A automação de processos é uma ferramenta que utiliza a tecnologia e a integração de sistemas e dados para melhorar o controle e o acompanhamento de um fluxo de trabalho, através do monitoramento em tempo real ou atividades automatizadas.

Já o Big Data corresponde ao volume de dados gerados no cenário atual e que dependem de sistemas específicos para lidar com essas informações, de modo que elas possam ser encontradas, analisadas e transformadas em tempo hábil. 

Esses dois conceitos estão diretamente interligados ao ambiente de trabalho, pois este é um local onde um número infinito de informações é gerado diariamente. Essa demanda de informações pede que empresas alinhem seus sistemas de modo que implemente uma automatização de processos, utilizando-as de forma eficiente e estratégica.

Confira neste post, como a automatização de processos pode se tornar um complemento ao Big Data e transformar a maneira com que os setores de sua empresa trabalham e lidam com as informações, além de quais os ganhos que sua empresa pode ter ao investir nessa mudança.

Automatização de processos 

A automatização de processos é considerada uma técnica, também chamada de Business Process Management (Gestão de Processos Empresariais), que utiliza a tecnologia e a união de sistemas e dados para melhorar o fluxo de trabalho de qualquer empresa e setor.

Do setor de logística, para o setor de recursos humanos – outras partes como a área operacional – ela permite que outrora atividades burocráticas e repetitivas fossem otimizadas nos tempos atuais.

Essa evolução possibilita que a qualidade na avaliação de dados aumente e, consequentemente, o risco diminua, potencializando, assim, atividades do âmbito empresarial.

O processo de aquisição e tratamento de dados

O conceito de Big Data é utilizado para caracterizar uma grande gama de informações criadas a partir de pessoas e objetos. Em outras palavras, é um sistema onde todas as informações e dados gerados a partir da internet das coisas são armazenados.

Além da quantidade de dados ser super expressiva, a variedade no formato também faz com que essas informações fiquem, quase sempre, sem estruturação.

Devido essas questões, a identificação e a veracidade dos dados de modo que haja valor para a empresa devem ser extraídas através de tecnologias e ferramentas específicas, sendo a inteligência artificial o pilar para essa concretização.

Portanto, além de existir a automatização é preciso que haja também um sistema capaz de desempenhar seu trabalho de forma autônoma, que capture esse grande volume de dados e processe-os para estruturá-lo de acordo o objetivo da empresa.

E o Big Data é conhecido como um sistema capaz de lidar com os seguintes problemas empresariais: volume de informações; velocidade com que esses dados são gerados; variedade de formatos (consequência das diversas fontes); veracidade que precisa ser verificada e validada; e valor. Todos esses aspectos são conhecidos como 5 Vs do Big Data.

A solução Machine learning

Essa tecnologia conhecida como aprendizado de máquina, permite que os sistemas atuem de forma autônoma por conta do uso da inteligência artificial. Nela, as máquinas passam a aprender novas habilidades, tudo isso sem a interferência da programação humana. Ela se fundamenta em dados cruzados do Big Data ou nas tentativas e erros.

Ou seja, é um sistema que pode se aperfeiçoar sozinho, possibilitando que as análises de dados e atividades repetitivas sejam ainda mais eficientes.

Quais os benefícios que a automação de processos e o Big Data podem proporcionar?

Agora que entende melhor acerca da automação de processos e o Big Data, além de como os dois se relacionam, separamos deles benefícios para compartilhar.

Ganho na produtividade

O fato de a automação de processos facilitar diversas tarefas burocráticas e repetitivas que antes eram exclusivamente realizadas por pessoas, possibilita que os colaboradores desempenham outras funções, como atividades estratégicas relacionadas ao negócio da corporação. 

Com o complemento do Big Data, os profissionais podem realizar suas atividades em um menor tempo. Esses recursos reduzem a margem de erro e a necessidade de verificação de dados de sistemas.

Redução de custos

Outro benefício visivelmente aparente é a redução de custos. Com atividades automatizadas e aumento da produtividade, naturalmente há uma queda de horas extras, gastos com treinamentos e novos contratos, sem contar a diminuição de retrabalhos e trâmites com envio de produtos ou serviços defeituosos, por conta da queda da margem de erros.

Decisões melhor embasadas

A automação de processos como complemento ao Big Data possibilita trabalhar com dados de forma mais eficiente, portanto as informações tornam-se mais estratégicas e são entregues muito mais rápido.

Com essa ferramenta é possível analisar métricas de qualidade de um produto ou serviço, percepção e satisfação dos clientes e todos os outros dados gerados que podem ser medidos, tanto internos como externos.

Algumas ferramentas com este recurso também permitem a emissão de relatórios em tempo real sobre as mais diversas questões, e podem ser utilizados para possíveis tomadas de decisões.

A união entre a automação de processos e o Big Data é uma característica da indústria 4.0 que tem se tornado tendência em todos os âmbitos empresariais, pois modifica a maneira com que empresas trabalham e se relacionam com o fluxo de informações gerados todos os dias durante a operação.

As empresas que já começaram a investir nessas tecnologias estão respaldadas com melhores materiais para analisar o mercado, desenvolver novos produtos e compreender as vontades dos consumidores, e, portanto, estão se destacando cada vez mais no quesito inovação e vendas.

Existem diferentes outras tecnologias relacionadas à inovação voltadas para a melhora do processo de trabalho, além da produtividade das empresas, como a gamificação. Através dela, é possível gerar engajamento entre usuários e metas e alcançar objetivos de negócio de forma mais dinâmica e envolvente para todos os colaboradores da empresa, por exemplo. 

Quer saber mais sobre como a tecnologia e a gamificação podem ajudar a inovar o seu negócio? Confira o artigo: O que é Gamificação? Conheça esta tendência de aprendizagem, e saiba tudo o que você precisa para estar à frente no mercado.