamento e para a capacitação de colaboradores. Com o uso apropriado, os efeitos são muito positivos.

Para reconhecer essa possibilidade, veja o que é a plataforma de gamificação e descubra como ela pode ajudar o seu negócio.

O que é uma plataforma de gamificação?

O que é uma plataforma de gamificação

A gamificação é baseada na mecânica dos jogos, de modo a gerar maior interesse e atuação dos colaboradores. A técnica tem sido muito usada em empresas de todos os setores, especialmente por parte do RH.

Uma plataforma gamificada, portanto, é um ambiente em que há treinamentos e abordagens corporativas que usam os conceitos de jogos. Trata-se de uma importante ferramenta de apoio para treinamentos e outras ações.

Vale destacar que a plataforma conta com um espaço próprio, ou seja, os colaboradores acessarão esse recurso para realizar as atividades. Enquanto isso, os gestores se dirigem ao ambiente para fazer análises de métricas, por exemplo.

Como o recurso funciona?

Mais que saber que a lógica dos jogos é utilizada, é interessante conhecer os recursos da plataforma de gamificação para entender como ela funciona. Para começar, esse recurso apresenta um “jogo”, que tem o objetivo de melhorar a capacitação de colaboradores, atualizar conceitos ou até fazer o onboarding.

O cenário lúdico garante a imersão dos colaboradores na experiência e pode ser padronizado ou personalizado.

Para criar a ligação com quem está do outro lado da tela, há o storytelling, em que são apresentadas missões, objetivos e o funcionamento do game.

Por falar nisso, o recurso conta com missões e conquistas, pontos, níveis e XP, trilhas de conhecimento e até a criação de avatares. A partir das atividades realizadas pelos usuários e os pontos obtidos, há a criação de um ranking e também a oferta de moedas que podem ser trocadas por prêmios.

E não se engane, pois os jogos não precisam ser apena individuais. Em uma boa plataforma de gamificação, é possível a criação de equipes e grupos, inclusive com missões coletivas.

Para transmitir os conhecimentos, há diversas possibilidades. Há a apresentação de vídeos ou slides, bem como realizações de mini games, como quiz, jogo da memória, forca, quebra-cabeça e mais.

Do ponto de vista da gestão, a plataforma de gamificação conta com um painel administrativo. Nela, é possível monitorar o engajamento dos usuários, verificar o nível de conclusão dos grupos, analisar performance e assim por diante.

Quais são as vantagens de utilização?

Recorrer a uma plataforma de gamificação é uma decisão com grande impacto positivo no funcionamento da empresa. Graças ao recurso, é possível mudar a forma como os treinamentos acontecem e como ocorre a gestão do capital humano.

O uso de uma solução do tipo apresenta as seguintes vantagens:

Aumenta o engajamento

Treinamentos corporativos, tanto para colaboradores novos ou antigos, nem sempre são atraentes. A grande quantidade de informações e o aspecto pouco prático torna a adesão baixa, ainda que seja importante participar do processo. Mesmo com plataformas LMS preparadas para esse tipo de dinâmica, ainda é difícil engajar pessoas.

Já com a mecânica dos games, o cenário muda. As pessoas ficam interessadas em completar missões, em desbloquear as próximas fases e em adquirir pontos e moedas. Graças a essa sensação de progresso contínuo e desafios lúdicos, o engajamento vai às alturas!

Além de tudo, aprender brincando, em um ambiente lúdico e com os mecanismos certos é muito melhor que ler textos intermináveis ou assistir vídeos por conta própria. Com isso, o uso da plataforma melhora a absorção e, futuramente, o uso do conhecimento.

Estimula a competição saudável entre os colaboradores

Como a plataforma dispõe da possibilidade de criação de um ranking, todos os participantes serão organizados de acordo com a sua pontuação. Quanto mais uma pessoa jogar e participar, mais acima na tabela ela ficará.

Além da motivação com o recebimento de prêmios, existe também o impulso positivo derivado da competição. Ainda que não houvesse nenhum prêmio para os primeiros colocados, a existência de uma classificação estimula a competição entre os colaboradores.

Ao mesmo tempo em que há a disputa por posições, o ambiente não deixa de ser saudável. Com isso, é formado um clima adequado que ajuda a ampliar a motivação em melhorar.

Oferece total capacidade de mensuração

No painel administrativo da plataforma de gamificação, há a possibilidade de verificar diversas métricas sobre os participantes. As análises são feitas individual ou coletivamente, de acordo com as necessidades.

A partir do entendimento, ocorre a verificação de desempenho, da evolução e do engajamento dos usuários. Desse jeito, há como reconhecer quais são as abordagens mais bem-sucedidas, quais são os pontos que levantam dúvidas, como anda o percentual de conclusão e assim por diante. Assim, é possível ter uma melhor visualização sobre a estratégia.

Otimiza os feedbacks de desempenho

A partir da análise de dados, a gestão de RH pode dar feedbacks estratégicos e direcionados. Ao verificar que um funcionário tem dificuldade para executar determinada missão ou completar uma atividade específica, por exemplo, o gestor tem a chance de indicar uma abordagem para auxiliar o desenvolvimento.

Também é uma forma de reconhecer as pessoas com melhores atuações e níveis de engajamento, de maneira precisa e justa. Assim, a capacidade de feedback do time fica ampliada — e é a equipe de colaboradores quem mais ganha com isso.

Contribui para a retenção de talentos

Todos esses fatores são determinantes para diminuir a taxa de rotatividade. Ao aumentar o engajamento com o aprendizado, existe maior motivação e, portanto, maior interesse e satisfação.

O clima organizacional é melhorado e o feedback ajuda no desenvolvimento: com o reconhecimento certo, os profissionais se sentirão valorizados e, assim, ficarão por um tempo maior na empresa.

Isso é fundamental para diminuir os custos com a substituição de colaboradores, bem como para aumentar a produtividade e a integração de equipes.

A plataforma de gamificação é um recurso que utiliza a lógica dos games para gerar melhores resultados. Graças a ela, a empresa pode obter um desempenho diferenciado, levando os processos de treinamento e capacitação para um nível acima.

Para aproveitar todos os benefícios desse recurso, entre em contato com a Ludos Pro e descubra como sua empresa pode se beneficiar!

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O que é uma plataforma de gamificação?

Uma plataforma de gamificação, é um ambiente em que há treinamentos e abordagens corporativas que usam os conceitos de jogos. Trata-se de uma importante ferramenta de apoio para treinamentos e outras ações.

Quais são as vantagens de utilização?

- Aumenta o engajamento
- Estimula a competição saudável entre os colaboradores
- Oferece total capacidade de mensuração
- Otimiza os feedbacks de desempenho
- Contribui para a retenção de talentos

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