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Home / Blog / Gestão / 6 dicas para fazer uma gestão de clientes eficiente!

6 dicas para fazer uma gestão de clientes eficiente!

gestão de clientes
07 mar 2022

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Fazer uma gestão de clientes é fundamental para engajar o público da empresa e ter mais vantagem competitiva. No entanto, muitos ainda não entendem a importância dessa estratégia ou como adotá-la em seus negócios. 

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é a Gestão de Clientes? Qual sua importância? 
  • 6 Dicas para fazer uma Gestão de Clientes eficiente
  • 1- Investir no pós-venda
  • 2- Investir em personalização
  • 3- Invista em estratégias de comunicação e marketing
  • 4- Investir em atendimento ágil
  • 5- Desenvolver processos
  • 6- Investir em tecnologia

Quer implementar essa metodologia, mas ainda tem dúvidas sobre ela? Confira 6 dicas para fazer uma gestão de clientes eficiente na sua empresa!

O que é a Gestão de Clientes? Qual sua importância? 

Existem diversos tipos de gestão que uma empresa pode adotar, ajudando-a a organizar e direcionar seus esforços em determinado norte para gerar resultados positivos. Do estoque aos dados da organização, cada uma contempla um público e ângulo diferente: e uma das mais notórias é aquela que trata justamente de quem é essencial para o sucesso de um negócio.  

A gestão de clientes é uma estratégia que desenvolve um conjunto de ações para fortalecer as interações da empresa com seus compradores, estreitando os laços para fidelizar esse público. Ter esse cuidado pode ser a diferença entre as pessoas visitarem uma única vez o negócio ou se tornarem frequentadores recorrentes — seja da loja física ou virtual. 

Mais do que um detalhe, investir na gestão de clientes é fundamental no mercado atual, em que as organizações disputam pessoa a pessoa, usando diversas tecnologias para alcançar e engajar públicos maiores. Assim, acabam “capturando” compradores de outras marcas que não foram fidelizados.

Além de oferecer vantagem competitiva, adotar essa estratégia ajuda a organizar melhor os contatos e informações dos clientes. Isso permite com que se construa uma estratégia de comunicação mais personalizada, usando os interesses e dores das pessoas para aprofundar o relacionamento delas com a marca. 

Nesse sentido, também é possível facilitar toda a operação envolvendo esse público, ajudando a organizar a rotina de trabalhos para otimizar essa área e evitar problemas. Ou seja, em vez de ter processos confusos, perder informações importantes, não contar com dados estratégicos e, com tudo isso, acabar frustrando os compradores e dando abertura para que eles caiam nas mãos da concorrência, se tem uma estratégia para tornar essa operação mais eficiente e despertar o engajamento dos clientes. 

No entanto, assim como qualquer ação na empresa, é importante ter uma estratégia sólida para que os resultados desejados sejam alcançados. E, quando ela ainda não faz parte da rotina da organização, sempre parece ser mais difícil implementá-la do que se é na realidade. 

6 Dicas para fazer uma Gestão de Clientes eficiente

É preciso ter planejamento e investimento para colocar qualquer metodologia em ação e colher os resultados esperados. No caso da gestão de clientes existem alguns conselhos que podem fazer a diferença na construção de uma estratégia verdadeiramente eficiente. Confira 6 dicas para alcançar as respostas desejadas com essa ferramenta:

1- Investir no pós-venda

Se uma empresa quer que o cliente retorne, é importante não ficar parada esperando que ele a busque novamente. Ter um pós-venda e pensar em formas de voltar a se relacionar com esse comprador são ótimas ideias para manter a conexão e não deixar ele escapar. 

Mas, todas essas interações devem ser feitas pensando no bem-estar do cliente: quais são as dúvidas que ele pode ter após a compra? Quais são seus interesses? Que produtos e serviços se encaixam em suas necessidades? Assim, consegue-se criar um laço com o comprador, não irritá-lo com comunicações que lhe são desinteressantes. 

2- Investir em personalização

Uma das tendências em comunicação e relacionamento com o cliente é a personalização. Todo mundo gosta de se sentir especial: oferecer conteúdos e uma dinâmica que atenda às necessidades, desejos, expectativas, anseios e ao perfil pessoal dos compradores é um passo para se alcançar esse sentimento no coração do público-alvo. 

Por isso, é fundamental saber com quem se está falando e ter instrumentos para se adquirir — de forma legal e consentida — informações estratégicas de seus clientes. Somente assim é possível oferecer uma comunicação personalizada, que irá engajar o público-alvo e estreitar o seu relacionamento com a organização.

3- Invista em estratégias de comunicação e marketing

A personalização deve fazer parte de uma estratégia maior de comunicação e marketing, ajudando a fortalecer o relacionamento com o público. Algumas metodologias bastante usadas nesse sentido são o inbound sales e marketing, que trabalham com o conceito de jornada do consumidor para desenvolver ações de engajamento e estímulo à compra. 

Assim, cria-se toda uma estratégia de experiência do cliente com a marca, planejando cada uma das suas interações para oferecer os melhores conteúdos a ele e, consequentemente, estreitar o relacionamento e alcançar a fidelização do público. 

4- Investir em atendimento ágil

A verdade é que, em uma rotina corrida, as pessoas têm a tendência ao imediatismo. Cada movimento do relógio em que elas esperam para serem atendidas conta como ponto negativo para a empresa e como frustração para o cliente. 

Ter um atendimento ágil é fundamental para oferecer uma boa experiência para o público-alvo, resolvendo suas dúvidas e problemas de forma imediata. Essa postura faz toda a diferença para as pessoas, que não tem tempo a perder esperando por respostas.

5- Desenvolver processos

Pode parecer batido, mas é importante reforçar a importância de se criar e estruturar processos nesta estratégia. Sem esse cuidado, é fácil acabar tendo problemas com divergências na qualidade do atendimento, na frequência das comunicações, entre outras situações negativas que podem prejudicar a experiência do cliente. 

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Além disso, é fundamental usar mecanismos para organizar as informações do público-alvo, evitando confusões entre as mensagens — como enviar um material equivocado para determinado grupo de clientes, por exemplo. 

Detalhes simples como estes podem fazer a grande diferença na rotina corrida dos profissionais da empresa, reduzindo o risco de problemas e otimizando as tarefas. 

6- Investir em tecnologia 

Nesse sentido, algo que pode contribuir bastante para otimizar os processos e reduzir o risco de erros é adotar uma ferramenta tecnológica nessa estratégia. Existem plataformas que facilitam diversas operações da gestão de clientes, centralizando e organizando as informações do público, coletando dados estratégicos (como as interações das pessoas com a marca e suas reações com as ações) e agilizando as operações. 

Adotar posturas como as 6 listadas ajuda a ter um melhor relacionamento com os clientes. Entretanto, não adianta apenas investir na ponta do negócio e se esquecer de todo o resto — caso contrário, como uma bola de neve, os problemas e falhas internas vão acabar respingando nos compradores e prejudicando sua experiência com a marca. 

Por isso, é fundamental investir nas operações e rotinas da organização. Conheça as boas práticas de gestão que nunca ficam ultrapassadas e fortaleça sua empresa!

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Perguntas Frequentes:

O que é a gestão de clientes?

A gestão de clientes é uma estratégia que desenvolve um conjunto de ações para fortalecer as interações da empresa com seus compradores, estreitando os laços para fidelizar esse público.

Qual a importância da gestão de clientes?

Além de oferecer vantagem competitiva, adotar essa estratégia ajuda a organizar melhor os contatos e informações dos clientes. Isso permite com que se construa uma estratégia de comunicação mais personalizada, usando os interesses e dores das pessoas para aprofundar o relacionamento delas com a marca. 

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