Interatividade nas plataformas de treinamento corporativo

14 mar 2024

Investir em interatividade nas plataformas de treinamento corporativo é uma ótima forma de tornar essa estratégia mais engajadora e produtiva. Pode-se adotar esse conceito em maior ou menor grau nas atividades de educação empresarial, ajudando a enriquecer os processos de aprendizagem dos funcionários e, consequentemente, impulsionar sua produtividade e qualidade no trabalho. 

O que é interatividade? 

De forma simplificada, interatividade é um sistema que permite a troca de informações e dados entre uma pessoa e um terceiro ator, que pode ser outro indivíduo ou uma plataforma/máquina. Assim, essa pessoa pode participar de uma atividade de uma forma mais ativa em comparação a outras situações, que colocam os participantes em uma postura mais passiva. 

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A interatividade é um conceito que ganhou cada vez mais relevância e popularidade com os avanços tecnológicos das últimas décadas, sendo incorporada nas mais variadas atividades do dia a dia. Nesse sentido, pode-se usar esse recurso em diversas estratégias de uma empresa — desde no contato com clientes aos treinamentos dos funcionários. 

Quais são os níveis de interatividade? 

Existem uma série de possibilidades de se implementar a interatividade em qualquer estratégia. Costuma-se dividir esse conceito em 3 níveis: baixo (ou médio-baixo); médio (ou limitado) e simulação. Eles podem ser usados em contextos diferentes e combinados para oferecer o melhor das metodologias aos seu público-alvo.

A definição de cada um destes níveis é: 

Nível baixo (ou médio-baixo)

Esse é o menor nível de interatividade que uma atividade pode oferecer. O maior exemplo desse nível é um site básico: o usuário pode navegar entre as páginas e conteúdos textuais, mas não pode modificá-los ou customizá-los. 

Ou seja, a experiência dos participantes é bastante básica e restritiva, oferecendo poucas possibilidades de interação e, consequentemente, de engajamento com a dinâmica. 

Nível médio ou limitado

Neste caso oferece-se um nível intermediário de interação: incluindo as possibilidades do modelo anterior e mais alguns recursos extras. 

Plataformas ou experiências que contem com ferramentas como vídeos, infográficos, áudios… se os participantes podem clicar e personalizar (em certo grau) os materiais/elementos, então a interação com esses recursos é limitada — pois há um teto no que os usuários podem fazer na dinâmica, por mais que ela proporcione uma postura mais ativa em comparação ao tipo anterior. 

Nível de simulação

Esse é o nível máximo de interatividade que uma atividade pode alcançar, no contexto atual. Nele, é possível criar uma simulação da experiência que se deseja imitar, reproduzindo desafios, elementos e situações desse contexto para promover uma ação mais imersiva. 

Tecnologias como a realidade virtual e a gamificação ou dinâmicas simples de simulação se encaixam nessa categoria. No caso dos treinamentos empresariais, esse tipo de atividade ajuda os colaboradores a terem uma aprendizagem mais prática em um cenário controlado, em que podem falhar e aprender sem constrangimento ou prejuízos (como no caso de treinamentos de atendimento ao cliente ou os de segurança no trabalho, por exemplo). 

Interatividade e e-learning 

Investir em interatividade no treinamento corporativo contribui para aumentar o engajamento dos colaboradores nas atividades, demandando uma postura mais ativa de aprendizagem por parte do público. Com os avanços tecnológicos, esse recurso foi abraçado por diversas metodologias e plataformas para melhorar os resultados e a relação dos participantes com as estratégias educativas. 

O e-learning foi um dos métodos que mais se beneficiou da interatividade: em vez de apenas promover vídeos com instrutores explicando os conteúdos (quase como o modelo tradicional de ensino, com a vantagem da assincronicidade), oferece-se atividades mais dinâmicas para motivar os estudantes e garantir com que aproveitem mais as aulas. 

Nesse sentido, as plataformas puderam incluir vários recursos interativos em seu sistema: texto; áudio; vídeo; gráficos; customizações diversas; avatares; itens especiais; gamificação; atividades como realidade virtual e realidade aumentada, entre tantos outros, são alguns exemplos que contemplam níveis diferentes desse conceito, inclusive oferecendo uma experiência imersiva de estudo. 

Assim, é possível enriquecer os processos de aprendizagem e aumentar a efetividade das ações educativas — algo fundamental para os treinamentos corporativos. Ao usar plataformas interativas, pode-se melhorar índices como motivação, aproveitamento, média de aprendizagem e engajamento, além de reduzir taxas negativas como a de abandono, por exemplo. 

Esses resultados e impactos positivos podem ser potencializados ao se usar as metodologias certas nas estratégias educativas. A gamificação, por exemplo, é um método altamente interativo e engajador e que pode ser abraçado pelas plataformas de treinamento corporativo para aumentar a motivação dos funcionários nas atividades e a sua capacidade de aplicação dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos na dinâmica. 

Mas, não se pode adotar qualquer plataforma gamificada nessa ação: deve-se contar com uma solução que desperte o engajamento dos participantes e fortaleça os processos de aprendizagem ao mesmo tempo, usando o melhor dessa estratégia e das tecnologias disponíveis — assim como a Ludos Pro faz.

Como a Ludos Pro aplica a interatividade na sua plataforma?

A solução gamificada da Ludos Pro oferece uma série de recursos interativos para estimular os participantes e fortalecer seu aprendizado, motivação e engajamento com a empresa. A própria estratégia da gamificação permite uma postura mais ativa dos funcionários, pois eles devem interagir diretamente com as atividades para prosseguir na dinâmica e aprender com os conteúdos. 

A plataforma conta com trilhas de aprendizagem desenvolvidas para o perfil e nível de aprendizagem de cada colaborador, personalizando sua jornada de treinamento para atender suas necessidades específicas e tornar seus estudos mais assertivos. 

Além disso, a solução usa métodos como o storytelling para promover uma experiência ainda mais imersiva e engajadora de aprendizagem, encantando os participantes com narrativas que atraem e retêm sua atenção. Também são usados recursos como avatares e customizações diversas para que cada vez mais os profissionais interajam e se sintam parte da dinâmica, fortalecendo sua motivação para se aperfeiçoar com os treinamentos. 

Outra ferramenta importante adotada pela plataforma é a gestão de dados, que coleta, organiza, analisa e oferece informações estratégicas às lideranças para aprimorar a educação corporativa e as tomadas de decisão.  Dessa forma, é possível identificar os pontos de melhoria nas atividades e corrigi-los com assertividade, gerando ainda melhores resultados com as ações. 
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