Serious game: descubra o que é e como aplicar no negócio
Negócios

Serious game: descubra o que é e como aplicar no negócio

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Cada vez mais empresas apostam em gamificação para capacitar e desenvolver seus colaboradores. Neste contexto, o serious game, ou jogo sério, destaca-se por promover uma experiência interativa e eficiente para muitas finalidades, sobretudo a educativa. 

Diferentemente dos usuais, que objetivam basicamente entreter, estes jogos auxiliam na comunicação, estimulam a absorção de conteúdos e aprimoram habilidades e competências.

São vários os tipos de serious game. Como, os Advergames, utilizados como parte de um plano de comunicação mercadológica e publicitária e, Game Based Learning (GBLs), que aprimoram a experiência de aprendizagem dos participantes. 

No post de hoje, mostraremos para você quatro vantagens de incorporar este recurso em sua estratégia de educação corporativa. Confira a seguir!

1. Controle do aprendizado 

Customizados de acordo com as necessidades e objetivos da empresa, os serious games permitem a criação de ambientes controlados, com metas e regras previamente estabelecidas. Com isso, possibilitam que os jogadores assimilem com mais facilidade normas e limites de suas atividades diárias por meio de tentativas e erros.

Estes jogos proporcionam experiências envolventes, que são capazes de entreter e que simulam situações da vida real. Além disso, os serious games fazem com que os colaboradores se sintam mais dispostos a participar de treinamentos, tornando, assim, o ambiente mais seguro e muito mais prazeroso.  

2. Modificação de comportamento

A metodologia de aprendizagem deste recurso não está focada na transmissão de conteúdos de forma passiva. A ferramenta impulsiona os participantes a realizar escolhas e tomar atitudes para compreender as consequências de seus atos. Em decorrência, os serious games moldam o comportamento dos colaboradores, que passam a tomar decisões mais eficientes em seus cotidianos.

Quando expostos a situações reais, nas quais tiveram a oportunidade de praticar e esgotar suas tentativas de erros, estarão muito mais preparados e seguros para lidar com a realidade de seus ofícios. E isso resulta no aumento de produtividade dessas pessoas, que estarão mais motivadas e certas de suas decisões.

3. Desenvolvimento de competências

Como dissemos no início deste texto, com os serious games é possível aprimorar competências e habilidades dos participantes. De forma lúdica, a ferramenta favorece o aprendizado e a capacitação corporativa com muito mais eficiência. Ademais, o recurso favorece a capacitação de temas relacionados a habilidades pessoais, como negociação, atendimento e prática de processos.

4. Engajamento dos colaboradores

O ambiente virtual pode ser uma alternativa muito mais chamativa para capacitar colaboradores, uma vez que grande parte das pessoas está familiarizada com a internet e as novas tecnologias que despontam diariamente. Dessa forma, estes jogos se apresentam como recursos descontraídos e divertidos, porém focados em resultados e, principalmente, muito aprendizado.

Com isso, chegamos ao fim do nosso post sobre as vantagens de utilizar o serious game em seu plano de estratégia corporativa. Esperamos que este texto possa lhe ajudar a desenvolver um plano de capacitação muito mais efetivo para a sua instituição e colaboradores.

Agora você já sabe o que é serious game e como este recurso pode beneficiar amplamente a sua empresa! Se você possui alguma dúvida sobre a ferramenta, não hesite em deixar um comentário para nós. Estamos prontos para responder todas as suas perguntas!

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin