Gestão de cliente: 6 dicas para fazer de forma eficiente

gestão de clientes
05 jul 2023

Fazer uma gestão de clientes é fundamental para engajar o público da empresa e ter mais vantagem competitiva. No entanto, muitos ainda não entendem a importância dessa estratégia ou como adotá-la em seus negócios. 

Quer implementar essa metodologia, mas ainda tem dúvidas sobre ela? Confira 6 dicas para fazer uma gestão de clientes eficiente na sua empresa!

Qual a importância da gestão de clientes?

Mais do que um detalhe, investir na gestão de clientes é fundamental no mercado atual, em que as organizações disputam pessoa a pessoa, usando diversas tecnologias para alcançar e engajar públicos maiores. Assim, acabam “capturando” compradores de outras marcas que não foram fidelizados.

Além de oferecer vantagem competitiva, adotar essa estratégia ajuda a organizar melhor os contatos e informações dos clientes. Isso permite com que se construa uma estratégia de comunicação mais personalizada, usando os interesses e dores das pessoas para aprofundar o relacionamento delas com a marca. 

Nesse sentido, também é possível facilitar toda a operação envolvendo esse público, ajudando a organizar a rotina de trabalhos para otimizar essa área e evitar problemas. Ou seja, em vez de ter processos confusos, perder informações importantes, não contar com dados estratégicos e, com tudo isso, acabar frustrando os compradores e dando abertura para que eles caiam nas mãos da concorrência, se tem uma estratégia para tornar essa operação mais eficiente e despertar o engajamento dos clientes

No entanto, assim como qualquer ação na empresa, é importante ter uma estratégia sólida para que os resultados desejados sejam alcançados. E, quando ela ainda não faz parte da rotina da organização, sempre parece ser mais difícil implementá-la do que se é na realidade.

6 dicas para fazer uma gestão de clientes eficiente

A gestão de clientes é um trabalho necessário antes mesmo dele adquirir seu produto ou serviço. Antes de tudo, é preciso entender as necessidades do consumidor e alinhar às expectativas. Há também outras práticas que você saberá aqui. 

É preciso ter planejamento e investimento para colocar qualquer metodologia em ação e colher os resultados esperados. No caso da gestão de clientes,  é preciso entender as necessidades do consumidor e alinhar às expectativas. Há também outras práticas que podem fazer a diferença na construção de uma estratégia verdadeiramente eficiente. 

Confira 6 dicas para alcançar as respostas desejadas com essa ferramenta:

1- Investir no pós-venda

A maneira como trata o pós-venda diz muito sobre a sua empresa e a quantidade de clientes que consegue fidelizar, pois é nessa etapa que você instiga o consumidor a comprar de forma recorrente e, também, a recomendar seus produtos ou serviços para familiares e pessoas próximas.

Há várias práticas que sua empresa pode adotar com objetivo de melhorar o pós-venda, fazer follow-up é uma delas. É possível, também, oferecer benefícios exclusivos, disponibilizar suporte diferenciado, com assistência em todos os dias da semana, por exemplo. O que fazer vai depender do perfil do seu produto ou serviço, bem como do seu cliente.

Basicamente, se uma empresa quer que o cliente retorne, é importante não ficar parada esperando que ele a busque novamente. Ter um pós-venda e pensar em formas de voltar a se relacionar com esse comprador são ótimas ideias para manter a conexão e não deixar ele escapar. 

Mas, todas essas interações devem ser feitas pensando no bem-estar do cliente: quais são as dúvidas que ele pode ter após a compra? Quais são seus interesses? Que produtos e serviços se encaixam em suas necessidades? Assim, consegue-se criar um laço com o comprador, não irritá-lo com comunicações que lhe são desinteressantes. 

2- Investir em personalização

Uma das tendências em comunicação e relacionamento com o cliente é a personalização. Todo mundo gosta de se sentir especial: oferecer conteúdos e uma dinâmica que atenda às necessidades, desejos, expectativas, anseios e ao perfil pessoal dos compradores é um passo para se alcançar esse sentimento no coração do público-alvo. 

Por isso, é fundamental saber com quem se está falando e ter instrumentos para se adquirir — de forma legal e consentida — informações estratégicas de seus clientes. Somente assim é possível oferecer uma comunicação personalizada, que irá engajar o público-alvo e estreitar o seu relacionamento com a organização.

3- Invista em estratégias de comunicação e marketing

A personalização deve fazer parte de uma estratégia maior de comunicação e marketing, ajudando a fortalecer o relacionamento com o público. Algumas metodologias bastante usadas nesse sentido são o inbound sales e marketing, que trabalham com o conceito de jornada do consumidor para desenvolver ações de engajamento e estímulo à compra. 

Assim, cria-se toda uma estratégia de experiência do cliente com a marca, planejando cada uma das suas interações para oferecer os melhores conteúdos a ele e, consequentemente, estreitar o relacionamento e alcançar a fidelização do público. 

4 - Identifique as gaps da empresa

Identificar gaps é uma oportunidade de melhorar a empresa. Através dessa prática você pode fazer alguns ajustes na sua organização para que ela corresponda cada vez mais com as necessidades do seu público, logo, só gera vantagens.

Além de gerar benefícios para seu cliente, essa prática também reflete em benefícios para a própria organização que economiza com recursos, mão de obra e outros gastos que talvez esteja tendo por causa da gap não solucionada.

5- Pense em toda a jornada de compra

Conhecido também como Funil de Vendas, a Jornada de Compra é todo o caminho que o cliente realiza até contratar um serviço ou comprar um produto. Esse processo contempla desde a primeira dúvida que surge, passa pela percepção da necessidade de compra e pela escolha do produto e serviço que irá resolver essa questão e chega até o pós venda.

Ou seja, é uma jornada com diferentes etapas, com maneiras específicas de atrair a atenção e se comunicar com as pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço. Ao entender cada etapa da jornada é possível criar estratégias para abordá-los em um momento propício para a venda.

6- Entenda o comportamento de compra do seu público-alvo

Além de conhecer as necessidades do seu público-alvo, é importante conhecer o comportamento de compra dele. Saber quais são suas dores, frustrações, desejos e objeções. A partir disso é possível entender como seu produto ou serviço pode solucionar questões.

O time de vendas tem contato direto com os clientes, portanto é um setor que pode gerar insights preciosos. São eles que conseguem dizer, por exemplo, quais perfis estão mais propensos a fechar a compra, como eles preferem ser atendidos, quais os diferenciais da empresa que acabam se destacando e outras informações preciosas.

Adotar posturas como as listadas aqui ajuda a ter um melhor relacionamento com os clientes. Entretanto, não adianta apenas investir na ponta do negócio e se esquecer de todo o resto — caso contrário, como uma bola de neve, os problemas e falhas internas vão acabar respingando nos compradores e prejudicando sua experiência com a marca. 

Por isso, é fundamental investir nas operações e rotinas da organização. Conheça as boas práticas de gestão que nunca ficam ultrapassadas e fortaleça sua empresa!

Perguntas Frequentes:

O que é a gestão de clientes?

A gestão de clientes é uma estratégia que desenvolve um conjunto de ações para fortalecer as interações da empresa com seus compradores, estreitando os laços para fidelizar esse público.

Qual a importância da gestão de clientes?

Além de oferecer vantagem competitiva, adotar essa estratégia ajuda a organizar melhor os contatos e informações dos clientes. Isso permite com que se construa uma estratégia de comunicação mais personalizada, usando os interesses e dores das pessoas para aprofundar o relacionamento delas com a marca. 

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